Anime e música sempre andaram lado a lado. O uso de cantores famosos na dublagem ou de dubladores como cantores é uma prática muito comum para popularizar uma série. Seria então natural que, em algum momento, surgissem animes sobre música. E um dos melhores — se não O melhor — a lidar com o tema é o assunto de hoje: BECK: Mongolian Chop Squad.
Adaptação do mangá de Harold Sakuishi (cujo verdadeiro nome é Takahiro Sakuishi), a história segue Yukio Tanaka, o Koyuki, um adolescente apático que, um dia, conhece Ryuusuke Minami, um guitarrista em busca de fama no mundo do rock. Logo, Koyuki se vê envolvido com o sonho de Ryuusuke ao mesmo tempo em que tem de lidar com problemas de escola, família e um relacionamento complicado com a irmã de Ryuusuke, Maho.
Sendo um anime do famoso estúdio Madhouse (Trigun, Death Note, Paprika), é normal esperar uma qualidade técnica impecável. E mais uma vez a casa louca não decepciona.
As cenas dos concertos são animadas em CG Cell Shaded (mesma técnica usada em jogos como Tales of Vesperia e Kingdom Hearts para dar um feel de anime aos gráficos) e se misturam bem ao visual simples e limpo dos cenários e personagens.
O fechamento, totalmente formado por slides de bandas famosas, é muito original e carrega toda a essência da série. Há alguns momentos em que há apenas um zoom numa personagem enquanto ele não fala nada, o que pode se tornar irritante.
O roteiro é bem amarrado e brilha com suas personagens bem escritas. Todos que já tentaram montar uma banda sabem como Koyuki se sente ao ter de escolher entre a música e os estudos. Os conflitos internos dele são os de qualquer outro adolescente na mesma situação e isso é o grande trunfo de BECK: é fácil se identificar com os protagonistas.
Todos os integrantes da banda possuem uma química muito boa entre eles tornando difícil alguém não torcer pelos desajustados que tentam fazer música sem se vender às exigências da indústria, especialmente para aqueles que entendem o que a banda está dizendo.
BECK é como um grito rebelde contra as boy bands e idols que dominam o mercado fonográfico atual — em especial o japonês. O vocalista, Chiba, não é um garoto bonito e bem comportado com um hamster, mas um sujeito briguento e burro à margem da sociedade organizada japonesa, alguém que simplesmente não se encaixa nos moldes normais.
Koyuki, o único que poderia ser considerado socialmente aceitável, pouco a pouco se afasta da escola para viver o sonho da banda. A jornada do grupo, que sacrifica cada vez mais seu tempo em nome do sonho de fama, é algo que vai contra as crenças da sociedade japonesa. Ir contra a corrente e fazer aquilo que se quer, mesmo que todo o mundo esteja contra você. Isso é BECK.
Claro que, falando de uma série sobre música, a trilha sonora não podia deixar a desejar. Há muitas insert songs durante o decorrer da mesma, muitas interpretadas pela banda BEAT CRUSADERS (que também fez a quarta abertura de Bleach, a divertida “Tonight, Tonight, Tonight”).
Há diversas referências a artistas reais na série como Ramones, Rage Against The Machine, Bob Marley, Nirvana e por aí vai. E é interessante notar que, novamente, BECK homenageia aqueles que ousaram ir contra aquilo que era normal para seu tempo (apesar disso ser discutível sobre os Beatles, mas não entremos no mérito da questão).
A abertura, HIT IN THE USA, é uma verdadeira ode ao sonho do sucesso internacional que vive no coração de cada artista. Vale notar que foi exatamente HIT IN THE USA que permitiu aos BEAT CRUSADERS se tornarem amplamente conhecidos.
No Japão, tanto o anime quanto o mangá foram um sucesso considerável. O último volume do mangá ficou entre os dez mais vendidos em sua semana de lançamento e o anime rendeu diversos produtos licenciados, entre eles duas guitarras lançadas pela Fender Japan, e uma adaptação em Live Action que estreou em 2010.
Fora da terra dos samurais, a série também conquistou uma legião de fãs, sendo considerado por muitos o melhor anime sobre música já feito (fãs que me perdoem, mas K-ON é sobre música como Evangelion é sobre lutas de robôs gigantes).
A crítica em geral foi muito positiva para o anime, citando o ritmo quase perfeito e a execução fenomenal como as maiores qualidades. No Brasil, BECK é conhecido apenas pelos DVDs de “divulgação” vendidos em eventos de animes e pelas versões dos fansubs, o que é estranho considerando a popularidade da série no exterior.
