Talvez essa seja a notícia que mais tenha dado repercussão nesse início de semana: cerca de 36 editoras, americanas e japonesas, se uniram em uma frente para tentar acabar com os scanlators, sites que disponibilizam mangás de graça e que seriam os responsáveis pela queda nas vendas de quadrinhos nipônicos no mercado internacional (sobretudo, o americano).
Os scanlators surgiram como os fansubbers: grupos de fãs que se uniram para disponibilizar gratuitamente material japonês traduzido, as vezes pouco tempo após a publicação original – atualmente séries populares como Naruto, One Piece e Bleach saem poucas horas após seu lançamento nas antologias.
As editoras alegam que esses grupos saíram do “fã para fã” e se tornaram verdadeiras empresas, lucrando com publicidade e o tráfego gerado pelos downloads. Além disso, alguns começaram a aceitar doações para se manterem ativos, o que acabou se tornando uma grande fonte de renda pra muitos – há casos em que apenas quem doa tem acesso atodo material disponibilizado.
Se antes existia a filosofia de retirarem do ar material licenciado, na prática não é bem assim – no Brasil mesmo é possível achar scanlators trabalhando com títulos como Gantz, Nana, Fullmetal e outros que saem oficialmente por aqui via Panini e JBC.
Essa situação é bastante polêmica, e existem os dois lados da moeda: mangás são produtos e assim sendo, necessitam gerar lucros, ou seja, as editoras e os autores tem todo o direito e procurarem os meios legais para protegerem suas obras. Os fãs alegam que nem sempre tem acesso à determinados materias de forma oficial e os scanlators acabam sendo a única alternativa para poderem acompanhá-los.
Diversos sites já foram notificados e alguns deverão sair do ar ou enfrentarão processos caso não acatem a ordem das editoras. Mesmo assim é bem improvável que tais medidas acabem com a prática, já que existem inúmeros meios de distribuição de midia pela internet (entre elas os torrents).
Acho que tem mesmo que fazer isto.
Cara, eles levam o maior prejuízo, mas o certo é diminuir o preço dos mangás que atualmente andam muito caro, sendo que algumas edições são bem ruinzinhas.
Eu acho que um Mangá demora muito para chegar no brasil, e mesmo quando chegam o preço é muito alto.
Duvido que vão acabar com os scanlators.
Eu acho que as pessoas tem que comprar os produtos. Afinal, as editoras preciam de dinheiro para se manterem. Nada contra os scanlators ou fansubbers. Pelo contrário. Na verdade, só compro os mangás depois que vejo pelo menos o primeiro volume da série. Mas sou forçado a criticar a posição dos scanlators que só aceitam mostrar o conteúdo nos sites só depois de pagamento. Eles lucram prejudicando as editoras e os autores por benefício pessoal. Esses tem que ser detidos. :angry:
sou da mesma opnião
:wassat:
não adianta fecharem os scanlators, pois amnha ja s tem novos grupos. Fã no Brasil sempre reclama que não tem dinheiro e nunca faz sua parte. Creio que pelo menos um titulo mensal a pessoa possa bancar. As editora tem que trabalhar mais em conteudo exclusivo, promoções e materiais diferenciados. Vejo por exemplo os dvds de movies que saem no brasil: tem extras, coisas que nenhum fansub tem. O dvd de akira por exemplo, tem muitos extras, brindes e etc. Isso valoriza o produto e faz com que a pessoa procuro o original por causa disso.
Infelizmente no Brasil, acho que as editoras não conhecem uma palavra: Marketing
Já é um pouco tarde pra isso. Esse tipo de pirataria já esta bem consolidada e mais uma vez os principais problemas são o preço, poucos títulos disponíveis e a comodidade de acesso garantido pela internet.
Nunca se consumiu tantos mangás e animes. As empresas sabem disso e eu acho que assim como já ocorre com outros tipos de produtos disponibilzados pela rede, eles deveriam adotar uma estrátegia que utilize patrocinadores, doações e outras formas alternativas de obtenção de lucro, assim como os próprios scanlators já fazem.
Se isso vier a se tornar uma realidade, os mangás impressos deixariam de existir, haveriam mais titulos disponibilizados de forma legal e nós consumidores não teríamos de “pagar nada” por isso.
Como foi dito, existem dois lados da moeda. Eu por exemplo dou preferência à compra do mangá (caso ele tenha sido lançado nacionalmente), caso contrário como fãs poderão acompanhar a história de muitos mangá que ou não foram lançados ainda/ou foram cancelados por certa editorazinha? … xD
Scanlators e Fansubbers honestos são o que há! o/
Baixem o preço duma vez, editoras!!!!! Desculpem a fúria, mas tem horas q só chutando os burros pra caravana seguir. :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:
ESTOU RINDO DISSO!!!!!
ja mais isso vai acabar, como o Tio Cloud falou:
ate pq eles mau divulgam o produto direito e ainda se acham o dono do mundo, e pode sair por ai falando que vai acabar com os Scanlators!!!!!
ta bom que isso vai acontecer….ate pq os fan apoiam os Scanlators e eles nunca vam querem ficar sem ver seu mangas preferidos, ou vai?!
Vou pegar o exemplo de One Piece. Comprei todas as edições aqui lançada e, simplesmente cancelaram. Agora como faço para continuar acompanhando? :tongue: :laughing: O mesmo digo de Dragon Ball Edição Definitiva, Evangelion… :wink:
Se as editoras trouxessem os titulos que interessam pro ocidente eu não usaria scanlator para ler Fairy Tail, Riki-oh, Hokuto no Ken e outros tantos que dependo de scanlator para acompanhar, mas também é culpa das editoras que abandonam seus projetos como a Viz nos EUA com Tenjo Tenge e a Conrad aqui com One Piece e um batalhão de outros mangás que eu lia oficialmente e agora recorro a scans pra acompanhar o desenrolar do enredo.
