Os animes baseados em obras publicadas na toda-poderosa Shonen Jump (a mais popular revista de mangás para adolescentes do Japão) sempre foram presenças garantidas na programação da tv nipônica.
Por muito tempo muitos acharam que Dragon Ball sempre foi o maior sucesso animado da antologia (comercialmente pode até ser…), mas os números de audiência revelam que outra obra de Akira Toryama foi bem mais popular: trata-se de Dr. Slump, cujo mangá chegou a Brasil pela Conrad e foi rapidamente cancelado.
A informação está presente no ranking publicado no site Animeblade, e por ele temos inclusive algumas surpresas. Por exemplo, Dragon Quest (no Brasil Fly o Pequeno Guerreiro) teve mais audiência que Saint Seiya, apesar de ter durado 1/3 da série dos defensores de Athena – e também ter sido encerrado de forma inconclusiva.
Por falar em Seiya e cia, as adaptações de Ring ni Kakero de Masami Kurumada foram as menos assistidas da antologia da Shueisha.
Abaixo, a relação completa com a média de audiência dos animes baseados nos títulos da revista, lembrando que séries como Bleach e One Piece ainda estão no ar, mas dificilmente alguma coisa mudará drasticamente nos próximos tempos.
Anime | Ano | Aud. | |
01 | Dr. Slump | 1981 | 22.8 |
02 | Mazinger Z | 1972 | 22.1 |
03 | Dragon Ball | 1986 | 21.2 |
04 | Dragon Ball Z | 1989 | 20.5 |
05 | High School! Kimengumi | 1985 | 19.2 |
06 | YuYu Hakusho | 1992 | 17.6 |
07 | Hokuto no Ken | 1984 | 17.1 |
08 | Kochikame | 1996 | 17.0 |
09 | Magical Taruruto-kun | 1990 | 15.9 |
10 | Slam Dunk | 1993 | 15.3 |
11 | Captain Tsubasa (Super Campeões) | 1983 | 14.8 |
12 | Dokonjou Gaeru | 1972 | 14.8 |
13 | Dragon Ball GT | 1996 | 14.6 |
14 | Yoroshiku Mecha Doc | 1984 | 14.5 |
15 | Tsuideni Tonchinkan | 1987 | 13.8 |
16 | Hokuto no Ken 2 | 1987 | 13.6 |
17 | Kinnikuman (Músculo Total) | 1983 | 13.5 |
18 | Cats Eye | 1983 | 13.3 |
19 | Dr. Slump | 1997 | 13.3 |
20 | Ginga -Nagareboshi Gin | 1986 | 12.8 |
21 | Ninku | 1995 | 12.6 |
22 | Rurouni Kenshin (Samurai X) | 1996 | 12.2 |
23 | Space Cobra | 1982 | 11.7 |
24 | Jigoku Sensen Nuube | 1996 | 11.3 |
25 | Yume Senshi Wing Man | 1984 | 11.2 |
26 | One Piece | 1999 | 11.1 |
27 | Jungle no Ouja Taa-chan | 1993 | 10.9 |
28 | Midori no Makibaoh | 1996 | 10.9 |
29 | Kimagure Orange Road | 1997 | 10.7 |
30 | City Hunter | 1997 | 10.4 |
31 | Sakigake! Otokojuku | 1998 | 10.0 |
32 | Dragon Quest (Fly) | 1991 | 9.9 |
33 | Tottemo! Luckyman | 1994 | 9.8 |
34 | Dragon Ball Kai | 2009 | 9.6 |
35 | Stop! Hibari-kun! | 1983 | 9.5 |
36 | Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco) | 1986 | 9.4 |
37 | Shin Dokonjou Gaeru | 1981 | 9.3 |
38 | Hunter X Hunter | 1999 | 9.2 |
39 | Hikaru no Go | 2001 | 9.2 |
40 | City Hunter 3 | 1989 | 9.1 |
41 | Shaman King | 2001 | 8.5 |
42 | Moeru! oniisan | 1988 | 8.4 |
43 | Captain Tsubasa J (Super Campeões) | 1984 | 7.9 |
44 | Naruto | 2002 | 7.5 |
45 | City Hunter 2 | 1988 | 7.4 |
46 | Bobobo-bo Bo-bobo | 2003 | 7.0 |
47 | Yu-Gi-Oh! Duel Monsters | 2000 | 7.0 |
48 | Prince of Tennis | 2001 | 7.9 |
49 | Kaba Enchou | 1981 | 7.8 |
50 | Hanasaka Tenshi Tenten-kun | 1988 | 6.4 |
51 | City Hunter ’91 | 1991 | 6.1 |
52 | Yu-Gi-Oh! | 1998 | 5.7 |
53 | Naruto Shippuuden | 2007 | 5.2 |
54 | Eyeshield 21 | 2005 | 4.9 |
55 | D.N.A 2 | 1995 | 4.5 |
56 | Kinnikuman 2 1991 (Músculo Total 2) | 1991 | 4.4 |
57 | Captain Tsubasa (Super Campeões) | 2001 | 4.2 |
58 | Bleach | 2004 | 3.8 |
59 | Gintama | 2004 | 3.5 |
60 | Death Note | 2006 | 3.3 |
61 | Katekyo Hitman Reborn! | 2006 | 3.2 |
62 | D.Gray-man | 2006 | 2.9 |
63 | Shin Mazinger | 2009 | 2.5 |
64 | Majin Tantei Neuro | 2008 | 2.4 |
65 | To Love-ru | 2007 | 2.3 |
66 | Houshi Engi (Soul Hunter) | 1996 | 2.1 |
67 | Busou Renkin | 2006 | 1.8 |
68 | Ichigo 100% | 2005 | 1.5 |
69 | Hareluya II Boy | 2000 | 1.4 |
70 | Ring no Kakero 1 | 2004 | 1.3 |
71 | Ring ni Kakero 1 Nichibei Kessen-hen | 2006 | 1.2 |
É interessante ver que os gostos dos japoneses são bem diferentes dos nossos quando se trata de anime… Mas CDZ atrás de Dragon Ball GT é difícil de imaginar mesmo por lá!
