No dia 1° de maio de 2011 chegou à TV por assinatura brasileira o “novo” canal da Sony, o Sony Spin, emissora que veio com o slogan “o canal que vai virar a sua cabeça”.
Bem, antes de mais nada, o uso de aspas na palavra ‘novo’ logo acima se deve pelo fato do canal incorporar pouco conteúdo inédito em sua estreia. O Sony Spin usou boa parte da programação já descaracterizada do Animax, o que veio de inédito mesmo foram séries no horário nobre e as vinhetas.
Com a premissa de ser um canal jovem – focado na geração millennials, como a nova MTV – o Sony Spin apostou em séries teen (Kenny vs Spenny, 90210), e algumas com apelo sexual, como Glory Daze, The World of Charlie e 18 To Life (nova temporada, a série já era exibida no Animax).
Um dos poréns dessas aquisições estava no fato de que as séries tiveram desempenho tão ruim nos Estados Unidos, que boa parte não durava mais que uma temporada. Ou seja, nenhuma chegava a marcar a cara do canal, uma vez que saiam do ar pouco tempo depois. Talvez 90210 e Teen Wolf tenham chegado perto de fazer isso, mas eram tantas as reprises e demora por episódios inéditos, que aos poucos essas deixaram de ter uma presença forte na emissora.
“Ah, mas essa demora, além das reprises, acontece com todos os canais”. É quase uma verdade absoluta. Os canais de TV paga têm como característica exibição semanal dos episódios inéditos das séries, com várias reprises ao longo da semana. Quem acompanha, por exemplo, Law & Order: SVU no Universal desde sempre muito provavelmente já está acostumado, mas a questão toma outras proporções quando um canal se propõe a focar no público jovem, um público que nasceu na era digital e já incorpora YouTube, Downloads, e até streaming das suas séries favoritas pela internet, em tempo real.
Com isso o Sony Spin não pode competir. Aliás, nenhum canal hoje no Brasil pode, com algumas exceções na rede aberta de TV que produz e distribui seu próprio conteúdo.
Então, até onde o canal poderia se sustentar para não cair em ruínas? Se o motivo para a extinção do Animax era o de baixa audiência e repercussão, esse, ao menos, tinha um público fidelizado sem o fator “millennials” na equação.
A solução, até agora, da Sony foi a seguinte: aos poucos, enfiar séries do canal Sony e AXN que fizeram algum sucesso, no Spin. Lost, Joan of Arcadia, Time of Your Life, The Guardian, dentre outras. E o pior é que muitas são exibidas há quase dois anos ininterruptamente. JoA, por exemplo, exibida todos os dias, já teve tempo de ser reprisada por volta de 16 vezes.
O canal adolescente foi se transformando em um recinto nostálgico, com um horário nobre ainda centrado em algumas séries jovens e programas de música, criando assim um modelo híbrido de programação.
O ponto é: se em dois anos de existência o canal precisou passar por essa grande transformação, a Sony errou na proposta do Sony Spin, e pelo visto vem sendo difícil consertar. Recentemente, até telenovela mexicana do Zorro o canal exibe, mostrando que se aposta em tudo pra conseguir encontrar qualquer tipo de público para aumentar sua audiência.
Pode ser que a Sony se arrependa de ter extinguido o Animax pro Sony Spin nascer. Mesmo com os animes concentrados nas madrugadas do canal, fazia relativamente mais sucesso que o sucessor hoje.
Por outro ponto, pode ser que não, uma vez que só por usar o termo “jovem” na descrição do seu canal, a programadora tenha atraído toneladas de anunciantes, que provavelmente estão pagando cada vez menos para que seus comerciais sejam veiculados, uma vez que o baixo desempenho do canal não agrada nem a Sony, nem quem quer vender produtos.
Curioso também que o Sony Spin teve uma série de vantagens que o Animax não tinha. Na estreia de Teen Wolf, os atores vieram ao Brasil fazer divulgação da série, e as maiores operadoras do país liberaram algumas vezes o sinal do canal para todos os assinantes.
