Não se pode negar: 2005 sem dúvida alguma foi o ano do anime no Brasil. Tudo bem que o Cartoon e o Jetix andaram meio parados (na verdade, quase estacionaram), mas o Animax chegou abalando, trazendo mais de 20 séries pra cá, entre elas títulos nunca antes imaginados pelos fãs brasileiros.
E pro ano que vem a coisa continuará pegando fogo: mais de 60 títulos estão sendo negociados com os canais por assinatura. Não tem TV paga? Sinto muito, mas se for depender das TV’s abertas, você terá que se contentar com migalhas. É triste a realidade, mas 99% dos títulos listados a seguir provavelmente só passarão na casa do seu “primo rico”.
Lembrando que listamos os programas já confirmados, os boatos e os que estão disponíveis pra compra pelos canais pagos. Além disso, é provável que alguns títulos fiquem de fora e não cheguem no próximo ano, e outros podem nem mesmo se concretizar, mas é nosso dever relatar o que está sendo negociado. E por isso temos uma certeza: 2006 será 20x melhor que 2005. Duvida? Então veja noSso preview a seguir e torça pro seu anime favorito.
Lembretes: Nessa matéria só consta as séries ou filmes com exibição pra TV. Cinema e vídeo/DVD ficam pra outra oportunidade. O Animax também prepara outras estréias que não foram ainda divulgadas. E não, Naruto não chega em 2006!!! ;)
One Piece
(Número de episódios não informado)
A vinda do anime de Ruffy e cia pro Brasil tem mais reviravoltas que novela mexicana. Mas, depois de muito vem-não-vem, finalmente o Cartoon Network confirmou a exibição do mesmo já no início de 2006. O grande problema é que One Piece deve ir ao ar dentro do Toonami, ou seja, sua exibição deve ser limitada aos insones de plantão. O anime já está sendo dublado na DPN (horror!!) e não informaram quantos episódios foram disponibilizados.
The Adventures of Tom Sawyer
(49 episódios para TV)
A historinha do garoto que cresceu às margens do Rio Mississipi já teve várias versões pro cinema e TV, e a japonesa, a cargo da Nippon Animation, é uma produção bem família. Ainda não foi adquirido por nenhum canal, mas está no mesmo ‘pacote’ que Flone On The Marvelous Island (versão japonesa do conto da família Robinson), ou seja, é bem provável que pra onde um for, o outro irá junto.
Mew Mew Power
(52 episódios para TV)
O Cartoon Network já adquiriu o anime, que é a versão ocidental de Tokyo Mew Mew, só que nossa versão ficou a cargo da 4kids (ou seja: espere por muuuitos cortes). O Cartoon não informou se o exibirá a nÍvel pan-regional, ou só para os países com língua espanhola (como vem fazendo com algumas séries).
Nadja
(50 episódios para TV)
O anime da órfã Nadja foi adquirido pelo Cartoon Network no início de 2005, mas, devido a problemas com a Toei Animation, ainda não foi liberado para exibição no canal. A dublagem brasileira ficaria à cargo da Álamo, mas o canal ainda aguarda a liberação para exibi-lo. Pode chegar a qualquer momento.
Monkey Thypoon
(52 episódios para TV)
Este anime está vindo pro Brasil (e América Latina) pela própria Sony, então nem precisa falar onde será exibido, né? A série conta com elementos da folclórica história de Son Goku, o macaco que desafiou Buda (e que serviu de base para produções como Dragon Ball e Alakazan), e deve agradar bastante a quem curte um desenho tipicamente shounen. Já está dublado e deve ser uma das primeiras estréias de 2006 do Animax.
Noir
(26 episódios para TV)
Noir é um daqueles animes que deixam o espectador com a pulga atrás da orelha, e ter duas garotas que adoram dar tiros só ajuda a aumentar a diversão. Tudo num clima bem misterioso e melancólico. Já está sendo dublado na Álamo e estréia até março no Animax.
