Ai Yazawa é uma mangaká de shoujo e josei muito conhecida por suas histórias envolventes e designs caprichados.
Nasceu em 7 de março de 1967 em Osaka, mas mudou-se para Amagasaki, Hyougo em 1971. Não se sabe muito mais de sua infância ou família, principalmente devido ao fato de utilizar-se de um pseudônimo. O nome Ai Yazawa vem de Ai (amor, mas que não é escrito em kanji) e Eikichi Yazawa, um cantor de quem ela é fã.
É sabido que Yazawa chegou a estudar moda em uma universidade, mas abandonou para seguir a carreira de mangaká.
Ela é conhecida por ser muito privada, inclusive não tem nenhum assistente. Ai prefere fazer tudo ela mesma e por isso costuma trabalhar em uma série por vez. A autora gosta de usar alguns recursos de computador em seus mangás, que cria no seu Macintosh, geralmente colocando foto e cenários de cidade ao fundo, o que caracteriza seu trabalho singular.
Ela gosta muito de roupas e gatos, tendo muito de ambos. Ai constantemente cita seus cantores e músicos favoritos em suas obras, às vezes chegando a um nível quase publicitário. Recentemente contraiu uma doença que a forçou a parar todos os seus trabalhos, e embora não esteja mais internada, ela ainda se encontra fragilizada.
É muito amiga de Megumi Mizusawa, Miho Obana e especialmente Wataru Yoshizumi, as 4 formam um círculo de amizade bem íntimo. Sendo que constantemente citam uma as outras em suas obras.
A carreira de Ai Yazawa começou em 1985 com o lançamento da one-shot shoujo Ano Natsu na revista Ribon Original. De cara já recebeu uma proposta de trabalho na Ribon. Nos próximos anos, Yazawa lançou várias pequenas séries de poucos volumes.
Sua primeira obra de destaque foi Marine Blue no Kaze ni Dakarete de 4 volumes, lançados entre 1990 e 1991. Em 1992 lançou mais uma pequena série, seguido por Tenshi Nanka Ja Nai, outro pequeno sucesso.
A autora aproveitou a história de Tenshi Nanka Ja Nai e criou Gokinjo Monogatari em 1995, utilizando-se de alguns personagens. Gokinjo também fez relativo sucesso, embora ficassem restritos a um público mais específico. Em 1998 mais uma obra shoujo foi lançada, Kagen no Tsuki, que foi muito bem recebida no Japão.
Mas foi em 2000 que a carreira de Yazawa deu um pulo internacional ao lançar seus primeiros joseis, Paradise Kiss (Parakiss) e NANA. Na revista Zipper (uma revista de moda) a autora publicou Parakiss, que é um tipo de continuação de Gokinjo Monogatari. Já na Cookie, lançou NANA, obra ainda em andamento.
Foi seus joseis que lhe proporcionaram um renome mundial, tendo ambas as obras sendo licenciada mundo a fora. Entretanto seus trabalhos iniciais continuam muito restritas, não agradando muito o público em geral.
Em 2003 chegou a receber o prêmio Shogakukan de mangá na categoria shoujo por NANA. Atualmente tal obra é o shoujo/josei mais vendido de todos os tempos no Japão, chegando a mais de 30 milhões de cópias até o momento.
Ainda em 2004 colaborou na produção de Princess Ai, de Courtney Love e Stu Levy, desenhado por Misaho Kujiradou, como designer de roupas e personagens.
Algumas de suas obras foram adaptadas para anime, filmes e live-action, como Kagen no Tsuki e NANA. Em 2005 NANA teve lançado um CD tributo, um jogo de PS2, um filme e um CD do filme.
Confira abaixo a cronologia de suas obras:
1985 – Ano Natsu (one-shot)
1986 – 15-nenme (1 volume)
1987 – Love Letter (1 volume)
1988 – Kaze ni Nare! (1 volume)
1988 – Escape (1 volume)
1989 – Ballad Made Soba ni Ite (2 volumes)
1990/91 – Marine Blue no Kaze ni Dakarete (4 volumes tankoubon e 3 volumes bunkobon)
1992 – Usubeni no Arashi (1 volume)
1992/95 – Tenshi Nanka Ja Nai (8 volumes tankoubon e 4 volumes kanzenban)
1995/98 – Gokinjo Monogatari (7 volumes tankoubon e 4 volumes kanzenban)
1998/99 – Kagen no Tsuki (3 volumes tankoubon e 2 volumes aizouban)
2000/04 – Paradise Kiss (5 volumes)
2000 – Nana (21 volumes, ainda em publicação)
2004/06 – Princess Ai (3 volumes)
No Brasil, conhecemos Ai Yazawa em 2006 através do lançamento de Princess Ai pela Conrad. Em 2007 a mesma editora lançou de ParaKiss, o primeiro Josei do mercado brasileiro. E finalmente em 2008 NANA deu as caras por aqui, mas pelas mãos da JBC. É bom lembrar que a MTV Brasil possui os direitos do anime, mas a contar pela turbulência que tem passado pelos últimos tempos, não há previsão de quando irá ao ar.
