Não é segredo que desde que encerrou Dragon Ball nas páginas da Shonen Jump, na metade da década de 1990, Akira Toriyama nunca mais fez algo que merecesse grande destaque – provavelmente por vontade própria.
Depois do fim da saga de Goku, publicada semanalmente por mais de 10 anos, o artista tem se dedicado a pequenos (e cada vez mais raros) one-shots, ilustrações e character design, principalmente para games.
Pouco acessível, Toriyama declarou durante o evento para o lançamento da Saga Majin Boo de Dragon Ball Kai, que estreia no próximo mês nas manhãs de domingo da TV Fuji, algo que de certa forma comprova as “lendas” de que o mangaká trabalhou por muitos anos de “saco cheio”, sob pressão da Shueisha para não terminar o mangá, um dos maiores fenômenos comercias do Japão (até hoje!).
Segundo ele, quando chegou na saga Boo já não aguentava mais a violência da série, e achava que as situações se repetiam, o que fez com que ele nunca mais quisesse desenhar um mangá do gênero, decisão vigente até hoje.
E esse detalhe da repetição – lutar contra inimigos “menores” até chegar ao chefão, que é o cara mais poderoso do mundo até aquele momento – era algo que incomodava muita gente, já que todos sabiam do potencial do autor para criar situações mais interessantes, como vistas no inicio do mangá.
Essa declaração mostra nitidamente que quem ditava as regras era a Shueisha, editora da Jump, lembrando que, no início, Dragon Ball era totalmente voltado pra comédia nonsense com pitadas de ação, mas acabou indo pra outro caminho no decorrer de sua publicação, justamente pra atender o público que crescia e exigia que houvesse mais batalhas e violência – artifício comumente usado pra atrair o público adolescente.
Independente da influência da editora (ou graças à ela), a franquia é hoje uma das mais fortes não só no Japão, mas mundialmente.
Mas a pergunta é: se Dragon Ball fosse até o final seguindo sua linha inicial, teria se tornado tão famoso e conquistado tanto êxito pelo mundo afora? Poderia seu autor hoje se dar ao luxo e produzir quase nada e praticamente viver do trabalho que segundo ele, teria lhe sugado todas as energias?
ate o criador tá cansado
Imagina o goku lutando contra ele
Hehehehe
Brincadeiras a parte
Viva dragon ball
:laughing:
Kurumada não suporta Saint Seiya, agora Toriyama também diz que não aguentava mais Dragon Ball… Vai ver que a fórmula do sucesso e simplesmente não gostar da sua própria obra.
Si essa postagem fosse publicada amanhã diria que era uma mentira. -_-
Não é de hoje mesmo que Akira reclama de DB. Há uma entrevista dele com o Oda (de One Piece) em que o autor dos piratas o enaltece e diz o quanto gosta dos personagens criados por ele (como Tao-Pai-Pai) e o próprio Akira diz que se lembrava razoavelmente desse personagem.
Por isso não é sábio quando criticam os movies ou outros fillers em detrimento da história original. Por isso Akira nunca fez grande alarde com DBGT (nunca criticou a história em si, apenas ressaltou que teve pouca participação), não teve problemas em permitir que fizessem aquele belo live-action americano (pra ele o que importava era a grana mesmo) e por isso tentou dar uma pitada mais cômica no filme do ano passado. Isso tudo não é de hoje, muita gente já sabia desse “saco cheio” dele com a série.
Prefiro muito mais a linha inicial, mas os caminhos adotados em Freeza condizia bem com a série. Em Cell que a violência desandou.
DB nunca explodiu mundialmente, sendo a linha de Freeza a ideal para sucesso+talento de Toriyama.
