E o catálogo de animes da Netflix volta a investir em nostalgia em breve. Depois de nos trazer a primeira temporada de Pokémon, mais um título dos anos 1990 deve aparecer até o fim do mês: Samurai X.
A série tem previsão para estrear no dia 31 de janeiro e provavelmente trará todos os episódios com opção de dublagem original em português, feita em parte pela BKS e parte pelo Sigma (com uma série de erros que nós já conhecemos). Curiosamente, a página aparece com o nome original, Rurouni Kenshin, como você pode conferir aqui.
Samurai X é baseado no mangá de Nobuhiro Watsuki, publicado entre 1994 e 1999 na revista japonesa Weekly Shonen Jump, contando a história de um exímio ex-assassino conhecido como Battousai, o retalhador. Assumindo a identidade de Kenshin Himura, ele resolve virar um andarilho que prega a filosofia da “espada para a vida” durante a Era Meiji, se recusando a matar novamente.
Um dos maiores sucessos da revista, o mangá virou anime pelo Studio Gallop e Studio Deen (a partir do episódio 67) em 1996, rendendo 95 episódios para TV e um longa-metragem em animação. Posteriormente, também ganhou algumas séries de OVA e uma trilogia live-action de sucesso no cinema japonês – filmes disponíveis na Netflix, inclusive, e exibidos em alguns cinemas da PlayArte durante evento especial no ano passado, também lançados em DVD pela Focus Filmes.
O anime original foi exibido em parte pela Rede Globo em 1999, marcado como uma das séries japonesas mais editadas pela emissora, com cortes em cenas violentas que faziam às vezes 2 episódios serem condensados em um. Em 2001, passou a ser exibido pelo Cartoon Network de forma “mais integral”, apenas com cortes pontuais feitos pela distribuidora Sony. Na íntegra, a série foi exibida pelo Animax em 2008, mas em nenhuma das emissoras o último episódio foi exibido, permanecendo inédito no Brasil.
O mangá foi um dos primeiros títulos de destaque da Editora JBC, que publicou a partir de 2001 no formato “meio-tanko”, sendo metade dos volumes originais japoneses, rendendo 56 edições. Como Rurouni Kenshin, os quadrinhos voltaram às bancas em edição especial em 2012, encerrando com a numeração original japonesa de 28 volumes. A empresa também publicou e republicou o especial “A Sakabatou de Yahiko”, além de novels e uma enciclopédia chamada “Kenshin Kaden”. Para 2016, a JBC prepara ainda o lançamento inédito de “Tokuhitsuban”, mais um especial derivado da série. Vale destacar também a vinda do autor, promovida pela editora no ano passado. Watsuki participou de um encontro onde autografou centenas de mangás.
Por fim, o anime chegou a ser cogitado para lançamento em DVD pela Focus Filmes. Chegamos a sugerir algumas coisas para a empresa, mas infelizmente o contato se distanciou e não temos mais notícias do andamento do lançamento, ou mesmo se ainda há intenção de levar o produto ao mercado.
[Via Filmes-Netflix]
:smile: A versão do Netflix vai ser integral ou editada?
Vale a Curiosidade Rafael Jiback
O primeiro filme do Kenshin está sendo exibido no canal AMC é só procurar as datas (mas na segunda passada estava sendo exibido lá)
O anime esteve um bom tempo disponível no Crackle na faixa e poucos souberam ou deram bola. Que tenha melhor sorte no Netflix.
Para mim Samurai X poderia ter finalizado no final da segunda fase, estaria de bom tamanho, por que as demais fases, a dos cavaleiros e a última sinceramente não fazem falta.
Pena que o anime, comparado ao mangá, é mais fraco, além da, já citada, dublagem (que apesar das boas vozes, não deixava nem saber se os personagens estavam indo pra Tóquio ou Kyoto, por exemplo). Não acho que seja um bom anime para se lançar em DVD, não. Principalmente pela Focus e no mercado atual. O número de episódios é grande demais e, devido o possível custo do licenciamento, duvido que o preço de cada disco seria baixo.