O Animax, restrito, por exemplo, ao pacote top da NET na época, não tinha essas regalias para arrecadar público, e mesmo assim, se mantinha com sua fatia de espectadores.
O Sony Spin é um excelente estudo de caso para entendermos que, talvez, canais jovens não funcionem hoje em dia. A nova MTV poderá desmentir ou reiterar, mas os índices já mostram que ela caminha para a reafirmação de que o público jovem está na internet.
E para encerrar: teria sido melhor, para assinantes e Sony, que o Animax continuasse existindo ao invés de morrer e ceder espaço pro Spin?
Me pergunto se essa tal “geração Y” realmente VENDE.
Sério, a antiga e a nova MTV são assim, o Sony Spin também e até o VH1 entrou nessa onda de programação feita pra meia-dúzia de pessoas de classe média-alta pra cima.
Acho que os anunciantes não fazem pesquisa alguma; eles simplesmente colocam seu produto com base em especulação, e como todo mundo ta indo na mesma tendência, acabamos tendo essas aberrações: canais bem patrocinados mas que atingem apenas um nicho bem especifico.
Não entro nem no mérito das séries serem boas ou ruins, a questão é: alguém realmente assiste?
Para a Sony o Spin é melhor do que o Animax por causa dos anunciantes, é bem mais fácil vender propaganda no Spin (canal jovem, estilo MTV e outros….) do que um que “exibe desenhos japoneses”.
Para o telespectador a solução seria incluir animações (incluindo animes) na grade do Spin, para ‘agradar a todos’. Chegaram a fazer isso exibindo “Archer”, mas parece que não deu certo.
OBS: OTIMA coluna! Dudu, a história do Boomerang daria algo legal, faz ae XD
Gostei do artigo…mas tenho que concordar que o Sony Spin foi um dos tiros no pés da Sony, o outros foram o início conturbado do PS3, o descaso com os donos de celulares da Sony Ericsson,etc…Off.: Uma pena que os desenhos,animes e afins estão sendo expulsos do canal aberto, 1º foi a Globo, agora o SBT, e provavelmente a Band vai seguir o mesmo caminho…canal aberto só para assistir novelas, programas policiais,religiosos. (pseudo) humorísticos e outras baixarias…Off.: Saudades de Evangelion, Heat Guy J, Blood +, FMA,Samurai X, Nadesico, Super Subarimo 99, Cosmo Warrior Zero, Black Jack,etc…
A verdade, é que nem um, nem outro dão audiência. As pessoas falam de audiência baixa, mas precisam levar em consideração que os padrões de audiência hoje são totalmente diferentes dos padrões de 5, 10 e 20 anos atrás. Não, séries Teen não dão tanta audiência assim, mas anime dá bem menos audiência porque é um nicho muito mais fechado e que prefere ver pela internet a ajudar o mercado no Brasil.
E a MTV brasileira não é focada em material teen. Era um canal essencialmente de comédia, tanto que o Adnet carregava aquele treco nas costas até que ele foi pra Globo e esculhambou tanto com o destino da MTV quanto com a própria carreira.
Coloca os custos comparados series-filmes live actions versus anime , lógico que o mais caro sai mais rápido da emissora no caso dos animes da ex-animax que virou sony. Quem decidiu tirar os anime foi o dono da emissora, por motivos contra vontade dos telespectadores.
E mais principalmente pra sony economizar em não gasta com outros diferentes distribuidores de animes acomodados já que eles seja viz, funimation, televix, Cloverway e outros não tem planos em ter um nova tv ou conversas pra ser socio em dividir alguma presidência de atuais canais de tvs exisiti varios no brasil tanto os abertos e pagos, mais as empresas de home video.
Pra dá certo animes na tv com a sony e qualquer outra atual e novas ditribuiççoes e licenciadora obtive oportunidade, e a tv querer ser distribuidora da maioria dos animes no brasil. Sem isso raras poucas vezes ou facilmente nenhuma chance pra animes na televisão brasileira.