E por falar em Dragon Quest, QUANDO VÃO TRAZER ESSE MANGÁ PARA O BRASIL?
Nossa, se Shaman King tivesse mais alguns episódios, estaria na frente de Saint Seiya :laughing: (só zoando :tongue:)
É, Cavaleiros do Zodiaco foi um sucesso também no JAPÃO. olha a porcentagem da audiencia!!!! Muitos se dizem q Saint Seiya não era sucesso, so no ocidente.
E vamos que vamos Naruto não ta tendo uma boa audiencia nos ultimos tempos.=D
E Naruto Shipuuden com uma audiencia muito baixa, regular.
Gosto dos japoneses com certeza são diferentes do nosso…por que será? LOGICAMENTE A ANIMAÇÃO NÃO FOI FEITA PRA NÓS, BRASILEIROS!!! JAPONESES SABEM O GOSTO DELES, AFINAL QUEM PRODUZ E FAZ MANGÁ É O JAPONÊS DÃÃÃÃA…
hahahah hahahaha
Rurouni Kenshin teve mais audiência que CDZ!!!
Showwwwwwwwwwwwwww!!!!!!!!!!!
Sandra Monte
http://www.papodebudega.com
dr slump em primeiro! E não sei porque nenhum fansub brasileiro tem interesse em legendá-lo, tanto anime ruim é legendado e dr slump não :angry:
E mais uma vez foi provado: DBZ é superior a CDZ mwahuahahaha
Brincadeira, mas realmente CDZ está bem mal-colocado nesse ranking, diferente de Dragon Ball que está no Top 5
E por falar em Dragon Quest, QUANDO VÃO TRAZER ESSE MANGÁ PARA O BRASIL?[2]
e tbm quando vão trazer Hokuto no Ken,Gintama e relançar Dr. Slump e One Piece
pq vc não explica pera gente o que significa esses numeros de audiencia, a o que equivale, etc..?
Aliás, como GT foi aparecer nesse ranking?
E por falar em Dragon Quest, QUANDO VÃO TRAZER ESSE MANGÁ PARA O BRASIL?
ja ouviu falar numa palavra chamada NUNCA?
:wassat: :wassat: :wassat: :wassat:
Bem mais popular? hahaha. Não é bem assim. A media de audiencia de Dragonball é 1, 2 pontos menor que Dr. Slump simplesmente porque veio anos depois, e todo mundo sabe que audiencia de televisão em geral foi caindo ao longo do tempo, no mundo inteiro, especialmente na terra da tecnologia. Essas audiencias dos anos 80/começo dos 90 são do tempo em que novela das 8 da Globo dava 60 pontos de ibope…
Ou alguem acha que Kenshin fez mais sucesso do que Naruto faz? Ninku mais popular que One Piece? É lógico que não.
Eu colecionei Dr. Slump e tenho todos os números da Conrad. Bem que poderiam retomar esta série por aqui. Ela é pra lá de engraçada.
Realmente, está mais do que na hora de trazerem Dragon Quest por aqui, este mangá é bem a cara da JBC.
….
Stop Hibari-kun, na lista dos mais assistidos!? Desde quando tem anime desta merda!?
Death Note quase em último… SCAREEEEEEEE. o_o
Mais uma vez provando que popularidade no Japão =/= popularidade no Brasil (ou resto do mundo).
Além de outro dado curioso: os animes que passaram de meados dos anos 90 até hoje tem proporcionalmente muito menos audiência do que os anteriores a eles. A tecnologia de animação melhorou bastante, mas acho que o advento da internet e dos modos de gravação (dvd, bluray, pc/tv) tirou muita gente da frente da tv.
Caraca !! Death Note ficou em 60º ?!?! mais que posição mais ingrata.
Um dos grandes de motivos de Dragon Ball (e suas variantes) estarem na frente de Saint Seiya é o falto de que o Kurumada brigou com a Shueisha e podem ver que sempre que podem a Shueisha faz alguma coisa lembrando Dragon Ball, sempre tem um especial ou algo do tipo e mesmo fazendo anos que acabo as vezes goku e cia. dão as caras nas capas da Shueisha, enquanto Saint Seiya é completamente esquecido, ou seja não há publicidade nova por parte do material que é da Shueisha.