Saikano
(13 episódios para TV)
A história de dois jovens namorados, que têm suas vidas mudadas com o início de uma guerra, já tem canal definido: o Animax. A série já está dublada e chega entre janeiro e março.
Baby Ba Chan
(53 episódios para TV)
O anime é bem esquisitinho, e deve ser exibido pelo Animax em horários digamos… “bacanas” (já viram Shin Chan?). A série ainda se encontra em dublagem na Álamo.
Detective Loki/Mythical Sleuth Loki
(26 episódios para TV)
Depois de anunciar que chamaria o anime Matantei Loki Ragnarok apenas de Detective Loki para evitar confusões com o game online, parece que mudaram de idéia outra vez: agora será Mythical Sleuth Loki, o mesmo nome adotado nos EUA. O anime já está dublado, aguardando apenas a estréia pelo Animax.
Gankutsuou
(24 episódios para TV)
Gankutsuou – O Conde de Monte Cristo, foi anunciado pelo Animax junto com a estréia do canal, inclusive vídeos do mesmo foram distribuídos junto com o material de divulgação. Ainda não entrou em fase de dublagem, mas deve chegar ainda no primeiro semestre. Detalhe pra animação que é… Ann… Você verá e irá tirar suas próprias conclusões. ;)
Steal Angel Kurumi
(24 episódios para TV)
O anime, composto de episódios de 15 minutos, é uma daquela séries que misturam de tudo um pouco: ação, comédia e uma pitadinha de sensualidade, afinal, não se pode esperar outra coisa de um anime estrelado por uma andróide vestida de faxineira @_@. Sem previsão de estréia, mas já confirmado pelo Animax.
Burst Angel
(24 episódios para TV)
Quatro garotas seminuas boas de tiro combatem criminosos num futuro caótico. Parece bacana, né? O anime, também conhecido como Bakuretsu Tenshi, será exibido pelo Animax, mas ainda não tem previsão de estréia.
Vandread 2nd Stage
(13 episódios para TV)
Confessem: as reprises da primeira temporada de Vandread no Animax já estão enchendo. Mas não se preocupem, o canal já confirmou a segunda temporada para o ano que vem. A má notícia é que pode demorar um pouco, pois a mesma nem começou a ser dublada…
Digimon 02
(50 episódios para TV)
A segunda fase, e a mais chata, da saga dos monstrinhos digitais, estará de volta ao Jetix. O canal ainda não informou a data do retorno, mas acredita-se que seja no meio do ano. Cá entre nós, alguém aí está ansioso?
Galaxy Angel Z
(18 episódios para TV)
O anime de episódios curtinhos (apenas 10 minutos cada) não começou a ser dublado mas será exibido pelo Animax, possivelmente no segundo semestre. Até lá, a primeira fase deve sair do ar e dar lugar a outra produção.
Witch Hunter Robin
(26 episódios para TV)
Esse é um dos animes mais bacanas dos últimos tempos, e mostra uma organização que combate ‘bruxas’ e outros seres da noite. Deve agradar a quem gosta de um clima mais sombrio e um visual mais adulto. Não tem data de estréia e será exibido pelo Animax, mas deve chegar só no fim de 2006.
Excel Saga
(26 episódios para TV)
Sem dúvida alguma uma das estréias mais aguardadas do ano pelos otakus mais “hardcore”. Excel Saga tem um humor bem loucão (e algumas piadas que de tão japonesas nem fazem sentido pra nós), e fará até aquele seu colega chato que não curte desenhos animados soltar um sorrisinho. Estréia prevista entre os meses de fevereiro a março.
Samurai 7
(26 episódios para TV)
O anime, baseado no famoso longa Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa, já está confirmado pelo Animax e estréia ainda no início do ano. Para se ter idéia da qualidade do mesmo, ele foi totalmente produzido pelo Gonzo em alta definição, o que fez com que cada episódio custasse perto de 300 mil dólares, o dobro de uma série normal.