^^v
Cada vez que Toriyama abre a boca pra falar de Dragon Ball, só sai merd@… é a obra que eu mais gosto, mas também, é o autor que mais desprezo, a cada ano que passa o cara reclama cada vez mais do que fez naqueles anos, e cheguei á conclusão que preciso agradecer as pessoas que “obrigaram” ele a seguir esse rumo na história e que o tornaram tão rico. O único mérito dele foi ter obedecido e ter nascido com esse dom fantástico, que a propósito, não merece. Quem dera tivesse sido Oda a ter criado Dragon Ball, esse sim é um homem profissional e que merece todo o respeito. Eu amo Dragon Ball, é meu mangá favorito, mas Toriyama é uma pessoa desprezível e que não respeita os fãs que ajudaram a colocá-lo onde ele está agora.
Não que eu não goste da saga do Cell e do Majin Boo, – até porque foram nelas que foram apresentadas marcas da série como a fusão – mas se Dragon Ball tivesse terminado na saga Freeza, as críticas que a série mais comumente recebe como “cada vez aparece um inimigo mais forte” e “os personagens morrem direto e voltam” não teriam fundamento.
Acho que se terminasse quando o Goku voltando pra casa depois de anos desaparecido após a batalha contra Freeza o anime seria inquestionável.
:wink::wink::wink::wink:
Se Fosse 1 de abril ninguem acreditava sobre isso ueueuheuh
No caso do Toiyama, na minha opinião, a resposta é não. Ele não poderia hoje se dar ao luxo de produzir quase nada e praticamente viver do trabalho que “lhe sugou todas as energias” se Dragon Ball tivesse seguido a linha inicial até o fim.
Isso me lembra do Togashi. A ideia inicial dele para Yu Yu Hakusho era bem diferente do que a obra acabou se tornando por pressão da editora. Pelo menos ele está dando o troco com Hunter x Hunter (faz o que quer, quando quer e não está nem aí que a segunda adaptação em anime esteja encostando no mangá que continua em hiato).
Já o Kurumada, não deve ter tanto problema com as lutas (iniciou um segundo Ring ni Kakero e seguiu firme com a obra até o fim), ele deve mesmo estar é de saco cheio de sua maior criação (Saint Seiya). É só tomar o ritmo de publicação de Next Dimension como exemplo. Se bem que, segundo o próprio Kurumada em uma entrevista, ele está com “um problema” nas mãos, e desenhar se tornou algo difícil…
Dragon Ball nao fazia mto diferente do que a maioria dos animes e mangás que é o humor, e acho que a historia evoluiu a medida do crescimento dos poderes do protagonista e seu filho mais velho que foi o protagonista de dragon ball z, pra quem ainda achava que Goku era a figura mais importante da segunda serie!!! enfim, acho que foi uma evoluçao natural, nao dava pra adulto o goku ficar lutando contra dinossauros e sempre buscando as esferas do dragao e brigando com inimigos pifios e pateticos como Pilaf, chefe coelho, ninja purpura.
Deixando as memórias afetivas de lado, convenhamos que TODA a fase Z é vazia em termos enredo. O que existe é uma desculpa para as lutas, apenas isso. E sem essa de que “Foi bom até Freeza” até por que a fase Z segue uma única fórmula de batalha. Tem um chefão, e os guerreiros Z fazem de tudo pra derrotá lo. Simples.
E um mangá importante(até bom pro gênero), porém se formos observar, realmente deve ser cansativo ficar criando as mesmas coisas…
sera que as esperanças de ter algo alem de Batalha do Deuses vai ser em vão :sad:
Beleza, mas quando precisa de grana a primeira coisa que ele faz é recorrer a DB. Nada contra a opinião dele, mas tenho total certeza que essa raiva foi mais pelo longo período que ele ficou fazendo a série do que não gostar da história em si. Mas ao meu ver, era a evolução natural da história a única coisa que quebrou ele foi o fato dele não ter terminado a série do jeito que queria.
Sou muito fã de DB e do próprio Toriyama, tenho até outros mangas dele aqui, mas não acho uma atitude legal ficar falando mal da obra que sustenta ele até hoje e ainda é grande base para os mangas atuais.
A fase inicial de Dragon Ball é a melhor mesmo. Me impressiona o número de pessoas falando mal do Toriyama, aposto que nem conhecem outros trabalhos dele. Ainda vem dizer que foi bom ele ter sido obrigado a produzir o que não queria, parece que não têm o mínimo senso do que é ser um artista.