Se querem proibir, não adiantar,é livre pra pessoa se entreder com os entredimentos japôneses a uso pessoal doméstico que dificilmente chega atraves legalmente em tv e dvd .
O unico jeito mesmo de sair da crise se alguém daqui do jbox sabe me dizer se é certo mesmo as produções de anime e mangá se talvez receber ou não os dinheiros por ano do governo federal mundial em seus impostos de internet pra ficar mais justo.
Ai gente, morro de medo com essas coisas né? [Ironicmode]
Falando sério, é frescura. Não se tira nada da Internet. Por mais difícil que seja, você acha praticamente tudo.
Aham, editoras, sentem lá.
Disponibilizar mangas na Internet não tem custo nenhum de material porq as próprias empresas não disponibilizam e abrem uma área de doações pra ver se lucram?
Acho q o dinheiro q ganham com o lançamento do manga lá no Japão é mais q suficiente pra pagar todas as despesas e sobrar ainda alguns milhões.
“Baixem logo o preço, editoras”
Não, não, meu filho, as editoras japonesas e americanas não estão localizadas no Brasil.
Nada contra Scanlator DESDE QUE oq está sendo publicado oficialmente naum seja mais disponibilizado. A verdade é que os Scanlators de hoje tão pouco se fodendo para a posição de fã e querem mesmo é ganhar em cima do trabalho alheio. Se fossem apenas fãs, continuariam traduzindo séries que naum conhecemos. Pra lançar 487498749874987ª vez Dragon Ball? Lancem coisas NOVAS. Mas o mais engraçado são essas pessoas que se dizem “fãs” e que chegam até idolatrar certos autores e suas obras, mas pouco se importam em “roubar” as obras dos seus queridos “ídolos”.
Hipocrisia sempre foi e sempre será parte do ser humano.
É aceitável que eles façam isso, mas reclamar do preço dos mangás no Brasil não é justo, pois bancar uma publicação por mês não passa dos R$ 10,00, fã que é fã respeita e compra original (quando pode). Algumas scanlators param as traduções dos scans quando o mangá é lançado oficialmente, eu já presencieivários casos. Acho que o pessoal tá agindo certo em bloquear e tirarem essas páginas do ar, pois essas pessoas que lucram com o esforço dos outros, pirateando e não pagando direitos autorais, devem ser detidos.
ahahahahah, até parece que isso vai acontecer.
o que pode, isso sim, é aumentar o numero de scanlators
e fansubers em taiwan, china, paraguay..
ai, quero ver eles agirem
(lembrando: a Sony ja perdeu varios processos contra pirataria
na propria Taiwan,éntão é lá memo que vai disparar o numero de
scanlators e fansubers)…
:laughing: :laughing: :laughing: :laughing: :laughing:
[2]
Enquanto o trabalho for de graça, tudo bem. Mas, se for pra pagar, que seja por algo que valha o preço, sem uma porrada de erros, [bem] impresso, uns extras e tals…
Nah, as brasileiras não tem do que reclamar não. Todo dia anunciam 249328617946 mangás novos, sinal de que estão dando lucros.
Mas o mercado dos EUA está preocupante e, embora não vá dar certo, acho a campanha válida. A VIZ demitiu 40% dos funcionários e a DC descontinuou o selo especializado em mangás dela (acho que foi isso), e eles estão desesperados.
Onde eu assino?
ninguém ta cagando dinheiro para compra esses mangás traduzidos naum!
acho melhor scanlator
[…] This post was mentioned on Twitter by Jbox, Wyllds. Wyllds said: RT @jboxtw: Editoras americanas e japonesas se unem pra acabar com os scanlators: http://jbox.com.br/a14318 […]
na verdade , tudo fogo de palha.
vivem fazendo essas ameaças, mas na
hora do vamo ver memo, fica tudo na palavra.
o problema é que tão cobrando demais e tá
tendo qualidade de menos nos mangás publicados
no eua ( e tome disparada dos fãs pos scanlators)
( se bem que naruto, não tem muita qualidade mesmo, então, nem se nota..) :tongue: :tongue:
Eu acho que tem que fazer isso mesmo,prefiro comprar as edições do que ver pela net ,cada o espírito de colecionador desse povo perderam o gosto e o prazer de ter as edições em mãos.É por isso que a conrad cancelou tantas edições ,só espero que meu manga favorito volte logo para o mercado “ONE PIECE.”
gostaria aqui de prestar minhas condolências a essas 36 editoras. Mais 36 editoras perdendo dinheiro em uma guerra perdida, tinha que ter americano no meio, afinal gastar dinheiro em guerras perdidas é o que os eua sabe fazer de melhor. Isso me faz perguntar se existe vida inteligente nessas editoras. O que leva uma empresa a gastar mais do que ganharia se vencesse a batalha? Isso me lembra a BBC, para quem não sabe, deve se pagar uma taxa para assitir TV aberta na Inglaterra, pouquissímos pagam e a BBC investe 3x mais do que o que ganha com as taxas para combater os piratas, com vans sofisticadas e tudo mais, ainda assim todos os anos continuam gastando mais no combate a pirataria do que o que arrecadam com o pagamento das taxas. Ignorância parece ser uma exigência para se poder trabalhar nesses locais.
Quando começarem a prender esses caras, muita gente desiste, esses caras são uns covardes e se escondem na net com apelidos. :angry:
compro os mangás. mas não compro todos. Mas é um ABSURDOS OS PREÇOS DOS MANGAS NO BRASIL….Se tenho acesso a uns quero ter outros mangas pra ler e sobra as scans. =/
ABAIXEM O PREÇO EDITORAS BRASILEIRS E FAÇAM TRADUÇAO DECENTE!
O problema todo começou com os sites que teoricamente eram uma divulgação altruísta e sem fins lucrativos começarem a ganhar dinheiro com isso.