Algo que não foi feito na estreia 2005 o canal de animes da sony em tenta ser distribuidoras dos titulos japoneses pra lança nas midias disponiveis em home video e stream no mercado brasileiro, se tivesse feito isso talvez estaria até hoje com seu canal com 24 horas por dia de animes. Já que outros dsitribuidores acho que desistiu faz tempo do mercado de animes brasileiro.
E pra consta o animax brasil só representou acho que mais ou menos 5% de todos titulos dos animes exibidos e esses números dos porcentos tendem a diminuir ainda mais com passar dos tempos, já a cada anos estreias mais de uma dúzia de novos animes no japão.
O seja isso tá com mais com cara de falta dos empressários pra administrar a distribuição dos animes no brasil seja em tv, home video e outros meios oficiais.
Muitos fãs de animes não tem culpa, se esse tipo de situação que os culpados são as distribuidoras de animes não faz um esforço pra andar com sua pernas em tenta montar negócios próprios no brasil e mais atuais independentes canais de tv que não estão nem ai pra animes, pra o bem do bolso dos donos de televisão.
O Animax registrava índices superiores de audiência ao Sony Spin, e o pior é que o canal era muito mais restrito. O negócio é saber administrar, simples, coisa que a Sony não conseguia, mas ainda assim era um canal com mais audiência que o atual.
E hoje a própria MTV no Brasil voltou a ser um canal Teen, apesar das exibições de séries como South Park(única coisa que presta naquele canal). O número de programas voltados pra música aumentou consideravelmente em relação ao canal na época da Abril.
Eu também me questiono de tal coisa. A MTV Brasil de canal aberto decidiu fazer esse tipo de programação e olha o destino que tomou. Tenho que a impressão de que o público alvo desses programas até gosta deles, mas não na TV.
Realmente os canais “jovens” estão fadados a esse problema de que seu público não depende da televisão pra ver nada do que quer. Acredito que essa fatia do mercado passe pela televisão pra ver alguma coisa descompromissadamente, sem ter aquela necessidade de sintonizar toda semana no mesmo horário, por isso que eu acho que séries com episódios fechados funcionam melhor na TV.
Contudo, a Sony sempre deixou claro que os seus clientes não são as pessoas que assinam e assistem seus canais, mas sim os anunciantes. Mercadologicamente, pode até fazer sentido, mas isso mostra a mentalidade deles. Dá a entender que a qualidade está feita apenas pra quem anuncia olhar e pensar “hm, bom negócio” em vez do espectador se interessar pelo canal. Telespectadores levam a audiência que levam a anunciantes, então acho que a Sony faz a equação errada.
O Sony Spin não produz conteúdo próprio e depende das séries que “sobram” pra transmitir, até o Boomerang tem um catálogo mais variado que eles, com séries de sobrevida maior (tipo Pretty Little Liars). O Animax sofria preconceito dos anunciantes e tinha uma audiência péssima (até pela má distribuição), mas SINCERAMENTE também foi um canal muito mal planejado, que mirava no público otaku e acertava no geral, sendo que deveria ter SEMPRE se focado no geral.
Acredito que o mais interessante seria fazer uma programação decente pro Sony Spin, se focando nas séries mais recentes e inéditas, criando uma grade consolidada e parar com esses tiros pra todos os lados. Inclusive, caberiam animes nessa programação, é um mix que daria certo, com certeza, e não iria afastar anunciantes.
Excelente análise e texto, Dudu.
Discordo um pouco. nos dois últimos anos, a MTV da Abril ampliou muito a programação musical e, por incrível que pareça, era de ótima qualidade. Ela tentou voltar a ser conceitual, mas infelizmente isso não dá audiência… e aí deu no que deu.
A Sony ficou de colocar no Crackle os animes do Animax, mas até hoje nada, só Blood+ e Death Note. Na seção de contato do Crackle, eles mencionam que por enquanto os direitos estão com o Netflix, que curiosamente também tem Blood+ e Death Note. Fora isso, só os animes péssimos da Enoki marcam presença no Netflix. Quem sabe se mais pessoas encherem o saco, a Sony se liga que tem gente querendo esse conteúdo online (e talvez até tragam algo novo se der certo).
Eu ainda prefiro a saudosa Locomotion, nos bons tempos é claro.
