Ranma 1/2, Bakuman, Another, Sakura e Level E. Em dois meses, cinco títulos da editora foram finalizados e alguns já substituídos ou com previsão para serem, já que temos anunciado até agora Genshiken e The Innocent.
Acontece que nos próximos meses devemos ver uma mudança significativa no catálogo da editora se compararmos a meses atrás, ou até ao mesmo período do ano passado. Usando maio de 2012 como exemplo, de lá para cá foram finalizados/paralisados (por encostarem com o Japão) 18 mangás. Vejam um comparativo:
Maio de 2012:
Negima #67 (hoje finalizado)
Neon Genesis Evangelion ESP #07 (encostado)
Hero Tales #03 (hoje finalizado)
Hikaru no Go #21 (hoje finalizado)
Bakuman #09 (hoje finalizado)
Fairy Tail #18
Guia Fullmetal Alchemist #01 (hoje finalizado)
CDZ #05
Rosário+Vampire II #08 (encostado)
Kobato #4 (finalizado)
Maio de 2013:
Level E #03 (novidade e finalização)
RG Veda #07 (novidade)
Another #04 (novidade e finalização)
Rurouni Kenshin #07 (novidade)
Soul Eater #10 (novidade)
Diário do Futuro #04 (novidade)
Fairy Tail #30
Nura #08 (novidade)
CDZ #16
Sakura #12 (novidade e finalização)
Love Hina #02 (novidade)
The Innocent #01 (novidade)
Hunter x Hunter #31 (retorno)
Apenas CDZ e Fairy Tail são títulos em comum dos checklists apresentados, e mesmo assim, o primeiro deverá ser concluído até maio do próximo ano e Fairy Tail encostará no volume Japonês. Fora que até o mesmo período em 2014 RG Veda e Diário do Futuro serão finalizados e Soul Eater e Nura estarão encostando nos volumes japoneses.
A questão é: a editora está se renovando. Mas em que sentido? Apresentando apenas substituições para títulos que estão terminando, ou investindo em material novo? Podemos dizer que os dois.
Claro que quando algo dá certo, a melhor opção é continuar investindo naquela fórmula. Bakuman parece ter sido um caso, e para manter o público da série, a JBC investirá em Genshiken. O relançamento de Love Hina também vem em boa hora, já que Negima foi finalizado há alguns meses e Ranma 1/2 no mês passado.
E, claro, logo deveremos ter mais algum relançamento do CLAMP para suprir a falta de Sakura e RG Veda, que termina nas próximas três edições.
Mas tivemos também Diário do Futuro e Another, obras que inegavelmente fizeram sucesso internet a fora, o que provavelmente chamou a atenção da editora que resolveu investir nesse tipo de mangá não tão comum por aqui. E ainda temos para o futuro Death Note Black Edition que, sendo relançamento ou não, visa um público diferente do qual a JBC está acostumada a lidar.
No final, podemos dizer que a JBC encontrou um ponto de equilíbrio entre o seguro e o novo até aqui, mas o que será que ela nos reserva para os próximos meses?
Mawaru Mangá
O anime homônimo teve mangá anunciado meses atrás, mas só agora foram reveladas informações de onde e quando ele será publicado. Mawaru Penguindrum será serializado pela Comic Birz a partir do dia 31 de maio. A antologia é a mesma de Rozen Maiden e Hetalia Axis Power.
Expansão
Depois de expandir sua atuação para a América Latina, o Crunchyroll agora investe na Espanha e em Portugual. A partir do dia 9 de maio, residentes dos países poderão acompanhar inicialmente Naruto Shippuden, Muv-Luv Alternative e Nyaruko-san com legendas em seus idiomas.
Finalização
O mangá Sakura Wars: Kanadegumi, inspirado na franquia de jogos Sakura Wars, chega ao fim no dia 20 de maio no Japão. A antologia Hana To Yume informou que a obra, que em 2011 era planejada para ser one-shot, será encerrada após quase dois anos de publicação. O spin-off rendeu também uma animação em formato OVA comercializada junto a um dos encadernados do mangá.
Sobe
Depois da adição de Tsuritama, Kimi to Boku, Natsume Yujinchou e muitos outros, o Crunchyroll atualizou seu leque de aplicativos e agora disponibiliza legendas em pt-br para assinantes que possuem PS3 e Smart TV’s da Samsung.