Doações e publicidade… isso que alertou as editoras.
Não sou a favor da pirataria e acho sim que o autor e as editoras tem toda razão de reclamar seus direitos.
Só que eu compro o mangá de Naruto religiosamente aqui no Brasil. Mas estamos uns 15 volumes atrasados, eu não quero esperar mais de um ano pra ler o capítulo que estou lendo hoje (498). E isso acontece com Negima, FMA e Ouran também… compro todos mas leio na internet pra me manter atualizada.
Nos EUA já vem acontecendo com alguns animes (e em breve vai acontecer com Bleach), um site exibe o episódio online legendado pouco depois da exibição no Japão. Parece que estão começando a fazer isso com alguns títulos de mangá também (acho que com o novo mangá da Rumiko Takahashi).
Seria o caso a se pensar de instituir uma coisa do gênero aqui no Brasil… não sei…
Cara n vejo nada de mais
aki na minha cidade só conheço um lugar que vende mangá ‘-‘
e olha que procurei em quase todo lugar
e lá tem poucos ¬¬
Acho que para eles isso influencia muito sim, e acho justo eles buscarem isso, mas não acho que seja solução para problema nenhum. E também não da para dizer que se eles derem um bom discurso todos os fãs vão se conscientizar e acabar com o problema, isso é uma situação extremamente delicada.
Se for preciso que eles banam todos os scans para que os mangás voltem a “crescer”, eu apoiaria.
Mas se é pra banir por que eles querem ganhar muito mais dinheiro, e estão com inveja do dinheiro que os scans ganham então eles que vão se fu XD.
Fã que é fã vai procurar uma continuação para os meios mangás, não vai deixar de acompanhar sua obra preferida por causa disso.
Prefiro os scanlators do que as traduções porcas que as editoras brasileiras fazem, traduzindo os nomes dos golpes, e colocando gírias “nada a ver” em certas situações…
enfim, apoio 100% os scanlators, pois é um trabalho rápido e agradável(permitindo os usuários comentarem os capitulos e etc…). Muita sacanagem os lançamentos primeiro nos EUA do que no Brasil, pois afinal pq os americanos tem que ficar na frente dos brasileiros nos lançamentos? Eles são melhores que agente? Não há nenhum tipo de justificativa plausível para esse tipo de coisa!
uma sujestão… por que as editoras não passam a fazer o mesmo que os scanlators? talvez seria a forma de acabar com a “pirataria”. Já que hoje em dia pirataria virou sinônimo para tudo que esteja fora dos padrões nacionais/internacionais.
acho muito errado as pessoas que ganharem dinheiro com o trabalho de artistas tão esforçados como são os mangakas e manhwagas :angry: ,…..
eu baixo mangas pela internet pões onde eu moro não existem bancas de revistas próximas e a mais perto não tem nada de manga …
quando tenho a oportunidade de sair e achar uma banca de revista boa eu só irei poder comprar uma das edições pões eu não tenho como me deslocar todo mês pra tão longe só pra poder comprar um manga além de nunca dá pra achar todas as edições ….
muitos dos mangas que eu gosto também não são licenciados no Brasil e são quase que impossíveis alguns virem pra cá …..
e também há a questão do preço que são meio caros… só pra compra alguns volumes é preciso uma nota preta, mas eu também compreendo isso pões se as editoras cobrarem baratinho em um mercado que não é tão grande eles acabam no prejuízo …
não creio que as editoras irão poder “abafar” os scanlators pões a internet é um mundo sem lei onde não se pode simplesmente “dizer isso não pode” e fim de historia …. :wassat:
Sou a favor do preço atual de mangás em formato tankohon, DESDE que não haja descaso (como no caso da Conrad) ou edição medíocre, páginas que descolam facilmente, acabamento deplorável e tal. E quanto à medida… como já disseram, não tem como acabar com os scanlators hoje em dia, é MUITO improvável. Se querem acabar com os scanlators “honestos”, basta lançar o produto a um preço acessível, com boa edição, alguns extrazinhos ‘cala-a-boca-de-colecionador’ e começar a trazer mangá bom para o Brasil, e não só mais 15 shoujos todo mês como andam fazendo, ou mangás ‘da moda’. Porra, ainda sonho com Hokuto no Ken, Basilisk e Air Gear aqui no Brasil. E outra, existem mangás cujo descaso foi tão grande que não se encontram mais para vender; sendo assim, nesse caso, também concordo com os scanlators.
Resumindo, concordo com scanlators desde que tragam mangás que ainda não foram publicados e não pretendam ganhar NADA com isso. E que todas essas porras de scanlatorzinhos de merda que traduzem Naruto para tentar conseguir uma porrada de downloads na tentativa frustrante de conseguir alguma moedinha se fodam!!!
Cara eles tão fazendo o que e certo!
Bom sei que muitas vezes e a falta de achar esses produtos legalmente aqui por exemplo: Pokémon que até hoje não saiu um box com os episódios da 1ª Temporada o que resta aos fãs é baixar, mais claro tem sempre alguém querendo lucrar com isso, então dessa forma eu sou de acordo com as empresas afinal podem baixar mais desde que adquiram o produto original, quando eu baixo algo na maioria das vezes e pra conhecer ou pra matar a curiosidade mais sempre adquiro o original agora ah casos que não dá pois nem isso temos. Se elas as empresas arrumaçe uma nova forma de distribuição por exemplo todos o exemplares lançandos em cada editora que tem seus direitos ao mesmo tempo acredito que a pirataria diminuiria já que muitos as vezes demoram a chegar ou disponibilizar o download digital como a loja Itune.
Eu acho isso uma sacanagem.
Sim, os que devem ser detidos devem ser os scanlators que só disponibilizam se pagarem.