Por fim, deixo-os com uma entrevista feita pela Shojo Beat com a autora:
P: Que mangá você lia e gostava quando mais jovem?
R: Quando era pequena, adorava ler a revista mensal Ribon e gostava muito de todas as obras dela.
P: Quem influenciou ou inspirou você durante sua carreira?
R: Sou influenciada não só por mangakás, mas também por outras pessoas talentosas em diferentes áreas, como músicos.
P: NANA é considerado shoujo (por causa da revista onde é serializada), mas não parece com o shoujo comum. Que reação os leitores e seus amigos artistas tiveram quanto ao estilo único de NANA?
R: Depende. Há pessoas que simplesmente aceitaram isso e pessoas de ficaram muito surpresas. Não acho que seja tão único assim. Fico surpresa quando alguém se surpreende.
P: Qual sua primeira inspiração para NANA?
R: Quando recebi o pedido de criar “um título que pudesse ser aceito por uma grande audiência”, fiquei totalmente perdida, mas então eu pensei numa história sobre duas garotas de mesmo nome, mas com características totalmente diferentes; foi assim que aconteceu. Pensei que as pessoas simpatizariam com uma delas.
P: O que você espera atingir com essa série ultimamente – você quer entreter seus leitores ou há algo mais profundo que você quer transmitir?
R: Em meu trabalho, fazer história que os leitores gostem é a primeira coisa que quero. Mas é claro que há uma mensagem por trás da história, e fico feliz se pelo menos algumas pessoas entenderem essa mensagem.
P: Você se identifica mais com Nana Komatsu ou Nana Osaki? Qual delas é a mais popular com os fãs e por quê?
R: Eu tenho diferentes valores de ambos os personagens, então não me indentifico com nenhuma das duas. Quanto aos fãs, muitos leitores olham Nana O. com adimiração e Hachi como alguém que eles podem simpatizar.
P: Quando você pensa na música do Black Stones, o que você ouve? E quanto à música do Trapnest?
R: Gostaria de deixar isso a cargo da imaginação dos leitores.
P: Que tipo de música você ouve? Você tem uma banda favorita?
R: Gosto de Rock ‘n’ Rolll. Curto bastante o som de Muse, uma banda inglesa.
P: Muito do apelo de NANA está no modo como seus personagens se vestem. Você tem interesse em alta-costura? De onde esse interesse se originou? Como você se veste?
R: Tenho interesse em alta-costura e prêt-à-porter. Adoro roupas – vesti-las, admirá-las, fazê-las – desde criança. Agora sinto como se já tivesse explorado roupas ocidentais o bastante, então tenho mudado meu interesse para kimonos. Como isso é parte da cultura tradicional japonesa, kimono é profundo e interessante.
P: O personagem Ren parece Sid Vicious, o falecido baixista de Sex Pistols. Essa semelhança é intencional?
R: No Japão existe jovens cujo modo de se vestir é influenciado por Sid Vicious. Modelei o personagem pensando nessas pessoas, não no Sid Vicious em pessoa.
P: NANA é uma série de imenso sucesso. Que tipo de reação teve seus fãs masculinos?
R: A reação varia. Fico surpresa que tantos rapazes dizem “Nana K. é igualzinha a minha namorada”. Também, provavelmente porque muito dos mangá shounen que os rapazes leem são histórias onde o personagem vence todas as batalhas e evolui, alguns dizem: “Nunca li um mangá em que tantas coisas não acontecem como você quer”.
P: Você tem uma mensagem para seus fãs ocidentais?
R: Por causa que NANA contém muitos trocadilhos em japonês, sinto muito por vocês não serem capazes de ler o original. Esta é uma série comprida, mas se for começar, por favor, seja paciente e leia até o final. A obra só estará completa quando eu a terminar. Darei o meu melhor para completar NANA, então, por favor, continue lendo!
e tem alguma previsão de quando NANA retorna? ela parou de publicar a obra devido a um problema de saude, mas agora ja ta curada… e aí? XD
allena sempre surpreendendo,valeu pela materia.
adorei a materia, sou mto fã dela :smile:
ela gosta de Muse, eu tb *—-* ain, amo
tomara que ela se recupere, Nana parou numa parte tão tensa kkkkk é um mangá mto profundo, amo demais, melhoras Ai Yazawa o/
Que bom que publicastes a mangrafia desta autora,estava curioso por saber mais dela…entrei no site da MTV assim que soube sobre Nana e perguntei quando iriam exibir,mas não obtive resposta…Valeu!