Desce
Depois de um ano desde o lançamento do primeiro Box, a PlayArte está anunciando para o final de junho a segunda caixa do anime Dragon Ball Z – a fase clássica, já que Kai foi dropado. Tudo continua aquela maravilha: 4 DVDs com 4 episódios em cada. Quem é o louco de acreditar que a empresa vai concluir a série em quase 80 discos?
Desce II
Dentre tantas opções conhecidas e disponíveis no mercado, a rede Cinemark resolveu pegar o longa As Leis Místicas, selecionado para indicação ao Oscar de melhor animação de 2013, para exibir em sessões especiais no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A obra é produzida pelo líder da organização espiritual Happy Science, que diz ser o Buda vivo(??). Além disso, o outro concorrente japonês selecionado para indicação, que é do Studio Ghibli, foi esquecido e não ganha exibições no Brasil. [com informações do SushiPOP]
Então o Dragon Ball Kai parou de ser lançado???? Só tenho o Boxe 1 e faço questão de nao comprar o resto então, comprar pra ficar a coleção pela metade????? Nao obrigado Playarte
Não sei se esta havendo INOVAÇÃO, renovação com ctz afinal de contas, como voce bem colocou, usa-se a formula que vem dando certo e trazem coisas semelhantes, e em alguns quase extremamente iguais mudando apenas nomes e personagens.
O material novo segue nessa linha ou quando não, na pior das hipoteses, pegam qualquer coisa com um traço atrativo e uma propagando tosquinha por tras para publicarem a exemplo de The Innocent, que até agora nao disseram nada (e eu ainda duvido que venha com paginas coloridas como na edicao original ou na versao americana).
Por mais que o mercado nacional tenha dado esse “boom” em tapas buracos e a velha formula vem sendo usada desde…desde sempre, ainda faltam mais alternativas e diferentes generos.
Death Note é bacana, uma edicao muito linda. Mas, é a minha opiniao pessoal hein, nao consigo engolir o roteirinho é muito bobinho, fraco demais! Um capetinha perde o cardeninho dele na terra e ai um estudante japones o encontra…Uauu!
Mas é gosto e cada um tem o seu, o mais importante disso e´que a JBC foi a primeira a tomar essa iniciativa em trazer um mangá em edição bacana, formatao, papel especial para livrarias. Logo em seguida, vem a desorganizada e completamente ZOADA, Panini anunciando High School. Vamos ver se esse segmento de livrarias, especificamente para mangás, cresce e quem sabe nao podemos sonhar com bons titulos nesta categoria sendo publicados por aqui.
Abracos
logo a jbc vai ter que trazer um ou dois mangás longos (mais de 20 ou 25 volumes).
Mês que vem provavelmente vai ter genshiken, death note (BE), rosário vampire e o vol 32 de HxH.
No mês de julho o lançamento tem que ser bom e com uma quantidade boa de volumes.
ps1: ainda tenho esperanças com JoJo’s
ps2: quero Beck também
ps3: vai faltar shoujo pra quem gosta
Pra mim a JBC está num mais do mesmo em relação a seus lançamentos e relançamentos agora que vai vir uma coisa um pouco diferente com The Innocent. ou não né.
cara, a JBC tá inovando sim, mas de forma controlada. Dá pra ver que entre alguns títulos que acabaram ou vão acabar, há associações, tipo: Bakuman e Genshiken. Os dois não são parecidos, entretanto agente acaba associando um ao outro. ACHO isso um jeito de fazer com que as pessoas vejam coisas novas sem parecerem alienígenas lendo uma coisa que não conhecem.
Nada disso importa, futari h foi cancelado e não há nada adulto ou erótico.
Playarte comfirmou que cancelou o kai?
eu sei que está demorando pra lançar e tal
PRa mim não é só a jBC não, Panini tb entra nessa.
A Sampa trouxe Hitman que realmente é bem diferente, tinha sanctuary que foi cancelado, mas é um genero de manga mais alternativo diferente mesmo.
A extinta conrad tinha ou ainda tem , ninguem sabe, Gen Pes Descalcos.
A Panini tinha Homunculus, dgo tinha pq o manga SUMIU. Ninguem informa nada, dizem que ia sair esse mes e nada. MPD Psycho tb foi pro espaco, ate agora num hiato sem fim.
