Antes de falar do box do Jiraiya relançado no final de fevereiro de 2014 pela Focus Filmes, vamos conversar um pouco sobre nosso triste mercado de home vídeo.
No Brasil, o descaso das empresas com seus clientes é percebido em vários segmentos. Mas nenhum deve causar tanta frustração no consumidor quanto o de home vídeo. O setor que foi atingido por uma crise gigantesca – na proporção que a internet banda larga se popularizou no país – tenta até hoje sobreviver, em meio a uma disputa desleal com serviços de streaming online e os downloads ilegais.
Dentro de uma cultura que só falta cobrar imposto do ar que respiramos, as empresas alegam que os preços praticados nos lançamentos são reflexo de tributos e uma tentativa de recuperar o investimento na série ou filme que compraram – que custam uma fortuna, só pra constar; fora dublagem, autoração, direitos conexos, embalagem, design…
Dessa forma, assistimos a lançamentos de DVDs ou Blu-rays a preços bem desinteressantes, na maioria das vezes, o que desanima boa parte dos entusiastas a comprar. Então as empresas não enxergam o retorno financeiro do investimento e passam a refletir várias vezes antes de investir em determinado gênero de filme, desenho ou seriado.
Mesmo possuindo uma enorme legião de fãs no Brasil, poucas são as empresas que apostam no segmento de produções japonesas no mercado brasileiro. Essencialmente, podemos afirmar que a Focus Filmes / FlashStar Home Vídeo (são a mesma empresa com nomes fantasia diferentes) e a PlayArte investem pra valer nesse nicho.
Não, a Sony não liga pra animes e quando lança algo é fruto de uma estratégia comercial global que acaba respingando por aqui. Outras distribuidoras (Imagem Filmes, Paris Filmes, Warner, Europa…) em algum momento disponibilizaram algo, mas nada comparável com a frequência que as duas empresas supracitadas o fazem.
Então; se tem fãs pra caramba, como esse negócio não dá certo?! Porque não temos um mercado forte como nos EUA?
Simples: a galera NÃO compra! Já fomos obrigados a ouvir de representantes de várias empresas que investir em animes ou mesmo tokusatsus é um risco de furada enorme. Primeiro porque os japoneses são gananciosos e cobram valores comparáveis a blockbusters hollywoodianos por suas produções mais recentes – por isso animes como Shingeki no Kyojin não chegam ao Brasil; tipo nunca. E segundo porque os fãs de anime e mangá são na sua maioria economicamente dependente da mesada dos pais.
Quando a cultura pop japonesa começou a fixar no Brasil pra valer, no começo dos anos 2000, algo de errado ocorreu na “formação genética” dos fãs e hoje temos uma geração pra lá de… Chata! Só pra vocês terem noção, tem uma corrente de fãs xiitas que não gosta de ver seus “animes favoritos” sendo lançados oficialmente no Brasil pois eles passariam a ser populares e perderiam o status de “cult”.
Isso sem contar as eternas discussões acerca do tema dublado x legendado. Tem gente que é tão incoerente que esquece que dublagem é uma opção! Se não quer ouvir em nosso idioma, basta alterar!!!
O resultado disso é bastante sem sentido: os fãs pedem um monte de títulos, mas quando lançam, poucos são os que verdadeiramente compram. Já os de tokusatsu pedem um monte de velharia, que sequer ganharam versão brasileira, achando que todo mundo vai comprar pela qualidade de roteiro dos episódios. Ah vá…
Quando vamos falar em números, pouca coisa é divulgada no Brasil; mas quem conhece um pouco os bastidores do negócio, sabe que o que mais vendeu na última década em termos de produções japas foi a nostalgia. Cavaleiros do Zodíaco, Jaspion, Changeman, National Kid… Só pra citar uma prova de como não dá pra depender dos fãs para assegurar o sucesso de um investimento; Ryukendo vendeu na época do seu lançamento pouco mais de 100 unidades (!!!).
“Ok… Nostalgia vende. Mas ainda tem muita coisa legal que não foi lançada e eu via quando criança… Cadê Shurato? Street Fighter II V? Black Kamen Rider? Zillion? Patrulha Estelar?!”