Excelente a sua matéria. Gostaria de saber se existe a possibilidade de escrever sobre “os custos para exibições de animes no país”. Porque eu realmente não consigo entender o que leva TODOS os canais da atualidade investirem cada vez menos em séries japonesas. A única opção que consigo pensar é que deve ser MUITO caro esse investimento…
A tv brasileira morreu, tanto fechada como aberta. A programação é péssima demais. Pouco filmes (bons), poucas séries com tratamento bom e cortes a extremo, filmes cortados e modificados, desenhos em extinção,animes raros (e na maioria genéricos e ruins), novelas chatas, programas de entretenimento besta, programas com humor ruim, programas de fofocas, etc…
Eu não vejo mais tv em casa, salvo raras exceções, quando sou obrigado a vê durante as refeições por causa da família, etc…
Não tem nada que me atraia a vê tv aberta/fechada. Se fosse por mim cancelava a sky aqui e só ficava na net. Tem uns 3 anos que minha tv (do quarto) queimou e nem liguei pra comprar outra.
Pra mim é melhor investir em monitor de melhor qualidade, pc melhor e pagar o crunch, vê anime onlines,etc…
Rip TV br.
Bem feito, mesmo com as reprises falta de títulos recentes ainda sim o Animax era um bom canal. Morra Sony Spin Morra!!! :laughing:
Depois dessa podem fechar os comentários dessa postagem.
sem querer causar flame ou algo do tipo,mas parece que as pessoas que estao comentando esquecem que a tv nao e para ser algo divertido ou que aumente a cultura das pessoas,ela e puramente comercial,se eu fosse dono da rede x(ficticio),eu mesmo iria visar o lucro,nao a qualidade,na rede x teria varios funcionarios que tem familia e precisam ser pagos em dia,nao poderia ficar apostando em anime,e sim no retorno facil de dinheiro
e alias,a tv paga/aberta so vem decaindo ultimamente,mas o numero de livros vendidos/lidos por brasileiro so vem aumentado,e isso para min e uma coisa boa
desculpe erros de portugues,to no cel e meus dedos sao do tamanho de uma linguiça
Coluna interessante, espero que tenha mais!
Sobre o assunto, nunca vi nada de interessante no Sony spin.
Concordo, acho que é bem por aí mesmo.
E o pior de tudo: o VH1 deixou de exibir South Park!
E com a nova MTV exibindo South Park, o Comedy Central também deixou de exibir.
Bingo!
As emissoras de TV aberta tem fator comercial em jogo. Eles não colocam programas na TV porque acham legal ou porque vão educar. Se fosse assim, Programa Livre e muitos outros programas de debate na tv aberta em horários melhroes estariam no ar até hoje. Basta ver: a TV Cultura, normalmente referência em conteúdo um pouco mais educativo e “neutro”, menos comercial, é sempre audiência baixa na medição.
TV paga, ao que notei, tem um problema: em primeiro lugar, pagamos mais o sistema de transmissão e recepção do que o canal. O canal provavelmente se paga mais com os anúncios e acordos de parceria do que com o dinheiro proveniente dos sistemas de transmissão, suponho.
Animax, assim como muitos, eu via como uma vã esperança de ser um canal bacana. De fato foi razoável. Trouxe títulos interessantes, mas o fato dele ficar em pacotes fechados e se restringir, provavelmente porque a Sony pensou que os “otakus” iam pagar mais caro por isso, “ferrou o canal”.
Soma ao fato de que de uns 10 anos para cá a pirataria só aumentou, e a comodidade do “on-line” venceu o “tempo de espera” do sistema de assinatura, e isso matou de vez o Animax.
Analisar o Spin na verdade é analisar outros canais. Boomerang virou de um “antro de nostalgia” para um “espaço jovem” por exemplo. Alguns outros canais por assinatura no entanto ganharam mais sub-divisões (Discovery deve ter umas 3 ou mais), e o conteúdo em cada canal acaba se tornando extremamente focado, porém repetitivo até dizer chega.