Toei Animation: a assassina de bons títulos! XD
Provavelmente foi só por causa do nome. Achei GT uma fase tão cretina…
Eu já perdi as esperanças…
:crying:
É triste que as editoras de mangá brasileiras fiquem esnobando DQ. :angry:
Também gostaria que Shurato viesse pra cá.
À respeito da lista: o “Nagareboshi Gin” é bem legal (e me surpreendeu quanto à audiência)! =)
realmente, isso só prova o grande poder q Akira Toriyama possui na Jump e no Japão. merecidamente , Dragon Ball na frente de DBZ, pois a segunda fase teve muita enrolação na TV. Por isso Dragon Ball sempre foi melhor no mangá.
E não achei tão diferente assim do nosso gosto, afinal, há um público bem variado expresso nesse ranking. Death Note, por exemplo, não faria tanto sucesso quanto Dr. Slump pois é indicado à um público mais seleto… :wassat:
Com certeza Akira Toriyama é o Midas da jump, tudo o q o cara faz vira ouro. O mais interessante é q todos os DBs (Dragon Ball, Z, Gt e Kai) estão no rank, oq prova q DB é uma das obras mais queridas de todos os tempo.
Mas gostei de ver Hokuto no Ken em 7°, a serie e muito boa e o manga é espetacular é uma pena as editoras terem uma mente tão fechada, só por causa do titulo ser bem antigo ñ lançam aqui.
E pra galera q ta estranhando Cavaleiros esta bem depois de algumas serie, a resposta é simples. O fato é q os japas ñ ligam tanto pra CDZ assim, a briga do “Kurumala”(sou mais o Shingo Araki) com a Shueisha ñ interfere nisso, pq se os japas sentissem falta da serie iam encher o saco da Shueisha(e eles fazem isso sim). O problema é q aqui no Brasil acabamos endeusando demais a serie pelo fato de ter feito parte de nossa infância.
Narutards estão se matando nesse momento!
Caramba q lista impressionante!!!! :wassat:
Pensei quase tudo isso ao contario :tongue:
Agora Dr.Slump em primeiro e a dona Conrad cancelou o mangá bendita seja ela cancelar uma das melhores animações do Japão
One Piece está seguindo o caminho de Slump no Brasil em relação ao mangá e o Anime :angry:
cara eu tbm to torcendo muito pra chegada do manga de dragon quest e falo mais
acredito q bucky vai chegar logologo por causa do mershan q tem no manga do blue dragon SD
e acredito q o pequeno guerreiro fly vai chegar tbm ja q o jogo e um sucesso !!!
fora q o anime marcou historia no brasil(eu acredito q eles tenham a cara da jbc)
falows!!!
ate o gt esculacha naruto one piece e cdz
qm aki ainda duvida q DB e o manjar dos deuses ta por fora do universo anime manga
DB e a arte suprema ponha suprema nisso !!!
Toriyama É, Sempre Foi e Sempre será o melhor mangaka de todos os tempos!!
Dificilmente alguém conseguirá desbancá-lo
gostei de ver o slam dunk entre os 10+ prova a popularidade do manga e do anime na decada de 90
poxa mas elas foram lançadas com quase 30 anos de atraso e de madrugada,da um desconto ae
Vale ressaltar que não só no Japão, mas em todo mundo, a audiência da TV tem caído drásticamente. Assim, quanto mais nova, maior a tendência de audiência baixa, principalmente se o anime foi exibido dos anos 2000 para cá.
A série Captain Tsubasa que consta na lista, é um remake feito por causa da Copa de 2002 no Japão, as séries antigas não foram consideradas (imagino que tiveram mais audiência que a Road To 2002).
Aproveitando a deixa de Fly, opequeno guerreiro, adoraria que o mangá fosse publicado aqui, já que o anime não conta a história até o fim. Mesmo pegando carona com o sucesso de Dragon Ball (do mesmo jeito que Digimon pegou com Pokémon e Shurato pegou com Os Cavaleiros do Zodíaco), a série não deixa de ser muito legal.
E para fechar, A posição d’Os Cavaleiros do Zodíaco provavelmente se deve a queda de audiência que o anime teve nas sagas de Asgard e Poseidon, já que todos nós sabemos, que até as 12 Casas, a audiência de Seiya e os outros era incrivelmente alta.
E por falar em Dragon Quest, QUANDO VÃO TRAZER ESSE MANGÁ PARA O BRASIL?[3465465132]
Cacete! Akira Toriyama tem 3 obras no Top 4. \o/ DB O MELHOR ANIME DE TODOS OS TEMPOS!
Mas tem muita merda que eu li aqui..
Soh q tem q entender q o valor da porcentage da audiencia varia a medida q o tempo passa.
Hj, 1% siginfica muito mais tvs sintonizadas do q 1% 20 anos atras.
Alem disso, ha muito mais alternativas de canais hj do q tinha 20 anos atras.
Entao, tomeom coidado ao tentar entender ops numeros.