Sou contra isso tudo. E acho que eles devem é agradecer que os mangás tem a divulgação de hoje aqui, por culpa deles. As editoras nunca conseguirão tirar os scanlators da jogada.
Outras coisas, tenho pena deles se conseguirem fazer isso, pq simplesmente vão perder público. E também pessoas que sugerem mangás para se lerem, ficarem fãs e comprarem, muito possivelmente.
Vão perder público mundialmente, vão perder mais dinheiro.
Ahh fala sério, muitos aqui que são hipócritas, tem comentários que eu leio que eu dou risada! Eu sou a favor dos scanlators gratuitos sim, pois trazem vários mangás que queremos ler e não nos abandonam feito as editoras! Esses manés aqui que falam que são a favor tenho certeza que não compram nenhum mangá lançado aqui, tenho certeza que a maioria baixa e nem liga para isso! Eu compro quando sai um título que eu gosto, mas eu fico puto quando as editoras não respeitam os fãs como por exemplo conrad editora, cancelou one piece, vagabond, dr slump, blade of immortal, dragon ball edição definitiva, evangelion e sanctuary e eu colecionava todos esses títulos e simplesmente eles foram cancelados! Eu sei que isso é lá nos EUA e tal, mas logo logo essa onda vai chegar aqui no Brasil quer apostar? Bem resumo da história, eu só compro o título quando esse é lançado direito e em formato tankohon porque comprar mangá dividido nem rola, não comprei FMA porque achei um absurdo eles terem feito aquilo, portanto enquanto não houver respeito com o consumidor eu baixo da internet!
De um título licenciado eu acho correto que as editoras corram atrás pra tirar do ar, mas por outro lado, acho que seria legal as editoras disponibilizarem pelo menos os 3 primeiros capítulos online, no site delas mesmo, para que os leitores possam decidir se vão comprar o mangá ou não. Agora títulos não licenciados eles não deviam se importar, já que é através dos scanlations que eles percebem quais títulos fariam mais sucesso.
na verdade os japoneses estão mais preocupados e com o mercado norte americano e não estão nem ai para o brasil
Se a prática do “scanlation” é crime ou não, isso é discutível.
Mas a partir do momento em que o cidadão começa a lucrar com isso, é comércio ilegal e a discussão acaba. Quem faz isso, se pego, tem que ser punido e pronto.
E eu duvido que os mangás impressos ou as scanlators acabem. Há anos existem fansubbers e o Japão continua produzindo animes. A indústria pode ter se enfraquecido e os animadores podem estar amargando dificuldades, mas enfraquecimentos acontecem e não necessariamente prenunciam um fim. Além do mais, a recente crise econômica deve ser levada em conta.
A indústria paralela e a principal vão brigar por muito tempo ainda, mas dessa história eu não acredito que saia um vencedor. Viverão eternamente trocando farpas, ou pelo menos até o dia em que a tecnologia acabe fazendo coisas como “fansub” e “scanlation” perderem o sentido (e eu acho que vai).
Scanlators que traduzem títulos não licenciados são uma mão na roda para as editoras. Muitos mangás foram licenciados após fazer sucesso na internet, funciona como propaganda gratuita pra elas.
Perfeito, falou tudo!!!
Para os que defendem os scanlators:
VOCÊS ACHAM QUE MANGÁKA É RICO??????? Dá para contar nos dedos os que são ricos. A IMENSA MAIORIA É DA CLASSE MÉDIA PARA BAIXO, alguns ganham tão pouco que vivem na casa dos pais e outros simplesmente desistem da carreira por causa da baixa perspectiva. Vocês teriam coragem de dizer na frente da pessoa que cria seu mangá favorito que não compra original pois acha burrice comprar e inventa várias desculpas ridículas (preço, tradução, formato. OS OTAKUS NUNCA ESTÃO SATISFEITOS).
Primeiro, MANGÁ AQUI NO BRASIL É BARATO. Comparem os preços com o japão e os EUA e verão que no brasil é mais barato, no japão é quase o dobro do preço nacional.
Eu até entendo se o scanlator divulga o mangá DE GRAÇA E SEM TIRAR NENHUM LUCRO COM ISSO E CANCELA A OBRA SE A MESMA PASSA A SER PUBLICADA NO BRASIL. O problema é que na maioria isso não acontece e por isso AS EDITORAS TEM QUE BANIR. O pior é otaku retardado que acredita que scanlator/fansub não tira lucro, faz tudo por amor aos mangás. BOTA UNS VINTE NA CADEIA QUE LOGO LOGO OS SITES COMEÇAM A DESAPARECER.
O que adianta fazer isso, se as empresas não respeitam os fãs…Fazendo que se o mangá não estiver dando lucros para eles cancelam o mangá mas, fazer o que capitalismo é fodz…
[2]
Eu sou a favor do fim dos scanlators. Com isso mais mangás seriam vendidos e mais variedade existiria.
O pior é que eu já ouvi gente falar: “por que eu compraria um mangá se eu posso tê-lo de graça na internet?”
Realmente, essa coisa de fã para fã não existe mais. Tem sites que faturam 700 reais mensais, que é um absurso.
Mangá no Brasil é um produto caro. A qualidade não é lá essas coisas (com relação ao material). E demora muito com relação ao Japão. Logo, nada mais “justo” que continuar com os scans. Mas eles poderiam fazer como o falecido Silensce, que assim que uma editora começava a publicar um título pelo Brasil, eles automaticamente cancelavam os downloads da mesma. Ou então disponibilizavam apenas os ultimos capítulos para poder continuar seguindo com o o Japão.
SABE DE UMA COISA? HIPOCRISIA PURA E
DESLAVADA DESSAS EDITORAS. SE SABIAM
( E SABIAM SIM) QUE A COISA PODERIA CHEGAR
A ISSO, POR QUE NÃO FUDERAM COM OS SCANLATORS LOGO NO INICIO, QUANDO TAVA
COMEÇANDO A COISA?
