Na década de 1990, uma japonesa até então pouco conhecida criou uma franquia creditada como aquela que redefiniu todo o gênero Mahou Shoujo (Garota Mágica). Naturalmente estou falando de Naoko Takeuchi e sua obra máxima: Sailor Moon. Desde o lançamento da franquia das marinheiras, o Mahou Shoujo caiu no gosto popular e se tornou um foco importante da cultura moe (algo que muitos consideram uma perversão da obra de Takeuchi. Mas deixemos isso de lado). E em 2011 surgiu um anime o qual muitos creditam como a grande desconstrução do poderoso gênero Mahou Shoujo: Puella Magi Madoka Magica.
A animação original do estúdio Shaft (Bakemonogatari, Hidamari Sketch, Arakawa Under the Bridge) foi escrita por Gen Urobochi (mais conhecido por seus trabalhos com novels como Fate/Zero e Saya no Uta) e conta a história de Madoka Kaname, uma estudante normal que um dia encontra uma criatura chamada Kyubey que a oferece o poder para se tornar uma Garota Mágica caso ela aceite formar um contrato com ele. Pouco a pouco, entretanto, ela descobre que o mundo das Garotas Mágicas não é apenas fantasia e beleza.
Gen Urobochi é o tipo de escritor que torna toda a obra em que trabalha tão depressiva e absurda quanto possível. A influência de H. P. Lovecraft nos trabalhos dele é clara tanto em suas criaturas disformes e horrendas quanto no desenvolvimento pessimista de suas tramas. Madoka não é diferente. As Bruxas – as criaturas que devem ser caçadas pelas Garotas Mágicas – não possuem uma forma compreensível, assim como seus mundos (dos quais falarei mais adiante) e, conforme o enredo vai avançando, tudo vai gradualmente caminhando para um lado mais e mais sombrio, algo anunciado desde a – genial – introdução do primeiro episódio, porém elevado a uma escala muito maior com o tempo.
Após o terceiro episódio do anime, Urobochi chegou a postar um comentário se desculpando com os fãs por tê-los enganado com toda a promoção da obra como algo leve e descompromissado. Isso vindo de um homem que escreveu uma mensagem lamentando não conseguir escrever histórias felizes. Lovecraft se orgulharia.
No quesito técnico, tudo o que pode ser dito é que o Shaft se superou. Não apenas a animação da série é extremamente constante e bem feita, mas todas as categorias visuais geralmente negligenciadas num anime são bem cuidadas em Madoka Magica. A fotografia em especial é genial. A iluminação utilizada, os cenários, os ângulos, as cores, absolutamente tudo que está presente na tela se funde para dar o tom de cada cena. Cada frame é uma demonstração do cuidado que esse anime sofreu para ser entregue, algo extremamente raro em animações para a televisão.
Mas o grande troféu é, sem dúvidas, dos mundos das Bruxas. Cada um deles representa claramente o universo interno da criatura que o rege (os computadores para a garota hikkikomori, os doces para aquela eu adorava comer). Em todos há referências à grandes obras como Guernica, mitos da humanidade ou ainda evocam técnicas artísticas. O uso das cores, formas e figuras nesses cenários é um dos mais originais que já vi em um anime (o que aparece no sétimo episódio é meu favorito pelo uso do preto e branco).
A trilha sonora ficou a cargo de ninguém menos que Yuki Kajiura (Kara no Kyoukai, Mai-HIme, Le Portrait de Petit Cossette) e todo o estilo da compositora pode ser visto ao longo da série. Dos cânticos femininos onipresentes do tema principial “Sis Puella Magica!” aos instrumentais sombrios de “Incertus”. Os vocais femininos, aliás, carregam toda a força das cenas, como em “Credens Justitiam”, música tema de Tomoe Mami – um verdadeiro hino de glória.
A fusão entre a música clássica e a balada moderna tão temática a Kajiura aqui se transforma no elemento que liga as garotas comuns ao mundo da magia que às vezes as alegra, porém sempre as atira na sombra. Infelizmente há certa repetição de temas – a introdução de “Sis Puella Magica!”, por exemplo, é indiscernível daquela de algumas músicas da trilha sonora de Kara no Kyoukai e a semelhança entre “Clementia” e algumas trilhas de Mai-Hime é mais que mera coincidência. Talvez esse não seja o melhor trabalho de Kajiura como compositora, porém em nenhum momento se torna ruim e denigre a obra de que faz parte, muito pelo contrário.