Sem contar outras coisas q influenciam como o marqueting, dia, horario e o investimento envolvido.
DB GT foi um fracasso de audiência mesmo com 14.6%, então trocaram a série pelo New Dr Slump que foi um fracasso foi com 13.3%. Hoje One Piece é sucesso de audiência com 11%
CDZ não é nada de mais no Japão, e fora de países como Brasil e França. GT foi cancelado por falta de audiência.
Pff.. É por causa de gente noobs e ignorantes que esse país não vai pra frente. Se DBGT e New Dr Slump foram fracasso com respectivamente 13 e 14 imagine CDZ com 9..? CDZ só fez um sucesso e é alguma coisa no Brasil e na França.
CDZ foi um fenomeno de Marketing, a série veio pra vender bonequinhos.
Justamente países que não tinha concorrência e teve uma exibição fora de série como a Manchete.. Em todo lugar que teve uma exibição boa (não contando com a ajuda da emissora.) foi um fracasso e também aonde tinha concorrência.. Prova disso é a exibição de CDZ em 2004 na Band.
Mas o que eu acho mais engraçado é uma comparação que eles fizeram com Dragon Ball.. a grande lenda dos animes com isso.. vai entender. É totalmente sem senso.. Colocando diversos fatos, é uma blasfemia contra o bom senso..
DBzinho tem mais enrrolação que o DBZ.
Pq GT tem posicao razoavel mas foi um fracasso?
DB passou entre 86 e 89.
DBZ entre 89 e 96
GT entre 96 e 97.
O Z nao teve queda significativa em relacao ao DBzinho.
Mas o GT teve uma queda brusca perto do Z.
Se vc investe em algo esperando q ele de, pelo menos, 17 ou 18%, 14,6% eh um desastre.
21.2 Dragon Ball 1984
20.5 Dragon Ball Z 1989
14.6 Dragon Ball GT 1996
Se não me engano No documentario seiya history fazem citação a isso
Errado.
DB sempre foi mais popular que Saint Seiya, em qualquer tipo de critério.
Comparar a audiência, nesse caso, fica até mais fácil, já que foram exibidos na mesma época.
:smile: Há Mazinger Z em 2nd lugar! viva Go Nagai!
Não estou só!!! :laughing: :tongue: :wink:
Falando sério agora, por mim tudo bem que DQ viesse pela JBC, desde que ela – ou qualquer outra editora – fizesse a tradução a partir da original e que o responsável por ela fosse alguém realmente habilitado para isso. Assim não haveria aquele barraco ferrado que aconteceu com Tenjou Tenge.
Descordo tanto é q mangas mais amados modinhas japonesas como o naruto não tevea mesma audiencia q cdz, noob que não presta atenção fica falando besteira… sei não
Dai no Daibouken (Fly) não teve partipação alguma do Toriyama. Na verdade ela é uma estória original que usa um pouco do cenário do jogo Dragon Quest como palco de suas aventuras. Lembra-se de Holy Avenger? Pouca gente sabe, mas ela também usa um cenário de RPG chamado “Tormenta” – que foi publicado pela Dragão Brasil – como pano de fundo. ^^
O problema do arco Asgard (fora ser um filler) foi que era praticamente o mais-do-mesmo: de novo os Cavaleiros de Bronze têm que resgatar a Saori em 12 horas e blá-blá-blá…
Sem mencionar que a produção despencou bastante e que Asgard acabou prejudicando Poseidon (que teve seu começo alterado e, de quebra, menos episódios).
Yu Yu Hakusho espetacular :laughing:, mas realmente não dá pra pensar em boa audiencia hoje em dia, com internet e tantos outros meios, o fato de ter um ibope baixo não significa que o anime é ruim. e só para matar a curiosidade tenho dois videos que mostram a melhor Audiencia(alta) e a melhor(baixa) pode ser conferido aqui: http://www.youtube.com/watch?v=PNc-SYKhgkM e http://www.youtube.com/watch?v=VRM-U6Dbaqk
Sorry, na verdade é a audiencia mais alta e a média dos animes
Concordo inteiramente com você!!! CDZ está longe de ter sido um sucesso. Só foi mania aqui no Brasil porque foi um dos primeiros animes a chegar no Brasil e o público ainda não tinha “gosto” em relação a animes. Se fosse lançado hoje seria um fracasso. História genérica e traço de dar vergonha!!! Não tem como comparar com DB.
O próprio HunterXHunter foi exibido muito depois e mesmo com a internet ele conseguiu ficar apenas 0.2 de CDZ. Essa é uma série que merece ser elogiada!
Nossa, CDZ e Fly perderam para Dragon Ball GT. Tá certo que não detesto essa saga tanto assim, mas pelo que eu sempre leio de GT achei que estaria menor colocado….
[2]
Também queria saber.