Aí entramos em um paradoxo: se supostamente as empresas observam um retorno interessante quando apostam em nostalgia, por que demoram tanto pra investir em títulos que tem um bom potencial comercial?
E aí nos deparamos com alguns casos vergonhosos que nos fazem ver que nem sempre a má vontade, pouca grana e a carga tributária são os verdadeiros culpados da coisa não dar certo. Parece que as empresas não possuem pessoas que realmente entendem do negócio!
Comecemos com o Dragon Ball da PlayArte. O formato altamente repudiado pelos fãs para uma série tão popular e querida (só perde pra Saint Seiya mesmo) já tinha seu destino traçado. Dragon Ball Z infelizmente parece que tomará o mesmo rumo… Por que diabos a PlayArte não consegue trabalhar com esses títulos de uma forma coerente com o número de episódios que cada uma possui? Por que simplesmente não copiar modelos internacionais de lançamento e deixar todo mundo feliz?!
Da PlayArte vamos pro caso Fullmetal Alchemist na Focus Filmes. A empresa alega que as vendas foram abaixo do esperado e por isso descontinuou a série (junto com Hunter x Hunter, Viewtifull Joe e Super Campeões). Compreensível a decisão, mas onde fica o compromisso com a galera que comprou?
Depois de um longo tempo (e muitas mensagens e ligações malcriadas pra empresa por parte de uma galera menos polida) a empresa anunciou o Box Final. Só que ela esqueceu de REVISAR o que mandou produzir e o resultado foi pior que o que ocorreu com Jiraiya: os episódios vieram cortes e edições, em uma caixa de arte preguiçosa (emularam a arte do Box 3) com um destaque informando que os episódios eram originais e sem cortes. FAIL!
Aí os fãs (mesmo os que não compram) reclamam. Com toda razão. Como confiar que um lançamento da empresa chegará até o fim? A gente dá o crédito, comprando o Box 1 das coisas, mas quem nos garante que veremos o Box 2?
O mais constrangedor e simbólico caso de vergonha no mercado tupiniquim foi o lançamento de Sailor Moon S. A empresa foi parar além da órbita de Plutão e deixou um volume lindo (a arte ficou excepcional) da fase S na Terra. Sim… Fecharam contrato pra lançar a partir da terceira temporada mesmo. Assim… Bem estratégico, né?
Desculpas são sempre proferidas. Mas do lado de fora, e com um pouco de estudo, dá pra identificar uma das falhas que sabota o sucesso de animes no Brasil em home vídeo: estratégia de marketing.
Pode ter o piratão lá vendendo naquele evento badalado. Mas se o produto brasileiro possuir qualidade, duvido que as pessoas se sentirão motivadas a comprar o “paralelo” (até porque tem de graça na internet, né?). Uma prática que pouco se assiste no Brasil é a produção de edições especiais para colecionadores. Ora bolas, quem quer consumir esse tipo de material são pessoas com o intuito de guardar na estante de sua sala e se orgulhar do investimento feito. Querem artes lindas nas capas e contra capas e brindes. Projetos gráficos diferenciados (já viram DVDs e CDs coreanos?!) e episódios com qualidade de imagem e som.
Fã comum já tem o negócio baixado no seu HD!!! Colecionadores importam sem se preocupar com preço (só com a alfândega que ficam preocupados ultimamente) suas edições superlegais.
“Não compensa… Os impostos fariam com que o produto chegasse muito caro no mercado” – pode pensar algum empresário.
Será que um esquema de tiragem limitada não funcionaria?
Estamos falando de Focus e PlayArte, mas saibam que Fox, Warner e até a Disney também comentem gafes e erros. E nem vamos entrar no mérito dos “detalhes técnicos” (cadê o áudio 5.1 ou o áudio original que estava escrito na embalagem? Por que só lançar com dublagem em português?) senão essa coluna durará 1000 dias…
A impressão que fica é que as empresas pagam (caro) por um produto, trabalham de qualquer forma (o box do Yu-Gi-Oh! 5D’s que o diga! Tem um episódio com áudio simultâneo em inglês e português x_x) e esperam que as pessoas comprem só porque estão lançando. Como se fosse obrigação dos fãs comprar pra sustentar o mercado. Não é assim que a banda tem que tocar…
Mas eis que depois de MUITO TEMPO e sem qualquer interesse em fazer uma promoção em cima disso (marcaram bobeira de novo!), a Focus Filmes decidiu se redimir daquele que pode ter sido o marco zero da avalanche de críticas e desconfiança da nação otaku contra a empresa. Jiraiya O Incrível Ninja, a edição especial de 10 DVDs relançada, foi totalmente refeito.