Sucesso é muito bom, mas tenho certeza que um artista prefere ser reconhecido pelo que gosta e não pelo que os outros gostam, mesmo que seja por um número menor de pessoas. Fazer o que? É o mesmo lugar onde as pessoas por um saudosismo barato acham que uma manga pode ter os nome dos personagens trocados sem se importar com a obra original ou o que o autor quis transmitir (to falando de Sailor Moon).
se continuasse com as piadinhas ia acabar como beelzebub
nem o kuririn ia ser aproveitado pelo toriyama
Base para os mangás atuais até dele próprio, já que dá um jeito de enfiar DB em tudo para vender mais, não que eu esteja reclamando disso, só reclamo dele reclamar.. kkk
Nunca explodiu mundialmente?
E pq ele nunca criou então… um mangá que não fosse de porrada? =P
Para mim o Dragon Ball que posso dizer que sou fã é o Dragon Ball faze clássico, talvez no máximo o início da fase Z. Um dos principais motivos é esse mesmo mencionados por Toryama. Muitas vezes quando falo isso sou duramente atacado e criticado (Certas pessoas, principalmente nesse meio “otaku” tem sérios problemas em lidar com a opinião aleia). Sim eu me diverti horrores com DBZ quando era criança e não nego isso (Não chega perto da minha diversão com CDZ), mas depois de velho eu mudei bastante minha visão em relação a obra, quando começou o lance de SSJ o parada perdeu aquela magia para mim. Hoje em dia na verdade eu acho CHATO, sério, eu até tentei acompanhar o DBK na época que estava saindo, mas dropei. É muita repetição, sempre aparece um ser a lá deus que mata u porrão de gente que é ressucitado depois e o Goku magicamente descobre uma nova transformação na qual ele virá o rei da cocada-preta para na saga seguinte ele ser reduzido a um bosta e tudo começa novamente. Isso sem falar na extrema emrolação. Está certo que muitas coisas que DBZ faz são elementos do próprio gênero shonem, sempre ter um inimigo mais forte e o heróis se superar e tal, mas a maneira como isso é feito é muito “A lá culhão”, nem as lutas de DBZ me empolgam mais hoje em dia. Agora se eu pego Yu Yu Hakusho, CDZ, ou até mesmo o DB clássico com todo aquele clima de aventura e com dúzia personagens carismáticos (Que no Z foram transformados a simples buchas ou chuck norris’s que são fodas por serem fodas) eu fico tão encantado de não conseguir parar de assistir. Respeito muito o que DBZ fez e representa, ainda mais aqui no Brasil, mas para mim eu passo longe hoje, e acho que muitos “coroas” que enaltecem tanto DBZ é por pura nostalgia e nada mais.
Resposta= NÃO!
Isso explica por que a Batalha dos Deuses não teve tanto sangue jorrando lol , Mas sendo sincero , é a violência que me faz preferir o DBZ e até mesmo o DBGT ao DB , DBZ virou meu anime favorito não so pelo seu enredo e cenas épicas e sim pelas as lutas que são uma das melhores se não a melhor de todos os animes lol , DBZ Sem violência para min não é a mesma coisa na boa e creio que muitos pensam assim se você parar para pensar no começo do DBGT ( quando ele lembrava muito o DB com os lances de busca as esferas do dragão ( so que no espaço )… inimigos mais fracos para o Goku… menos violência ) Pouca gente havia gostado… ele so começou a engrenar a partir da Saga de Baby que começou a com a violência e as lutas épicas .:wassat:
Respondendo a pergunta: Não.
Aliás, se me lembro bem Dragon Ball Z estreou nos EUA antes mesmo do “DB sem sufixo” e foi assim que estourou. O que já deve dar uma ideia na força da “saga feita pela vontade da Jump”. A linha de comédia poderia até ter feito a série continuar sendo memorável, mas virar o fenômeno que é hoje? Tenho minhas dúvidas.
