A Nintendo, a grande empresa de jogos famosa por títulos como Pokémon, Super Mario Bros., The Legend of Zelda, entre outros, firmou hoje, em uma conferência, parceria com a DeNA, uma plataforma de jogos mobile japonesa semelhante ao Steam.
Com a parceria, a Nintendo passou a ter 10% das ações da DeNA e a plataforma móvel ficará com 1,24% das ações da Big N. Jogos em nome da Nintendo serão lançados para PCs, tablets, smartphones, sendo esses novas produções com o selo da empresa. A previsão de início do lançamento desses games está prevista para o segundo semestre de 2015.
Além do anúncio da parceria, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, revelou a produção de um novo console, nomeado até agora como NX. Também foi falado sobre a nova plataforma online de cadastramento que cobrirá todos os consoles e portáteis juntamente com os smartphones, tablets e PCs.
A melhor coisa que a Nintendo poderia fazer é lançar seu jogos pra xbox e PS, porque eles lançando console é ruim d+.
Eu penso que com esse mercado de Smartphones ainda vai ter gente se interessando em consoles no futuro, ainda mais a coisa como está indo.
Sério, o que eu vejo é mais criança brincado com Smartphone e Tablet que com videogame mesmo. Videogame vai ser uma boa lembrança dos anos 90.
Ruim? Tenho PS1, 2 e 3. Se hoje eu resolvesse comprar um console da “próxima geração”, eu pegaria um Wii U (e não gosto de Mario). Não há nada no PS4 ou no XONE que vale a pena por enquanto.
É tudo uma discussão de 1080p 60fps gráficos isso, gráficos aquilo.
Eu só quero jogos legais.
E só lembrando que os jogos “de verdade” da Nintendo não vão para celular e afins, tanto que ela vai lançar outro console. Jogos como Pokémon Shuffle ou um super divertido flap bird com o Mario vão para celular. Bem, jogar em celular é o fim da picada.
Nintendo saiu das cavernas!
Tenho um Wii U e esta encostado faz tempo.Só joguei Mario mesmo.
Jogo mais PS3 mesmo.
Uma coisa que a Nintendo deveria colocar em seus jogos é o Sistema de Conquistas como dos jogos do PS3 e Xbox.
Tem muito jogo ruim que se vende por causa de conquistas faceis.
Concordo !
Quem viveu nos anos 90, sobretudo na primeira metade, lembra
como os consoles eram extremamente populares! já cheguei até
a ver videogames instalados em estacionamentos de mercadinho de esquina e consultório de dentista nessa época.
Até no bar do Zé na esquina tinha Mega Drive.
Hoje eu só vejo games em lojas… Mas no entanto o que ganha em popularidade são mesmo os smartphones e tablets. fala-se que vende-se muito videogames no BR, eu acho que esses numeros são falsos!
Fim da picada é comentário como o seu, tem muito jogo mobile que dá banho em game de console.
Ficaria feliz se você citar jogos que não necessitam derramar a carteira em micro-transações, não tem propagandas e cujo o touchscreen não atrapalhe absurdamente.
Seguindo esses critérios, eu poderia citar paciência, campo minado e sudoku.
Ports de console não contam (Phoenix Wright) e Sonic 4 é um lixo.
Mas eu condordo, Sudoku é muito melhor que vários jogos de console. Entretanto, biblioteca de celular Vs minha biblioteca de 3DS (Conception II, Donkey Kong Country Returns 3D, Etrian Odyssey IV: Legends of the Titan, Etrian Odyssey Untold: The Millennium Girl, Fire Emblem: Awakening, Harvest Moon 3D: A New Beginning, Pokemon Alpha Sapphire, Pokemon X & Y, Professor Layton and the Miracle Mask, Professor Layton VS Phoenix Wright Ace Attorney, Project X Zone, Rune Factory 4, Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked, Zero Escape: Virtue’s Last Reward), eu fico com meu 3DS.
“Ah, você pode rodar emulador de blablabla”. Fique com seus jogos piratas, eu não pirateio jogo há séculos. E tenho meus consoles antigos ainda funcionais aqui.
Como se consoles e pc não tivessem micro transações também. Alias o modelo atual de mercado de games é assim em sua maioria. E sim, existem jogos de celular tão bons quanto de consoles.
E Mortal Kombat X vai ter uma versão pra celular e tablet.
Well, eu praticamente não jogo no PC. Quanto ao PS3, eu espero sair a versão Ultra Giga Mega Final Ultimate Arcade Edition Forever e depois compro quando ela entra em promoção. 3DS é meio que livre disso. No fim, tenho um jogo completo. No celular qualquer coisa você tem que pagar e no fim você paga tranquilo mais de 100 dólares num joguinho pior que Enduro do Atari.
Essas imagens representam bem o mundo dos “jogaços” de celular: http://imgur.com/a/2KG6J
Acreditar que os jogos de celular não evoluíram ou são basicamente microtransações é subestimar a plataforma.
Até mesmo a Konami está indo pro mercado mobile: http://venturebeat.com/2015/03/19/the-future-of-metal-gear-silent-hills-and-konami-in-doubt-as-hideo-kojima-is-reportedly-leaving/
Tudo porque é mais barato fazer jogos e há retorno garantido. Aliás, quantas pessoas você vê ainda com portáteis? Celulares já ocuparam há muito tempo esse espaço. É fato: existem jogos para todos os públicos e gostos. Já passou essa época de se agarrar a um console de uma marca x ou y. No futuro o que vai dominar vão ser os dispositivos móveis e o PC para os mais exigentes. O mercado está mudando de uma forma assustadora.
Quantas com portáteis? Inúmeras. O que eu vejo jogando em celular são joguinhos toscos enquanto tá na fila do banco, aka, jogar por 3 minutos. Só conheço um que é viciado no “jogaço” que é Clash of Clans, que como o povo do Honest Trailers disse: pegue uma nota de 5 dólares, jogue-a no chão e coloque fogo ao invés de perder tempo e dinheiro com esse lixo.
Mas o que você disse é verdade. As empresas querem fazer jogos de celular por que são simples e baratos. São menos complexos que jogos de Atari e possuem um bom retorno (quando dão). O alvo desses jogos não são “gamers”, é o povão.
Entretanto, eu que já dei uma boa estudada no mercado de jogos (justamente porque já procurei trabalhar no mesmo), acredito que o mercado de jogos de celulares causará a próxima quebra da indústria. Um sistema em que menos de 1% dos jogadores gera praticamente todo o lucro, um sistema em que a maioria dos jogos são jogados por menos de 3 minutos e são esquecidos, um sistema onde você coloca um jogo “inovador” (nossa, Flap Bird é GIGA inovador e divertido) faz com que mais de 100 clones surjam por hora, um sistema onde os 10 jogos mais baixados engolem 90% de todo o lucro da indústria… é um sistema insustentável a longo prazo. Veja o quanto a CAPCOM tomou no ** tentando entrar nesse mercado.
Sei estudando o que você quer ver e usando a “falácia do espantalho” para subestimar o mercado mobile.
No mais, veja a Konami, Sega e até a própria Square-Enix investindo de uma forma constante no mercado mobile. A coisa melhorou muito. O mercado de games atual já está quebrado com os jogos que exploram os recursos das máquinas custando caro para serem desenvolvidos. As empresas de games, sobretudo as Japonesas precisam “diversificar sua atuação” porque o mercado está MORRENDO. A mudança está aí: só cego que não quer ver.
Agora onde estão as inúmeras pessoas com portáteis hoje em dia: eu diria que para cada 5 pessoas com portáteis, 4 estão jogando jogos de celular.