Já faz um tempo que a Focus anda “requentando” seus lançamentos, colocando todos os DVDs de determinada série em um Digistack sem box – o que particularmente achamos horroroso, pois as pontas das embalagens sempre ficam amassadas. Jaspion, Flashman, Jiban, Changeman e National Kid, que originalmente foram lançados no esquema lata volume 1 e box digistack volume 2, estão disponíveis nesse formato “edição especial” há um tempinho já. Restava Jiraiya.
O incrível ninja – que desencadeou uma mania no Brasil, ao lado das famigeradas Tartarugas Ninja, no começo dos anos 90 – teve uma série de problemas na época do seu lançamento que não vamos lembrar mais aqui pois já foram amplamente comentados e discutidos.
O que mais interessa aqui foi a iniciativa da Focus Filmes de refazer todo material, administrando atenção ao processo de autoração para impedir que as falhas do lançamento anterior fossem reprisadas. A fonte para produção dos novos discos foram os DVDs japoneses, aumentando assim a qualidade da imagem e diminuindo o problema de contraste visto na versão antiga. Vale lembrar que Jiraiya é uma série filmada em 1988, e dessa forma, não pode-se esperar que sua imagem seja um primor da alta definição.
Há extras idênticos aos do box japa e as legendas além refeitas (tinham uns erros de português grosseiros), agora são selecionáveis – não mais embutidas na abertura e encerramento. Dos 50 episódios da série, 30 estão com previews dublados (*-* lindo aquele vozerio em português falando o nome do herói e o narrador empolgando falando “ninja olimpíada Jiraiya” *-*) e os demais estão sem áudio – só com a trilha sonora original.
A polêmica oriunda da fonte dos áudios em português (muitos apontam que pegaram dos DVDs piratas que existiam na época) foi amenizada com uma sensível melhora na qualidade dos mesmos, com exceção do episódio 47 – que já tinha problemas de ruído no box antigo, mas foi atenuado no novo box.
Para alegria geral da nação, a lendária chamada de “numa distribuição TOP TAPE” (empresa que trouxe a série para o Brasil nos anos 90) e o “versão brasileira Álamo” foram mantidos, corrigindo a feiosa edição da trilha que fizeram no passado. Por fim, os menus foram refeitos, dando um ar de novidade pro negócio.
Quem possui o box antigo pode se sentir injustiçado, mas sinceramente a arte do novo não ficou tão legais quanto as do velho. Atrevo-me a dizer que vale a pena comprar o novo Box e substituir os discos na embalagem antiga (os labels impressos nos DVDs são os mesmos :P). O que fazer com os DVDs velhos? Dá pra alguém que não ligue tanto pra qualidade quanto vocês e só queira matar saudade de seu herói da infância =D
A atitude da Focus Filmes não é digna de nota pois essa ação não é mais que obrigação por parte da empresa. Ela não está fazendo nenhum favor para fã, está apenas fazendo o certo. De quebra ainda limpa um pouco sua imagem.
Fica aqui o registro para que Fullmetal Alchemist também ganhe uma reedição nos mesmos moldes e que um dia resgatem os planos para lançar Black Kamen Rider.
Enquanto não existir um equilíbrio entre o apoio dos fãs (do que adianta um lançamento maravilhoso se ninguém mete a mão no bolso pra comprar?) e uma urgentíssima melhora na qualidade de produção de TODAS as empresas de home vídeo, não enxergo com otimismo uma mudança de cenário no mercado. E você?
Agradecimentos ao leitor Leonardo Guerreiro.
Concordo com sua conclusão, mas as empresas de home vídeo precisam aprender a fazer produtos melhores, tem gente que compra muitas vezes pela embalagem e não pelo conteúdo!