O Kurumada gosta de mangá de briga. Tanto que um dos trabalhos pelo qual ele parece ter mais carinho é o Otoko Zaka (que foi cancelado), já que é uma espécie de homenagem a um de seus “mestres”.
No caso de CDZ, não acho que ele tenha descaso com a franquia nem tampouco que ele a deteste. Acho que no caso dele pode ser um misto do problema que ele teve nos dedos com outras coisas como o processo de criar histórias pra série ser bem cansativo (ele ficou doente após o final de hades) até mesmo um pouco de falta de ideias.
Isso me lembra muito do mesmo caminho que foi traçado por Katekyo Hitman Reborn algumas décadas depois. Uma comédia nonsense que por ganhar certa visibilidade foi forçada a errar pelas esferas do battle-shonen. Ficou bom até, mas depois desandou até ser cancelado de forma patética sem nem chance de finalizar os conceitos da história.
A resposta da pergunta é não, sem dúvida, mas se ele não tivesse feito DBZ ele não teria todas as energias sugadas e continuaria desenhando. Pensem nisso.
Não seja idiota cara, na declaração original ele diz que não esta bem de saúde. Ele é desprezível por estar mal de saúde? Eu acompanho as declarações dele e a única que foi polêmica foi essa.Oda, não seria nada senão fosse Toriyama é só ver o tanto de publicidade de Dragon Ball e One Piece juntos.Ele é o autor tem direito de reclamara da própria obra não?:angry:
Quem dera o Eiichiro Oda tivesse essa consciência. Provavelmente já teria acabado One Piece. Tô no volume 67 de One Piece, esperando a história “engrenar”…
Ele é character design da Square Enix isso é ser sustentado por Dragon Ball?
Tem dezenas de histórias assim que não tem luta e que foram feitas por ele.
DBzinho era tão repetitivo quanto DBZ, toda hora era eles correndo pra pegar as esferas, depois participando de algum torneio, esferas, torneios e assim ia…DBZ também é repetido (vilão sempre com 3 formas, etc), mas dentro dessa fórmula, pelo cara ser bem criativo, ele conseguia fazer lutas diferentes e interessantes (diferente de um Kurumada, por exemplo), mas lendo os freetalks do mangá pela Panini, ele vive dizendo que mal mal ele tinha planejado só a primeira fase do mangá, que vai até o volume 2, quando o Pilaf rouba as esferas e etc., depois disso tudo foi na base do “improviso” e do que estava se tornando popular no mangá.
Se fosse um anime que eu não conhecesse tudo a respeito, até acreditava, mas com DB o jbox se entregou…kkkk
Desculpa estragar, mas avisando o pessoal que isso é sim mentira de primeiro de abril…
Toryama ama DB, ele tem muitos projetos ainda, como o de lançar um mangá com a mãe do Goku e está escrevendo ginga patrol jako onde tem total ligação com DB, e ambos tem luta e até sangue…
kkkk
Se entregou jbox, em mentira de DB não caio, isso alivia, pois agora sei que o resto publicado hoje tbm é mentira…kkkk
Antes usar as Dragon Balls que dão o nome a franquia do que fazer igual o Oda no One Piece,afinal de contas a história é mesmo sobre o One Piece?
Para Goku :
Falando igual um simplório experiente que obviamente preferiria ser um bebezão fresco & reclamão. Esta mensagem deve ser fácil de entender: Todas as advertências recebidas nas aulas de dojinshi ao longo dos anos, desde minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade, provaram ser verdadeiras. Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ler ou fazer mangás. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estou atrás da prancheta, as luzes se apagam e o barulho ensandecido da multidão começa, nada me afetava do jeito que afetava Naoko Takeuchi, que costumava amar, deliciar com o amor e adoração do público – o que é uma coisa que totalmente admiro e invejo.
O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de desenhar. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, por Kami-Sama, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu & nós atingimos e divertimos uma porção de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor às coisas depois que elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança.