Duel Masters
(52 episódios para TV)
Apesar de ter sido exibido pelo Cartoon Network pra toda a América Latina dentro do bloco Toonami, só os brasileiros ficaram privados da “cópia de Yu-Gi-Oh!”. O mais engraçado é que recentemente o card game oficial da série foi lançado por aqui, e há um boato que o anime foi dublado há um tempo no Rio, tendo Bárbara Lourenço como Mimi e Tiago Caetano dublando Shobu. Mas nada passa de especulação. Esperemos (ainda mais!) pra conferir.
Magic Knight Rayearth
(49 episódios para TV)
A Cloverway já andou atrás das fitas masters com a dublagem original (os coitados estavam procurando na massa falida da Manchete, sendo que o anime foi exibido pelo SBT ¬¬). Mas, ao que tudo indica, não tiveram sucesso e, caso o anime volte à tv, é certo que uma nova dublagem será feita. Ainda não foi vendido pra nenhum canal.
Magical Doremi
(52 episódios para TV)
Há uns 4 anos, a Imagine Action tentou vender a primeira fase pros canais abertos do Brasil, sem sucesso. Mas dessa vez o anime das bruxinhas fofinhas pode voltar pra cá, só que pelas mãos da 4kids, ou seja, prepare-se pra ver a tesoura comer solta. Aparentemente o sucesso das W.I.T.C.H. foi o responsável pelo repentino interesse dos canais pelo anime. Ainda não foi fechado com nenhuma emissora.
Zatch Bell!
(Número de episódios não divulgado)
Sucesso nos EUA, onde é exibido pelo Cartoon, deve ser uma das maiores apostas no segmento animação deste ano de 2006. Zatch Bell! já está sendo negociado há algum tempo, e despertou interesse de vários canais durante as feiras de TV ocorridas este ano, inclusive da Globo. Mas antes, deve pintar num canal à cabo.
Croket
(52 episódios para TV)
Há dois anos, a Imagine Action começou a negociar com os gringos a vinda do anime pra cá. Croket é mais uma daquelas séries que seguem a linha Pokémon e Digimon, e deve agradar mais o seu irmão que curte Beyblade (já o levaram a um psiquiatra?). Quem sabe esse ano a Imagine (atual Creative) tenha mais sorte…
Samurai Champloo
(26 episódios para TV)
Samurai Champloo tem um visual bem bacana, principalmente pra quem curtiu Cowboy Bebop. Já foi dublado e aguarda a estréia no Cartoon Network, possivelmente no Adult Swim.
Trigun
(26 episódios para TV)
O anime de Vash Stempede, o homem cuja recompensa vale 1 bilhão de dólares, já está dublado e chega ainda no início do ano ao Cartoon Network.
Ranma ½
(161 episódios para TV)
Esse foi o primeiro anime da nova leva da Cloverway a chegar ao Brasil, ainda no início deste ano. Todos os episódios já foram dublados pela Álamo, e Ranma e cia agora só esperam a boa vontade do Cartoon Network de tira-los da geladeira. Ao que tudo indica, o anime será exibido nas madrugadas do canal, pois a versão da Cloverway não contém cortes, o que faria muito pai “chiar” por causa das piadinhas maliciosas presentes na série.
Rave Master
(51 episódios para TV)
Estréia em janeiro dentro do bloco Toonami, sendo exibidos aos sábados às 14h, e de segunda a quinta à 00h. O mangá também já foi negociado e deve chegar pouco tempo depois às bancas de todo o Brasil.
Love Hina
(25 episódios para TV)
Sem dúvida uma das estréias mais esperadas do ano. Já está dublado há séculos mofando na geladeira do Cartoon. Não há data de estréia, mas especula-se que seja até março.
Gungrave
(26 episódios para tv)
Assim como Trigun e Samurai Shamploo, Gungrave só está aguardando a estréia no Cartoon.
Heat Guy J
(26 episódios para TV)
Todo mundo dava como certa a ida do mesmo pro Cartoon, mas como você viu em primeira mão aqui no JBox, Heat irá pro Animax. A estréia deve rolar até março.
