Para quem não sabe, os animes são lançados no Japão em quatro temporadas por ano e cada uma delas dura em torno de três meses. A cada nova leva de animações aparece um “melhor anime do ano”, título que poucas vezes fica com uma só série durante as quatro temporadas.
Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (literalmente, “Ainda Não Sabemos o Nome da Flor que Vimos Naquele Dia”), que a partir de agora chamarei apenas de AnoHana (ultimamente esses japoneses andam com uma mania de usar nomes longos demais…), é o atual “melhor anime do ano”. Porém, competindo com séries do nível de Puella Magi Madoka Magica e Steins;Gate (que estranhamente parecem cada vez mais com uma certa história com cigarras que choram…), será que a alcunha é realmente válida?
Escrita por Mari Okada, a animação original conta a história de um grupo de seis crianças que se separou após a morte de uma delas, Meiko “Menma” Honma. Cinco anos após o acidente, o líder do grupo, Jinta “Jintan” Yadomi, acabou virando um hikikomori (termo em japonês que define pessoas que se trancam em casa após um trauma) e, durante um verão, ele passa a ver o espírito de Menma que diz ter voltado ao mundo para que seu desejo, que ela nem ao menos lembra qual é, seja realizado. A partir daí Jintan começa a correr atrás de seus antigos amigos para tentar cumprir a promessa com a garota fantasma.
De todos os animes que já vi até hoje AnoHana é aquele com a maior quantidade de lágrimas derramadas. Sendo uma história de tragédia, as personagens são mais complexas que o normal e todos são marcados pela morte de Menma. O desenrolar do enredo é focado no desenvolvimento delas e no modo como tudo que uma pessoa é depende do que lhe ocorreu no passado. Quantos de nós já não nos sentimos culpados por alguma coisa que fizemos ou deixamos de fazer e permitimos que essa culpa marcasse nossas vidas por anos? E é com a superação desse tipo de dor que a obra lida.
Apesar do tema denso, o anime em si é extremamente leve, focando mais na comédia e nas relações de amizade entre as personagens do que no lado espiritual, o que ficaria extremamente deslocado numa história que se propõe a criar uma situação verossímil. A da Menma não é mostrada em momento algum, assim como qualquer outra cena mais pesada, tornando toda a atmosfera do enredo extremamente suave. Não há filosofias forçadas ou tentativas de genialidade, apenas uma análise bem feita da situação criada. E não que isso seja demérito, pois muitos animes tentaram ser geniais e acabaram falhando em sequer cumprirem suas promessas menores (oi Nessa, como vai você?).
Muitos podem torcer o nariz para o fato de Menma ser – extremamente – moe, entretanto isso não chega a ser um problema dentro do anime, afinal, como disse Paracelsus, “É a dose que faz o veneno”, e em AnoHana tudo é bem dosado para não acabar “pesando” demais. O Slice of Life não é bobinho como em alguns animes por aí (sim, estou falando de você Azunyan) e faz bem o trabalho de mostrar as dificuldades enfrentadas pelas personagens em suas vidas normais.
Tecnicamente falando, a dublagem é boa, sem picos positivos ou negativos, e a trilha sonora não tem nenhum grande destaque, embora as músicas contribuam com boa parte do clima sentimental do anime. A animação é boa com alguns momentos onde há um salto de qualidade. O ritmo também é constante, embora a solução final possa parecer um pouco corrida para alguns, mesmo ela tendo sido algo que já se podia prever desde o início.
A recepção do anime em geral foi positiva, embora não tenha explodido no Japão, resultado talvez devido à exibição no bloco noitaminA da FujiTV, conhecido por passar obras mais profundas que a média, porém muitas vezes experimentais.
Talvez AnoHana não seja o melhor anime do ano, contudo com certeza é um dos melhores (o que não é muito difícil, pois esse está sendo um ano relativamente fraco). É uma história bonita, simples e inocente sobre os efeitos do tempo nas pessoas e em suas relações. Uma ótima pedida para quem gosta de histórias mais “pé no chão” que conseguem ser emocionantes sem se tornar traumáticas. Não é o “Evangelion dos Slice of Life”, entretanto não deixa de ser uma evolução para um gênero que anda saturado demais de garotas fofas, meigas e sem conflitos.
Agora é só esperar a temporada de outubro para ver qual será o próximo “melhor anime do ano”. Madoka? AnoHana? Mawaru Penguin Drum? Steins;Gate? Usagi Drop? Fate/Zero? Alguma outra coisa? Façam suas apostas em quem irá ficar com a coroa!