No filme Dragon Ball Evolution tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs da série, mas ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que tenho por todos. Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, sensível, insatisfeito, ariano, pequeno homem de Amaterasu. Me pergunto: Por que você simplesmente não aproveita ? – Eu não sei ! Tenho a minha esposa Hiromu Arakawa, uma deusa, que transpira ambição e empatia, e minha filha chamada Arale que me lembra demais como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Não posso suportar a ideia dela se tornando igual o triste, autodestrutivo e mórbido manga-ká que eu virei.
Eu recebí muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade passei a ter ódio de todos os terráqueos em geral. Apenas porque parece muito fácil se relacionar e ter empatia. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Arigatô do fundo de meu nauseado cérebro explodindo pelas cartas e preocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste ! Não tenho mais paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia.
Akira Toriyama
Fonte cara?Tem muita coisa intrigante ai nesse texto.
Eu não consigo enxergar as batalhas
altamente fantasiosas de DBZ como
“violência ” comparado com o lado
hardcore da animação japonesa !
Acho que o termo correto seria
ação excessiva ! E se o humor de
Batalha dos Deuses era bom, o excesso
de comedia bizarra é outro problema
no entretenimento japonês (não tem como
um Kamen Rider se transformando com
frutas caindo na cabeça ser considerado
normal fora do Japão ) !
DB jamais faria sucesso algum se continuasse a ser uma comédia escrachada – a série é boa justamente por que amadureceu juntamente com o protagonista (Goku). u.u
Osamu Tezuka, o “Deus do Mangá”, costumava criticar os mangakás da década de 1980 (época em que houve um movimento liderado por autores como Tetsuo Chiba, que se rebelaram contra as normas e princípios criados por Tezuka – normas e princípios que eram seguidas à risca não só por Tezuka, mas também por seus seguidores – e que foram os responsáveis por transformarem o mangá naquilo que conhecemos hoje) pela violência presente nas obras deles, e em suas adaptações para animes.
Para Tezuka, os autores de mangás dessa geração dos anos 1980 confundiam violência com ação e na opinião dele. o mangá estava no mau caminho por causa disso.
Outro crítico da violência (e do sexo) nos mangás e animes é o famoso diretor de animação Hayao Miyazaki, que chegou a dizer que, por causa disso o mangá e o anime estavam entrando num beco sem saída (se bem que, vindo de um intelectual de esquerda, socialista – uma ideologia fracassada que não deu certo nem na ex-URSS, nem em Cuba e nem mesmo na Coréia do Norte – não podia se esperar outra afirmação).
[…] Toriyama Diz Ter se Cansado da Violência de Dragon Ball […]
Beleza mas você acha que só com isso ele seria tão famoso mundialmente, e mesmo ele trabalhando lá ele só faz isso uma vez ao ano, isso se for ele mesmo pois acho que ele só rabisca os personagens principais. Querendo ou não grande parte tanto da grana quanto da fama ainda vem de DB, prova disso foi o ultimo One shot. Mesmo tendo um plot próprio o final engrenava lá em Dragon Ball, e vamos admitir o ultimo capitulo foi melhor sem duvidas.
tá bom deixa de zoeira e tira essa zoeira da qui.
toryama tomou algum tipo de medicamento? ele é louco de quere cansar do genero da serie no qual deu a ele milhoes de dinheiro. devido a seu enorme sucesso.
:laughing:
É engraçado como a maioria dos comentários tem Dragon Ball como “obra de arte”. Dragon Ball é obra de arte fora do Japão, lá e principalmente para a SJ e Sueisha, DB é um de seus produtos mais lucrativos… parem pra pensar, vcs acham que o Dono do MacDonald’s come Mac-Lanche feliz todo dia? é como diz o ditado “casa de ferreiro espeto de pau”.
Concordo perfeitamente o que Toriyama disse. Nada contra o gênero, mas eu penso exatamente como ele, tanto é que eu atualmente não assisto mais battle-shonens (o último que eu assisti foi o FMA Brotherhood) e não acho que eles fazem falta, para mim os animes de outros gêneros já são o bastante. Para mim, mesmo que os battle-shonens sejam os animes mais famosos, a violência, a repetição e a longa duração, embora sejam características deste gênero, fazem com que me afaste destes animes.