Ver Berserk e Lobo Solitário relançados nesse formato ia ser algo maravilhoso, de inéditos seria muito legal ver mangás como Akira, Shigurui, e Vagabond (esse a Conrad começou a lançar em formato livro mas não terminou), mas acho que estou pedindo/sonhando demais!
Nossa nem brinca viu amigo! seria muito foda ver akira, lobo solitario, vagabond (nos mesmos moldes das edicoes fodasticas da Conrad), nausicaa e tantos outros titulos em versoes luxuosas.
Quem sabe um dia né, nao custa nada sonhar ainda. Temos que torcer para que Death Note e High School vendam pra caramba!
Acho que Yu Yu deve vir depois da conclusão de Death Note. Love Hina voltar foi o que mais me surpreendeu. Esperava que, de shoujos, a JBC voltasse com Rayearth que tem um publico noventista aguardando uma nova edição do mangá
^^v
Nesse tom cínico, qualquer história, _qualquer uma_ mesmo, vai parecer extremamente bobinha, fica a dica.
Não me fale em Vagabond.
Dei minha coleção standart e estava todo animado pra comprar a luxo. E o mangá é cancelado…
Esse junto de Eden, foram os mangás que mais me ferrei.
ops, tem o Otomen também…
Maldita Conrad e Maldita Panini.
Beck ia ser da hora!
Outro q eu sonho em ver aqui é Hajime no Ippo…
Confirmado mesmo HxH pra esse mês? Não tem nada no checklist!
Dessa nova leva de mangás da JBC não gostei nem um pouco de Diário do Futuro, mas me surpreendi com Level E, boa aposta!
Geral falando, “queria mangá tal, queria mangá tal2”, mas todo já conhece os mangás que pede e já leu na internet kkkk
Se cuida, Panini, antes que todo mundo perca a paciência com o lançamento bimestral e leia 20th Century Boys pela internet.
sério mesmo
um post elogiando o trabalho da jbc
que milagre foi esse Oo???
E oque mais a jbc pode lançar do clamp por aqui ja que o resto tá na mão da new pop? Oque sobrou de mais famoso delas é Gohõ drug, Clover, Clamp gakuen tanteidan e Gakuen tokkei
dyukarion.
Eu queria muito ver clover por aqui mas como a obra tá paralisada igual X’ quem sabe num futuro distante mas eu acho que a jbc ainda traz Gohõ drug que tbm é uma ótima obra.
E não só a jbc mas todas as editoras deveriam começar a lançar art books. Tem uns muito bonitos do Clamp, Kaori Yuki, Rumiko Takahashi, Yoshiyuki Sadamoto, Yuu Watase, Masashi Kishimoto… Se lançar por aqui eu compro com certeza.
Outra coisa que as editoras não lançam por aqui é hentais e obras yuri e yaoi (sei que tem gravitation e blood honey, mas só essas obras é o mesmo que nada).
A parte da JBC ficou meio grandinha pra ser colocado no CheckIN. Você deveria ter colocado junto com o checklist da JBC pra ficar mais completo.
Quanto ao Crunch, devagar mais tá indo e finalmente o app pra Samsung. Como é bom ligar a tv e assistir ao animê sem rodeios, mas… ainda tem poucos lançamentos e continuo tendo que baixar via fansub >_<. Mas, sei que o serviço ainda nem tem 1 ano e que devo ter paciência.
Por fim, eu discordo, em parte, sobre o Desce II. Claro, eu e todo mundo gostaria de ver animês mais conhecidos no cinema. Tinha ficado muito animado quando anunciaram que o Liveaction de Rurounin Kenshin ia vir pros cinemas brasileiros. E o estúdio Ghibli tem muito mais fama aqui no ocidente. Mas, o Shinpi no Ho foi indicado ao Oscar, mesmo diretor de Cowboy Bebop e Evangelion. Então eu não diria que foi uma má escolha. Eu diria que não foi a melhor, em minha opinião, pois tem gente que pode ter visto este anime e ficou animado ao saber que ele vai vir pros cinemas daqui. E, se eu morasse em São Paulo, iria ver este filme.
Não vi nenhuma renovação na JBC, apenas continuam as modinhas e relançamentos.
Love Hina não é Shoujo. É apenas um Shounen de romance.