Zoids
(67 episódios para TV)
Uma das perguntas que todo mundo faz é: “Por que esse anime ainda não chegou aqui?”. Zoids mistura elementos de Transformers com ação e humor, e já é sucesso em vários países da América Latina (onde, além de ser exibido pela TV aberta, a última temporada faz parte do Toonami do Cartoon). O anime começou a ser negociado com canais brasileiros há cerca de 3 anos, inclusive a Estrela tentou trazer ‘ linha de brinquedos pra cá, mas desistiu devido ao fracasso nas negociações dos distribuidores com a TV. Mesmo assim é uma das “zicas’ que podem chegar hora ou outra, de surpresa. Qualidade pra agradar ele tem.
Yu Yu Hakusho – O Filme
(Longa metragem)
O longa de Yusuke e cia foi dublado junto com a série de TV e hoje está no freezer do Cartoon. Não se surpreenda se o mesmo for exibido sem aviso num Teatro Cartoon.
Dragon Ball GT Especial
(Longa metragem)
O especial da fase mais chata das aventuras e Goku e seus amigos já foi dublado no início deste ano. Assim como Yu Yu pode ser exibido de supetão pelo Cartoon, que o adquiriu há um tempinho.
Nota do editor feita em 2022: Possivelmente, o texto se refere ao filme A Caminho do Poder, que é uma releitura do começo da saga de Dragon Ball produzida em 1996, época em que Dragon Ball GT ia ao ar no Japão. Ao que consta, o especial de GT propriamente dito, que se passa após a série, não foi dublado.
Dragon Ball
(153 episódios para TV)
Dragon Ball, a primeira fase, foi adquirida pelo Cartoon na mesma época que o mesmo comprou Nadja, mas ainda não viu a luz na grade do canal. A idéia era exibir todas a 3 fases seguidas, mas parece que não emplacou. Deve ser uma das próximas estréias do Toonami.
Transformers Energon
(52 episódios para TV)
Já no ar há muito tempo pelo Cartoon latino, o anime é tão chatinho que nem fez falta (apesar de ser beeeem melhor que as fases anteriores, exibidas pela Fox Kids). Mesmo assim também pode pintar na TV sem aviso.
Transformers Cybertron
(26 episódios – 1ª Temporada)
No ar desde novembro nos Jetix latinos (menos no nosso) a primeira temporada da série (que terá 52 episódios no Japão) deve chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2006.
Battle B-Daman
(52 episódios para TV)
A série tem um visual bem ‘kawaii’, e está na mesma situação de Transformers Cybertron: já é exibida em todos os Jetix latinos, menos no nosso. Ainda não tem data de estréia, mas também não deve passar do primeiro semestre.
Ikkitousen (Anjos Guerreiros)
(13 episódios para TV)
As meninas coxudas que adoram mostrar a calcinha, já tiveram sua série dublada e o nome aportuguesado. Ninguém sabe ainda pra onde vai.
Cinderella Boy (Efeito Cinderella)
(13 episódios para TV)
A história, do mesmo criador de Lupin III (já exibido pela Locomotion) também teve seu nome aportuguesado e já está dubladinho. Não tem canal divulgado, mas assim como Ikkitousen (e as demais 11 produções seguintes) devem ir pro mesmo canal, pois foram negociados no mesmo ‘pacote’.
Cosmo Warrior Zero
(13 episódios para TV)
Do mesmo criador de Patrulha Estelar, Leiji Matsumoto. Sem previsão de estréia.
Babel II – Beyond Infinity
(13 episódios para TV)
Continuação direta da série original dos anos 70 (e inédita por aqui). Sem data de estréia ou canal definidos, deve agradar a quem curte desenhos a la ‘Cavaleiros’, apesar de que algumas coisas ficarão estranhas pro público brasileiro, que não viu a versão original. O OVA, exibido pelo Multishow e lançado em DVD e VHS, não conta. ¬¬
Barom One
(13 episódios para TV)
Anime de mecha criado por Takao Saito, de Golgo 13, trata da luta entre as forças do bem, os Kopu, contra as forças do mal, os Gomon. Nada de inovador, mas serve pra passar tempo…
Beast Fighter – The Apocalipse
(13 episódios para TV)
Anime de ação de Ken Ishikawa, mesmo autor de Getter Robot, desenho clássico de mecha inédito no Brasil.