Nada disso, porém, significaria algo se a direção não fosse competente. Felizmente, o trabalho colaborativo do novato Miyamoto Yukihiro (Maria Holic, Zan Sayonara Zetsubou Sensei, Arakawa Under the Bridge) e do veterano Shinbou Akiyuki (Le Portrait de Petit Cossete, Mahou Shoujo Lyrical Nanoha, Negima!?), que já haviam trabalhado juntos algumas vezes, é extremamente funcional. As cenas são milimetricamente calculadas para causarem o efeito desejado. Eles souberam fazer tudo parecer sombrio nas passagens depressivas e perigoso nas cenas de ação.
O ritmo do anime em geral é ótimo, porém o ápice é o décimo episódio, talvez o melhor de toda a série. O trabalho dos dois não foi perfeito e nem precisava ser, o roteiro por si só conseguiria se sustentar mesmo com um diretor menos competente, entretanto é ótimo que bons profissionais tenham ficado com Madoka.
A recepção geral do anime foi bem dividida. Durante os dois primeiros episódios, a série foi criticada como apenas mais um anime sem personalidade. Nesse período, ela rapidamente caiu nas graças do público otaku azul, porém, no final do terceiro episódio, o caso se inverteu. O momento em que o fechamento da série foi revelado (Magia, do grupo Kalafina) as críticas dos que outrora apoiavam a série foram duras, enquanto os elogios começaram da outra metade da cena otaku.
Quando o ultimo capítulo de Madoka Magica finalmente foi exibido (os dois últimos capítulos tiveram de ser adiados devido ao terremoto que atingiu o Japão e só foram exibidos – ironicamente – no feriado da Sexta-feira da Paixão) muitos foram os que apedrejaram a série por se apoiar no fator de choque. Diversas comparações foram feitas com Princess Tutu, dizendo que ambas as obras traziam a mesma proposta – o que não é necessariamente verdade, posto que Princess Tutu se aproxima mais de uma desconstrução dos contos de fada de que do Mahou Shoujo. E mesmo que a proposta seja a mesma, ninguém pode dizer que isso é um demérito. A proposta de One Piece é a mesma de Dragon Ball, e ambos são um sucesso gigantesco – o primeiro até mais que o segundo no Japão.
Madoka Magica ganhou diversos prêmios, dentre eles doze dos vinte e um troféus do primeiro Newtype Anime Awards, incluindo Personagem Mascote (Kyubey), Trilha Sonora (Yuki Kajiura), Música Tema (Connect), Personagem Feminino (Akemi Homura), Design de Personagens, Fotografia, Arte, Universo e Título do Ano (para quem quiser saber, Steins;Gate levou o melhor personagem masculino e Melhor Dublador, ambos graças a Okabe Rintarou).
Não se pode negar que Puella Magi Madoka Magia é um grande anime. O enredo é fechado, a arte é original e a trilha sonora é grandiosa (ainda hei de ver Yuki Kajiura compondo para um anime de Tsukihime). Naturalmente, sendo uma obra tão crítica e metalinguística quanto é, ela não irá agradar a todos, em especial àqueles que gostam do gênero Mahou Shoujo como ele foi definido por séries como Sakura Card Captors e Mahou Shoujo Lyrical Nanoha. De um modo ou de outro, a mensagem foi dada, basta saber se irá funcionar.
Será que surgirá uma nova tendência para as séries de Garotas Mágicas?
Título: Puella Magi Madoka Magica/ Mahou Shoujo Madoka Magica
Estúdio: Shaft
Gênero: Mahou Shoujo, Fantasia, Drama
Direção: Shinbou Akiyuki, Miyamoto Yukihiro
Número de Episódios: 12
Esse anime foi um marco para a indústria de desenhos japoneses justamente por ter produzido, digamos assim, o lado negro dos desenhos fofinhos. Foi uma excelente série e me sinto culpado de não ter visto semanalmente, quando a empolgação era extrema; esperei pra ver tudo junto. Mesmo assim foi muito bom. Esperemos mais animes assim. :smile:
Madoka Magica ja foi tema do Video Quest (afinal onde estão o Urso e o Kitsune???) e é realmente isso… Uma Obra Perfeita que mostra tudo que há de Podre no Universo do Mahou Shoujo
Em Fatos, Madoka Magica está para Sailor Moon assim como Evangelion está Para Gundam e Watchmen está para a Liga da Justiça e Soul Nomad está para Final Fantasy…. Pena que Obras assim não são muito bem Compreendidas e Ficam no Limbo, quando todos deviam assistir…..
Enfim, Madoka Magica é Recomendado… mas preparem-se para o Choque…
Madoka é sem dúvida a maior obra dos últimos anos. Simplesmente genial.