Shoujos não costumam apresentar cenas com doses de Ecchi (salvo raríssimas exceções como Zone 00). ^^
A questão é: o público consumidor está se renovando?
Espero que As Leis Místicas faça jus ao lindo cartaz nacional. Acho que se toda organização espiritual produzisse anime, o Brasil seria um grande produtor.
E a Editora Abril anunciou que vai publicar o mangá de Sakura Wars: Kanadegumi. Em 2020, afinal aqui é o Brasil.
Na boa a Jbc ta perdendo tempo nao re-lançando as obras de Takehiro Inoue, so acho
Se ela for relançar alguma coisa aposto nesses
JBC traz shingeki pf
Nota-se como eu conheço a série, né?
Acha que vale a pena adquirir?
^^v
Dudu, CCS vai ser substituído por yu yu hakusho. A jbc já confirmou isso. E se fosse pra substituir ele por um mangá da clamp, seria bom wish que é a primeira parte de kobato ou clover.
E caramba a jbc vai ter ainda um monte de título lançado ainda nesse ano e no próximo já que além dos quatro que vão ser concluídos esse mês, ainda tem rg veda e diário do futuro que vão ser concluídos em agosto desse ano e janeiro do próximo, respectivamente. Dos quatro concluídos esse mês, somente um vai ser substituído, esse é genshiken. Uma pergunta: death note não vai pro checklist não? Se for são dois substituídos e dois sem substituto. Próximo mês, hunter x hunter vai ficar encostado com o Japão ( com o volume 32) e next dimension vai ser substituído por rosario + vampire. Em julho, eu acho que vão trazer o lost canvas 7. E ainda tem o next dimension 7 que eu acho que vai demorar também pra sair. Ou seja, em agosto, já vão ter menos dois mangás no checklist da jbc. E em setembro, mais um se despede (rg veda) Ou seja para setembro eles vão ‘tar com menos 3 mangás. Em 2014, 6 vão ser concluídos/encostados (contando com genshiken e sem o diário do futuro que eu já contei), faltando somente rorouni kenshin (do checklist desse mês) que será concluído no começo de 2015. Ou seja, a jbc vai ter que se matar de lançar mangás nesse periódo de 2013/2014 ou senão seu número de mangás lançados por mês vai diminuir consideravalmente.
o q? Nunca que YYH vem pra substituir CCS em questão de público. Um é shojo CLAMP e outro é shonen da JUMP, são extremos. Independentemente do que a JBC fala por aí. É óbvio que ela não vai entregar o ouro assim do que virá substituindo CCS, que todos já fazemos ideia do que é.
Tá duvidando da JBC é camarada? Tá parecendo a Allena.
Bem, ainda não li o mangá. Apenas vi cinco episódios do anime, que até achei divertido, mas mesmo assim não continuei. xD De qualquer forma, vejo muito as pessoas que leram falado que o mangá é, de longe, superior ao anime. Enfim, com essa republicação, terei a oportunidade de conferir, e estou muito otimista quanto a obra, ainda mais com tantos bons relatos que ouvi. Por isso, eu diria que depende do seu gosto, mas se estiver curioso, e não tiver problemas com relação a dinheiro, vale ao menos comprar o primeiro volume para conhecer a série e descobrir se ela foi ou não capaz de te conquistar. ^^v
É o que estou pensando em fazer, Maou. Só fico com medo de a JBC vir a anunciar, Rayearth, Yu Yu e mais alguma outra coisa imperdível e eu acabar me perdendo no orçamento. XD
^^v
Haha! Sei bem como é. xD
Mas como Cassius falou outro dia, que a JBC iria dar uma “segurada” nas republicações, para manter um equilíbrio com os lançamentos inéditos, então creio que seja melhor confiarmos no que ele disse. ^^
Comprei o nº1. Muito bom!
Não é épico como CDZ ou FMA.
Mas tem um ecchi não vulgar.
Um romance não meloso.
E uma comédia inteligente.
Fazer o quê? Vou continuar comprando XD
Espero ter a mesma experiência, ou até uma melhor, quando comprar. xD
Mas como sou fase 2, e não quero comprar pela net, vou ter que esperar uns 4 meses. rsrsrs ^^v
E a light novels?seria muito bom se saisse por aqui ore no imouto ou a franquia monogatari,Angels Beats entre muitos outros.