Eu sei que alguém disse algo parecido, só que infelizmente já temos aqui muitos comentários problemáticos de pessoas que acham que só battle-shonens são bons e os animes de outros gêneros são uma bosta. Recomendo que saia um pouco desse teu mundinho e abra os olhos. Também tem muitos battle-shonens ruins sendo produzidos no Japão (como CDZ Omega), enquanto que também existem produções magníficas de outros gêneros (como Chihayafuru). Diversifique mais o seu acervo de animes.
Acho que se Dragon Ball fosse menor e focado mais no humor seria ainda mais sucesso mundo afora. É como o próprio autor já disse, há uma série de situações repetitivas e desnecessárias.
E prefiro apenas Dragon Ball, nada de saga dos sayajins ou coisas depois.
Mas todo mundo sabe que o melhor mesmo é Dr. Slump.
DB estreou nos EUA todo modificado, com mudanças de nomes(Goku era chamado de Zero), depois, veio DBZ e fez sucesso por la no final dos anos 90.
One Piece já engrenou a muito tempo amigo. Atualmente, é um dos melhores, ou talvez o melhor da Jump(HxH seria um dos únicos a conseguir batê-lo hoje se não fossem os hiatos). Agora, é uma série feita pra ser longa e focar no desenvolvimento do bando, enquanto várias tramas paralelas ocorrem e trazem consequências la na frente.
Mas sim, a história já engrenou e muita coisa já aconteceu e movimentou o enredo, o negócio é que é um mangá feito pra ser grande.
Dragon Ball iria em frente se tivesse seguido o estilo inicial até o final?
Maioria dos países que a série fez sucesso foi apenas pós Dragon Ball Z e grande maioria só começou a exibir a partir da fase Z, além de Kai começar nos Saiyajins. Apenas a pouco tempo atrás tive a oportunidade de assistir a todo o DB clássico e é um animê muito bacana, mas não me empolga como a fase Z. Conheço gente que nem sabia que tinha a fase Dragon Ball original em animê!
Mas deve ter sido chato pro Toriyama ter de ficar esticando lutas e isso realmente é algo ruim (e bom ao mesmo tempo, as lutas longas foram o que deram fama a série). Mesmo no Dragon Ball Kai, as lutas são bem longas. Toriyama entrou com um mangá de comédia e possivelmente achou que ficaria só nesse estilo, mas a Jump ditou as regras… Mas se num fosse isso ele num poderia desenhar mangás ocasionais como recentemente o Jako nos dias de hoje e também no passado SandLand e Kajika.
Até quando? A julgar pelas notícias que eu leio e vejo na imprensa e nos noticiários, sem falar das matérias nas revistas semanais, é apenas uma questão de tempo para eles também terem o mesmo destino.
Mesmo a China, que fez reformas econômicas e abriu o país para as empresas internacionais (mas nem tanto), mais cedo ou mais tarde terá de escolher entre continuar a ser socialista/comunista ou tornar-se totalmente capitalista, não só na economia mas também na política, como o Ocidente.
A violência dos battle shounens não são mais do que mero fanservice para atrair fãs ávidos por ver esse tipo de cenas.
Ao contrário do que muitos pensam, fanservice não se limita ao moe, kawaii ou ecchi. Também existem outras formas de fanservice.
O próprio Osamu Tezuka costumava se valer do fanservice em suas obras (no caso dele, o fanservice que ele fazia uso era o humor, mesmo em cenas no qual o humor não era necessário ou em cenas dramáticas, no qual piadinhas, caretas, etc. eram colocadas no clímax de histórias dramáticas), como podem conferir num artigo sobre fanservice, abaixo:
http://www.genkidama.com.br/anikenkai/2013/11/24/fanservice-uma-discussao-interminavel/
Sendo assim, a violência gratuita/desnecessária existente não só em Dragon Ball Z, mas também em outras séries, também é uma forma de fanservice. Sempre vai existir alguém que aprecia esse tipo de coisa, e enquanto houver fãs de violência, o fanservice de violência continuara existindo. E isso vale para fãs de outros tipos de conteúdos e para seus respectivos fanservices.
