Yoshihiro Togashi é um mangaká muito famoso, conhecido por suas obras shounens. Ele nasceu em 27 de abril de 1966 em Shinjou, Yamagata. É irmão de Hideaki Togashi, outro mangaká. Togashi também é conhecido pelos apelidos Yoshirin e Togashi Ouji.
Começou a desenhar ainda pequeno enquanto estava no colegial. Participou de algumas competições da revista Young Jump, o que lhe deu a oportunidade de trabalhar com a editora Shueisha.
Seu primeiro mangá serializado foi Sense wa Toshishita!!, aos 20 anos. Depois disso passou a trabalhar ocasionalmente em algumas one-shots. Em 1987 lançou Jura no Midzuki, que lhe concedeu uma menção honrosa na premiação Hop☆Step. No mesmo ano publicou Buttobi Straight, que aliás, ganhou o prêmio Tezuka.
Após tantos prêmios, Togashi abandonou sua faculdade e seu sonho de ser professor para seguir a carreira de mangaká. Acabou se mudando para Tóquio e firmando um acordo com a Shueisha. A partir daí passou a escrever mais histórias curtas (one-shots), até que em 1989 teve seu primeiro volume publicado, a coletânea Ookami Nante Kowakunai!!. Foi também em 1989 que ele começou sua primeira série regular, Ten de Shouwaru Cupid, sendo esta terminada em 1990 com 4 volumes.
Mas foi em 1990 que Togashi conquistou o mundo publicando Yu☆Yu☆Hakusho. Foram no total 175 capítulos em 19 volumes, que venderam mais de 40 milhões de cópias só no Japão e foi adaptada para anime.
Continuou sua carreira com Level E (1995-1997), que recentemente também foi adaptado para anime. Em 1998 começou sua segunda grande obra, HUNTER×HUNTER, ainda em publicação. Os primeiros 20 volumes da série venderam cerca de 55 milhões de cópias só no Japão. H×H teve várias adaptações em anime e OVA.
Em 1999 Togashi se casou com Naoko Takeuchi, autora de Sailor Moon, com quem teve 2 filhos.
Alguns anos atrás, em 2005, ele e sua esposa produziram um livro infantil ilustrado, chamado Oobo— Nu— Tochiibo— Nu—, como presente de aniversário para um de seus filhos.
Participou também na produção de artbooks e guidebooks, entre eles Resident Evil 3 Guide Book, Naruto Hiden – Mina no Shi – Official Premium Fan Book e Mori no Yousei no Hanashi. Além dos das próprias séries: YuYu Hakusho Illustrations e Official HUNTER×HUNTER Guide.
Confira abaixo a “mangrafia” do autor por data de publicação:
1986 – Sense wa Toshishita!! (one-shot)
1987 – Jura no Midzuki (one-shot)
1987 – Buttobi Straight (one-shot)
1987 – Tonda Birthday Present (one-shot)
1988 – HORROR ANGEL (one-shot)
1988 – Occult Tanteidan (one-shot)
1989 – Occult Tanteidan 2 (one-shot)
1989 – Ookami Nante Kowakunai!! (one-shot)
1989 – Ookami Nante Kowakunai!! (antologia)
Incluso: Ookami Nante Kowakunai!!, Occult Tanteidan, Occult Tanteidan 2, HORROR ANGEL, Tonda Birthday Present e Buttobi Straight.
1989/90 – Ten de Shouwaru Cupid (4 volumes tankoubon, 3 volumes wideban (1994), 2 volumes bunkoban (2002))
1990/94 – Yu☆Yu☆Hakusho (Yu Yu Hakusho) (19 volumes tankoubon, 15 volumes kanzenban (2004/05), 9 volumes aizouban, 12 volumes bunkoban (2010, ainda em publicação))
1995/97 – Level E (3 volumes)
1998 – HUNTER×HUNTER (29 volumes, em publicação)
No Brasil suas duas grandes obras foram lançadas pela JBC, Yu☆Yu☆Hakusho em 2002 (com 38 volumes) e HUNTER×HUNTER em 2008, ainda em publicação. Além dos mangás, tivemos ambos animes transmitidos por aqui.
