Já estão disponíveis na Netflix há alguns dias os dois últimos filmes que completam a trilogia cinematográfica de Samurai X (Rurouni Kenshin), baseada no mangá homônimo de Nobuhiro Watsuki (publicado no Brasil pela JBC).
Você pode assistir agora mesmo aos filmes Samurai X – O Inferno de Kyoto e Samurai X – O Fim de uma Lenda, com áudio original em japonês e legendas em português. Apenas o filme O Inferno de Kyoto possui áudio dublado em português, em versão feita pelo estúdio Lexx. Neste detalhe, aqueles que optaram por assistir ao primeiro filme dublado (intitulado apenas como Samurai X, disponível na plataforma desde dezembro de 2013), encontrarão com uma discrepância no elenco de vozes, já que a versão do segundo filme leva mais em conta os atores que conhecemos da versão animada. Em resumo, Kenshin no primeiro filme tem a voz de Yuri Chesman e no segundo tem a interpretação clássica de Tatá Guarnieri (que convenhamos, vale mais pela nostalgia, já que pouco combina com o ator japonês que encarnou o personagem).
Todos os filmes possuem distribuição nacional da Focus Filmes, que lançou o primeiro longa em DVD e Blu-ray ano passado. Na ocasião, houve preocupação de realizar duas versões brasileiras (ambas disponíveis no disco), uma com elenco “inédito” e outra com parte das vozes originais conhecidas do anime. Apenas a primeira foi parar na Netflix e, aparentemente, não foi mantida para a continuação.
O rumo incerto da Focus
Conhecida pelos fãs de produções japonesas a partir da segunda metade dos anos 1990, quando lançou em VHS títulos como Fatal Fury e os filmes d’Os Cavaleiros do Zodíaco, a Focus Filmes/Flashstar/Five Star (os três selos são da mesma empresa) hoje pertence ao grupo Europa Filmes e tem arriscado de forma cada vez mais tímida o seu investimento no nicho.
Nesse naufrágio lento de motivação, vimos vários títulos caindo na desistência. Entre eles, a clássica série tokusatsu Black Kamen Rider e o filme A Princesa e o Piloto (adiado para Deus sabe quando). A própria série animada de Samurai X estava nos planos para lançamento em home-video (saiba mais aqui), mas a depender do cenário que enxergamos e do sumiço total de Fullmetal Alchemist (nenhuma loja está vendendo o box corrigido com a série completa em DVD), talvez nem valha a pena medirmos esforços por uma espera.
A Focus enfrenta um mercado bem decadente no Brasil. O home-video ainda não encontrou seu rumo e não conseguiu emplacar o blu-ray no país. De quem é a culpa? Os serviços de streaming seguem se popularizando e ganhando força, tornando-se uma alternativa legalizada eficiente para quem procura assistir filmes na hora que bem entender. Em menor escala de contrapartida, sempre existirá o fã que quer ter o que gosta em mídia física guardada pra sempre na prateleira. Mas esse fã não quer qualquer coisa. Não basta jogar o filme em um disco de DVD/blu-ray em um estojo padrão e lançar no mercado. O fã quer pagar praticamente por uma “obra de arte” que dê gosto de guardar. Um produto que se preocupe com acabamento visual, externo, interno, virtual… Com extras atrativos e mimos que nenhuma versão on-demand ou pirata possua. Um item exclusivo, algo que seja realmente item de colecionador.
O mercado de home-video no Brasil envelheceu e infelizmente martela em estratégias defasadas. Agora as distribuidoras independentes descobriram que podem vender seus filmes para Netflix e afins para sair do vermelho e pouco a pouco se distanciam da mídia física. Ano passado tivemos só o maior evento de cultura pop da América Latina acontecendo em São Paulo, um pavilhão por onde saíam centenas de pessoas abarrotadas de sacolas e vendedores com sorrisos de orelha a orelha com seus estoques zerados. O fã existe por aqui, ele quer ter um produto legal e as distribuidoras independentes precisam saber como dialogar com eles para ontem.
E afinal, como fica o lançamento em DVD/Blu-ray?