ELAS MESMAS SE APROVEITARAM DOS SCANLATORS PRA DIVULGAR MATERIAL GRATUITAMENTE PELA INTERNET.
ERRARAM FOI EM NÃO IMAGINAR QUE OS FÃS
PODERIAM PREFERIR OS SCANLATORS QUE PAGAR
PRA ELAS.
É A FAMOSA “FACA DE DOIS GUMES”.
:wassat: :wassat: :wassat: :wassat: :wassat:
Bandinub!! Mangá no Brasil NÃO É CARO!!
Mangá pela internet é burrice, não faz sentido voce comprar no papel algo que você já leu pelo omputador!! Eu, pelo menos, to esperando já faz mais de um ano pra não ler Ghost in the Shell e o resto de Éden no papel porque eu evito em le-los na web! Que graça em ler na web e depois comprar no papel só pra fingir que apoia a editora e dar uma de otaku bonzinho!!?
Pqp, otaku é tudo burro mesmo ¬¬’
Bem o Brasil não é um pais com poder aquisitivo alto nem todas as pessoas tem acesso aos mangas, sem contar que mangas publicados recentemente no Japão demoram a serem traduzidos e publicados aqui no Brasil. Acho que acabar com os scanlators no Brasil será muito difícil visando o tema que citei a cima, em outros países como o Japão e Estados Unidos que possuem um poder aquisitivo elevado, manter no ar sites que disponibilizem esse tipo de material de forma gratuita será mais difícil logo que as editoras americanas levam o maior prejuízo.
Veja uma frase escrita por Thomas Jefferson:
“Se a natureza produziu uma coisa menos suscetível de propriedade exclusiva que todas as outras, essa coisa é ação do poder de pensar que chamamos de idéia, que um indivíduo pode possuir com exclusividade apenas se mantém para si mesmo. Mas, no momento em que divulga, ela é forçosamente possuída por todo mundo e aquele que a recebe não consegue se desembaraçar dela. Seu caráter peculiar também é que ninguém a possui de menos, porque todos os outros a possuem integralmente. Aquele que recebe uma idéia de mim, recebe instrução para si sem que haja diminuição da minha, da mesma forma que quem acende um lampião no meu, recebe luz sem que a minha seja apagada.”
O fato de “acabar” com isso não ajuda em nada. Vamos supor que esses sites sejam extintos (o que sabemos que não vai ser) o pensamento mais básico, é que isso vai gerar mais traduções, mais mangas, mais empregos e etc, mas também sabemos, que isso não vai ocorrer!
Eles só querem acabar por isso, pq isso não da dinheiro para eles (basico) e o fato de suprirem essa lacuna no mercado não necessariamente traria mais dinheiro para eles. Logo, eles não farão.
O Fato é que o povo não tá podendo comprar por varios motivos, entre eles dependem do dinheiro dos pais, imensos titulos e muitas vezes bem longos comprando 10 reais por um volume em um total de 50 volumes e isso fora que há situações em que uma pessoa não se pode trabalhar ainda por questões de saude, escolar, dificuldades de aprendizagem entre outros. Eu até mesmo tó vendendo DVDs de animes para comprar outros DVDs de anime.
Então essa é uma situação muito complicada e o maximo que deveriam fazer e exigir que as editoras baixem os preços ou façam coisas que beneficiem o leitor como mangá box com uma certa parcela de desconto, exigir desconto em lojas pq não vamos ficar esperando um evento ocorrer para comprar aquele mangá.
Ou fazer como fizeram com os games cobrar impostos justos para mangás.
Yusuke
“uma sujestão… por que as editoras não passam a fazer o mesmo que os scanlators? talvez seria a forma de acabar com a “pirataria”. Já que hoje em dia pirataria virou sinônimo para tudo que esteja fora dos padrões nacionais/internacionais.”
Yusuke as editoras não fazem isso por exigencia dos editores japoneses, a Panini queria publicar os volumes japoneses com os golpes em kanjis e eles pediram e imploraram por isso, mas a Shueishua não quis e sabe por que?
Porque eles querem atrair um publico mais infantil já que assim rende mais grana para eles.
Já os scanlators não fazem isso pq eles tem plena liberdade de fazer o que quiser com o mangá já que ninguem manda neles. No caso das editoras é diferente.
as editoras poem at reclamar dos scanlators, mas se n fossem eles, eu duvido mutio q os titulos famosos hj, seira tao famosos se os scanlators nao existissem, eles dewviam eh agradece-los.
A justificativa na maioria das vezes é sempre a mesma o preço praticado pelas editoras.
Eu vejo mais ou menos assim:
“Baixem os preços editoras eu já gasto muito com minha internet banda larga de altíssima velocidade e com meu computador de ultima geração, e olha que eu vou ter que trocar o HD porque esse eu já enchi de coisas que eu baixem porque eu não tenho dinheiro pra comprar.”
duvido q eles acabem de vez com esse tipo de pirataria. a pirataria tá presente em todos os tipos de produtos no mundo. tá errado? está. mas muita gente não tem acesso a esses tipos d materiais. eu não baixo scans de nenhuma hq, seja japonesa ou não, pela net. acredito q qdo se faz um trabalho deve-se ser recompensado. um mangaká quer q as pessoas leiam seu produto e ser remunerado (óbvio :wassat: )
mas vai de cada um… :wink: :wink:
a solução seria dar mais acessibilidade aos mangás. existe scanlator, pq não existe muito acesso ao produto, assim como existe fansubber pq quase não há animes sendo transmitidos no Brasil… :crying: :crying:
nada disso, meu amigo, a Weekly Shounen Magazine custa 240 ienes (cerca de 5 reais) e tem 500 páginas. Full Metal Alchemist, que tem cerca de 100 páginas custa 6,90. Olha a diferença… :wassat:
Querem uma solução? Vão a uma biblioteca.