Abaixo você poderá ler uma entrevista feita pela Shonen Jump (a da Viz Media) em 2003:
A infância de Yoshihiro:
P: Como você era quando mais novo?
R: Quando estava no fundamental, eu era uma criança esperta e otimista. E durante o colegial, era um rapaz sombrio e pessimista.
P: Quantos anos você tinha quando começou a desenhar? Que tipo de coisa você desenhava?
R: Comecei a desenhar na primeira~segunda série. Naquela época já desenhava mangás.
P: Conte algumas de suas influências artísticas.
R: Conheci o trabalho de H. R. Giger através do filme Alien, e ele me influenciou muito.
P: Como você se tornou um mangaká profissional?
R: Eu enviei meu trabalho para a competição da Shounen Jump e um de seus editores me contactou.
Passatempos e interesses:
P: Quais são seus hobbies? O que você faz com o seu tempo livre?
R: Jogo boliche, o que considero um exercício. E uso meu tempo livre para ficar com minha família.
P: Soubemos que você é um fã de filmes de terror. Quais seus favoritos, sejam eles do Japão, Estados Unidos ou outros lugares?
R: Entre os japoneses: Joyuurei [de Hideo Nakata, 1996]. E dos estrangeiros: Dawn of the Dead [Despertar dos Mortos, de George A. Romero, 1978].
P: Também soubemos que você é fã de video games. Que tipo de jogos você curte? Está jogando algum no momento?
R: Gosto de video games de tabuleiro. Neste momento estou jogando Culdcept (um game japonês de estratégia multiplayer).
P: Se você tivesse que ordenar por interesse esses três gêneros: Ficção Científica, Fantasia e Terror, como os organizaria por ordem de preferência? No seu próprio trabalho, você acredita que são gêneros separados ou tudo parte de uma mesma coisa?
R: Depende do momento, mas neste momento: 1. Fantasia, 2. Ficção Científica e 3. Terror. Mas eu realmente não dou muito valor a essas classificações.
P: Você lê muita ficção (livros, não mangá)?
R: Não sei se posso me comparar à outras pessoas, mas eu leio, sim, alguns livros. Mistérios, Ficção Científica, não ficção etc.
P: Que lugares no mundo você já visitou? Qual seus lugares favoritos e por quê?
R: Turquia, Egito, Espanha, além de outros lugares. Gosto de ver paisagens que não existem no Japão.
P: Que tipo de material de desenho você usa agora em HUNTER×HUNTER, comparado ao que usava para Yu Yu Hakusho?
R: Não mudou muito, uso nanquim e canetas Kabura (canetas-tenteiro). Entretanto, em H×H, comecei a user Mac para colorir às vezes.
P: Você já pensou em fazer um mangá não-shounen? Algo para leitores mais velhos, como talvez um mangá seinen?
R: Já pensei, sim. Gostaria de tentar algo diferente pelo menos uma vez.
P: Você é muito bom em desenhar retratos realistas das pessoas. Você já desenhou coisas reais ou basea seus personagens em pessoas reais?
R: Quase tudo vem da minha imaginação, mas não é incomum que eu pegue imagens de pessoas de verdade e as coloque nos meus trabalhos.
P: Você tem muito talento em desenhar monstros e criaturas esquisitas, desde as assustadores em YuYu Hakusho e Level E, às extravagantes em HUNTER×HUNTER. Como você consegue?
R: Na verdade eu meio que desenho eles naturalmente, sem pensar muito profundamente.
P: Em mangás de luta é necessário inventar muitos efeitos visuais para mostrar movimento e poder. Como você consegue?
R: Não importa o quê, tento deixar fácil para o leitor entender o que está acontecendo.
Vida pessoal:
P: Recentemente você teve um filho. Você acha que se tornar um pai mudou ou mudará seu trabalho, principalmente por causa do tema “jovem garoto que procura por seu pai” de HUNTER×HUNTER?
R: Sinto que isso será uma grande influência em mim de agora em diante.
P: Para encerrar, que conselho você daria para fãs que estão interessados em se tornar mangakás?