Larc, vc tá virado no Jiraiya? :tongue:
Já faz quase 3 anos que parei de comprar DVDs… Até tenho interesse em um BOX de Jiraya, mas não vou comprar algo com um formato ultrapassado. Logo, logo o padrão 4k vai começar a ser utilizado em massa e o povo ainda vendendo DVD? Não entendo porque esse formato está sobrevivendo tanto.
obrigado por terem postado os print que mandei a respeito do novo box do jiraiya espero que as vendas sejam ótimas e quem sabe até p fim do ano a Focus não volte atrás e lance o kamen rider Black
Ótima analise, eu estava meio que receoso de comprar esse novo Box do Jiraya e estava louco atrás de mais informações. Seu Texto é ótimo! Eu como consumidor gosto de coisas bem feitas e entre pagar 10 reais em um troço mal feito e 60 reais em um melhor, prefiro pagar as 60 Dilmas! Ainda aguardo ansiosamente Street Fighter 2v (que possui poucos episódios). Sempre quis doramas como Densha Otoko, My Boss My Hero, Hanazakari no Kimitachi E entre outros, todos possuem poucos episódios o que tornaria bem viável de se comercializar (creio eu).
Concordo com tudo o que exposto na matéria, só não concordo com a Saraiva ter atrasado a entrega do meu box e sabe-lá-Deus, quando vão entregar. angry::angry::angry::angry::angry:
Exatamente. Tem que ter contribuição dos dois lados. Mas o que eu vejo é que os fãs pensam:”Ah. No fansub eu ainda consigo legendas fiéis e áudio e som muito melhores (o que é verdade), pra que vou pagar por um produto de baixo nível?”. E as empresas: “Vamos lançar esse produto já com o pensamento que ninguém irá comprar, então pode fazer de qualquer jeito mesmo e tá bom”. Assim não dá.
Minha experiência com DVD’s de animes foram péssimas, por isso parei de comprar o que me interessava e ainda saia por aqui, por exemplo os DVD’s de Saint Seiya Hades-Santuário, arte lixosa, fico puto quando colocam fanart na capa ou então um printscreen safado do episódio, puta negócio mal feito, 13 episódios divididos em 4 estojos soltos, porque ao invés disso colocar os 4 dvd’s em um box com uma arte bacana simplesmente? Pra quê complicar? Aí vem a questão técnica, episódios com um nível de compressão absurdo, já baixei vários rips de outros países de Hades-Santuário e o da PlayArte sempre sai perdendo de lavada, parece que é a qualidade que passaria na tv, não de um DVD de verdade (mesma coisa acontece nos DVD’s da série clássica), tudo bem mal feito. Aí eu fui inventar de comprar o box de Bleach, a PlayArte descontinuou a série, fui comprar o box de Dragon Ball Z, e descobri que os episódios eram os da TV, nem dos “Dragon Boxes” remasterizados japoneses a PlayArte teve a decência de trazer, quando a Focus disse que iria terminar FMA, fiquei empolgado pra ir atrás dos boxes antigos e pegar o novo, aí eles vem com arte aleatória, despadronizando com os volumes anteriores e ainda com cortes da TV, queria pegar o BD de Eva, mas a distribuidora cancelou o BD no volume 2 e agora nem mais em DVD quer trazer a continuação dos filmes, quer dizer, é extremamente complicado apoiar esse tipo de produto, acho que o que falta mesmo é alguma distribuidora grande tentar investir nesse seguimento e trazer pra cá o mesmo modelo do mercado americano, que funciona porque eles são pé no chão, não ficam picotando episódios em intermináveis volumes e ainda praticam um preço “justo”, além de fazerem trabalhos de arte de capa bem mais interessantes do que os que aparecem por aqui, o que acaba chamando a atenção do fã, de uma forma ou de outra.