Demon Lord Dante
(13 episódios para TV)
Criação do célebre Go Nagai (de Pirata do Espaço), que conta a história de Dante, o líder dos demônios contra Dadan, o Senhor dos Céus. Visualmente, lembra bastante Babel II em alguns momentos.
Genma Wars
(13 episódios para TV)
Esse anime de ação, tem um visual bem retrô, parecendo produção dos anos 70. Mas não se deixe enganar: é até bacaninha. Foi criado originalmente por Kasumasa Hirai em formato de novel, e posteriormente lançado em mangá por Shotaro Ishinomori.
Submarine Super 99
(13 episódios para TV)
Outra criação de Leiji Matsumoto no pacote. ;)
Gun Frontier
(13 episódios para TV)
Outra obra de Leijo Matsumoto? Só faltou mesmo Patrulha Estelar… Por muitos, é considerado um prequel de Capitão Harlock ocorrido em um universo alternativo.
Mars – The Terminator
(13 episódios para TV)
Remake de uma série de TV criada por Mitsuteru Yokoyama (criador de Robô Gigante). Conta a história de Mars, um andróide que surge num futuro caótico a fim de julgar a humanidade.
Shooting Starlets Musumet
(13 episódios para TV)
Três garotas vestidas com trajes hi-tech combatendo o mal. Magical Girls com pitada de tecnologia.
Wild 7 Another
(13 episódios para TV)
O último título do ‘pacote dos 13’ (treze animes com treze episódios cada, repararam?) foi baseado num mangá bem famoso nos anos 80. Conta a história de um grupo de heróis especialistas em armas e tecnologia e lembra bastante as história de agente secretos.
Web Diver
(52 episódios para TV)
A estréia desse anime chegou a ser anunciada na Fox Kids por um jornal mexicano há uns 2 anos. Mas até agora nada, ninguém sabe o que houve com a negociação. No mais, é outra série estrelada por mascotes, bem típica do canal.
Viewtiful Joe
(51 episódios para TV)
Sucesso nos videogames, o anime estava sendo negociado pela Televix com o Cartoon e Nickelodeon. Ninguém sabe qual dois dois ganhou a luta ou se ambos desistiram. Aguardemos.
Yu-Gi-Oh! GX
(número de episódios não divulgado)
Estréia na Nickelodeon no segundo semestre de 2006.
Yamato Takeru
(37 episódios para TV)
Anime bem bacaninha e despretensioso que tem tudo pra agradar aos otakus menos exigentes. Não há previsão de estréia, nem canal definido.
Crush Gear Turbo
(68 episódios para TV)
Esse já tá mofando há séculos nos porões da Cloverway, e ao que tudo indica ainda vai demorar um pouquinho pra sair de lá. Mas taí o registro.
Sonic X II
(número de episódios não didivulgado)
A segunda fase das aventuras do porco espinho mais veloz dos games já está dublada e chega a qualquer momento ao Jetix. Enquanto isso, a primeira fase deve chegar à TV aberta via Globo, que já comprou a produção, mas sem data definida.
Let’s & Go!
(153 episódios para TV)
Inicialmente negociado com a Rede TV! (que queria colocá-lo dentro do ‘infantil’ Vila Maluca), o anime que poderia ser descrito como um “Beyblade de carrinhos”, já foi oferecido a todos os canais abertos, mas nenhum se arriscou. Enquanto isso, a Long Jump está “puta da vida” com a Creative, pois lançou a coleção de carrinhos e as vendas fracassaram sem a exposição do desenho na tv, pra alavancar as vendas. Da última vez que tivemos notícia, o anime estava sendo negociado com a Globo.