Título: Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai
Estúdio: A-1 Pictures
Gênero: Drama, Slice of Life, Tragédia
Direção: Tatsuyuki Nagai
Lista de Episódios
01- Cho Heiwa Basutazu – Super Protetores da Paz
02- Yusha Menma – Menma, a Heroína
03- Menma o Sagasou no Kai – O Grupo de Busca à Menma
04- Shiro no, Ribon no Wanpisu – O Vestido Branco com uma Fita Azul
05- Tonneru – Túnel
06- Wasurete Wasurenaide – Esquecer, Não Esquecer
07- Honto no Onegai – O Verdadeiro Desejo
08- I Wonder – Eu Imagino
09- Minna to Menma – Menma e Companhia
10- Hanabi – Fogos de Artifício
11- Ano Natsu ni Saku Hana – A Flor que Desabrochou Naquele Verão
Madoka é um anime nota 6 no máximo, não sei porque tanta tempestade por aquele anime. Steins;Gate é muito bom, mas não sei se chega realmente ao ponto de competir pelo melhor título do ano. Ano Hana ainda não tive ânimo de sair do primeiro episódio… Neste momento, para mim, Gosick e Kimi ni Todoke 2nd estão na luta pelo melhor. Fate/Zero tem um potencial absurdo, vejamos quando estreiar.
Realmente ela esta na minha lista de melhores animes que ja vi.
Completa a resenha!
Deu até vontede de ver outra vez o anime.
Parabéns!
Irei assistir D:
Sugestão para o próximo neoclássico steins;gate
Steins;Gate só vai terminar em outubro. Mas pretendo escrever sobre ele sim.
AnoHana é um dos melhores do ano, mas sabemos que nem Steins Gate tem condições de barrar Madoka :laughing:
Esperemos pela próxima temporada e conferir se surge outro clássico moderno :laughing::laughing::laughing::laughing::laughing::laughing::laughing::tongue::tongue:
PeraÊ… comentar Steins;Gate sem comentar Chaos;Head antes?
Na minha opinião, GOSICK é um dos que mais teve potencial e foi desperdiçado. Esse anime me irritou tanto que tentei assistir, mas larguei no 8, a história tem muitos furos. É construção das personagens segue a velha fórmula: protagonista idiota e sem nada de especial lidando com a menina linda, misteriosa e que esconde um passado sinistro, tudo isso misturado com casos bobinhos ao estilo Scooby Doo.
Adorei Steins;Gate, mas larguei porque estou assistindo um seriado que envolve o mesmo assunto (entre muitas outras coisas) e tava tendo que desligar meu cérebro pra ver os episódios, mas achei um bom anime. E adorei Madoka, embora, como o autor disse na matéria, tenha usado exatamente a mesma fórmula de Higurashi pra fechar a história.
Chäos;HEAd é um saco, puta anime ruim, e não é necessário pra entender Steins;Gate, é um favor que o autor faz pra gente faz se não falar dele.
Natsume Yuujinchou San. A primeira temporada ja foi sensacional, a segunda muito boa e a terceira começou ótima. A esperar…
Pelo menos tenho muito mais expectativa pela terceira temporada do que qualquer outro anime do momento.
Fazia tempo que a noitaminA exibia algo bom.
Desse ano ele é para mim, o melhor anime original até agora, já que o melhor da temporada (abril/junho) foi o Denpa, que ainda não terminou. Falta o 13, que vai sair em blu-ray.
Denpa foi soberbo, lindo demais. Mais Ano Hana, foi épico. :crying:
Madoka supero qualquer anime desse ano. :tongue:
É de longe o melhor anime do ano, acompanhei todos deste ano até agora e o que mais me agradou foi ano hi mita hana, espero ser surpreendido pelo Blood C.
O melhor anime do ano é [C] Money of Soul and Possibility of Control. Anohana é uma tranqueira que será esquecida daqui uns 2 ou 3 meses. Vai ser igual ao que aconteceu com Panty & Stocking with Gatterbelt.
Ano-Hana foi mesmo, um dos melhores animes do ano :crying:
Ainda não vi Steins;Gate e Madoka, mas com todos esses elogios dá uma baita vontade.
Nenhuma dessas 3 tranqueiras chega nem perto de Seikon no Qwaser ll
Seikon é completamente superior, o resto é resto.
Olha… Ano Hana para mim foi sensacional, Fiquei extremamente comovido pelo anime e chorei no ultimo episodio, algo dificil para mim já que não choro com facilidade… Espero que outras pessoas tenham contato e assistam Ano Hana por que é um anime sensacional. Recomendo.:smile:
eca, muito clichê e sem graça. prefiro steins;gate.
ou natsume yuunjinchou san, mas não sei se conta porque é “só” temporada nova.
Só acho que deviam ter deixados o traço um pouco menos ”atraente” ou ”moe” como preferir (¬¬).
coincidência, acabei de terminar. se é melhor não sei, pelo menos pra mim até agora, sim. me deixou desidratado pelo fim da maioria dos episodios e encerramento não sai da cabeça.
