A primeira notícia que vi sobre [C]: The Money of Soul and Possibility Control se referia a ele como um anime sobre economia e a influência do dinheiro na vida das pessoas. De certo modo isso não estava errado, porém havia outra coisa na qual a série se focaria e que só descobri ao assistí-la: batalhas. E essas batalhas são, infelizmente, o que levam um ótimo conceito a ir por água a baixo.
[C]: The Money of Soul and Possibility Control, que daqui para frente chamarei apenas de “[C]”, conta a história de Yoga Kimimaro, um jovem estudante de economia que trabalha duro para conseguir dinheiro e terminar seus estudos, podendo assim conquistar uma vida normal como assalariado. Ele é apaixonado por Hanabi, sua colega de classe, entretanto a garota namora um rapaz rico contra o qual Kimimaro não acredita ter chances.
Um dia Masakaki, uma estranha criatura feita com bizarros gráficos 3D Cel-shaded, aparece para ele e oferece a Kimimaro a oportunidade de ganhar dinheiro na dimensão conhecida como Distrito Financeiro, uma área controlada pelo Banco de Midas que injeta o Dinheiro de Midas no mundo.
Entretanto, como garantia, Masakaki exige o futuro do garoto. Apesar de recusar inicialmente, Kimimaro acaba seduzido pelo dinheiro “fácil” e concorda com os termos da criatura. Levado para o Distrito Financeiro, o estudante recebe um cartão e sua Asset, seres que personificam o futuro de seus Entrés, a quem chama de Msyu (lê-se Má-chi-u).
Logo ele descobre que para ganhar dinheiro e se manter no Distrito, terá de participar de Negociações (Deals) que nada mais são que combates de Entrés onde o objetivo é conseguir o dinheiro do adversário. Porém, ao se retirar uma quantia de alguém, tudo o que foi adquirido com aquele dinheiro deixa de existir.
Com uma proposta Shounen aliada a uma temática Seinen, [C] foi exibido no bloco noitaminA da FujiTV, conhecido por sempre trazer animes diferentes e abordar questões mais profundas que a média.
A série inteira se sustenta na relação entre Kimimaro e Msyu e nas decisões que o garoto tem que tomar. Apesar desse ser o enfoque central, o melhor personagem é, de longe, Souichirou Mikuni. Ele é um homem de negócios experiente e um dos maiores investidores do mundo tendo salvado a economia japonesa diversas vezes apenas com a aplicação de fundos pessoais.
Vendo o potencial de Kimimaro, ele o convida a se juntar à Guilda do Estorninho, um grupo que tenta minimizar o dano do Dinheiro de Midas no mundo, e isso é o que cria o conflito mais interessante de todo o anime.
Embora tenham o mesmo objetivo, Kimimaro e Mikuni tentam alcança-lo de modo oposto o que faz com que eles se choquem. Essa é uma luta fadada a ocorrer desde a abertura do anime, é algo que a convenção te diz que irá acontecer, mas os eventos que levam a isso são interessantes, assim como as questões levantadas por eles.
Alguns outros personagens e situações são bem trabalhados trazendo uma boa dose de profundidade para uma obra que seria uma das melhores animações do ano não fosse um único – e grave – erro.
Como eu já havia dito, tudo no anime é resolvido através de batalhas. É interessante como eles usaram a metáfora do combate de fato para demonstrar os embates comerciais e como elas retratam o cenário econômico da época da crise de 2008, porém isso exige que o espectador tenha noções ao menos básicas de economia para não se perder, o que já diminui bastante o público.
As lutas não são incríveis – algumas delas na verdade são bem ruins – e em sua maioria falham em causar tensão. O tempo todo eu me perguntava se aquilo era mesmo necessário, pois as cenas focadas nos personagens em si eram tão mais interessantes que as Negociações que eu cheguei a querer pular algumas delas. Não só isso, mas elas também consomem muito do tempo do anime fazendo com que várias coisas pareçam forçadas.
É triste quando uma obra não atinge seu potencial por uma decisão errada. Assim como Fractale, se [C] tivesse sido mais longo teria sido um dos melhores animes do ano passado e dos últimos tempos. Mas não é o caso.
No fim das contas, [C] foi um anime que não sabia o que queria ser e por isso tentou apostar em duas frentes opostas, falhando em conquistar ambas. Muitos consideram esse um dos piores animes do noitaminA e do ano, o que é uma alcunha injusta, principalmente em tempos em que animes se tornaram tão vazios.
[C] pode ter errado, mas ao menos errou tentando ser genial e somente isso já basta para torná-lo digno ao menos de uma olhada.