Me pergunto se terá a mesma censura da TV (os famosos “slow-motions” para camuflar a cena, que até na Cartoon teve. Na Globo foi corte, mesmo)
DVD que é bom nada né?
Olha o ideal mesmo seria uma redublagem pra ficar no mínimo assistível pois no caso de rurouni kenshin o mangá é realmente bem melhor que o anime…Não que o anime seja ruim, mas desde o começo tiveram adaptações que na minha opinião eram desnecessárias, torço pra que um dia haja um remake fiel ao mangá.
Algumas dessas mudanças como episódios os fillers pré-Shishio foram feitos para impedir o anime de alcançar o mangá, levando em consideração que o anime foi produzido em paralelo com o mangá.
O mangá é melhor que o anime sim. Agora, se quiserem ler o mangá, vão ler o mangá e deixem os nostálgicos com a série animada verem-na no Netflix. Larguem de ser chatinhos. E sobre dublagem, creio eu que teremos o áudio japonês legendado, assim os erros dos diálogos da versão brasileira vão para escanteio. Isto evita reclamações e põe os pingos nos is.
Com certeza, por isso que torço pra que um dia tenhamos um remake a altura.
Quanto a dublagem, nunca achei as vozes ruins, só os erros que eram chatos. Por isso se a Focus lançasse em dvd eu gostaria que houvesse uma redublagem, desse modo eu compraria a série com prazer pois gosto da dublagem brasileira em geral. Se não, é só os fãs assistirem legendado como o Saint Armor disse. :smile:
[…] Visto no JBox […]
a Focus fica fazendo cú doce se lança ou não a série em DVD esse tempo quando podia trazer os OVAs,que são MUITO mais viáveis e são inéditos por aqui…Não que eu faça tanta questão do segundo OVA que foi feito só pra enganar trouxa achando que iam animar o arco final do mangá e descaracterizaram completamente os personagens pra tornar tudo o mais depressivo possível,mas o primeiro OVA seria ótimo se lançassem.
[…] Lembrando que dia 31 de janeiro, o anime original de Rurouni Kenshin (conhecido por nós como Samurai X) deve estrear no catálogo nacional da Netflix. Mais detalhes aqui. […]
Rurouni Kenshin é um dos meus Mangás/Animês preferidos só assisti o animê, (e vou assistir de novo pela Netflix *-*), o Ova, um filme do animê e o primeiro Live-action.
Sei que a última saga do mangá não foi animada por isso acaba de uma forma decepcionante no animê :\
É por isso que estou colecionando (e me segurando pra não ler ainda) os mangás da JBC pra quando tiver completinho eu ler de uma vez só, faltam 16 pra completar :D.
bom,já passou da data…e nada.
E agora ninguem mais sabe quando estréia…
Já estreou sim, 27 episódios disponíveis. ;) (sem dublagem)
Samurai X chegou no Netflix como disseram, mais cadê o audio em português BR? Só tem opções de auido em japonês e inglês
estreou poucas horas depois do meu post,heh.
Pena que tá sem dublagem,mas pelo que to lendo por aí,parece que os países vizinhos também ficaram sem dublagem local da série.
Meu palpite é que pode ter relação com o fato da distribuidora querer usar agora o título original e as dublagens daqui e da américa latina serem da versão Samurai X.
Mas isso de Rurouni kenhin não tem nada haver amigo pois os filmes de la estão com os titutulos de samurai x a questão são os direitos da dublagem do anime que pertencem a sony e isso inplica pois a sony pictures deixu de existir agora quem distribui o anime é a aniplex duvido que a netfilix tenha interesse de adiquirir a dublagem clássica da bks a unica salvação e a play tv ou claro video pois se for depender da netfilix já era