Aqui na biblioteca da Vergueiro vocês podem encontrar titulos como DBZ, CDZ, Gantz, Hyper Future Vision Gunm, Shaman King, Bastard e entre outos e o melhor de graça e sempre tem gente lendo lá e vcs podematé fazer amizades.
Biblioteca foi feito para isso. Ter acesso
mangá no Brasil É CARO para a qualidade que é oferecida.
Os mangás nos Estados Unidos tem uma qualidade bem maior que a nossa, mas também porque o consumo é maior.
Mas acho que dentro desse preço alto tem que se considerar:
1 o mercado de mangás ainda é pequeno (não é grande como nos EUA ou França).
2-os impostos aqui no Brasil são altos pra dedeu .
3- tem muitos espertinhos que só lê por scans e nunca comprou um mangá na vida, inclusive lê aqueles que são licenciados (e completos).
Está é uma questão complicada, disponibilizar material gratuitamente é ótimo :laughing: , mas também tira dinheiro dos criadores originais da obra e toda staff geral da editora , mas também isso difículta o acesso de pessoas cujo o manga não é disponível em seu país ou até mesmo está disponível em seu país mas não na cidade onde ele mora é meu caso :tongue: além do mais nem todo mundo tem grana para torra em obras gigantescas, que dependendo da obra pode levar a mil “pila” então os scanlator são uma alternativa principalmente para obras não publicadas oficialmente no país!
Foram detectados: 4 erros ortográficos e 8 erros sintáticos. Cancelar Aceitar Alterações
Sou a favor dos scanlators que disponibilizam o material gratuitamente, trabalham com séries não licenciadas por aqui e retiram do ar as séries que já foram.
São esses que devem permancer.
Não tem como os scans sumirem 100% então das duas, uma: ou as antigas regras “de fans para fans” criadas por eles mesmo voltam a ser seguidas a risca ou eles tentem de alguma maneira se profissionalizar e ganhar dinheiro dinheiro honesto com o que gostam.
Um bom exemplo do que temos aqui é a NewPop, que se originou com o pessoal do site AnimePró. Se eles conseguiram, porque outros não?
Vou dizer a mesma coisa que eu lí em uma revista:
Já que os scanlators podem trazer titulos que nunca ou demorariam seculos para chegar ao Brasil por que não montam uma editora e comprem titulos como Hokuto No Ken e Ghost in the Shell? Apesar de ambos serem muito pedidos e nenhuma editora atendeu.
Até mesmo alguns scanlators tem a mesma visão das editoras, só visam mangás populares e que fazem sucesso no Japão.
Eu mesmo quero montar uma editora já que nenhuma editora quis publicar Vampire Hunter D e sugeri para um monte de Scanlators mas eles nem se quer se interessaram.
Com relação ao mercado brasileiro de mangás, devo dizer que o trabalho feito pelas editoras, com raras exceções, é muito porco.
É muito triste você pegar um volume de Tenjho Tenge com uma tradução cheia de gírias, um volume de FMA que “se desfaz” em suas mãos ou volume de Bleach com censura, isso sem contar a péssima mania da JBC lançar mangás no formato de meio tankohon. A Panini possui uma qualidade maior em relação à JBC, mas ela também está muito longe de ser perfeita. E olha que nem vou entrar no mérito dos cancelamentos (CONRAD EU TE ODEIO!!!). No que diz respeito ao preço, eu acharia justo o preço de R$ 10,00 se a qualidade do material fosse boa, mas como não é…, tem mangá que é publicado por aqui que não vale nem R$1,00 de tão ruim que é o material.
Dessa forma, enquanto não melhorarem a qualidade dos mangás aqui no Brasil, vou continuar recorrendo a scans e comprando um ou outro mangá na banca.
Sobre o mercado americano e japonês, tenho a opinião que as pessoas recorrem aos scans por uma questão de comodidade, pois me passa a impressão que a qualidade gráfica dos mangás que são publicados nesses mercados é muito boa e o preço acredito ser acessível para a maioria dos fãs, logo o único motivo que vejo para uma pessoa preferir ler na internet a ter em mãos o mangá é a comodidade.
Na minha opinião, seria muito mais vantajoso para as editoras entrarem em acordo com os scanlators do que irem contra eles, pois será quase impossível acabarem com os scans, já que sempre existe alguém disposto a burlar as regras.
Concordo com todos que disseram sobre a falta de qualidade do nosso mercado de mangás, mês passado encomendei um mangá pela Amazon (Mega Man Megamix caso alguem queira saber qual mangá é) e putz quando recebi ele em casa pude ver e sentir a imensa diferença entre os mangás americanos e os brasileiros, só citando além de vir em papel decente (e que não cai como os daqui) ele equivale a uns 3 mangás nacionais colocados de lado com qualidade imensamente superior a muitos titulos publicados aqui.
[…] Editoras americanas e japonesas se unem contra os scanlators […]
o q e scanlators ??????????????????
Falam tanto deles que as editoras não lançam nada decente tinha que ser em per-
feito estado sem cair as capas dos mangas é uma melhor tradução dos tipo fiel-
mente aos idioma Japones sem trocar os nomes dos personagens originais é
começar a trazer animes tokusatsu filmes japoneses seriados japoneses é doramas
se fiesse pra cá direto do Japão também traduzindo fielmente ao idioma original
japones ou seja mesma fala que os japoneses estão falando sem trocar os nomes
dos personagens deixando o jeito que está mesmo fora que 100% dos animes vem
do Estados Unidos é Espanha pra mim esse tipo de conteúdo é pirata bem isso a
minha opinião.