Título: [C]: The Money of Soul and Possibility Control
Estúdio: Tatsunoko Production
Direção: Kenji Nakamura
Número de Episódios: 11
ao menos tentou inovar. muitos animes e novelas
( especificamente e PRINCIPALMENTE NOVELAS)
falham miseravelmente em sua proposta inicial se
perdendo pelo caminho e apelando pa coisas previsiveis
como matar esse ou aquele personagem..:wassat::wassat:
Não entendo o porquê das pessoas reclamarem tanto. Foi sim o melhor anime do ano porque foi o único que se destacou na multidão por ter um conceito original, ao contrário de várias outras séries rip-off de outras, moeshit excessivo e slice-of-life que não mostram enredo algum, além de séries mal-escritas e idolatradas desnecessariamente. [C] merece maior reconhecimento do que tem. É tida como série ruim por aqueles que não sabem de fato o que o anime tentou passar. Pode não ser perfeita, mas é melhor que o resto do lixo que nos enfiaram goela abaixo durante todo o ano passado.
esse anime é um lixo mesmo……. :wink: melhor anime di ano? kkkkkkkk esse cara q comentou ai disse uma piada viu lol se foi o melhor me diga os premios? vai ter continuaçao entao? q vendeu muito como outraas series do mesmo ano? =) bjosssss fanboy cego
a unica coisa que se salva é so no cracter desing e animação… porque o resto viu
Eu vi, e gostei.
Só senti falta deles no jogo Tatsunoko X Capcom.
ro q é o fanboy cego pq só enxerga prêmios, vendas e outras temporadas. Ele precisa disso pra achar qualidade: q outros o digam.
se levarmos em conta uma série de fatores, teve animes
melhores sim, mas , se falhou na execução, pelo menos
ousou em misturar alguns generos( tá, falhou, mas tentou)
e acho ca turma anda com implicancia, dexa o moço ser
feliz co anime dele, ja basta os flamerswars que arrebentam
por aqui por causa de narutards x optards
( não que one piece seja uma maravilha, mas tbem não é
lixo, assim como naruto, cada qual seu publico)
:wink::wink::wink::wink::wink:
Você só virá comentar de novo e acusar os outros quando você souber ao menos escrever e colocar argumentos válidos. Só assim você impõe respeito em alguém.
Na boa, se vc acha o melhor anime do ano tudo bem, mas eu não achei, não AGUENTEI ver o primeiro EP… e PARA MIM, não passa de mais um entre tantos outros animes… Animes do ano, para mim foram Toriko e Tiger & Bunny
[C] pra mim foi bom dou nota 7 pra ele eu realmente nao gostei muito das batalhas que ele teve (mas acho que elas que atraiam um pouco mais de publico) e eu ja imaginava que ele seria pequeno (mas nao so 11 eps achava que ia dar uns 16 ou 18)
pra mim melhor do ano mesmo foi Steins Gate
Não posso falar nada a respeito pois ainda não assisti a série, mas se o anime realmente tentou inovar, intão vale ao menos um credito nisso não acham?. Eu na minha opinião vejo que para fazer uma série perfeita e sem erros é impossivel. Intão devemos reconhecer os trabalhos que tentam tal posição.
Bem este ira para o plan to watch
Perdi tempo assistindo esse anime, muito sem sentido e chato.
Clássico?
Eu ri, e continuo rindo.
Tio Cloud: Que está rindo sou eu. Parece que você não entendeu a proposta da coluna.
O título da coluna não vem da ideia de “novos clássicos” e sim da ideia de algo antigo numa roupagem moderna. A animação japonesa continua a mesma, o estilo narrativo não mudou muito desde que se estabeleceu o que é “anime”, porém as técnicas mudaram e com as técnicas atuais se mimetiza o estilo antigo, algumas vezes se trazendo inovações. É o mesmo conceito da arquitetura neoclássica e da literatura neoclássica.
Acho que é a segunda vez que explico isso. Talvez eu devesse colocar um disclaimer no início de cada texto…
hmmmm
Mawaru Penguindrum, Usagi Drops, Mahou Shoujo Madoka Magika, Un-Go, Fate/zero e Chyhayafuru mandam lembranças o/
Foi um ótimo anime. Pra quem tem idade e mentalidade de entender o proposto por ele.
Furryshit, Moeshit, Moeshit, Un-go é fodinha até, Boringshit e Slice-of-lifeshit, respectivamente.
Deal With It.
Assisti a esse anime pela proposta inicial, porém ele se perdeu absurdamente com o andar dos episódios. Não acredito que seja o pior anime do ano e realmente está [muito] longe de ser o melhor, mas merece uma olhada rápida.
nao levem para o lado pessoal as opiniões pessoais das outras pessoas
bem esse anime é muito bom
tanto na animação no distrito financeiro que lembra bastante Monte cristo
quanto a ideia de luta por futuro e dinheiro
pois se torna algo nunca antes visto
Anime chato cara!
Fui assistir, perdi meu tempo, mó decepção.
Sem conteúdo, fraco e com personagens sem carísma.
Eu até que curti. Ficou mesmo sem foco, e teria sido melhor se as batalhas fossem mais curtas, mas mesmo assim merece ser conferido. O grande problema mesmo foi a duração tão curta, se pelo menos tivesse mais epis com certeza ia ser bem melhor.
Seu unico problema foi o curto tempo para explicar a situação e o final repentino. Mas não culpe o anime e sim a Noitamina que esta de mal a pior…
Não gostei dos CGs. Achei bem forçado e com pouca utilidade.
Mas é um bom anime, tem um apelo de qualidade e merece estar no topo dos melhores do ano.
2011 tem para contar nos dedos bons titulos como [C].
É triste, mas é verdade.
Continuo rindo do anime.
Tio Cloud: Isso se chama bom humor XD