BECK deve ser assistido por todos os fãs de anime, de música ou por aqueles que simplesmente gostem de uma boa história sobre sonhos e as dificuldades em realizá-los.
Título: BECK: Mongolian Chop Squad
Estúdio: Madhouse
Direção: Osamu Kobayashi
Número de Episódios: 26
Concordo, todos deveriam assistir!
Uia eu assisti Beck sem parar a historia me prendeu do comesso ão fin!
Como guitarrista não tem como não se identificar com o Koyuki em diversos pontos. De fato foi um dos melhores animes de musica que ja assisti e concordo com o k-ON pois as minas mal tocão e passão grande parte do tem tomando cha… eu sou fa de K-ON mas prefiro Beck!
Só acho que o final do anime poderia ter sido diferente…
Abordando a ida do beck nos EUA. xD
cara adoro esse anime,mas nunca assisti ele todo por q no view animes tem um epi repetido,e eu n tenho net para assisitir em oustros sites,mas mesmo com aquele epi errado,vo la agora e vou acabar de assistir:wink:.
Realmente BECK é altamente recomendado, quem gostou do anime deveria aproveitar e ler o mangá, muito bom tb.. e a história continua após o fim do anime
Realmente é um ótimo anime. Eu q nem gostava de assistir animes do gênero musical gostei mto deste. Recomendo tb q assistam pois é ótimo, dps do primeiro epi fica altamente viciante…heheheheh…!!
Abç.
Eu achei a arte muito ruim em vários momentos. Nem pareceu coisa da Mad House. Mas deixando isso de lado, o anime é mesmo excelente, altamente recomendado. A história vai prendendo a pessoa ao longo dos episódios, e ao se dar conta, a pessoa já está no último episódio ansiosa pelo que vai acontecer no fim da história.
Melhor série musical de todos os tempos
Tbm achei q eles deixaram a peteca cair na animação em vários pontos, mas nada q prejudique a obra, pois a história e os personagens são excelentes.
Se fosse pra citar outro ponto ruim, eu diria q é o não final do anime. Apesar de fechar bem, vemos claramente q ainda tem muita história pra contar, e o mangá vai bem além. Se publicarem no brasil eu compro.
Tinha que relançar como aconteceu com Hunter x Hunter.
Ah, eu amo beck *-* <3
Um dos melhores animes que já fizeram. Sem dúvida. k
É bom mesmo. E aparece o Freddie Mercury.
The Beatles não foram contra o que era normal em seu tempo? Cara, vai dormir.
Certo, eles começaram a fazer sucesso depois de mudar o estilo para o cabelo de tigela e os ternos, mas depois eles passaram a escrever a maneira como uma banda de rock deveria ser.
Quando era a formação “guitarra, baixo e bateria” era um standard, eles vieram com Yesterday, com um quarteto de cordas.
Antes de Jimi Hendrix e The Who aparecerem com seus efeitos de guitarra, os Beatles já usavam feedback em I Feel Fine e guitarras invertidas em I’m Only Sleeping.
Quando todo mundo viu que devia inovar e tentava com pouco sucesso, veio o álbum Revolver e quebrou a cara de todo mundo.
Sgt. Pepper’s quebrou tantos padrões musicais que até hoje ninguém ousou fazer um álbum parecido. Aliás, os Beach Boys acabaram por causa de Sgt. Pepper’s.
Quando todos queriam escrever letras profundas, amorosas ou narrativas, eles vieram com I Am the Walrus para não falar de coisa nenhuma e deixar todo mundo perplexo.
Quando era moda querer mudar o sistema, eles vieram com Revolution e disseram “não adianta, é melhor mudar a sua cabeça”.
Antes dos punks fazerem música que irritassem os poderosos, eles vieram com Back In the USSR para rir da cara de todo mundo.
Quando todo mundo estava querendo aparecer com “atitude rock n’ roll”, John Lennon fazia tosqueiras com a Yoko para chamar a mídia e manifestar seu desejo pela paz.
Se isso não é ousar ir contra o que é normal no seu tempo, eu realmente quero saber o que é. Fazer cara de mal para fotos?