Enquanto as empresas não investirem em qualidade física e técnica, não culpo ninguém que não queira comprar e prefira “baixar o do fansub ao lado”, se pararmos para ver, não tivemos nenhum anime no Brasil que se possa dizer que a qualidade estava inquestionável, agora se as empresas começarem a investir em qualidade de verdade e mesmo assim continuar tendo baixos lucros, aí sim vou começar a culpar os fãs por não apoiarem os lançamentos, mas enquanto for mal feito, tá mais que certo em não gastar dinheiro com produto ruim.
O mercado de home video brasileiro é um problema sério. Concordo da idéia que deveriam fazer edições deluxe em pequena tiragem, até porque quem vai comprar de fato o produto é o fã da determinada série/filme, e esse fã não vai se incomodar de pagar mais por um produto de qualidade alta que vá ficar bonito em sua coleção.
Mas não vejo um futuro promissor para esse mercado no Brasil, se nem em blockbusters estão caprichando, filmes grandes como Frozen da Disney nem uma slipcover ganhou no Brasil, ou discos de extra limado apenas no Brasil como foi o caso de Man of Steel. Duvido muito que novos investimentos em material asiático apareçam pelas lojas, exceto as coisas que apelam para a nostalgia. Ainda sonho com Card Captor Sakura em Blu-ray por aqui, mas sei que isso dificilmente acontecerá e vou acabar tendo que importar o box japonês que custa minha alma. :(
eu sempre dizia as vezes o site não postava os meus comentarios sobre as impressas de distribuidora de dvds mas é uma palhaçada o que elas fazem, eis umas coleçoes minha q fikara desfalcada
Dragon Ball só lançaram 8 volumes que tem 24 episodios dos 153 das series
Bleach Box 1 contendo 5 dvds 20 episodios dos 109 dublados( vamos ver agora com a noticia da exibição dele denovo traga mais episodios dublados)
Naruto 45 Dvds 156 episodios dos 220 dublados
Hunter x Hunter 9 dvds 36 episodios dos 92 dublados
ja dragon ball z PAREÇE que ate agora esta caminhando bem com 3 box mas num vou fazer a mesma burrice vou esperar lançar todos de uma vez
Tantas verdades ditas e ainda faltou uma:
O blu-ray (o dvd não sei) de Samurai X veio todo cheio de falhas. Vários erros técnicos (duração, tipo de áudio, etc) e até de digitação na capa (“dubladroes”?), mas o pior é o áudio da dublagem com as vozes do anime. Toda hora o áudio da cena seguinte se adianta para atual, fica alto demais e mal dá pra ouvir as falas. Já se tinha notado esse erro quando foi lançado pra locação, mas não se deram o trabalho de arrumar nada pro lançamento das vendas. Até quando, Focus?
Belo texto!
Tinha visto esses boxes pelas lojas mas não tinha certeza se era coisa nova, ou recauchutada. O_o
Sou possuidor de um desses 100 boxes do Ryukendo, tinha achado a série boazinha, então quando vi os box, dei uma chance pra Focus, pois como era algo recente na tv, torcia pra ir pra frente… mas quebrei a cara igual fma.
Espero que esse novo box traga bons ventos.
E traga FLY- o pequeno guerreiro junto =DDDD
É como disse: o post renderia 1000 dias de leitura se fôssemos listar todos os defeitos técnicos dos DVDs. Acho que a Focus só acertou nos três primeiros boxes de FMA…
Eu não vejo futuro nenhum!!! São dois lados difíceis de compreender a linha de raciocínio…
Fã animê = uma corrente de fãs xiitas que não gosta de ver seus “animes favoritos” sendo lançados oficialmente no Brasil pois eles passariam a ser populares e perderiam o status de “cult”.
Empre$a = pagam (caro) por um produto, trabalham de qualquer forma! Tem um episódio com áudio simultâneo em inglês e português x_x) e esperam que as pessoas comprem só porque estão lançando. Como se fosse obrigação dos fãs comprar pra sustentar o mercado. Não é assim que a banda tem que tocar…
Enquanto eles não se entenderem. Eu que vou sofrendo as consequenciais :sad:
Um empresa séria mesmo não poupa esforços pra colocar um material de qualidade! Será que eles não enxergam que sem propaganda ninguém compra por não saber da existência do material? Eles poderiam sim pagar um excelente tradutor de legendas! e um Ótima dublagem e exigir as fitas master de alta qualidade e autoração digna e etc…
Pra que botar fé nestes empresários cegos se até eles caducaram a acham que estão lidando com uma competição de mercado do anos 90 e desconhecem o espaço que é alugado pra por anúncios na TV, no YouTube,ou até mesmo quando estamos visualizando o nosso E-mail e no canto da tela tem espaço pra tal?