O 2º filme, O Inferno de Kyoto, pode ser encontrado em pré-venda em lojas nanicas, como a Scorpion Home Video. Aparentemente, o lançamento deve ocorrer em maio.
Sobre O Fim de Uma Lenda, nada se sabe. Entramos em contato com a Focus nos últimos dias, mas não obtivemos retorno. A julgar pela ausência da dublagem na Netflix, as expectativas são mínimas. Ah, se sair, só deve ser em DVD mesmo. Uma pena…
Vou agora mesmo assistir. Gente, os tempos mudaram. Agora o negócio é streaming, é nisso que temos que apostar. Nao tem essa de ficar esperando o mercado brasileiro nos trazer com qualidade os animes que tanto amamos bem como seus derivados. Esses caras do Home-video tao fudidos porque os canais de streaming vao engoli-los. Ou melhor, ja estao fazendo isso. Cabô a enrolação gente, bora pro Netflix!!!!! Quer dizer, no meu caso é Grátisflix por que eu uso o de uma amiga minha.
Fui.
KKKKKKK, enquanto muitos esperam o lançamento de qualquer que seja a obra em Blu-ray, de anime ou tokusatsu, já assisti todos os possíveis em 1080p, uma pena, pois iria dar preferência ao lançamento em blu-ray e ir comprar na loja, sou contra baixar filmes que ja tenham direitos no Brasil, mas não aguento esperar essa enrolação de lançar ou não em blu-ray. Já o DVD não vai dar, tentem assistir um filme em DVD em uma tela de LED de 46´´ , É HORRÍVEL. A única saída mesmo são os serviços de stream, essas empresas de se fod…………
esse filme tem o selo seiya de qualidade :tongue:
Nenhuma loja tem o box corrigido de FMA?
Fodeu.
bom… quem quiser que baixe na internet os filmes 2 e 3 ou então quem mora na cidade de sp (capital) compre eles nas lojas de vds do bairro da liberdade pois eles ja estão disponiveis desde o mes 01/2015 e apoiar a gnt sempre apoia msm os dvds oficiais no brasil massss o serviço porco que certas empresas fazem´ai realmente ñ da pra apoiar em nd msm e o tal do “racall” de fullmetal que tem ate o video ai do jbox entre o final de 2014 e o incio agora de 2015 ñ achei ele em nhuma loja virtual e sites de buscacom bondefaro por exemplo ñ me indicaram a nd tbm e em lojas como a livraria cultura e a saraiva por exemplo estes sites dizem que o titulo desse “recall” esta esgotado no fornecedor e sobre a duglaem esqueçam pois se ele fosse dublado ele sairia no mercado daqui a 15 meses assim como aconteceu com o primeiro filme aconteceu portanto vai sair apenas legendado msm esses 2 ultimos filmes do samuai x… a menos que lá na frente relancem estes filmes dublados (o famoso requentado como a focus filmes fez com os os tokusatsus de jaspion, e jiraiya)
Jiback, vou dar uma de “advogado” da Focus.
De fato, você tem razão: sim, os clientes atuais de produtos como DVDs e Blu-Rays são colecionadores, e querem uma obra de arte. Não discordo.
O ponto é: estes clientes tem condições de pagar a qualidade que almejam?’
Uma empresa não vai ficar fazendo cortesia. Ela tem que pagar os direitos autorais dos vídeos que são distribuídos, a equipe de produção, edição e masterização. A arte da Capa (oi, vocês não ajudaram a fazer uma vez? :) ) A fábrica de DVD e claro, os benditos impostos…
Competir com pirataria e streaming oficial é quase impossível. Não é como competir com a TV, mas competir com algo que lhe permite a fazer o mesmo que faria com o DVD: assistir a qualquer hora, em (quase) qualquer lugar.
Ainda bem que comprei logo no inicio o box de fullmetal. Claro, passei por um “perrengue” quando vi que tinha censura e tals, mas depois de mandar o corrigido, fico feliz por ter pelo menos o anime inteiro na estante. :tongue:
Eu acredito que titulos de Animes e Tokusatsu só voltam a dar certo no Brasil em Home video quando um canal de TV ABERTA “ACREDITAR” novamente nisso é fato que hoje temos a TV fechada o Netflix e etc…
Mas por incrível que apareça a TV aberta tem força ainda e alcança todo tipo de publico inclusive aquele que não sabe o que é animes ,vai saber e vai comprar se algo sair.