Bônus para deixar o post menos pesado: essa sim é a atitude mais rock n’ roll de todas: http://userserve-ak.last.fm/serve/500/8840695/The+Beatles+grass.jpg
Interessante. Ainda bem que os japoneses não seguem os clichês estabelecidos pela Disney e cia quando retratam uma banda, eles seguem mais o lado real da coisa…
Yeah, era a esse começo que eu me referia quando disse “discutível”. Muita gente dúvida que os Beatles tivessem feito sucesso se não tivessem assumido as caracterísitcas boy band do começo. Mas não me leve a mal, eu gosto muito dos Beatles e do John Lennon na fase solo dele (admiro muito a maneira como ele tentava mudar o mundo com a música dele). Mas não posso negar o que aconteceu. Os próprios caras brigaram entre si para decidir se seguiriam ou não um estilo mais ousado. É um fato.
Taí um mangá que eu realmente gostaria de ter na estante! Mas acho muito difícil alguma editora brasileira trazer pra cá, pelo menos agora.
Beck foi um dos primeiros animes que eu assisti quando eu denominava anime ao invés de “desenho”, e por isso vai ficar marcado em mim, mas, não só por isso, o seu enredo com certeza prende você a ponto de se identificar com os personagens como foi dito na review, e cito 2 momentos épicos desse anime, um é quando Koyuki canta moon on the water com a maho e o outro é no Greatfullsound festival, que Koyuki entra no palco sozinho e cada um dos membros da banda começam a entrar um de cada vez. F-O-D-A!
Agora deixo uma pergunta pra vocês qual a sua musica preferida em BECK? eu tenho duas Brainstorm e Slip Out
Me diga ONDE que Kingdom Hearts usa cel-shading, porque eu mesmo não sei da onde você tirou isso @_@
Mas Beck é um ótimo anime, Larc tinha me dado os dvds na nossa época de pirateiro xDDD
Gustavo Martins: Aí ó.
[2]
O anime de Beck é ótimo e seu mangá é melhor ainda…
Sem dúvida nenhuma figura na lista das melhores coisas que li e vi na vida.
Um dos melhores mangás que eu já li! Não me arrependo um segundo de ter importado, gastado uma fortuna, pra ter ele na minha prateleira.
Recomendo MUITO!
Sou fanático por animes e música, gosto de quase tudo!
Mas uma coisa tem que ser dita:
Beck é o melhor Anime / Mangá que existepra quem curte música e animes! Se vocês só viram o anime, perderam metade da história! Acontece muita coisa foda, muita gente morre, muitos shows acontecem!
Já que tanta gente assim curte, a gente podia se juntar pra pedir para a JBC, Panini ou para a NewPop trazer esse mangá pra cá!
Esse, pra mim, é o maior furo na minha coleção, ela não tem meu mangá preferido.
Um dos melhores mangás que eu já li! Não me arrependo um segundo de não ter importado, gastado uma fortuna, pra ter ele na minha prateleira. Agradeço aos scans e fansubs!
Kakinomotto esqueceu quando o Koyuki canta com The Dying Breed e ganha projeção com talvez a segunda melhor apresentação de todo o anime e talvez a terceira ou quarta do manga. Sugiro a quem se interessou baixar os CDs e utiliza-los para plano de fundo na hora do shows no manga, com isso o ritmo do manga você é absorvido por completo pela história.
Eu li o mangá, porém vi poucos episódios do anime. De qualquer forma concordo com que foi dito, pois BECK possui uma história realmente cativante, com personagens carismáticos (apesar que tinha horas que o Koyuki me irritava), além de gostar muito
das partes em que eram feitas referências a artistas reais.
Enfim, BECK é altamente recomendável tanto para quem gosta de uma boa história como para quem é fã de música.
SIMPLESMENTE O MELHOR MANGA DO MUNDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
E PRA QUEM AMA ROCK COMO EU TEM Q ASSISTIRRR
É legalzinho mas um pouco viajado, e monótono em certos episódios, não me levem a mal é só minha opinião.
sinceramente falando :\
foi um dos melhores animes que ja assisti.
ja havia visto o anime a 2 anos e recomecei a velo por saudades mesmo.
desde q assisti ele me apaixonei cada vez mais por musica. sempre curti musica principalmente rock. mas beck me levou a outro nivel.
pra mim o unico pecado é que o anime termina muito rapido e todo esse tempo achava q acabava ai. agr q vi q continua nossa to loco pra ver o manga e a continuação dessa obra. pena q não vou escutar novas musicas com decorrer do manga T.T as musicas da banda são exellentes. (a versão de a i’ve got felling é um dos melhores covers de bettles q ja vi na vida) nota 9 pro anime e loco pra ler o manga.
minha musica preferida e dificil de escolher mas eu diria brainstorm e slip out