É surpreendente a maneira com a qual eles desconstroem o gênero, dando uma profundidade diferente das outras obras que o definiram.
Só um parênteses, não acho que Nanoha tenha ajudado a defini-lo, acho que é uma inovação dentro do gênero, levando-o a outros pontos que os mahou shoujos em geral não tinham alcançado. Daí Madoka depois conseguiu levar a um ponto diferente.
Uau,fiquei super interessado em Madoka Magica agora,antes só ouvia dizer que era um shoujo,moe,que chamava atenção de um público antes não afeito ao gênero:wassat:mas ninguém explicava porquê…:wink:
Concordo, que droparia ele no segundo episódio. Depois de 1 mês dei 1 chance pois tinha criticas positivas da maioria que os assistia , do pessoal da comu da JBC.
Virei fã depois do episódio 3. Teve 1 ótimo final. :tongue:
Mais em muito aspectos Madoka é parecido com Nanoha, na crueldade dos atos e outras coisas.
Madoka foi o melhor anime do ano.
ja que o numero de episodios é reduzido (12)
por que raios a focus não lança em um dvd só
madoka em vez de perder tempo com velharias enrugadas
do passado? velharia inclusive de um autor que puxou briga
ca Toei e sabotou de proposito seu trabalho em conjunto ca Toei,
pratica que outros autores inclusive a naoko takeuchi adotariam
contra o estudio. ANIME INÉDITO SIM, VELHARIA NÃO!!:angry::angry::angry:
Oi,Tamarus,falam tanta barbaridade da Focus,será que seria a melhor alternativa para trazer Madoka Magica?É melhor que eles tentem consertar os erros que cometeram no passado com suas PRECIOSIDADES :wink:
Lendo essa matéria dá uma vontade enorme de ver o anime Madoka Magica. Espero que seja realmente bom. Qual será o próximo “Otaku Neoclássico”? =D
oi goldenboy, tudo joia? concordo que o passado da focus
a condena ( isso parece um filme piegas, mas bonito que
assisti ha MUITO tempo, re re re) mas pior que isso tem
sido esse marasmo de animes tanto na tv seja aberta
quanto paga, adoraria muito ver um anime novo e inédito
na tv , mas oia, como tá dificil, ficou mais facil fazer filme
do CAPITÃO PLANETA que trazer animes pra cá.
{sim, não é trote, essa coisa vai sair mesmo por obra
e desgraça de hollywood, logo depois do Akira, puff)
Quanto a Princesa e o cavaleiro, caberia perfeitamente
em 4dvds com 13episodios, ja que num tem muito
de extra que por não, mas me parece que andaram
fazendo um REMAKE desse anime no japão recentemente, então, por que não trazer a nova versão
em vez da velha? mais um erro da focus
( o mangá da princesa e o cavaleiro sei que teve remake, a nova safiri inclusive é a cara da sakura kinomoto de scc, to na duvida do anime, mas que saiu
o boato, saiu..):smile::smile::smile::smile::smile:
O meu anime favorito :D
Essa é uma ótima pergunta que eu adoraria saber responder. Só que não é o caso.
pq quando falam de Yuki Kajiura nunca citam Tsubasa Chronicle?????? foi uma das trilhas sonoras mais perfeitas que ela ja fez!!! É brilhante!!! poxaa… fiquei com vontade de ver esse anime por causa dela :wink::wink::wink:
Não assisti Tsubasa então não sei dizer se a trilha sonora dele é boa. Eu geralmente tento não citar algo que eu não conheça. Apesar que, já que é da Yuki Kajiura, dificilmente será ruim. Mas Tsubasa é bom? Sempre ouço que o anime é lotado de fillers e muito mais leve que o mangá.
hm, é verdade… o anime é ruim hauhaua muda muita coisa em relação ao mangá, o melhor dele é a trilha sonora msm, sempre leio o mangá ouvindo ela :laughing::laughing::laughing::laughing:
Isso é anime de mulherzinha, pelo amor de deus…
Realmente Madoka foi um anime mto foda.
o melhor da temporada em q ele passou com certeza.
Eu só acho q Clementia não tem nada semelhante com as trilhas do Mai Hime o_o’
tenho q fazer mta força pra achar algo parecido…no máximo os instrumentos são os mesmos lol
Sempre evito baixar esses animes que têm garotinhas pequenas, acho que sempre beira o fetichismo pedófilo. Mas devo confessar que fiquei muito afim de ver Madoka Magica depois dessa resenha… Adoro desconstrução de gêneros e tramas mais obscuras.