Uma correção:
O nome do mangaká citado como um dos que romperam com as regras estabelecidas por Osamu tezuka e seus seguidores é Tetsuya Chiba, e não Tetsuo Chiba. Falha minha.
Não sabia disso. Obrigado pela informação.
Na verdade, as bases estabelecidas pelo mestre já estavam cansando na década de 70, quando Goh Nagai ousou colocando sexo e violência em histórias como Gakuen School e Devilman, entre outras, abrindo o caminho para estes novos artistas. na minha opinião, a principal perda foi de senso crítico-que sobrava nas obras de Nagai-em detrimento deste fanservice de violência feito para satisfazer uma geração cada vez mais acostumada ao cinema americano, fonte de inspiração de mangás como Hokuto no Ken e os próprios Dragon Ball’s.
Acho que o pessoal reclama demais. É de se esperar que num Shounen Porradeiro ocorra situações onde tenha porrada, né? Assim como num anime moe é óbvio que vai ter fanservice. Mas mesmo assim eu sempre prefiro séries que sejam mais focadas na história, exceto quando é comédia.
A única reclamação que eu realmente faço de Dragon Ball são as situações que se estendem demais, quando no anime os caras levam 2 episódios inteiros pra dar um soquinho só.
A China de comunista só tem a fama mesmo, porque já tem algum tempinho que ela virou capitalista, tanto na economia quanto na política. Ela não abriu espaço para todas as empresas internacionais, mas isso é uma questão de protecionismo econômico; quase todos os países capitalistas adotam esse protecionismo em maior ou menor grau.
Lembrando também que socialismo é diferente de comunismo. No ocidente temos vários governos socialistas, como o de Hollande na França e o governo da Noruega. Ter um governo socialista também não significa que ele não seja capitalista.
akira toriyama se canso da violencia de dragon ball mas uma coisa eu falo dragon ball sempre vai ser um dos melhores animes de luta que tem
[…] Polêmica: Toriyama Diz Ter se Cansado da Violência de Dragon Ball […]
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:wink::wink::wink::wink::wink::tongue::tongue::tongue::tongue::tongue
Se até o criador de DB não gosta do seu anime, eu também não vou gosta mais de BD, AGORA MEU ANIME PREFERIDO É (((( NARUTO )))
Só que Kurumada ainda está desenhando Saint Seiya, só ir ler Next Dimension.
Creio eu que isso acontece com a maioria, é só ver Death Note, tenho certeza que a história original era acabar ali no gato e rato entra L e Raito… Pra mim DragonBall teria que ter acabado no Freeza, 1 único e lendário Super Sayajin, não aquela melequeira toca que veio depois, claro que eu curti, assisti tudo, mas fica claro que o ponto final da história seria lá, onde o Vegeta diz sobre a suposta lenda. Depois vira uma putaria de todos conseguirem o SSJ. Mostra mesmo a pressão da editora no autor.
Spharion, recomendo a leitura desse artigo pelo fansite Kanzenshu que esclarece bastante as lendas por trás dos possíveis “finais”:
http://www.kanzenshuu.com/intended-end/
DB, comecou legalzinho, depois virou um lixo só.
:wink: cara dbz ainda foi divertido mas akira forçou uma sobrecarga de repetição apra ver se o manga nao vendia por que ele nao aguentava mais fazer o manga … e cdz eu acho muito repetido mais ainda gosto mas eu perdia a magia que tinha por cdz , mas yu yu ainda acho muito foda
discordo dragon ball tem uma historia otima mas depois por cansação e nao aguentar a pressao de continua o manga ele forçou repetição para tenta acaba com o sucesso mas nao conseguiu e se tornou inspiração para outros mangakas. akira so acho que ele nao deve reclama do ganha pao
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