O mais legal é ver imbecilzinho metido a inteligente vir com quatro pedras na mão dizendo: “Vocês são noobzinhos, mangás aqui são baratos!!!”. Porra, um mangá da Shonen Magazine… peguemos como exemplo Code:Breaker: O volume 10, no shop da Kodansha, está custando 440 ienes… Porra, o salário MÉDIO japonês é de 350.000~400.000 ienes mensais, mais ou menos… Agora tu pega o salário MÉDIO brasileiro, que creio eu que esteja entre 700~1.500 reais, e pega um mangá lançado em tankobon… Custa uns 10~12 reais, em média… PORRA, de onde que o mangá é barato aqui?! Tá, tá, supondo agora que esses retardados ainda assim não concordem ou não tenham se dado o trabalho de fazer a proporção… Peguem a porra de um conversor monetário e vejam que 440 ienes são equivalentes a aproximadamente R$8,50… Óóóóó, ainda assim os mangás são mais baratos lá… E possuem qualidade INFINITAMENTE superior à qualidade em que são publicados os mangás aqui. ¬¬’
Mas ainda sim aqui no Brasil mangá tá caro e não confunda preços baixos com poder aquisitivo, pois além de comprar mangá, ainda tem que pagar outras coisas como comida, contas de agua e luz, etc.
Isso fora que no Japão é outra cultura. Os japas usam todo o dinheiro que ganha com mangás e é por isso que chamam de otakus.
Eu acho o seguinte, vamos supor que vc não tenha dinheiro para assinar uma TV pos assinatura, sendo assim vc nao assina e não vê, se não tem dinheiro pra comprar mangá ficar usando isso como desculpa para ler Scans é absurdo, se vc fosse o mangaka ia ver como é com ver sua obra na internet de Graça, pois isso é PIRATARIA!! Compro sim uma porrada de mangá todo mês mas trabalho pra isso, vcs que acham que scan é o certo deveriam fazer o mesmo…
mas o acesso a esse tipo de material aqui no Brasil esta tenso
mangas com pessima qualidade ou com 1 capitulo na metade, sem conta
que o Brasil nao e um pais com uma qualidade de vida boa a todo povo
e dificil acreditar como os americanos podem ser tao mao fechada…
Pessoal, alô, a medida que eles querem fazer é em relação ao mercado japonês (que acho sim muita sacanagem quem mora no Japão só querer ler scan’s, poxa, É O JAPÃO, se não tem dinheiro pra comprar o encadernado, vai em qualquer lixo que você acha as antologias) e o americano. O Brasil (e o resto do mundo) eles estão SE LIXANDO (o lucro deve ser bem insignificante, perto desses dois mercados).
Claro que isso pode afetar diretamente o Brasil, já que as raws não saem do nada, mas, acho muito dificil conseguir extinguir os scanlators e sites que oferecem download, chegamos a uma proporção muito grande de pessoas que fazem esse tipo de coisa, hoje em dia, qualquer um pode virar fansub/scanlator (por isso existe uma grande quantidade de fansub’s lixo no Brasil, devido a “facilidade” de se fazer um encode e etc.).
O que deve ser extinto é esses de “grupos de fãs” que ficam cobrando p/ poder ter acesso a obra, já quem distribui gratuitamente, acho que deveria haver um acordo, tipo, só poder lançar depois de uma semana que saiu na antologia, coisa do tipo :wink:.
Acho que eles deveriam liberar sim os mangas que estao rondando pela net! Acho uma puta falta de sacanagem o tempo em que eles demoram para lançar mangas no Brasil!
Por outro lado, acho que os Otakus deveriam comprar os mangas que mais gostaram, etc, mesmo os tendo no PC, para valorizar as obras dos autores que todos gostam.
Por isso, se todos comprassem, nem que seja de vez enquando, mangas, nós não teriamos este tipo de problemas!
Valeu… e boa missao IMPOSSIVEl editoras, porque tirar todos os sites que tem mangas do ar é realmente uma missão impossivel.
Sem querer bancar o fansuber bonzinho, mas eu nunca continuaria traduzindo um material que hoje é licenciado no Brasil…
–
Ainda, tentando evitar o clichê de que os “velhos” são melhores que os “novos”, quando o assunto é scan e fansub isso se aplica MUITO bem. Por quê? Pois scans “velhos” cancelaram Death Note, d.gray-man e Naruto no momento que foram licenciados… O que aconteceu depois? Bom, surgiu um (dois, três…) novo, que nada tem de FÃ, e seguiu publicando.
–
Quando Naruto foi anunciado no Brasil, com muito pesar, admito, parei de ler online, assinei e esperei até o lançamento do Volume 29 (isso tem 7 meses eu acho) para reler TODOS os mangás e começar a ler o que, pra mim, era inédito… Claymore aconteceu EXATAMENTE a mesma coisa (fora a assinatura, pois não dá para assinar XD).
–
Acho que esses “bons” fansubs e scanlators não serão tocados. Ainda lembro da monografia da minha namorada, quando, entrevistando uma diretora da JBC, esta admitiu que os scans servem como “teste” de mercado para eles… Quem sabe isso mude um dia e eles não precisem mais dos scans, quem sabe não mude nunca…
–
Não acho que é hipocrisia ou burrice aquele que compra em “papel” mesmo já tendo lido “no PC”, acho ele um cara honesto e fã de verdade! Alguém que vai além do mero lucro próprio e pensa que, por trás do entretenimento que ele está usufruindo, existe trabalho, muito trabalho, e que, logo, merece ser (re)compensado!
–
Ass: UnTi… Fansuber há mais de 10 anos (VHS FTW!) e hoje administrador da Mansão dos Animes.
Cara, não é tão fácil assim montar uma editora.
Primeiro, você tem que ter muito dinheiro para investir, pois você paga para obter a licensa para publicar o título que deseja aqui. Antes mesmo disto você tem que abrir uma empresa, vai ter que contratar um contador para isto, já que é Lei.