Saint Seiya, Naruto, Bleach não dão muito as caras por lá, mas se o ranking fosse relacionado mundialmente, one piece estaria em baixas posições eu tenho certeza, pois one piece valoriza as falas, histórias e outros fatores que se diferente simplesmente luta, e isso acho que é o forte do mangá mundialmente e do anime no japão, mas a censura consegui tirar tudo isso, e trasformou o desnho por aqui, em um programa educativo, o que foi um pouco diferente com naruto, etc.
eu espero que nurarihyon dê as caras por aqui e fassa bonito, eu espero que não aconteça como one piece.
foram exibidos na mesma epoca mas em emissoras diferentes. a audiencia das produçoes infantis da fuji TV sempre foram maiores que a audiencia das series da tv asahi
cdz seguia a media de sucesso da tv asahi,dizer que a serie foi fracasso é coisa de fanboy que ve a serie como ”rival”.
Infezlimente concordo também Edu, Hunter x Hunter é um mangá maravilhoso. É do mesmo criador de Yu Yu Hakusho, mas ficou muito mais muito melhor que Yu Yu. Ele é incrivel.
Eu tb acho CDZ um dos animes/mangás mais mal feitos da história.. tem muita coisa tanto o mangá quanto o anime que não dar pra engolir.. o pessoal gosta mais por causa da infância e tals..
Mesmo assim, DB foi muito mais popular no mangá também.
Não dá para inventar desculpas.
Até mesmo Yu Yu Hakusho foi mais popular do que CDZ no Japão.
Não há o que justificar. Seria o mesmo que algum fã de Naruto tentar inventar desculpa para o fato de Naruto ser menos popular do que One Piece. E olhe que a diferença de popularidade entre Naruto e One Piece é muito menor no Japão do que o “abismo” que existe entre DB e CDZ por lá.
O problema da maioria dos fãs de CDZ que conheço é esse, eles fecham os olhos para a realidade. Talvez pelo fato da série ter marcado a infância deles, vai saber.
Além disso, nunca disse que CDZ foi um fracasso.
Só não foi isso tudo que alguns pensam.
Nem vejo rivalidade entre DB e CDZ, sinceramente.
Aliás, até mesmo mundialmente, CDZ não chega a ser tão fodão.
Basta ver nesse relatório de lucros, onde a diferença entre DB e CDZ é gigantesca também:
http://www.hoipoi.org/?p=142
Veja que One Piece tem algum potencial para crescer mundialmente.
Mas de fato, apesar de não curtir muito Naruto, acho que é a única série que rivaliza com DB mundialmente.
Infelizmente ainda não consegui encontrar dados dos lucros de Naruto pelo mundo.
E antes que algum fanboy de CDZ venha reclamar, não tenho nada contra CDZ.
Apenas estou mostrando fatos e a realidade.
Não é pelo fato de se gostar mais de algum anime que torna isso mais popular do que os outros.
CDZ foi um fenômeno por aqui, mas teve muita sorte. As circunstâncias ajudaram completamente. Nenhum anime (tirando talvez Pokémon), teve um trabalho tão bem feito por uma emissora (no caso, a Manchete), como CDZ teve.
Mas não é por causa do fenômeno que CDZ foi aqui, que alguém tem que se iludir achando que isso aconteceu no mundo inteiro. Isso é pura ilusão. Nos EUA, por exemplo, CDZ foi um fracasso.
Mazinger Z, só para citar outro exemplo, foi um fenômeno na Espanha.
Mas aqui no Brasil, acho que nunca foi exibido.
No Japão, a audiência foi ótima, mas não é um fenômeno cultural como Gundam ou Dragon Ball. Os gostos variam de região para região.
É isso que as pessoas devem entender.
Curtam e aproveitem uma série sem tentar justificar o injustificável.
Não é porque algo não é tão popular como pensam, que você vai deixar de gostar.
Eu, por exemplo, gosto muito de One Piece, mas infelizmente ainda está devendo em termos de sucesso internacional. E nem por isso vou deixar de achar que é um mangá muito bom.
A frase mais sensata que vi por aqui até agora. É esse o espírito!
Só pra completar a informação o episódio de maior audiência de todo o Dragon Ball foi na Saga Red Ribbon contra o General Blue, aí vai o Link
http://www.kanzentai.com/eps-db.php?id=047
E da fase Z a Saga com a maior audiencia foi a do Boo, que eu considero e muitos a pior!
Eu não nego que dragon ball é mais popular,só deixei claro que cdz não foi um fracasso e seguia a média de sucesso de audiencia do canal onde era exibido[ e nem é vc que estava dizendo isso] como alguns estão pregando aqui nos comentarios.
cdz foi uma série que marcou epoca no japão com a febre de venda de brinquedos [em 87 foi a serie que mais vendeu nesse quesito para meninos] e o boom dos doujins,sem contar a grande influencia sobre outras series[yuyu hakusho que vc citou foi uma delas.clamp,bleach,gundam wing…]. hoje é um série de nicho mas mesmo assim é considerado no japão um clássico,apesar de não ser um ”monstro sagrado pop” como dragon ball.
É verdade.
Mas vale lembrar que na época da estréia, os americanos avacalharam com o desenho até dizer chega. Os absurdos iam desde troca da cor do sangue, canção tema nada a ver e atuação paupérrima dos dubladores americanos (diziam que o Hyoga ficou parecendo um surfista, por exemplo).