R: 365 dias ao ano, 24 horas por dia, pense tudo na sua vida como se fosse um mangá. Assim ficará fácil se tornar um mangaká.
Uma matéria bastante simples, mas TOGASHI É TOGASHI! ♥
O cara é demais!
Sus histórias são inteligentes, personagens cativantes, e o traço (quando ele quer) é magnífico!
Precisamos de mais histórias de Togashi no Brasil, como Level E e outras antes de Yu Yu, onde o traço dele ainda não tinha se tornado preguiçoso e detestável.
Só fazendo um adendo: Que ‘casalzinho’ deve ser o Togashi com a Naoko, né? Pelo que se sabe, ambos tem personalidades, digamos, “difíceis” – pelo menos com relação ao comportamento com suas obras. Devem ser um casal e tanto! hahah :laughing:
Tão de parabens Jbox por essas matérias, quem sabe um dia vcs tambem não façam uma matéria sobre o Kentaro Miura o meu mangaka favorito.
Togashi é mestre!
Level E é muito foda, pena que a série durou pouco =X
YYH é bacana, e ele soube o momento certo pra encerrar ela
HxH to criando coragem pra ler o manga, foda que o primeiro volume foi meio chatinho de ler daí já bateu aquela preguiça na época, vai ficar pra um momento de tédio extremo mesmo
Olhando bem, o Togashi não fez tanta coisa.
E, caramba, o sujeito é muito direto. Nunca via alguém responder perguntas desse com tão poucas palavras.
Queria que o Nasu fosse assim…
Sobre o pessoal que não gosta de Hunter X Hunter. Tem um amigo meu que é assim. Ele fala que ficou com raiva pelo Togashi nunca ter terminado Yu Yu. É algo sobre um último torneio do qual só o Yusuke participaria. Mas, para ser sincero, sempre achei que fosse a velha birra “não é Manchete, é ruim”.
Gustavo Martins:
Mas o Togashi terminou Yu Yu. Vc q tá trocando as bolas, a ideia dele era terminar depois do torneio das trevas, contra o Toguro. MAs mandaram estender e ele fez a fase sensui e mundo das trevas. No anime melhoraram MUITO a fase das trevas e fechou bem o anime.
Aliás, boa matéria, só senti falta de uma aprofundada em alguns temas, como as mudanças em Yu Yu (da ideia inicial pra shonen de luta até estender o mangá) e enrolações com HxH.
E bom, como é mangrafia, pediria q:
1- ou seguisse dando uma resumida nas obras publicadas, principalmente as não publicadas no Brasil
2- como citei antes, aprofundar nas questões das obras, como problemas e tudo mais.
-Apenas uns toques pra deixar ainda mais legal. =D
Likou, hiatos, problemas e tal na produção d euma série me parece inútil, faz anos que isso está completo e não modifica em nada o teor do negócio.
Quanto as características das obras, não é a minha ideia inicial ser um resumo das obras, mas atiçar a curiosidades dos fãs em checar outras obras. A minha ideia em geral é focar no autor, embora alguns que eu não curto fiquem mais crus, outros serão mais exagerados.
Likou: Não sabia. Não li o mangá de Yu Yu Hakusho, só vi o anime na época que passou na PlayTV. Isso que eu falei do torneio só com o Yusuke foi o que me disseram os fãs do Togashi que criticam Hunter X Hunter (em especial esse amigo de que falei). Não sei, mas, como eu disse, isso sempre me pareceu uma desculpa.
Gostei bastante. Gosto bastante do Togashi. Mas os hiatos são de matar mesmo.
O torneio das trevas contra o Toguro foi a melhor fase. ^^
Só eu gosto mais de Hunter X Hunter que de Yu Yu?
^^v
yuyu passou aqui na tv local de Fortaleza,no horário de manhã no programa infantil.Assisti os primeiros episodios ,mas quando chegava na parte do inicio do torneio das trevas sempre repetia.Gostava muito de assistir,mas tiraram do ar,agora ta passando samurai x e thundercats.