Se Madoka Magica é para mulherzinhas, não quero nem chegar perto do que você considera horror.
Anime mediano. Dei 6 para ele sendo bonzinho.
Juntou um monte de clichês e usou em algo não feito ainda: um mahou shoujo “dark”. Alguns episódios são um suplício para acabar de ver, e quando algo te anima para ver o seguinte, o mesmo é fraco, muito fraco. O final também é tosco.
Não entendo o que idolatrar neste anime. Realmente, a parte técnica do anime ficou boa (apesar de eu não ter gostado nem da OP e nem da END lol), mas a história é fraca e com personagens que dá vontade de dar um soco no meio da cara. Ideia até boa, mas muito mal usada.
E sim, eu odeio Naruto e semelhantes.
SSTHZero: Entendo que não tenha gostado do anime, mas não gostar de Magia é desvio de caráter!
Agora, falando sério, é como eu disse, Madoka é como pimenta, não é palatável para todas as pessoas. Há os que amam, há os que odeiam.
Eu vi, me impressionei e recomendo.
Ainda mais pelo “lado obscuro do Mahou Shoujo”….
Madoka é muito superestimado só por ser um mahou shoujo dark. Não vejo nada demais neste anime, é razoávelmente bom, mas nada demais. Magic Knight Rayearth é muito mais interessante como mahou shoujo.
Madoka não foi o 1º.
Até Sailor Moon é mais sombrio que Madoka.
Madoka só foi o que quebrou o combo de Mahou Shoujo depois de anos com o gênero preso ao Garota com roupas fofinhas + Animal Mágico.
Devo admitir que na época a pegadinha do 1º episódio me supreendeu.
tanto que não consegui ver o 1º episódio até o final, de tão “fofinho” que era e havia dropado.
Depois de já terminado a série, e tantos elogios de criticos resolvi voltar a assistir,e realmente é um anime supreendente.
recomendadissimo, não deixe se abater pelo primeiros 2 episódios
e continue assistindo que vc vai se adorar.
também iria dropa depois de ter assistido o 2° episódio, 1 mês depois assisti o 3° e , nossa, não acreditei que a história deu um salto hiperespacial fantástico. :tongue:
Hoje em dia, só dropo séries de tv, quando assisto o 5° episódio, ai da pra vê o que realmente o anime mostra.
Natsume também achei fraco no começo, achei 1 shoujo ruinzinho, mais na metade da 1ª season, não conseguia para de assisti-lo e me surpreender a cada episódio, gogogogogoog 4ª season.
Nyanko-sensei owna.:laughing:
Horror foi ter q assistir Madoka até o fim, isso sim.
Acabei assistindo até o fim pq minha namorada encheu o saco, pq minha vontade era dropar Madoka de alguns episódios. E tbm pq a temporada de Madoka foi uma das mais fracas do ano. Dps de Madoka, prometi a mim mesmo q nunca mais chegaria perto de animes desse tipo.
A história não é grande coisa e ainda é mal desenvolvida durante o anime.
A personagem principal é um pé no saco e totalmente sem atitude.
A Homura fica pagando de “fodona”, mas no final todas viram o quão looser ela é.
Kyubei é um tremendo de um chato. u.u
E o q são aquelas batalhas contra as bruxas? PQP nunca vi coisa mais grotesca.
Única coisa q eu realmente gostei de Madoka foi a Opening e nada mais.
Eu não recomendo Madoka em hipotese alguma, mas gosto é gosto e não discute.
P.S: Essa temporada está boa, Fate Zero ta matando à pau.
Raphael
Não acho que você tenha moral para falar mal de Madoka. De boa, você nem queria assistir, já devia ter começado a ver com o pé atrás.
E a julgar pelo seu comentário, esse não é o tipo de anime que lhe agrada.
Não fique aí criticando algo só por que você não gosta do estilo em que ele se situa. Ao invés disso, procure animes do seu gosto e assista, daí você vem pra cá e comenta, tipo Fate/Zero.
Meu sonho vendo Madoka era dar um soco na cara dela e quebrar o nariz da mesma. Não preciso olhar o ano inteiro, de janeiro também, Kimi ni Todoke II e Gosick humilham Madoka, e mesmo o fraco Infinite Stratos foi muito mais agradável e divertido de se ver. Se fosse considerar todos animes do ano, seria triste, já que na minha opinião, Madoka faz a proeza de ficar atrás de Hoshizora e Kakaru Hashi.
Não estou criticando algo só pq eu não gosto, estou criticando pq achei esse anime uma tremenda de uma porcaria.