De um jeito ou de outro, a série talvez não decolasse mesmo, mas que a versão americana foi ruim, isso foi.
falei a mesma coisa durante 300 coments naquele famigerado post das Vendas do One Piece (ali nos + comentados) e poucas pessoas entenderam… tsc…fazer o q…? :sad:
e o fato de a saga boo no Dragon Ball ter tido mais audiência foi mais pelo apelo comercial q a série havia atingido naquele patamar. E lembro q nos primórdios da exibição de DBZ no Brasil, as revistas nos vendiam a ideia de q a Saga Boo era a melhor de todas as sagas de Dragon Ball.
Ô Cloud, eu ouvi uns boatos de que junto com o retorno de Sailor Moon ao Brasil o anime de Dr.Slump(o de 1997, não o do 1º lugar da audiência desse ranking)também seria licenciado aqui no Brasil, alguém poderia me esclarecer por favor.
É que você quotou meu post, aí ficou parecendo que estava se referindo a mim.
Já ouvi falar de influência sobre Clamp e Bleach.
Mas nunca ouvi falar de influência sobre Yu Yu Hakusho e Gundam Wing.
Tem alguma fonte para confirmar isso?
Não estou duvidando de sua palavra, apenas gostaria de saber mais sobre isso.
Sim, eu sei que a versão americana era ruim.
Mas como você mesmo disse, é bem provável que a série realmente não fosse decolar, por questões culturais ou vários outros motivos.
One Piece teve problemas com a versão da 4Kids, mas duvido muito que esse tenha sido o único motivo do insucesso.
Por isso que geralmente não concordo com esse tipo de argumento, quando dizem que a versão prejudicou.
E os outros animes que são bem sucedidos, será que eles também não passam por vários problemas de edição?
Todos passam por problemas.
A diferença está na questão cultural e preferência de cada região.
Os japoneses, por exemplo, possuem opiniões e preferências bem diferentes dos ocidentais em vários tipos de assuntos.
Eu acho que passam. Em DB, por exemplo, há uma cena bastante engraçada: nela, o ninja Murasaki (da Red Ribbon) pula na direção do Goku para atacá-lo com sua espada. Imóvel, Goku finca seu bastão no solo, espera que Murasaki se proxime o suficiente e grita: “Bastão Mágico, cresça!!!”.
Resultado: o pobre Murasaki acaba com o bastão preso na bunda (na verdade naquele lugar mesmo!), enquanto Goku diz a pérola: “Agora você também tem um rabo!” :laughing: :laughing: :laughing:
Com certeza a censura deve ter surtado depois de verem essa parte! XD
Até Pokémon teve alguns episódios da primeira temporada cortados.
gundam wing segue o padrão boy band [grupo de garotos criados sob medida para atrair o publico feminino],esse padrão explodiu com cdz e continua até hoje. o ”cabeça” na produção da série tambem foi um dos criadores de samurai troopers[ um dos animes que junto de shurato foram inspirados diretamente em cdz] e yu yu hakusho também segue esse padrão.
[quote]Mas vale lembrar que na época da estréia, os americanos avacalharam com o desenho até dizer chega. Os absurdos iam desde troca da cor do sangue, canção tema nada a ver e atuação paupérrima dos dubladores americanos (diziam que o Hyoga ficou parecendo um surfista, por exemplo).
De um jeito ou de outro, a série talvez não decolasse mesmo, mas que a versão americana foi ruim, isso foi.[/quote]
Sei lá, a versão americana de DBZ também é um lixo e nem por isso deixou de fazer sucesso por lá =P
mas cdz ja estreou com um belo atraso,né? db desde os anos 90 passa por lá
tanto é que samurai troopers fez sucesso nos usa nos anos 90.
Segundo a Wikipedia DBZ estreou nos EUA em 96 sendo cancelado por causa da baixa audiência. Entretanto em 98 voltou a ser exibido dentro do Toonami americano e aí sim fez sucesso.
Cheguei a ver alguns clipes da versão americana, e aposto que existisse banda larga, uma cacetada de gente teria baixado da internet. A coisa fedia mesmo! XD
Tá de brincadeira né?
Confiar na Wikipedia também não dá. Até eu posso ir lá editar, prefiro a Desciclopedia.
O sucesso de Dragon Ball nos EUA é ainda muito maior que no Brasil! Sério já fui la e é muito GRANDE mesmo. Prova disso também o sucesso do DBK agora batendo um recorde histórico de programa mais visto do horário.
Retirado do dragonballwiki.com (Reception and impact):
“Dragon Ball Z has also played a large part in contributing to the popularity of anime in westen culture. Though the first two seasons of the series were played on various networks in the U.S. in 1996, it would not take off for two more years until August 31, 1998, when Cartoon Network featured the show in its action-oriented Toonami lineup.”
Mas isso é influência indireta.
É um pouco diferente de influência direta ou forte.
A única influência direta e declarada que li, foi em relação a Bleach e Clamp.
Mas se for considerar influência indireta, até mesmo DB influenciou Bleach. Porém, se alguém me pergunta quais obras DB influenciou, de cara eu responderia: One Piece e Naruto.
Essas influências são declaradas por parte dos autores.
É bem diferente de influências não tão fortes.