Popularidade é o que falta pra vender.
Vagner, se tratando de anime, eu sempre compro no lançamento, mesmo tendo que pagar mais caro, porque penso estar incentivado a distribuição. Agora séries e filmes eu compro nas promoções mais baratas possível, afinal as “majors” não são tão receosas/sensíveis como as independentes, como a licença normalmente é delas mesmo, o lançamento é mais favorável.
———————————————————————————————–
Recentemente perguntei ao Afonso Fucci da Focus o motivo da ausência do box de FullMetal nas lojas, ele respondeu:
“Lucas. O que acontece é que as lojas não estão comprando o produto.
Estamos passando por reformulações na empresa e pretendemos em breve fazer um esforço maior.
Obrigado.
Afonso Fucci”
Se a Focus tivesse sua própria loja, parte do problema acima estaria resolvido. Essas reformulações na Europa Filmes, me fazem pensar que o selo Focus/Flashstar/Five Star vão cada vez mais perder o seu espaço, então, se a coisa já estava escassa, agora só restará um breu.
———————————————————————————————–
A Loja da Playarte está em “manutenção” a um certo tempo, se pra falar com eles já era difícil, agora complicou ainda mais.
———————————————————————————————–
O estranho é que em contrapartida, filmes de animes como DBZ, CDZ, estão obtendo uma bilheteria satisfatória no Brasil.
Eeeee dona focus aprontando de novo, e eu aqui todo feliz que o primeiro filme em blu-ray tinha vendido bem…..
Eu ia comprar os 3 de uma vez quando lançasse, assim como comprei o blu-ray do EVA 1.1 e depois o DVD do 2.2, pra nunca ver a luz do dia do 3.3…..
Realmente pessoal, nós colecionadores dependemos de downloads em 1080p mesmo de graça, e colecionaremos em nossos HD’s externos
To de saco cheio de fazer a minha parte pra essas empresas fuleiras pra depois ser deixado na mão,
No momento esse é o único jeito de termos nossas coleções guardadas “na estante”
Mais uma vez me sinto feito trouxa por confiar na Focus. Primeiro quanto a trilogia do Ultraman Zero, comprei os dois primeiros filmes em BD, o último filme, Ultraman Saga, lançaram apenas em DVD.
Agora este do Kenshin, comprei o primeiro em BD, pelo jeito o segundo vai ser lançado só em DVD e o terceiro nem verá a luz do dia.
Se a situação da Focus está assim, a culpa é principalmente dela mesma. Depois do lançamento de Jaspion, só fizeram cagada, desde o box do Jiraiya, com imagem de TV e outros cancelamentos. O destino é esse aí mesmo.
gente pela mor de deus, esta falta de dvd´s relacionados a animes estão em falta a um bom tempo por desinteresse das grandes lojas em compra-los, pois sabem que o retorno é escasso por motivos óbvios, como a pirataria hoje em dia todo mundo baixa tudo, ou compra no camelo já baixado, e também os lançamentos porcos que as distribuidoras fazem no Brasil desanima qualquer fã de querer comprar, quando lemos que no Japão os mesmos são lançados cheios de mimos, e é claro que é uma realidade diferente, mas este medo das distribuidoras de investir, acaba gerando tudo isso, mas é claro que não vou ser hipócrita , pois quem investe quer um lucro um retorno e elas ficam temerosas com a possibilidade de encalhar o que ocorre facilmente por conta da pirataria, mas mesmo assim tem que investir um pouco mais , ou são descontinuados e o que tem de lançamento descontinuado não esta no gibi, e esta cada vez, mais difícil mesmo encontrar pelo menos fisicamente dvd’s de animes a não ser por encomenda, aonde eu encontrei bastante( e por sinal comprei quase todos de cdz) foi na Casa e Vídeo(comprei muitos animes lá ) que infelizmente não vende mais dvd´s , caracterizando mais uma que desistiu por conta da disputa selvagem e desleal que é travada com a pirataria, é complicado pois é uma faca de dois gumes onde que, os fãs dizem não comprar original por serem muito caros desencorajando as distribuidoras, e as mesmas não lançam nada mais requintado pois dizem que não vai vender, já que nem o básico que elas lançam não vendem, olha é uma questão, que rende muitos assunto, pois entra também o caso dos impostos e então vejo que será difícil quem vende e quem compra se entenderem, pois um joga a responsabilidade no outro.