Os motivos já citei num post acima.
Claro q meu estilo preferido não é Mahou e nunca vai ser, mas se o anime for bom, pode ter certeza q vou elogiar. Eu até gosto de alguns Mahou’s clássicos, como Sailor Moon e Sakura Card Captors.
Mas Madoka não dá pra aguentar, é muito tedioso e chato.
HAHAHAHA com certeza eu tb tinha esse desejo de socar a Madoka.
Ela é muito mala pqp.
Gosick nem deve ser comparado com Madoka, é outro nível.
IS é fraquinho tbm, mas ao menos tinha um clima divertido.
Engraçado que destes animes citados, nenhum ganhou nada de premiação. E vamo pará de comparar animes que não tem nada a ver um com o outro, é o mesmo que querer comparar a personagem Victorique com L de Dead note só porque são detetives.
Errou feio meu caro. Sailor Moon e Sakura Card Captors foram eleitos os melhores animes de 1992 e 2000 respectivamente pela revista animage (anime grand prix). Madoka não ganhou essa, ficou em terceiro no ano que passou (2010).
O ranking da revista animage é uma premiação importante no mundo dos animes.
É a mesma coisa que dizer que não gosta.
Os motivos vc só falou, não explicou o por que.
Aonde que foi mal desenvolvida? Nos dialogos? No modo em que foram colocadas nas cenas?
Você quis dizer que a personagem principal não tomou atitude até o final da série?
Já as outras três respostas foi a sua opinião pessoal(no caso da Homura e do Kyuubei não foram explicadas) então não irei discutir, porque como você disse “gosto é gosto e não discute”.
Madoka não entrou como 2010, pois foi lancado em janeiro de 2011.
Olha, esse é um caso que, pra mim, o fandom estraga um pouquinho a obra em si. Eu vi Madoka e achei interessante – não genial ou incrível ou entrou-no-meu-top-favoritos, mas até aí ok, porque gosto é gosto e tal, masss… o fandom. Ah, o fandom. É tanta hype, tanta piração, chega numa hora que não aguento mais ver algo do tipo “[insiraanimequalquerdesseanoaqui] é ótimo… mas não é um Madoka!”. Uh.
Depende do senso crítico de cada um, cara.
Eu, por exemplo, não gosto de One Piece por causa da temática do anime, porém admito q é uma obra grandiosa.
Claro q a temática de Madoka não ajudou no meu caso, mas a obra em si é chata e tediosa, na minha opinião.
Quando falei em história mal desenvolvida foi mais pelo fato de POUCA coisa acontecer em seus 12 episódios. A história já não era grande coisa e o ritmo do anime não ajudou tb.
Não, eu quis dizer q a Madoka era uma garota sem atitude pelo fato de ficar na dependência das outras e pouca coisa fazer. Se ela queria “salvar” todo mundo, então q tivesse atitude pra faze-lo e não ficar só choramingando. Sayaka, por exemplo, tinha BEM mais atitude q a Madoka.
Na verdade, tudo q eu disse é opinião pessoal, afinal cada pessoa tem um senso crítico diferente. Eu acho Madoka uma porcaria sem tamanho e nada irá me fazer mudar de opinião. Madoka pode vender milhões, ganhar o Oscar dos animes, mas pra mim continuará sendo uma bela porcaria.
Quotado for the win! Apesar de ser meu anime predileto, não fico por aí com essa de que não é um Madoka. Na realidade, estou aguardando que desbanquem Madoka urgentemente…porque se desbancarem, significa que algo melhor que Madoka surgiu! E se algo melhor que madoka surgiu, signfica que terei horas de diversão vendo isso =D
Acho que ele quis dizer GOSICK e Infinite Stratos…e não Sailor Moon e Sakura Card Captors =/
Entrou sim e não entrará no próximo ranking. O ranking da animage, apesar de dizer por exemplo “2010”, avalia os animes que foram transmitidos entre abril de 2010 até abril de 2011. Madoka passou no começo de 2011 e entrou no ranking.
Se quiser checar por sí mesmo, olhe aqui:
http://japanpopcuiaba.wordpress.com/tag/33-anime-grand-prix/
Entendi. Alias gostei muito de IS. Mal espero pela segunda temporada.
:tongue:
Prêmios não significam nada. É a mesma coisa de dizer que o filme que ganha o Oscar de melhor é realmente o melhor. Pode ser que a maioria ache que seja o melhor, mas eu não acho. Se os que citei não ganharam, na verdade nem merecem ganhar o de melhor (na minha opinião), não quer dizer nada. Para mim Madoka só ganharia o prêmio de personagem principal mais irritante de todos os tempos.