Não li tudo de Yu Yu Hakusho, mas dizem que no mangá existem homenagens a DB.
Certamente, o mangá deve ter influências indiretas de DB.
Mas eu posso considerar Yu Yu Hakusho algo influenciado por DB?
Eu particularmente não consideraria.
Pelo menos nunca li alguma declaração do autor nesse sentido.
De qualquer maneira, conheço uma pessoa que participa de comunidades de DB no Orkut e essa pessoa mora no Japão.
Essa pessoa garante que CDZ não é tão importante assim no Japão.
Ele diz que nem sequer consideram CDZ um clássico por lá.
Segundo ele, clássicos mesmo são: Astro Boy, Sazae-san, Lupin III, Doraemon, Gundam 0079, Dragon Ball e mais alguns.
São animes/mangás que realmente mudaram a indústria para sempre.
Talvez no futuro One Piece se torne um clássico.
Sobre o sucesso dos animes nos EUA, vocês precisam analisar direito como as coisas são por lá.
Eu já acompanhei muitas discussões em fóruns e sei como as coisas funcionam.
Antes de qualquer análise, é preciso saber o que vocês consideram por sucesso.
Se formos considerar sucesso relativo, ou seja, um sucesso básico, muitos animes fizeram sucesso por lá.
Mas sucesso de verdade, sucesso de grande impacto, poucas séries fizeram.
São séries que conseguiram ser conhecidas até por pessoas que não se interessam por animes e mangás. Transcenderam qualquer barreira.
Nos EUA, poucas séries conseguiram isso. E são elas: Dragon Ball (principalmente a fase Z), Pokémon, Yu-Gi-Oh! e talvez agora, Naruto (quando digo talvez, é porque algumas pessoas nos EUA argumentam que Naruto ainda não atingiu o nível das outras citadas).
Voltando ao assunto de clássicos.
O que é um clássico na opinião de vocês?
Como definir um clássico?
Clássico é tudo que é antigo?
Qualquer obra com o passar do tempo se torna clássico?
Ou é algo que, apesar de antigo, definiu padrões definitivos?
Eu particularmente penso que nem tudo que é antigo e fez um sucesso relativo, é clássico.
Clássico na minha opinião, é aquilo que muda algo para sempre.
Que é lembrado, pela sua qualidade (obviamente), por várias e várias gerações.
Música clássica é um exemplo disso.
Poucos compositores e poucas músicas se tornaram clássicas.
Se o fato de ser antigo torna algo clássico, então várias músicas deveriam ter se tornado clássicas, mas não foi o que aconteceu.
Esse é o diferencial de clássicos para mim.
Algo que mudou o rumo das coisas e foi lembrado pela posteridade.
É verdade.
CDZ chegou com atraso nos EUA.
Mas ainda acho que a chegada de DB no Brasil foi pior.
A estratégia de exibição de DB no SBT foi péssima.
Quase não fizeram alarde.
E aqui no Brasil ainda aconteceu a aberração de Yu Yu Hakusho ser exibido antes da fase Z (antes que alguém me pergunte, não estou falando mal de Yu Yu Hakusho, pois sou fã da série), sendo que a fase Z começou primeiro no Japão. O apelo comercial da fase Z é bem maior do que Yu Yu Hakusho, como se nota até hoje. A estratégia comercial de DB no Brasil foi péssima.
Se não fosse por algumas ações do Angelotti, a coisa teria sido pior.
O Brasil entraria para a história como o país que mais teve incompetência na exibição de DB.
Poderia até nem ter feito sucesso direito.
Mas ainda bem que o Angelotti mudou o rumo das coisas.
Até hoje, não entendo como a Manchete não comprou DB.
Ou pelo menos poderia ter comprado e exibido a fase Z antes de Yu Yu Hakusho, já que do ponto de vista comercial, seria uma estratégia bem mais interessante.
Até hoje fico imaginando o que teria sido DB na mão da Manchete.
Teria sido sensacional.
Fato.
O “Sábado Animado” tornou a exibição de DB um martírio: além de passar em um único dia da semana, o horário de exibição era várias vezes trocado. =X
Fato nº2! :laughing:
Eu também não sei por que a Manchete não pegou DB.
A Manchete sempre exibiu os animes que tinha por inteiro. A única pisada de bola – que eu saiba – foi terem sacaneado com a não transmissão do último capítulo do Kamen Rider Black. :angry:
não precisa o autor citar a obra para ser considerado uma influencia importante. e o que citei de yu yu hakusho é uma influencia forte já que tem papel importante no enredo e no sucesso da serie. o que diferente de uma homenagem.o mesm ocorre com gundam wing.
esses realmente são monstros sagrados do mundo pop japones,o que não significa que uma obra que não faça parte desse grupo não seja considerado um clássico. e cdz se enquadra no que vc disse pra ser clássico,já que deixou uma forte descendência em obras posteriores.
Pessoal, o Emma Daioh de Dragon Ball e o mesmo de Yu Yu Hakusho, pare com isso de clichê pra lá, clichê pra cá, todos os animes tem e todos nos temos um ponto de referência, aqui no Brasil e no mundo, o que assistimos, escutamos e etc… sempre terá um pouco de clichê.