Ótima matéria,Togashi é um excelente mangaká,mas também é o maior preguiçoso de todos os tempos!
Se preocupa não, eu também gosto mais do Gon e do Killua, embora o Yusuke também seja maneiro, enfim…..
E pra aqueles que tem Nojinho de HunterxHunter, vão é tomar um Jajanken e um Narukami para aprenderem!!!!!!!!!
Eu tomei raiva do Togashi por causa do desleixo com que ele trata o mangá de HXH, pois como se não bastassem as longas pausas que ele faz, quando volta o traço cai de qualidade, sem contar a história que se tornou cansativa ao longo do tempo. A impressão que dá é que o Togashi não se importa mais com HXH e que vai terminar a história de qualquer jeito. O que eu mais lamento nessa situação toda é que ele tem muito talento, sabe criar personagens carismáticos e uma história interessante, além de fazer um traço, quando ele tem vontade, de excelente qualidade, entretanto o Togashi ao que parece prefere tratar o mangá de HXH e os fãs com descaso, triste isso.
ps: Yu Yu Hakusho é o que há!
Hunter nunca teve traços tão bons quanto atualmente.
Não condeno o Togashi por seus hiatos, a obra é dele, ele que tem q ditar o ritmo.
Por mim, muitas obras poderiam entrar em hiato atualmente.
Com toda a capacidade que o Togashi possui, isso que ele desenha nos últimos tempos não passa de rabisco e se você gosta de ser feito de trouxa o problema é todo seu.
1) Yu Yu Hakusho e HxH só são comparáveis, por serem do mesmo mangaká e até outras (mtas) coisas, mas como acompanhei-nho os 2 mangás, só posso dizer q estão cada vez mais separados por N motivos, mas o principal é a qtdd de volumes / capitulos, e a liberdade q “deram” a ele…
2) Gostei dessa mangafria, mas como fã, não tinha novidades pra mim, fora a entrevista!! Q, infelizmente, ou felizmente, não tinha nada de mto novo!! ahsuahsuasuhasuh O mangaká conta coisas interessantes no mangá HxH, então, bom, era de se deduzir as respostas deles… e tb é uma pena a entrevista ser de 2003… xD
3) Allena, obrigada pelo esforço e ter dado atenção a um “mangaká-de-uma-história-só” (teoricamente, pq mtos acham q hxH nada mais é do q uma continuação estilizada de YuYu), mas enfim ^^
4) Q venha a 4ª Mangrafiaaaaaaa!! =P Sendo de um autor/ uma autora q eu num sei mto!! como foram as outras duas!! \õ/
A próxima é da Arina Tanemura. ^^
Se HXH fosse ruim, não venderia mais que YUYU !
E outra, muitos tem preconceito com HXH pensando que o personagem é um fracote. ( assistam nos últimos lançados, pra verem )
Eu prefiro mil vezes HXH que Yuyu, mesmo sendo muito bom, mais não barra HXH, pra mim ele é o melhor anime que já assisti até agora, pretendo juntar dinheiro pra comprar tudo de uma vez o mangás, ver HXH na hora que quiser seria um sonho.
O melhor autor! Meu respeito por ele é o maior dentro dos autores de mangá; No máximo Hiromu Arakawa empata… E aí depois vem Norihiro Yagi! ^^”
Tenho algumas opiniões divergentes da maioria das pessoa sobre a obra Yu Yu Hakusho de Togashi ,acho que YuYu quando começou era muito bom,era uma história que conseguia, ao mesmo tempo, ser simples e profunda,mas com o passar dos episódios fui me decepcionando cada vez mais,a princípio parece que a ideia inicial de Yu Yu era ser uma série de drama ,mas Togashi foi forçado,dizem,a transformá-lo em um battle shonen ,o que a partir desse ponto fez com que a obra ,na minha opinião, se tornasse boba;acho que tudo veio de maneira forçada,os poderes de Yusuke ,para mim, foram mal justificados,aquele torneio da Genkai foi de uma idiotice sem tamanho,a luta contra Hiei foi algo muito infantil,tenho uma teoria de que a maioria das pessoas só gosta desse animê por causa da nostalgia.