Muito legal essa matéria, queria conhecer um pouco mais sobre o meu mangaká favorito Kentaro Miura.
Kentaro Miura é um “fracassado” em termos de produção, só conseguiu fazer um sucesso. Ele mesmo desistiu de tentar lançar algo que não seja Berserk depois de 1992, embora pretenda fazer mais uma obra pós-berserk. Ele é o tipo de autor que tudo que faz parece igual. Acho difícil que o autor venha algum dia a lançar outro sucesso, provavelmente será um homem de um sucesso só.
Em todo caso, só vou fazer mangrafias de autores com mais de uma obra no Brasil, por enquanto.
Muito bacana a matéria,gostei!!!!!!!!!!
A espera pela mangrafia da CLAMP!!!
um nome interessante: Inoue Takehiko
Gente, não vou fazer da CLAMP. A ideia é dar destaque à autores que tem mais de uma obra lançada no Brasil, mas que não são tão conhecidas. É ajudar os fãs a conhecer mais. CLAMP é mais do que conhecido e tudo quanto é lugar pode-se achar a lista de suas obras e sobre elas. Não me interessa trazer informações repetidas e que com certeza vai trazer fã escandalosos.
Ai Yazawa é uma das mangakás que cultivo maior respeito, adorei a matéria.
O triste é Nana estar estagnado no momento. :/
Sem previsões ainda, né?
Espero que ele se recupere logo e cumpra essa promessa x^^x
Excelente matéria. Sou muito fã da Yazawa, e apesar de já conhecer a maioria das informações citadas (deve ser porque são poucas divulgadas) gostei muito da iniciativa. Até mesmo a Mari Moon (a vj da Mtv de cabelo rosa), super fã de Nana, já falou bastante da Yazawa e de Nana principalmente, inclusive fez concurso de cosplays através de fotos em seu blog.
Duas autoras que gosto muito mas não conheço são: Masami Tsuda e principalmente Mayumi Yokoyama
Até deu vontade ler Nana…
Ali na segunda linha do último parágrafo é “cumprida” não seria “comprida”? Ou entendi errado?
Pretendo fazer de ambas, mas vai demorar um pouquinho.
Só meu analfabetismo ocasional. Também adoro escrever pratileira… Tenho problemas com as pretônicas, não que eu não saiba a regra, só sai errado o tempo todo. Mas obrigada pelo aviso, vou corrigir. ^^
Essa mulher é um gênio, e uma das poucas mangakás que constroem personagens masculinos tão bem quanto os femininos. Espero que ela consiga se recuperar e retomar Nana um dia, mas enquanto ficamos nessa espera, seria legal se as editoras brasileiras trouxessem mais obras dela.
Ótima sugestão, Inoue é um dos melhores mangakás em atividade no Japão. Pensa com carinho nele Allena XD.
Deus queira q NANA termine logo pq mangá longo dmais dá uma sensação q nunca mais irá terminar e pode cair em desuso.
Allie-chan do meu S2, você sabe que eu AMO a Ai Yazawa e até improtei o kanzenban espanhol de Gokinjo Monogatari, né? Então fiquei OMFG!! HEREGE!! QUEIMEM A ALLENA!! Quando você escreveu que Gokinjo Monogatari foi “relativo sucesso”, se fosse “relativo sucesso” não teria dado origem a um animê com 50 episódios. Você poderia dizer que foi um sucesso no Japão que não foi bem sucedido no ocidente, seria mais correto.
No mais, já disse que eu AMO a Ai Yazawa?
Alguém sabe afinal de contas qual é a doença dela?
Já que você não vai falar do Clamp (o que eu entendo pq na internet pipoca informações sobre elas), bem que a próxima podia ser a Natsuki Takaya :wink:
Essa, sim, tá na lista.
Kuroi, eu SBIA que você ia falar algo!!! Tava esperando!!! xDDDD
No caso usei sucesso relativo pois embora tenha feito sucesso e tipo um anime, ficou restrito ao japão e a um público em especial. Na verdade a série em si não vendeu tanto quanto os sucessos de verdade da autora. Isso que eu quis dizer! XD
Muito boa a Mangrafia Allena, gosto bastante da Ai!