Entendo seu raciocínio.
Mas então, seguindo seu raciocínio, DB pode ter influenciado incontáveis obras.
Eu particularmente prefiro sempre apontar obras influenciadas com declarações do próprio autor.
Muita gente pode afirmar, por exemplo, que DB foi influenciado por Hokuto no Ken (meio difícil, já que são quase da mesma época) ou Kinnikuman, sendo que Akira Toriyama nunca declarou nada parecido. As únicas influências declaradas foram Jornada ao Oeste, filmes do Jackie Chan, entre outras obras.
Por isso, tenho realmente dúvidas se CDZ tem influência importante em Yu Yu Hakusho.
Nunca li nada que indicasse isso.
Provavelmente, o próprio autor pode ter declarado suas principais influências.
De qualquer maneira, não se preocupe, não estou dizendo que você está errado.
Vou pesquisar mais sobre o assunto.
É sempre bom fazer uma boa pesquisa antes de chegar a qualquer conclusão.
Não estou dizendo que CDZ não é clássico.
Mas também não tenho certeza absoluta que é.
Até onde sei, clássicos são lembrados pela posteridade.
Mas CDZ ficou meio esquecido no Japão, mesmo tendo novas animações.
Não estou desmerecendo CDZ com isso.
Apenas acho estranho um clássico ser esquecido.
Sempre acreditei que clássicos são contemplados pela posteridade, além de serem futuras referências.
CDZ falhou um pouco nesses quesitos.
Por isso realmente fico em dúvidas se CDZ realmente foi um clássico.
Só para deixar claro, não acredito que minha dúvida seja uma ofensa a CDZ ou a quem gosta da série.
É só uma dúvida normal mesmo.
Mas talvez alguém que viva no Japão e conviva com o mundo dos animes/mangás saiba responder melhor isso.
baaah,
Naruto em 44º
Bleach em 58º
Death Note em 60º
putz, mereciam posiições melhores, principalmente Death Note que é um ótiimo anime =/
+ se e animes da shonen jump pq dragon ball gt q nem e mangá táa na lista? alguem pode me responder?
como eu falei antes,cdz virou uma serie de nicho ,o que não significa que foi esquecida já que ela continua tendo tantas parodias/homenagens em animes e mangas quanto dragon ball e ainda recebe um grande destaque da bandai [o tamashii nation que é o maior evento de brinquedos da bandai teve em 2009 como tema principal cdz]
ter isso mesmo depois de 24 anos é sinal de que foi marcante e não foi esquecida
pode ficar tranquilo,eu pelo menos não me sinto ofendido com essa tua duvida não
Todos esse animes sao incriveis e divinos, ola amigo voce esta procurando trabalho
ou ate mesmo uma renda extra trabalhe na fabrica dos milionarios ganhe R$470.0
00,00 100% entao se cadastre aqui e leia com muita atençao http://www.fabricadosmilion
arios.com.br/AndrinhoD/ escreva tudo junto voce pode me contatar por e-mail:
[email protected] , e boa sorte com esse emprego.
:laughing: :laughing: :laughing: :laughing: :laughing: :laughing: :laughing: :laughing:
o db kai q é de 2009 deus mais audiencia q o naruto desde de 2002
isso é para quem duvida q db,dbz.dbgt,dbkai é pior q naruto
ate o captain tsubasa q eu acho q é bem melhor q naruto e tem gente q critica o captain tsubasa
:laughing: :laughing: :laughing: :laughing: :laughing: :laughing: :laughing:
:sad:q isso DBZ naum tah em primeiro!!!!
tah de sacanagem…
Entendo o que você quer dizer.
Mas como eu já disse, ainda tenho dúvidas se CDZ é um clássico no Japão.
Não tenho certeza se CDZ foi marcante lá.
O cara da comunidade de DB que mora no Japão já disse uma vez que CDZ não foi marcante no Japão.
Porém entendo e respeito seu raciocínio.
Como não moro no Japão, fica difícil saber quem está com a razão.
De qualquer maneira, acho que discutimos o suficiente.
Quem sabe um dia eu possa tirar essa dúvida, conhecendo mais de perto a cultura japonesa.
Enma Daioh apareceu primeiro em Dragon Ball e depois em Yu Yu Hakusho.
Mas isso não foi cópia.
Enma Daioh é uma divindade do budismo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Enma
Ou seja, foram inspirados na divindade budista.
Dragon Ball ( Z e GT e so tem briga :crying: ), One Piece e Rurouni Kenshin sao os meu favoritos dessa lista :laughing:
Naruto nao e ruim! Pra mim ele foi uma OTIMA SERIE ate chegar a fase Shippuden.
Quando chegou ao Shippuden ate parei de acompanhar a serie :crying:
3,5 achava que gintama tinha mais audiencia…
muito foda !
kkkkkkkk, Se CDZ nao incomodasse não haveriam tantos fas de dbz falando né ? Que raios importa o gosto dos japas, eu não moro la e tem tantas porcarias que la foram top e aqui nem tchum, e no mundo inteiro cavaleiros foi sucesso.