A vinda da Netflix, Crunchyroll, Crackle e outros mostra que finalmente as empresas estão se rendendo ao on-line, e que possa ser que dentro em breve a forma de consumir conteúdo se estabilize deste jeito a ponto do sistema de transmissão de canais por assinatura mudar. Bem, isso é um exercício de ficção.
Provavelmente o Comedy Central voltará a exibir South Park no início do ano que vem com a 17ª temporada, que está sendo transmitida atualmente nos EUA.
Ótima matéria. Creio que é bem polêmica também. Claro que existiu muitas opções, mas entendam que quem toma as decisões muitas vezes não conhece o produto que está trabalhando. E isso em muitas, mas muitas áreas do mercado. Seja ela televisão ou qualquer outra atividade. Muitas vezes erram, mas em muitas outras acertam. Creio que quem está a frente da programação brasileira não conhece o publico que trabalha. Alias, uma curiosidade : os canais WARNER, TNT, CARTOON NETWORK, A&E , DISCOVERY (TODOS), SONY, AXN, SPACE são TODOS OPERADOS POR ARGENTINOS, NÃO BRASILEIROS. Da Argentina eles enviam a programação para as operadoras, ou seja, tão cagando para os Brasileiros.
Já ouvi falar desta emissora nova, quando a Locomotion e Animax já estavam em extintas.
@Tiago: concordo contigo, só ligo a tv para jogar videogame, e uns poucos programas como o AutoEsporte, CSI: NY, CSI: Miami…porque a maior da programação está um nojo…Off.:eu também tive tv a cabo (TVA e depois a Sky), mas quando a Sony começou a sacanear com o Animax, e WB com CN (começaram a expulsar o animes), e as infinitas reprises de vários programas que a minha familia gostava, resolvemos cancelar e usar o $ para outras coisas como videogame,etc…Off.: pode ser que eu esteja errada, mas a impressão que dá é que a Rede Bobo e as demais querem empurrar o público pro canal fechado…
Dos comentários citados concordo com alguns e principalmente mais com o do Claudio que tem visão esperta de negócios ao que disse tudo , que essas distribuidoras de animes não fazem nada pra ajuda o mercado brasileiro e mais o exterior daqui dos países vizinhos.
Ver por exemplo uns outros diferentes casos dos canais HBOs e Telecines são sustentados por acionistas dos empressarios dos estúdios e distribuidores americanos e mais empressarios brasileiros no caso da globosat e grupo da revista abril pra sustenta a divisão dos custos das emissoras no sinal do satélite pra fica um preço mais barato dividido a todos envolvidos no comando dos canais.
E por que os distribuidores de animes lá nos eua seja a viz , fumimation e outros distribuidores existentes no ocidente deixa essas rivalidades de lado e se ajudam em dividir a presidência da emissora pra manter os custos mais facilmente em conta e menos caros pra transmitir o canal de animes no satélite com os feeds em versão no Brasil e outros países america latina. Se acontece-se isso estariam sempre com suas vidas ganhas muito mais, como acontece com os outros demais grupos de canais existentes na tv paga.
E,estranhamente, lá fora o Animax ainda existe… Quem foi o JEGUE que decidiu tirá-lo do ar por aqui? Com certeza o fez só porque,hipoteticamente falando,uma meia-dúzia de senhoras impressionáveis disse:”cruz-credo! essses desenhos japoneses são horrorosos! não quero ver meu filhinho assistindo uma barbaridade dessas!” Foi por causa disso, por exemplo, que a dona Rede Globo SAFADAMENTE tirou do ar Samurai X e Yu-Gi-OH…:angry:
Você é o Claudio tentando tirar vantagem com um fake :laughing:
No canal Sony Spin, havia exibido um anime como; Fullmetal Alchemist Brotherhood.
Espero que sim!
E eu acho bacana que no próprio site do programa é possível assistir todos os episódios, inclusive os novos (salvo exceções). Os criadores do programa definitivamente têm visão!
Esse canal é um lixo. Só passa coisa pra gente burra que não tem o que fazer. Prefiro o canal da Polishop.
A maior colônia japonesa fora do Japão não tem nenhum canal pra se assistir animes ou produções japonesas. Eu pagaria 500 reais por mês só por um canal desses.