Enfim, as matérias serão apenas sobre mangakas mulheres?
Só corrigindo, foram lançados 2 live-action de NANA. Fora o típico lançamento em DVD com quada disco contendo um 3 episódios e um pôster. Gosto muito de NANA e ainda não tive a oportunidade de ver ParaKiss mas tenho interesse quem sabe nas férias.
AFF ainda errei ali *cada
Só corrigindo, foram lançados 2 live-action de NANA. Fora o típico lançamento em DVD com quada disco contendo um 3 episódios e um pôster.
<< Minha intenção é contar todas as obras da autora, não as adaptações de seus trabalhos. Comentei que em um ano Nana teve vários lançamentos, não que foi tudo aquilo.
Não, terá homens também. Mas como informei em algum lugar, vou fazer de autores que tiveram mais de uma obra no Brasil. Os mangakás homens geralmente tem apenas uma obra aqui, mas vou, sim, fazer daqueles que tem mais de uma. é só que a quantidade de mulheres é muito grande.
E outra, autores que tem grandes e longos títulos às vezes tem menos de cinco obras, o que não vale a pena escrever para falar de 2 obras.
Eu acho que a matéria careceu de imagens relativas as obras antigas, com legendas, assim como na Magrafia passada.
É legal ver essas ilustrações, ver a evolução do traço do autor.
No mais, achei a Ai um pouco fria nessas respostas.
A forma afoita com que as pessoas lidam com o sucesso de Nana perante ela a incomodou e ela quis transparecer alguma distância mostrando que “isso é apenas um trabalho” ou foi somente impressão minha? Hmm….
Vc está certa, Allena, mas saiba: gente q pede Mangrafia delas num é fã!! XD rsrsrs
Só espero q ela não abuse e morra… XD Saúde frágil é triste ‘-‘ Ainda mais com uma obra q ela mesmo diz isso ^^ Quem sabe ela esteja viva por força de vontade de acabar a obra né? xD
(influencia do pensamento shonen de ser e dizer: “Esse é meu jeito Ninja!” rsrsrs)Sugestões para mangakas homens: autor de Samurai X e os autores de Death Note (q sempre esqueço os benditos nomes!! xD)
Bem q imaginei q Allena num é ficar escrevendo sobre “gente-d-uma-obra-só”… E tb acho q nem vale a pena… Esse é o problema dos shonens grandes!! XD E consequentemente dos autores dos mesmos ‘-‘
Seria tipo: esse, esse, esse e o BOMM, q é blá-blá-blá-blá
(pois os não-famosos-fora-do-Japão acabam sendo meio dificeis de achar informações né Allena? ^^?)
Minha intenção é pegar exatamente esse tipo de autor desconhecido, já que eu tenho acesso à japonês, chinês, francês e inglês, coisa que pessoas “normais” não tem. Meu alcance é maior, assim eu sou de alguma ajuda. Procuro informações que serão únicas em português, não uma cópia idiota de alguma wikipédia por aí. Quando pesquiso nem procuro em português, passo direto para japonês.
O engraçado é que às vezes tem mais informações em outras línguas, como francês e alemão. O da Rumiko Takahashi (que só será lançado mais pra frente), encontrei muitas muitas muitas informações em alemão. Um inferno ler em alemão…
^^ Sinti a modestia daki ^^ (de verdade, sem zuação) Na frase abaixo:
Entendi… Vc comentou na outra Mangrafia q tinha visto em ingles sei lá onde, e as entrevistas são de revistas japonesas né? ^^
Parabens Allena, e vlw o esforço e dedicação em ajudar a gente, reles pessoas “normais”. fãs de Clamp q ficam no pé de gente “bem dotada” como vc!! rsrsrs Agradeço do fundo do “kokoro”!! rsrsrs
‘-‘
Eu nem leio direito em português…
Nem comenta mais nada… Se não ficarei derpimida!! ashuahsuhasuhasuh
Na boa, só o fato do Miura ter lançado Berserk já me faz ter um enorme respeito por ele, por mim ele não precisa lançar mais nada.
Vai rolar a mangrafia do Nobuhiro Watsuki?
Sobre a Ai Yazawa, ela é uma autora que passou a ter o meu respeito quando lançou NANA, pois para alguém criar um mangá shoujo/josei do qual eu não sinta repulsa, é porque essa pessoa possui um enorme talento. Espero que ela se recupere logo, pois seria lamentável se NANA não acabasse de forma decente.
ps: toda vez que falam em Muse, começa tocar na minha mente Supermassive Black Hole rs.
Eu concordo, por isso escrevi entre aspas.
Vai sim.