Detetive Conan
(130 episódios para TV)
Por muito tempo se especulou a vinda de Conan pro Brasil. O anime, que já é um dos líderes de audiência do Japão, tem tudo pra chegar à nossa TV esse ano: ao contrário de anteriormente quando nem distribuidora tinha, dessa vez está sendo negociado com os canais pela Cloverway, que detém os primeiros 130 episódios da série (que no Japão já passa dos 400). A boa notícia é que a versão negociada é sem cortes, e não a americana, toda editada.
Cooking Master Boy
(52 episódios para TV)
Esse anime já é bem velhinho, mas deve pintar ainda no primeiro semestre de 2006 em um canal à cabo. Já está sendo negociado com o Animax e Cartoon.
Megaman Axcess
(51 episódios para TV)
A segunda fase das aventuras do herói azul da Capcom chega ao Jetix ainda no primeiro semestre de 2006. Na Globo, somente em 2007.
Deko Boko Friends
(48 episódios para TV)
Historinhas curtinhas de 30 segundos que em breve deverão ser exibidas durante os intervalos de algum canal infantil.
Flone On The Marvelous Island (Família Robinson)
(50 episódios para TV)
Anime que conta a história da família Robinson (aquela que naufraga e vai parar numa ilha…). Sem canal ou data de estréia definidas.
Peter Pan and Wendy
(41 episódios para TV)
Sem dúvidas, um dos animes mais divertidos da época ‘áurea’ do Xou da Xuxa. Também não tem canal definido, mas já vamos avisando: pra quem gosta de um anime de aventura e despretensioso, esse é um prato cheio. Sou suspeito pra falar… Hehe…
Tico And Friends
(39 episódios para TV)
Sem data ou canal definidos (pra variar), esse é um daqueles animes bem ‘família’, o forte da Nippon Animation (responsável por Tom Sawyer, Peter Pan e Wendy e Flone On Marvelous Island, aliás, todos vendidos no mesmo pacote).
Virtua Fighter
(35 episódios para TV)
Baseado no game da Sega, o anime tentou pegar carona no sucesso que a série Street Fighter II-V estava fazendo na TV japonesa. Também não tem data de estréia, mas já está praticamente vendido.
F-Zero
(51 episódios para TV)
Baseado no famoso game da era 16 bits, o anime já está disponível pra venda algum tempo, mas ninguém teve interesse ainda (vai ver perceberam que é ruim, ainda mais editado pela 4kids).
Kamen Riders
Kamen Rider Kuuga – (47 epiódios para TV)
Kamen Rider Aghito – (51 episódios para TV)
Kamen Rider Dragon/ Ryuuki – (50 episódios para TV)
Kamen Rider 555 – (50 episódios para TV)
Kamen Rider Blade – (50 episódios para TV)
Agora sim os tokufãs vão ter um treco. Depois de muitos boatos, que davam como certa que Ryuuki seria ‘americanizado’, finalmente a Cloverway revelou que irá trabalhar com as séries originais, sem alterações, no mercado latino. A idéia é exibir as 5 séries, começando com Kuuga, uma por ano. Segundo a própria Cloverway, as negociaçõies estão ocorrendo desde outubro, mas não há nada definido. Segundo a própria, a dificuldade está no fato de que poucos canais infantis trabalham com séries live-action (o Cartoon e o Animax, os maiores clientes da distribuidora, só exibem desenhos). Já houve interesse de um canal em exibir Ryuuki (rebatizado de Dragon), mas a idéia é começar pelo Kuuga. Tokufãs, torçam pelo desenrolar da história.
O texto acima foi resgatado no dia 11/09/2022, direto do web.archive.org, que registrou alguns períodos perdidos do site JBox. Houve revisão, mantendo a coerência com a época original em que foi publicado, dia 4 de dezembro de 2005. Os comentários da época não puderam ser recuperados.
Deixe um comentário