500,00 por mês para assistir animes com dublagem ruim, cortado, modificado, com horários que mudam sem aviso, etc…
Tendo crunch e fansubs, para assistir quando quiser. Por alguns reais, pela net.
Lool
Poderiam ter boas dublagens, sem cortes ou adaptações que fugissem do aceitável. Suposições pessimistas de nada adiantam.
Não é falsidade, mas eu não me sinto confortável em consumir pirataria. Sou daqueles que compra tudo o que pode comprar sendo original. Se aqui tivesse um canal bom, que NÃO fosse dublado e NEM cortado, e também passasse animes diferenciados, eu pagaria caro para ter essa maravilha de canal na minha TV(Talvez não 500 reais XD, falei exagerando, mas uns 150 sim).
Fansubs estão destruindo o Brasil. O pessoal daqui não valoriza uma mídia original depois de já ter assistido ao anime pela internet. Vou a quase todos os eventos de anime grandes no Brasil, fui inclusive ao Anime Friends e Super Con desse ano, e pela reação do pessoal que paga pra entrar num evento desses, acaba dando a impressão de que esse é um público fiel ao que gosta, verdadeiros fãs. Mas na verdade, não são. O povo não compra nada original, e gastam mais dinheiro com aquelas canecas/broches/travesseiros/camisas/braceletes piratas HORRÍVEIS. Isso é mais de 95% das pessoas com certeza. E ainda existem pessoas que ficam criticando o mercado, quando não incentivam nenhuma das empresas que sofrem para trazer ao mercado algumas produções japonesas. Pelo visto, Cosplay não mostra nada de uma pessoa, só o fato de que ela provavelmente não compra nenhum produto original, já como a maioria das pessoas no Brasil não compram. Então, nunca julgue um fã pela sua vestimenta ou por seu estilo.
Mas isso tudo já é óbvio demais para algumas pessoas.
Ou melhor: nunca diga que a pessoa é ou não um(a) fã de verdade(aquele que vai além das modas) de alguma coisa, julgando pela sua vestimenta ou por seu estilo. Tem gente que adora se transformar em um rótulo de estilo, só para que as pessoas de longe achem que ela é mesmo um(a) fã.
Você adora de ser assaltado obrigatoriamente por compra de assinatura de um canal de tv de valor alto, quase ninguém aceitaria isso. E mais os canal premiuns de esportes, etnos, filmes e outros custa em torno de de entre mais ou menos de 10 até mais de 40 reais
Só aceitaria nessas condições favoráveis, si o canal de animes pertence a distruidora de animes , e agente quem assinar o canal, compravando no recibo da operadora de tv paga que assinar o canal 24 horas de animes premium em versão do brasil que custa por mês a assinatura da tv em aproximadamente mais ou menos 15 ou 20 reais, e com 500 reais temos um super desconto podemos compra de até 3 titulos de animes com boxes completo em blue-ray com no minimo passando de mais 100 episódios todos animes, incluindo uma dublagem PT-BR decente em multi audio estrangeiros e legendas, e até possivel os cosumidores de home video e telespectadores escolhe as vozes em geral dos dubs, fandubs e varias pessoas escolhidas pela web a votação on line.
É uma estratégia de market que seria muito interessante, caso os distribuidores coloca-se em pratica esse esquema de chama atenção dos clientes.
Não adianta muito se entre os livros mais lidos pelo povo seja Cinquenta Tons de Cinza e livros de Auto Ajuda.
Fonte, por favor.
Repercussão em Facebook não vale.
vamos por etapa, os animes dublados no ANIMAX não tinham nenhum corte, ou censura. segundo: a Alamo era um dos melhores estudios de dublagem do brasil! ou seja, a dublagem era ótima;
em fansubs tem o oposto, é mal legendado, mal traduzido (salvo excessões como a Punch, e a extinta troll fansubs) a imensa maioria dos fansubs traduzem literalmente (isto não pode ser ajudado, é um pedaço de bolo!, eu vejo…, etc), ou caem em falsos cognatos, ou adotam estrangeirismo (exemplo: 15% do anime não é traduzido, porque é “dahora!” deixar uma palavra ou outra sem tradução alguma) fora legendinhas coloridas cheias de efeitinhos para que ela distraia ainda mais do foco que deve ser o anime, não a legenda; fora golpes transcritos, no lugar de traduzidos; legendas que ocupam até metade da tela (3 linhas de fala, e mais 3 de notas) e assim por diante.