Só para completar, minha fluência é só em inglês e português. O resto das coisas eu consigo ler com o auxílio de um dicionário. Francês, espanhol e japonês eu leio relativamente rápido. Chinês, árabe e alemão é uma hora por parágrafo. Então não sou “foda”, não sou poliglota. Como faço pelo menos 6 meses de cada língua eu sei aquele básico: “Oi, como vai você”, “Eu vou bem e você?”, “Quantos anos você tem?”, “Isto é uma escola”…
As entrevistas eu traduzo do inglês dando uma espiada no japonês. Traduzir algo assim está muito além da minha capacidade. Japonês é uma língua muito complicada de se traduzir.
Amei a matéria sério
Sou muito fã da Ai Yazawa
Espero que os próximos mangrafias seja bons assim como este
o/
:smile:
Só uma correção… Tenshi Nanka Janai não fez um “pequeno sucesso”. O total de vendas de Tenshi Nanka Janai é de 9 milhões, considerando que a série tem só 8 volumes, isso é muito. http://www.comipress.com/article/2006/05/24/161
Souichi, Tenshi Nanka Janai na época de seu lançamento foi sim um pequeno sucesso. Ele vendeu bastante quando foi relançado, após o sucesso de NANA e ParaKiss. Esse dado não é só os 8 volumes tanko é também os 4 kazen. Para você ter uma ideia, Gokinjo vendeu mais que Tenshi na época, Tenshi ganhou 1 ova, gokinjo um anime inteiro.
ótimo post, pena que deve ser muito difícil encontrar alguma coisa relacionada a autores japoneses, se voce pesquisar no google fotos de autores famosos só encontra uma ou duas fotos, como essa foto da Ai Yazawa que ta bem feinha eim. xD
eu acho que eles se excluem socialmente ou passam a vida desenhando mangas. :wassat:
Gostei, ficou muito bom. Amos ParaKiss e Nana.
Mas Nana não é o shoujo mais vendido de todos os tempos, não. Esse posto pertence ao Hana Yori Dango, que já vendeu mais de 60 milhões. Já vi muita gente dizendo que Nana é o mais vendido,então, HANA YORI DANGO É O SHOUJO MAIS VENDIDO DE TODOS OS TEMPO!!!!!!!
Ah, seria legal se fossem feitas mangrafias de autores que não tiveram nada publicado no Brasil, para não conhecermos novos autores e não ficarmos na rodinha do que foi publicado aqui.
Victor, na verdade os dois são, mas em categorias diferentes.
Hana Yori Dango é o shoujo mais vendido de todos os tempos em número de cópias no total.
Nana é o shoujo mais vendido de todos os tempos por volume.
Em quesito de importância vale mais a média dos volumes que o número total. Muito fácil chegar a um grande número de cópias se tiver um grande número de volumes. Tanto que em matéria de “prêmios” e “records” se conta valores por revista e volumes totais.
Por exemplo, Ouke no Monshou vendeu mais no total que Nana mais são 50 volumes, o que dá menos de 700 mil cópias por volume. Nana vende mais de 2 milhões por volume.
Com certeza uma ótima mangaká, também espero que ela cumpra com a promessa de terminar o mangá, que melhore logo né. Crédo não quero nem pensar que ela morra antes de concluir Nana, já não basta essa espera interminável pelo capítulo 85, que triste i.i
“A obra só estará completa quando eu a terminar.”
Simplesmente amei este artigo… Perfeito Amo a Yazawa e a maioria de suas obras e não vejo a hora de ver o final do mangá Nana… Sinceramente respeito muito sua decisão de relatar manga-kás que tenham mais de uma obras no Brasil e que não sejam muito conhecidas… Quem sabe assim divulgando não venham mais obras delas pra nossa terrinha…
Amei todas as suas mangrafias até agora pois gosto muito dos trabalhos da Arina, Yuu Watase e Yoshihiro Togashi
Por favor faça uma mangrafia desses dois mangakahs:
Akino Matsuri (Petshop of Horrors)
Riyoko Ikeda (The Rose of Versailles, Onii-Sama E…)
São mangakahs um pouco desconhecidos, como sitastes que és tua preferencia.
:sad: gostaria de saber se vai termmas capitulos de NANA,o ultimo que eu consegui achar é 84…ñ vai termaas se tiver onde eu encontro??
obg pela ateção..
Ola, alguem sabe de novidades sobre a continuação do mangá de NANA? O anime só terá segunda temporada quando acabar o mangá não é?
Boa tarde, alguem sabe quando está previsto a continuação do mangá? E se houver a segunda temporada vai ser quando acabar o mangá não é?