Depois que Makoto Raiku saiu da Shogakukan processando a empresa, eis que mais gente colocou a boca no trombone. A mangaká Shinju Mayu (autora de Sex=Love²) declarou recentemente que a empresa oferece péssimas condições de trabalho aos seus artistas, fora os mal tratos verbais, humilhação e ameaças. Segundo Mayu, a editora pressionava para que ela entregasse trabalhos, fazendo-a durmir apenas 3 horas por dia em certas ocasiões para cumprir os prazos (que chegavam a 120 páginas por mês, 4 vezes mais o que um desenhista da Marvel/DC produz mensalmente – exceto o Rob Liefield que faz tudo em 10 minutos =P).
Mayu também declarou que a editora controla todo o conteúdo dos mangás publicados, impondo idéias e formatando as histórias como bem entende. Sabe o que isso significa? Que os mangakás não são tão burros como pensávamos! Todas as magical girls são iguais porquê as editoras querem! Tá perdoado, Kurumada, a culpa é da Shueisha!
Voltando ao assunto, todo mundo sabe que as editoras mandam e desmandam nos títulos que publicam. Os exemplos mais conhecidos são Dragon Ball (onde o criador Akira Toryama queria por um fim na história mas a editora não deixava – até o proibia de andar de avião temendo um acidente @_@) e Yu Yu Hakusho (Yoshihiro Togashi queria acabar no final do Torneio das Trevas, mas a editora não deixou, e no final, o cara estava de saco cheio, tanto que desenhava igual a uma criança do jardim de infância). Interferir no andamento de uma história é uma coisa, ameaçar e tentar intimidar é outra bem mais grave. Às vezes pode ser caso de polícia.
isso é iperdoavel,e nos que culpavamos os mangaká ,enquanto aculpa era das empresas que não deixavam os mangaká terminaren seus projetos para começar novos ou mesmo criar algo novo inves de copiar os antigos!
olha o grafico de bosnios que matei hoje!:
:smile: :smile: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :angry: :angry: :angry: :tongue:
bem,esse ultimo tava tocando punheta numa fossa ceptica.
As vezes fico pensando se a Rumiko Takahashi prolongou tanto InuYasha por causa da Shogakukan. Eu lembro que muitas vezes o mangá teve o final anunciado, e a primeira vez era para ter sido no volume 32. estamos já no 56…
Lembrando q, no Japão, os direitos trabalhistas podem ser relativizados…
nossa cloud dessa vez vc nao aproveitou pra falar mal de otakus. ta evoluindo
evoluir é algo relativo, até o maior imbecil do mundo pode evoluir, se bem que pá pior e virar um crápula anplexado, como parece ser o caso de “certas” editoras japonesas, mas no fim, a verdade sempre vem á tona.. :tongue: :tongue: :tongue:
Será q é por isso q Pokémon não acaba? :wassat:
Vamos dar graças a deus que a Shueisha não deixou DB terminar antes de DBZ,eu gosto de tudo até o final,sem execões,além disso eu acho que Toriyama se deu bastante bem mesmo sendo pressionado pela editora :smile:
Só uma curiosidade o Rob Liefeld é conhecido por enrolar bastante em entregar aos trabalhos,a só fazer quando quer,nunca cumprir prazos e cancelar projetos já anunciados
A grande verdade sobre a proliferação e perpetuação dessas macumbas veio à tona!
Chuta que é Shogakukan!
:angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:
Realmente esse mundo onde o dinheiro fala mais alto às vezes prejudica muitas coisas.
as vezes? voce ta sendo muito condescendente, metroid. o bufunfun SEMPRE fala mais alto TODAS as vezes, e por isso, que muita gente acaba tomando no furebis… como foi nosso caso na festa do cemitério ontem ,que alem de termos de aturar o maluf,pitta e paulinho da força sindical, que apareceram lá, ainda tivemos o “privilégio ” de assistir o filme hunter x hunter feito pelo corinthiano estrelado por beto barbosa e ricky martin, foram os piores 97minutos de nossas vidas (argh!!!). :sad: :sad: :sad: :crying: :crying: :crying:
A situação tava mesmo uma desgraça lá, hein….
Bom mesmo a tal Shinju Mayu ter exposto a Shogakukan pra eles (e outras editoras) tomarem vergonha na cara.
Em Tempo: Pelo menos YuYu Hakusho “viveu” o bastante para chegar na saga do Sensui (e deveria ter ficado por lá mesmo…) – o mesmo comentário para o DBZ até a saga do Cell.
[Ainda] Em Tempo:
Falou sério? A grana realmente fala MUITO mais alto.
Uns amigos me disseram que era pro Gary Boy ter acabado antes do Shippuden. :wassat:
Inuyasha REALMENTE vai acabar no capítulo 558. Já saiu até na Shounen Sunday. E já tá rolando spoiler pela net, só que, como a revista só sai segunda, acho que são fakes (tô evitando ver qualquer spoiler até lá) :tongue:
trabalhem mangakas escravos trabalhem p/nós otakus se não entram na chibata
Essas empresas tentam controlar a vida de seus mangakás, mas não podem fazer nada se eles tentarem se suicidar…
Que editoras sinistras que pessoal mal, se eu fosse mangaka não ia aquentar se obrigado a criar sem ideia, por isso que alguns animes começa, a ficar sem graça em epsodios avançados ,deve ter ameaçado feio os caras que trabalham com pokemon e Rumiko Takahashi deve ter sentindo o balanço no barraco também :crying:
Isos não é surpresa nenhuma pra mim, sempre esteve na cara que 99% dos mangakás sofriam e sofrem interferência em seus trabalhos por parte das editoras, um dos poucos que eu sei que não abaixa a cabeça para os empresários é o Kurumada não é a toa que ele brigou com a Toei.
E o Jbox ganha ainda mais a minha consideração com o comentario sobre o Liefield. Fantástico, Tio Cloud!
Ah, cara. Querer manter as séries “no ar” pra ganhar grana é uma coisa – quem não quer grana? Mas, à partir do momento que começam com essa de maus tratos, humilhações, ameças e tals, a situação muda completamente.
O autor de berserk não tem cara q sofra interferência não. XD
Acho q mangás adultos o povo nem liga tanto pra mexer.
:wassat: sacanegem usar um desenhista da falta de calibre que é o Rob Liefield XDDDDDD eu desenho melhor que ele haueheuhaueahua
enfim…esse povo e foda mesmo…
Deve ser por isso q o mangá do One Piece é todo sem nexo (situações em q a “lógica” da história é desafiada).
Para os sonhadores de plantão, que sonham um dia se tornar mangaká no japão… heheh tenho é pena.
[…] de Shinjo Mayu? Não? Então leiam esse post. A moça sapeca ficou conhecida mais por ter colocado a boca no trombone contra a editora […]