Alguns pontos a serem comentados:
“Se o motivo para a extinção do Animax era o de baixa audiência e repercussão, esse, ao menos, tinha um público fidelizado sem o fator “millennials” na equação.”
-> Público fidelizado ? Tinha o público mais ‘traiçoeiro’, isso sim. Os otakus só faziam criticar o canal, reclamavam do horário, das reprises, de já terem assistido no PC, do fato de ser dublado, de não ser transitido num monitor de PC como estavam acostumados, etc.
“Por outro ponto, pode ser que não, uma vez que só por usar o termo “jovem” na descrição do seu canal, a programadora tenha atraído toneladas de anunciantes, que provavelmente estão pagando cada vez menos para que seus comerciais sejam veiculados, uma vez que o baixo desempenho do canal não agrada nem a Sony, nem quem quer vender produtos.”
-> O Animax quase não tinha anunciantes… A propaganda era dos próprios animes ou vinhetas… Lembro só do Colgate anunciando…
Mas nem acho viável voltar a ter animes num canal de tv, o crunchroll aparentemente tem todas as opções que um otaku quer.
Eu não entendo, como existe tantos inúteis canais novos na tv por assinatura entram fácil sem grande repercussão, e ficam esquecidos por quase todos telespectadores e sempre com ibope baixo e continua até hoje nos line ups, e o pessoal donos de operadoras de tv paga aceitam isso infelizmente.
E por que o pessoal de todas distribuidoras, e contar possível com mais empressários de editoras de mangás e eventos de cosplay, se ajudam em ser acionistas da única rede de televisão de fazer um canal de animes deles, que até o hoje não tem. Que nesse tempo de pirataria, seria um dos meios mais fácil e melhor pra os estúdios de animes faturar na tv por assinatura no brasil e outros países.
acredito que para licenciar um anime, seja muito mais caro que licenciar um mangá, e manter uma emissora seja mais difícil que uma editora.
Creio que o jeito mais fácil seja com streaming, como netflix, e Cruchryoll (cujo únicos defeitos sejam não ter a opção de dublagem em pt-br; e a tradução ser feita por fansubs, (embora a qualidade seja um pouco melhor do que a maioria dos fansubs)
bem, elogiar reprise ninguém elogia^^’
a audiencia era baixa, mas também, nas operadoras Sky e NEt ele figurava os pacotes mais caros da operadora (R$ 200,00 mensais), só na novata telefonica tv que compensaria, mas 80% dos assinante de tv por assinatura estavam na sky ou na net.
se o animax tivesse no mesmo pacote do cartun network, o negocio seria totalmente diferente; e otakinho não é o maior publico dos animes, vide o sucesso em animes dublados no cortun network, mesmo com vários cortes por causa da censura do canal!.
não só animes, mas séries norte-americanas são exibidas em canais de tv por assinaturas, e também são baixadas pela internet com legendas amadoras; é um pouco extranho que os animes não façam sucesso na tv por assinatura, como as séries fazem; certo que as séries são produzidas pelas mesmos estúdios da dona da emissora de tv, mas mesmo assim deveria ter um espaço para produções japonesas em algum canal popular da tv paga.
Eu posso talvez está enganado, que é pouca chance de acontecer devido ao alto custo das produções japas, será que acho a sony , CN , Disney, gloob, discovery e outros canais desistiu dos animes, pra talvez os distribuidores de animes no ocidente sem as redes de tvs no brasil, vencer o tempo dos contratos de todos titulos de animes, e assim essas emissoras atuais na tv paga conseguir mais fácil algum tipo de distribuição própria dos animes por aqui no nosso país.