Você também tem que avaliar os custos de produção, chamar tradutores, pessoas para fazerem a revisão, edição etc. Depois disto, vem o processo de propaganda. E enfim, conseguir fazer que seu manga esteja nas mais conhecidas lojas online e bancas do gênero, como comix, anime pro e etc.
A maioria dos scanlators são formados por fans de manga, que não tem tantos recursos assim para montar uma editora.
Ok, nunca vi tanta besteira reunida num só lugar. Vou falar como membro de um fansuber.
1- A ação da aliança é contra sites que juntam mangás, e não contra scanlators (apesar que fansubers em geral dos EUA estão sofrendo pressões)
2- É burrice comparar preço de mangá no Brasil com o Japão, é um país de terceiro mundo VS um país de primeiro mundo, a diferença de renda é enorme
3- Fim dos scanlators? Ok, não leio mangás na internet, então vou passar para o ponto de vista de um fansuber de animes: vamos acabar com eles. Ok, agora onde você vai assistir seu… vamos falar de algo modinha que eu particulamente odeio: D. Gray-man? Se algo que rendeu mais de 100 epis e tem mangá inclusive no Brasil não é exibido aqui, imagina um anime como Sora wo Miageru Shoujo no Hitomi ni Utsuru Sekai que aposto que no mínimo 85% do povo daqui nem sabe do que se trata. Vão todos fazer como eu? Desenbolsar mais de 100 reais por mês e estudar 5 anos de japonês para poder ver raws? (sem contar que anime dublado nem de graça)
Voltando aos mangás… as empresas brasileiras estão licenciando muitos títulos… mas mesmo esse muito, é pouco. Cara, não temos nem novels de verdade aqui! Onde estão títulos fortíssimos como Suzumiya Haruhi, Fullmetal Panic! e Shakugan no Shana? De mangá… que dia eu poderei achar Hayate no Gotoku! aqui no Brasil? Fora que, com licença, o trabalho da JBC anda de mal a pior, cobrar 7 reais por MEIO mangá com adaptações toscas e erros! (*cof Yugioh, Death Note, Tsubasa cof*) Pelo menos a Panini está fazendo algo melhor e está trazendo títulos que valem a pena como Elfen Lied que faço questão de comprar com gosto, ao contrário de DVDs de animes brasileiros que não aceito nem de graça na maioria dos casos por estarem cheios de besteiras.
Bem, poderia falar muito mais, mas vamos parar por aqui.
@SSTHZero
Sobre anime eu nem falo nada… Mas sobre o mercado de mangás, o Brasil tá caminhando para o caminho certo e sei muito bem que os scanlators tem sim sua parte por estarmos na situação de hoje! Sem eles muita coisa naum seria conhecida. Mas é simples! Editora X anunciou mangá Y. Todos os Scanlators parem de traduzir e disponibilizar. Pronto! Mas o problema é como eu disse anteriormente, exemplo: Naruto tem até DOIS tipos diferentes de edição saindo pela Panini E MESMO ASSIM vc acha de bacia Scanlator traduzindo Naruto… Meu, pra quê? Pq chama atenção, aumente visitas no site e rende grana! Não pensam mais como fãs e sim em um empreendimento por debaixo do pano que é praticamente a mesma coisa de camelôs na rua.
seiro acaba com scanlators como o onemanga eh uma maldade
pois como alguns aqui disseram manga no brasil leva um tempao pra chega
eu so muito fa de onepiece e a dois anos a serie ta parada no brasil
daqui a pouco vao tentar acabar com os site projects e parecidos
A imagem que ilustra a materia não poderia ser melhor, já que muitos fans no Brasil ficaram orfãos de One Piece, devido a Conrad.
@Crimsonfire
Por mim esses grupos não podem ser considerados fansubers. Tudo bem que a Panini cagou na primeira edição de Naruto, mas depois corrigiram. Como o Unti citou, os grupos tradicionais param e chegam outros e começam a traduzir.
@Bruno Gamemaster
Onemanga não é scanlator, é site agregador de conteúdo que disponibiliza 240443908639430 títulos em inglês licenciados nos EUA, tem mais é que morrer.
@SSTHZero
Onemanga já removeu alguns títulos licensiados nos EUA por pedido das respectivas editoras.
sou a favor de porem na net mangás q não chegaram por essas bandas
continuem assim Scanlators!
Acho que só devem cancelar os sites que disponibilizam mangás pagos, pois existem muitos fans que não tem condições de comprar e leem na NET de graça. Eu mesma faço isso pois não tem nenhuma loja de mangás onde eu moro.
Embora seja óbvio que nós não vamos sofrer com isso diretamente (duvido que algum scanlator brasileiro tenha recebido qualquer aviso), tem que lembrar que se isso surtir qualquer mínimo efeito nos EUA, isso implica imediatamente em nós, já que a maioria traduz tudo do inglês.
Se, digamos, todos os licenciados forem retirados do ar (ou uma grande quantidade de), no Brasil será impossível achá-los. E se analisarmos veremos que geralmente todos os lançados no Brasil já foram também lançados nos EUAs, a única forma então de consegui-los seria via a compra legal do encadernado em inglês ou a versão brasileira. O que no final das contas é o objetivo.
Bom,Obviamente trata-se de algo bem complexo.Porém ao mesmo tempo essa é a unica reação de causa e consequência,que faz com que os fans passem a recorrer a seus hábitos através de meios que acham conveniente,certamente esses não são legais.
Mas,o que devemos esperar,vivendo em um lugar em que se paga quase o dobro por um mesmo produto? (Isso se chama Imposto!!!)
Além de custar muito aos nossos bolços,o Anime-Mangá que é distribuído pelas editoras,não fazem jus ao ”profissionalismo”,cancelam vários projetos e não têm um senso muito bom ao Marketing, Nos forçando,então… a recorrer ao unico meio capaz de sasiar nossa cede como Otaku. (Internet)