Como eu disse, estão idolatrando demais um anime normal. Algo idolatrado, claro que ganhará qualquer premiação. Vamos pegar outro anime idolatrado, Steins;Gate. Me convença de que Madoka seja melhor do que qualquer ponto em Steins;Gate. Madoka perde em todos os quisitos, talvez vencendo em mascote porque não tem um em Steins. E não, para mim Steins não é o melhor anime do ano.
Madoka é o novo Evangelion… entendam como quiserem
pessoal se matando por causa duma “madoka malfeita”
re re re, otaku neurotico e palmerense amendoim ja
atingiram um novo nivel de briga que entrará pra
historia do esporte e animes
olha só o que hype feito e não correspondido provoca
teve nego que quis socar a personagem .
pessoal precisando tomar muita maracujina por aqui..
* turma do amendoim, facção chata da torcida
do palmeras conhecida por azucrinar a vida do time
e nunca apresenta nada de util, só critica só..
:tongue::tongue::tongue::tongue::tongue:
Arte? Trilha Sonora? OK, o segundo pode até ser discutível, mas o primeiro não. Acho que dá para não gostar de Madoka sim, mas daí para negar a qualidade técnica dele a coisa fica bem diferente. É como Citizen Kane. Muitos não gostam, mas não dá para negar quanto ele é tecnicamente bem executado.
Sei que você não gosta do anime, mas tente inserí-lo no cenário atual da animação e vai entender a razão por trás de todo o rebuliço desse anime.
/comendo pipoca enquanto assiste o povo se matar
o.o
Pra mim a Madoka nao é a personagem principal da historia,e sim a homura(exterminadora do futuro fail),tanto que no final é ela q sobra pra saber a verdade desdo 1° ep a o ultimo!
eu pessoalmente gostei da historia,porque tem varias reviravoltas e outros detalhes pequenos q os outros nao percebem se assistirem bem detalhadamente!
Eu acho q o fato de nao terem gostado desse Madoka foi por causa de um final q ninguem aki esperava q tivesse.
Me diz que eu não li isso…POR FAVOR, EU NÃO LI ISSO! O_O
Se premiação não significasse nada, ele nem seria criado. Steins;Gate, de fato, tinha tudo para desbancar Madoka. Só que da metade para o fim o anime perdeu fôlego quando o Okarin começou a desfazer os D-mails. Se a organização SERN realmente estivesse por trás de tudo, com certez Steins;Gate seria o melhor anime de 2011. E você sabe quem tramou tudo desde o começo.
Em relação a personagem Kaname Madoka, a explicação sobre o comportamento irritante é simples: a Homura desejou que ela fosse daquele jeito; para que ela não se tornasse uma mahou shoujo e não se sacrificasse pelas amigas.
Tá, professor Pasquale. Todo mundo já entendeu
:laughing:
Não vejo o porque de Steins;Gate ter perdido fôlego, depois do + – epi 10 que realmente o anime sobe o nível para mim.
@Gustavo Martins
A arte é boa, mas também não vejo o que tem de superior. E mesmo pedindo para “inserí-lo no cenário atual” eu não entendo do porque da tempestade em copo d’água. E para mim foi muito mal executado, senão ele ao menos manteria o interesse de você querer ver o próximo episódio. Um “OMG a bruxa comeu a mahou shoujo!!!11111eleven” para a série inteira é um “meh”.
“A Zero, você não gosta de Mahou Shoujo, some daqui.” Não, nada a ver.
um incentivo a paz otaku : SEMLÃO PA QUEM DÉ
O 1ºTAPA..:tongue::tongue::tongue::tongue:
@mark:
Para mim foi realmente a Homura a personagem principal. Durante a série foi mostrado a Madoka muito frágil para uma heroina, mas o episódio 10, 11 e 12, quem foi o centro da história foi a Homura, enquanto a Madoka assumiu sua verdadeira posição: secundária.