Sem fontes mesmo, né? =/
Fonte: Times New Roman
Digo mais: Não é somente a TV brasileira que anda mal das pernas. Quem está por dentro sabe que a própria mídia televisiva está em seu tempo de vacas magras. Não estou dizendo que ela será totalmente substituída (cinema e rádio estão aí pra provar), mas em tempos de conteúdo digital e streaming (Netflix, Hulu, Crunchyroll e afins), a TV certamente perdeu bastante espaço. Afinal de contas, temos opções de conteúdo que a gente quer na hora em que queremos né?
Eu li um artigo no site io9.com que o canal aberto nos EUA está morrendo…e será que a mesma tendencia não está se repetindo em nosso país ao mesmo tempo que atinge o canal fechado…Off.: Parabéns ao pessoal que citou a parte de marketing, porque vocês mostraram os outros angulos do problema…Off.: Seja como for é uma pena que canais, programas e afins tenham ido pro canal fechado como por exemplo o Olhar Digital, Play TV e cia…Off.: O que também está matando o canal fechado, são os tele-cultos, infomerciais, aquela lei “estúpida” de colocar bastante conteúdo nacional em vários canais, etc…
Acho que a tv em geral está perdendo grande parte dos espectadores justamente pela falta de inovação. Por exemplo fazem anos que não sai algo que realmente preste!
A tv japonesa só mostra seriados moe com tendências pedófilas, animes chatos e sem nenhum apelo comercial mundialmente falando e histórias batidas! Ela faz isso porque
nada de novo!
Quanto ao animax, faltou o canal investir mais em marketing para expurgar de uma vez por todas que anime é apenas animações para crianças! isso foi decisivo para o canal nem ser notado!
Eu vejo uma raiva dos otakus , do animax ter virado sony spin, não que a sony spin seja um canal bom e bem ruim mesmo mas acho, que a maioria do povo que curti anime pegou raiva deste canal, bom se o animax não estava dando lucros por que eles iriam continuar no ar? e esse sony spin está no mesmo caminho mas fazer oque, falar mal do canal e mesmo que ele saia do ar não vai trazer o animax de volta, as vezes fico com raiva desses otakus apesar de eu ser um kkk
Na verdade eu acho que Animax foi um bom canal, o erro da sony foi ter investido em animes totalmente desconhecidos do publico brasileiro (com exceção de Bleach) e exclusivos de publico jovem/adulto em um país onde desenho é visto como coisa de criança. Talvez se eles tivessem administrado melhor como exibindo animes destinados ao publico infantil sendo exibido nos horários entre manha e tarde, já animes mais adultos sendo exibidos apos as 22:00 e durante toda madrugada e investido em conteúdos um pouco mais conhecido do povo daqui. o que custa ouvir os assinantes do canal e suas sugestões? Com certeza havia um pequeno publico que acompanhava o canal e que deveria fazer varias sugestões. Se tivessem dado uma passada nos fansubs e visto o que tava fazendo sucesso por aqui teria sido mais feliz.
“JoA, por exemplo, exibida todos os dias, já teve tempo de ser reprisada por volta de 16 vezes.”
Nunca assisti a série, nem sei como é, se é boa, se o pessoal gosta, sei-lá. Mas, por exemplo, a Warner passa 2 episódios de FRIENDS diariamente, ao ponto que, a cada 3~4 meses, já passou todos os 10 anos da série, faz isso há anos, e não vejo ela parando em um futuro próximo, isso porque a série dá audiência. Talvez, JoA seja o FRIENDS do Sony Spin. Pode ser que não traga toda a audiência que o canal precisa, mas pode ser um pequeno chamariz para o canal. O próprio canal Sony só tem 1 único atrativo para mim (MARVEL Agents of SHIELD), mas eu não saio por aí falando que o canal é um lixo e que seus programas são ruins. Talvez o Sony Spin feche, e seja, de alguma forma, “substituído” pelo Crakle, que é a resposta da Sony ao netflix, hulu e afins.
O problema do Animax foi o pacote,se estivesse no básico mais pessoas assistiriam.
Além da extinta via ANIMAX e do Sony Spin, terá um nova emissora para Tv Acabo!