panini

Lembram do guia de mangás da Panini publicado aqui no JBox no início do mês? Muitas pessoas fizeram certos comentários em tal nota que julgo pertinente dar mais uma “pincelada” em cima do assunto, esclarecendo algumas dúvidas que ficaram no ar em tal ocasião. Então vamos explicar direitinho sobre as renovações e os títulos parados da editora.

– Em julho através da seção de cartas do mangá Berserk número 49, a Panini admitiu ter em mãos o volume 8 de Black Lagoon. Como o volume 9 foi lançado neste mês, supõe-se que a editora já negocia a compra dessa nova edição. E por isso alegamos que “É bem provável que sejam de 7 a 9”. Sendo bem capaz que haja um espaçamento maior do 8 para o 9.

– Na mesma carta acima a Panini afirmou que tem em mãos o volume 11 de MPD Psycho, mas em setembro admitiu na edição 51 do mesmo Berserk, que estavam em negociação o 12 e 13. Sendo assim haverá uma provável demora entre o 11 e 12. Mas só haverá uma grande pausa após o 13.

– Ainda na carta de julho a editora comentou sobre já ter o Homunculus 9. Como o volume 10 foi lançado em  agosto, supõe-se que a editora já esteja negociando também. Por isso, de novo, alegamos que seria 9 ou 10.

– Ainda na mesma carta, comenta-se de Gantz, que a editora tem até o 24. Provavelmente ainda negociando as edições 25, 26 e 27. Sendo que a 27 saiu semana passada no Japão. Pode haver um pausa entre o 24 e 25. Mas parar mesmo, só apartir do 27.

– Por fim (ufa), a editora disse que tem o volume 13 de Ouran, mas deve estar negociando os volumes 14 e 15. Mas aqui tem um erro, eu esqueci mesmo, Ouran virou bimestral!! Então vai demorar o dobro, 10 meses para chegar no 15, até lá deve ter o 16, etc… Então esse projeto está longe de ficar parado.

Queria esclarecer que o guia tem o objetivo de informar os títulos que serão concluídos e a situação dos que estão prestes a alcançar a edições japonesas. Não falamos sobre mangás desaparecidos que não temos nenhuma informação, nem sobre os que estão andando normalmente sem conclusão ou pausa próxima.

A maioria das numerações e datas são suposições, baseada no padrão da editora e em pequenas informações que são liberadas timidamente. Mas vai que ela decide não comprar novas edições até juntar mais volumes (a Conrad fez isso), ou se acontecer algum problema como em Trigun, fica impossível de prever. Se não houver nenhum atraso, ter algum problema ou parar de renovar – ou seja, continuar com o mesmo ritmo e com a mesma política de renovação – as previsões se concretizarão.

E com isso esperamos informar os leitores sobre possíveis pausas e aos que gostam de comprar apenas após a conclusão que já podem preparar os bolsos.

Espero que dessa forma fique mais claro e desde já peço desculpas a qualquer um que tenha mal entendido alguma passagem do guia. Agradeço também as críticas e comentários.