De boa: se não fosse a Homura, eu nem via o anime XP
@Leandro:
Verdade! Gostei de Steins;Gate, e virei fan na mesma hora quando o SERN mandou aquela imagem da boneca para o celular do Okabe. Alí, para mim foi o ápice da história. Depois…
@SSTHZero:
Discordo de você em alguns pontos. Tem toda a permissão de odiar Madoka, e ainda dizer que gosta de Steins;Gate. É seu gosto. Vou sair por aí batendo em você somente porque prefere o maludo do Okabe do que a chata da Madoka? (o segundo foi no sentido pejorativo mesmo…)
Mas, agora que Steins;Gate ficou melhor, já é forçar a barra. Para mim, depois do episódio 10 foi o ápice, mas, depois do episódio 13, foi o momento que a série decaiu. Não foi uma enorme queda de qualidade, mas foi um golpe muito forte para a imagem da série. Eu acredito que o motivo tenha sido por causa da pouca quantidade de episódios. Talvez se fosse 50 episódios a história teria se desenvolvido de uma forma melhor e mais natural.
@All:
Pelo amor de Odin, agora os Otakus discutem até gosto? Gente, se o SSTHZero não curtiu Madoka, deixem ele. E daí que o cara não gosta do gênero? Se ele falar que acha Pokemon melhor que Madoka é a opinião dele.
É minha série predileta, mas estou com ele: Madoka não tem nada demais. A arte é bonita, mas não é aquele “OMG! Melhor trabalho da Shaft evar!”. Alguns vão descordar, mas em arte da Shaft eu prefiro o Sayonara Zetsubou Sensei. Foi legal como fizeram as bruxas, mas uma coisa é achar bacana as bruxas, outra é dizer que aquela arte era bonita. Somente o mundo da Elsa Maria ficou legal, pois o resto…
Bota FORÇAR nisso. Eu que joguei o novel inteiro achei o anime de S;G bem meh. Mas em 101% do tempo nada do que o SSTHZero fala faz algum sentido ou respeita os outros mesmo, então manda ele chupar um prego e nem se esquente com isso^^
De qualquer forma, como eu já disse antes em uma outra ocasião (no JCast #138), só o tempo vai dizer se Madoka vai ou não virar um marco no seu gênero. Visto a discussão aqui, é quase certo que vai…
Como pode virar um clássico? Por dar pano pra manga pra discussão, exatamente o que está acontecendo aqui, exatamente o que outras obras hoje conhecidas assim causaram na época, como Evangelion (um dos mais comparados a Madoka até agora). E pelo que vi, apesar de ser MUITO bem executado etambém ter o mesmo autor, Fate/Zero não terá o mesmo impacto, já que a história já é bem conhecida (afinal, é um prólogo). Fora isso, acho a adaptação de Persona 4 melhor (adaptar um game pra anime, é MUITO MAIS DIFÍCIL do que um livro ou mangá, a bem da verdade…).
Ótimo artigo Gustavo, tá de parabéns. Pra adicionar mais conteúdo, me permitam a liberdade de dar links pro meu blog onde abordei Madoka (com spoilers, tomem cuidado):
http://n-gothic.blogspot.com/2011/04/madoka-magica-review-parte-1.html
http://n-gothic.blogspot.com/2011/05/madoka-magica-review-parte-2.html
E não menos importante, duas edições do JCast que abordaram Madoka também:
http://jcast.com.br/2011/06/jcast-137/ (sem spoilers)
http://jcast.com.br/2011/06/jcast-138/ (cheio de spoilers)
Em suma: Madoka Magica foi o melhor anime do ano, hands down. A menos que Guilty Crown, UN-GO ou algum outro puxe um milagre…
madoka até pode ter sido o melhor anime
do ano, isso depende da opinião de cada um
mas não resta duvidas, animes que geram polemica
ou alguma confusão em torno de si fatalmente viram
classicos , temos nessa classe SailorMoon
( por razões que todo otaku tá careca de saber )
Evangelion ( acusar a série de ser emo foi a menor
das discussões) one piece( tá esse não vira classico
nem co Vaticano pegasse fogo)
Enfim , é tudo uma questão subgeneres , gosto mesmo..
( em tempo, naruto não vira classico nem que Sandra Monte ganhasse na loteria sozinha..)