Não tenho certeza se é troll ou apenas estúpido…
Bom Ano Hi Mita Hana foi Ótimo anime, não vi Madoka, mas para mim foi o Melhor do Ano, sei que deve falhas mas não foram graves, como o final que foi mesmo corrido (Espero que tenha 1 OVA depois, que conte como eles ficaram depois do final). A hitória dele podia virar um filme ou quem sabe um seriado, ele merece. Todos que viram sabem que foi 1 anime bem Sentimental, uma história leve. Quem não viu recomendo Assistir :wink:. Vale a Pena, e outra esse anime é uma grande história de vida.
Também não achei Madoka tão sensacional, e tem muitos buracos, AnoHana pra mim foi muito bom dou nota 8,5 se não fosse pelo final que achei um pouco “forçado” daria um 9,5, Gosick também teve um final meio fantasioso mas acho que foi isso que a série propôs desde o começo, “Vamos transformar a fantasia em realidade.”, Usagi Drop promete os animes da NoitaminA estão subindo muito a qualidade. Também tenho a impressão que N°6 pode vir a ser um ótimo anime.
Colocaria no pódio Gosick,AnoHana,Usagi Drop e N°6.
Mas para ser melhor que “essas três tranqueiras”, não é preciso muita coisa mesmo.
Só Quero falar que, estou ancioso se esse anime um OVA ou um Filme.
Acredito que os melhores animes desse ano estão entre [C], steins;gate, kimi ni todoke 2nd. Sinceramente, anohana até parece ser bomzinho, mas é um conjunto de todos os clichês possiveis em um anime de drama, To na espera de algo melhor vindo de Blood-C e Baka Test shokanjuu, que é um dos melhores animes de comédia da atualidade, que ainda consegue me fazer rir.
Usagi Drop promete muito, e até o 2 episódio está lindo a série.
N°6 tem história boa, e que não se perca nas fanservices Yaois em excesso.
Gosick, assiti só o primeiro episódio. Continuarei assistindo ele.:laughing:
pra mim anohana foi um dos melhores senão o melhor, madoka também foi muito bom, mas essa foi a minha opinião, parece que que as pessoas gostam de comparar os animes, não tem como comparar gêneros diferentes, e na ultima temporada a qualidade dos animes subiu, tinha muitos animes bons. :wink:
ah e aquele encerramento foi muito bom, já perdi a conta de quantas vezes assisti a ending do episodio 9, pra mim combinou perfeitamente com o anime :laughing:
Denpa foi bem legal, o problema é que não tinha “história”
Falando de Blood-C não ví graça nesses primeiros episódios. Rotina mais chata, acorda~café da manhã~escola~casa~mata um monstro~toma banho de sangue~casa. Super sem graça
Outra, steins comecei a ver agora, a história é ótima, a OP também é maravilhosa, sou fã da Itou Kanako desde da época de School Days.
Falando de Gosick, também comecei a ver no meio da temporada, única coisa que não gostei, foi ter final, poderiam ter aproveitado bem a série e ter feito uma 2a temporada. Mesmo assim Gosick foi ótimo.
Usagi Drop, chato. Só.
Assisti.Ri e chorei.Amei.
Se nem pra D.Gray-Man,que é meu anime/mangá favorito dei 10…mas Ano Hana mereceu nota dez com louvor.
Adorei Madoka,o anime e o mangá.Mas assim como DGM,dou 9.
Vou ser sincero com vocês, nenhum desses animes lançados nesse ano me empolgou. Na boa me dá muito mais satisfação rever um episódio de uma série como Boardwalk Empire do que assistir um episódio de Madoka ou AnoHana. Talvez seja eu que esteja ficando velho, mas a verdade é que já faz um bom tempo que não vejo um anime que realmente me surpreenda e que me deixe com uma tremenda vontade de assistir o próximo episódio.
Eu entendi o comentário dele como uma ironia.
Tive bons momentos assistindo essa série. Se você não engoliu os personagens é porque você não teve adolescência.
O desenvolvimento dos personagens de AnoHana no geral é legal, mas o de alguns dos personagens centrais ficou meio corrido/subaproveitado. O ápice do penúltimo episódio é um pouco difícil de engolir, apesar da interpretação dos dubladores ter sido bem convincente. O episódio final poderia ter sido um pouco mais breve e menos pseudo-dramático: foi bem mais fraco que o penúltimo e se arrastou mais do que deveria na minha opinião.
Convenhamos, AnoHana é um dramalhão juvenil. Não que isso signifique que seja um desastre. Melhor do que algo feito apenas para vender mais edições do mangá/light novel e bugingangas de merchan – ou seja, a maioria das séries que estréiam a cada nova temporada.
Esse anime é lindo mesmo.Só um detalhe que você errou é que foram 10 anos depois,tanto foi que no final a música diz “espero te reencontrar em outro agosto daqui a 10 anos”,mais o menos assim :)