E a proposito cadê a continuação de Evangelion em dvd cadê o 3.33?, pois os dois primeiros foram lançados de forma caprichada a um preço justificável e gostei muito.
E sobre o segundo box do Studio Ghibli, eu insisto já perguntei uma vez e ninguém teve coragem de responder e espero que agora respondam, aonde foi parar as mais de duas horas extras que veio impressas na capa dizendo que viriam, quando não veio nem 45 min. de extras, será que dá para alguém sair do muro e responder, se isto não é propaganda enganosa.
Mas… se vermos bem, isso também é culpa da Microsoft. Porque o Xbox é o videogame mais conhecido e a mídia é em DVD.
Alô pirateiros que não leram a matéria já ouviram falar de Netflix, Crunchyroll, Daisuki, Niconico e outros?
E o Quico?
TV aberta hoje em dia não é mais parametro pra nada, aliás nem TV fechada é mais o que impulsiona qualquer coisa japonesa hoje em dia é o streaming.
Por que fizeram duas dublagens pro primeiro filme? Não seria mais barato apenas com uma e com os dubladores do anime, que era o que todos queriam?
Ainda não vi o segundo e terceiro filme, mas não vão fazer a saga do Enishi em filme?
Porque os videogames fazem tudo hoje, são como uma central de entretenimento, serve para ver filmes, etc. Dispensa completamente a compra de um aparelho para ver filmes, somente. Sendo que o mesmo já faz isso e muitas outras coisas.
Xbox One usa Blu-Ray é muito mais completo que o 360
Não encontro mesmo.Não consegui comprar nem o FMA,e quero mesmo algo caprichado .Esses filmes quero comprar, gostei dos dois áudios, é algo a mais,seria esperar demais um box com a trilogia?
:laughing:
O que eu quero dizer é que o Bluray não “emplacou” por causa dos Consoles, porque hoje em dia um Videogame serve como um faz tudo, uma central de entretenimento, ainda mais com a popularização do Netflix.
Por exemplo, pensa bem: Se você tem um Xbox 360, e querer comprar um Bluray não vale muito mais a pena comprar logo um PS3? Usado, porque no ML se encontra as vezes por até um pouco menos de 500 reais quase a mesma coisa de preço de um Bluray.
E só o que muda, basicamente do Playstation 3 pro Playstation 4, assim como do Xbox 360 para o Xbox One (pelo menos até agora, que ainda não tem nenhuma inovação) é só o poder de processamento/gráficos mesmo.
galera do jbox, voces agora vacilaram e feio, os 3 filmes de samurai-x estao dublados sim no netflix e com isso acho que fica provado que a trilogia sera lançada por completo para venda, agora saber se serao todos em blu-ray e dvd ai e que fica a duvida, mas creio que saira tudo nas 2 midias…
Até o fechamento da notícia, o terceiro filme não possuía áudio dublado. Mas obrigado pelo toque ;) Sobre sair só em DVD, foi algo que a própria Focus disse em conversa passada, mas isso pode mudar, quem sabe?
Fala pessoal, to sumido mas tô vivo!
Só lembrando que na versão DVD do primeiro filme existem duas dublagens: uma com dubladores mais adequados aos rostos dos personagens e uma segunda com o mesmo elenco do anime (tirando o Yahiko, lógico).
No Netflix optaram por usar somente uma delas, que no caso foi a versão com vozes novas. Como nos novos filmes não fizeram duas versões, acabou indo pro serviço a versão com dubladores clássicos mesmo.