:tongue::tongue::tongue::tongue:
Gustavo li um post acima e se você não decidiu ainda sobre qual será o próximo anime abordar deixe-me dar uma sugestão. Já que falou de Madoka podia falar de Requiem for the Phantom (Gen Urobuchi na aréa de novo, você não achou que iria sugerir Sailor Moon ou Sakura Card por serem shoujo kkkk), trilha sonora fodástica e não sei porque é tão desconhecido (deve ser a maldita falta de marketing…)
Falando sobre Madoka, eu não gosto de animes que os personagens principais são todos “anões” (exceção Fantastic Children que eu me lembro) assisti esse por causa do hype. A trilha sonora não achei ruim para ser excomungada ou boa para ser lembrada, foi bem mediano. A arte eu achei muito boa mas não inovadora ou criativa (na parte das lutas das bruxas) porque eu já havia visto Gankutsuou (e revi recentemente) e me lembrou muito os efeitos que o estúdio Gonzo usou em 2004 na caracterização dos cenarios e roupas dos personagens. A história ficou prejudicada, na minha visão, por causa principalmente da Madoka, porra que menina regaçada de lerda…(ah tá, depois de 12 episódios ela faz um pedido que só Einstein pensaria para resolver a bagaça toda…aham senta lá no canto Madoka…)
A única coisa que eu acho dessa história toda é que Madoka é um anime muito superestimado, é lógico que o fato dele ter desconstruindo um gênero é algo positivo, porém para mim não adianta nada o anime ser sanguinolento se a história não te empolga, tanto que eu nem ligava quando uma das heroínas morria, para falar a verdade teve vários momentos que sentia tédio ao assistir Madoka, fora que as personagens não eram muito carismáticas.
Gustavo Martins, eu entendi o motivo da comparação que você fez entre Madoka e a fanstástica obra de H.P. Lovecraft, mas confesso que quando vi que você relacionou essas duas coisas a palavra “HERESIA” veio de imediato a minha mente.
Madoka é o melhor anime de 2011 na minha opinião.Não percebo pra que tanto ódio, vão odiar Naruto/Bleach/Fairy Fail, esses sim não merecem nem metade da popularidade que têm.Boa trilha sonora, animação fantástica e visualmente inventiva(bruxas), reviravoltas chocantes, bom final.Não vejo o que há pra não gostar aqui senão os 2 primeiros episódios, que nem foram assim tão maus.
Shoujo escrito por Homem não conta, ainda mais escrito por Gen Urobochi. Isso aí é anime pra homem, Gen nunca entenderia o intrínseco do universo feminino.
Nossa, que preconceito. Para sua informação, existe muita mulher que escreve shounen e seinen respeitadíssimos e igualmente homens que escrevem shoujo e joseis. Muito deles usam pseudônimos e se fingem de homem ou mulher conforme a conveniência. Achar que um homem jamais entenderia uma mulher é uma visão machista horrorosa.
Eu não sei se alguém já corrigiu isso, mas Naoko Takeuchi não criou o Mahou Shoujo!
Pode-se dizer que ela criou o MAHOU SHOUJO MODERNO, mas antes Sailor Moon já ouveram outras obras do tipo ainda que de popularidade menor.
Só acho uma pena saber que apenas Sailor Moon, Rayearth e Sakura (se não contar Patrine!) fizeram um sucesso mais duradouro no Brasil. Isso porque o que trouxeram além deles foram apenas os títulos mais genéricos, ignorando os mais bem elaborados como Hyper Police e Kamikaze Jeanne…
O pior que se o DVD de Sailor Moon S não for sucesso, as esperanças do gênero voltar a TV são cada vez mais remotas!
Só quero saber onde acha esse anime pra eu ver se é ou não bom… :/
Nunca comentei aqui, mas depois de ver certos comentários, acho que ignorando os fatores técnicos, o restante é apenas opiniões. Por exemplo, parei de assistir Fate/Zero no episódio 06, não gostei, gostei MUITO mais de Madoka Magica. É simples, é minha opinião, embora analisando criticamente todos os aspectos, como animação, trilha sonora, estória, personagens e etc, Fate/Zero pode sim ser melhor, apenas não me agradou.
Para mim, Steins;Gate e Madoka Magica são os melhores do ano.
Apos ler tanta discussão.chego a uma unica conclusão. Todos tem suas opiniões e devemos respeitalas. Como minha opinião, madoka foi um grande anime, passei meu reveion assistindo a sére,indo durmir as 6 da manhã e não me arrependi, boa historia, inovasão e varias surpresas que no decorrer foram se revelando. O final me surpriendeu muito,achei que o desejo de madoka fosse muito diferente do que ocorreu. Em fim é um ótimo anime e para quem não assistiu recomendo, pra quem gostou tamo ai e pra quem não gostou entendo a sua opinião mas lembre que o anime e um mahou shoujo, comparar o anime com shonneis e outros generos é o mesmo que comparar j-rock com funk. É algo que não da pra discutir. Agora gostar ou não do anime vai da opinião de cada um.
ótimo post Gustavo realmente acabei não reparando nos detalhes que você abordou,assim que minha lista de animes para assistir abaixar irei reassistir madoka.
E se esse asime rendeu toda essa discussão acho que ele tem seu potencial não acham?
Steins;Gate > Madoka Magica
(Sci-Fi always wins!)