Desculpe mas perdi confiança neles a anos!!! E quando eles acertam pra mim não passa de pura sorte do destino.
Vou contar da minha experiencia recente com a flashstar. Comprei os box de Lost Canvas, e eles estão muito bons, mas tenho reclamações.
As legenda são, pelo pouco que vi, já que assisti dublado, apenas transcrição dos áudios dublados, um absurdo completo (o mesmo do CDZ original). Custaria alguma coisa pagar um tradutor, ou até mesmo fazer uma inovadora parceria com um fansub?
Pior que isso foi os box de Digimon, com áudio original, mas sem legenda, vish.
Mas minha pior reclamação foi com os boxes da segunda temporada. Foram aquelas porcarias de plastico barato. Quem comprou os DVDs avulsos ganharam, com mais imagens e uma proteção maior, com caixas individuais.
E também teve uns pequenos erros na imagem do ultimo ep, sendo cortadas em 3 ou 4 ocasiões.
E eu só tenho visto acertarem nos filmes de Ultraman. Mesmo sem extras.
Só uma pequena inclusão ao parágrafo da cultura dos impostos. É apenas um lado da moeda.
O outro é a mentalidade pobre do fã. A velha máxima, e de uma ignorância ímpar e conveniente, de que a internet é livre e se está na net é “di grátis”.
Algo que, até onde minha paciência me permite acompanhar, é o pensamento da maioria.
Até hoje meus amigos e eu damos risada (isso pra não chorar) com o chilique que foi no caso de Naruto Shippuden no Crunchyroll que, creio, cabe como comparação.
Já no meu caso, infelizmente, fui tragado pelo círculo vicioso que o nosso mercado de home vídeo gera.
Fico de olho nos lançamentos e, tendo continuidade, compro.
Afinal, quem gosta de ter sua coleção incompleta, né?
Comprei o último box de Fullmetal a contragosto só pra fechar a coleção.
E felizmente consegui passar Hunter x Hunter pra frente.
A última chance e dei foi com o blu-ray de Evangelion 1.11. Claro que quebrei a cara.
Estou na espera pelo 2.22 até hoje. (sim, sei que continuarei esperando sentado)
A única solução que encontrei pra continuar tendo anime em mídia física e não depender mais da boa vontade de distribuidora nacional, foi importando da Amazon americana.
Consegui Yu Yu Hakusho em blu-ray numa promoção por pouco mais de $60.
FMA: Brotherhood e Samurai Champloo completos por pouco mais de $30 cada, só pra citar alguns exemplos do que adquiri.
E claro, meu Eva 2.22.
Isso sem falar nas pechinchas que são os filmes.
Compras em nosso mercado, só quando acertam.
No mais, ótima matéria.
E sim, Dona Focus. AGORA sim eu compro Jiraya.
Gostei do texto. Parabéns.
Eu gosto de colecionar. Tenho vários filmes em Blu-ray e algumas séries em DVD (a maioria não foi lançada em Blu-ray).
O que prejudica muito o mercado é a qualidade do produto oferecido e o preço, é claro. Só que como chegam aos valores ofertados? No fim nós acabamos pagando tudo o que compramos em Dólar e Euro, mas recebendo em Real.
Uma coisa que me pergunto sempre: não tem como mandarmos pedidos para as distribuidoras japonesas/européias/americanas que coloquem, no mínimo, legendas em Pt-Br? Tem filmes que possuem legendas de países que eu nem sabia que existiam, mas não tem português.
Como foi falado no texto, até as grandes tem problemas de lançamentos, com produtos que não condizem com o que foi anunciado. Warner é campeã em dar mancada nos lançamentos em Blu-ray.
Nós não somos tão diferentes de fãs de outros países. Somos exigentes também, só não temos o mesmo respaldo das empresas como os consumidores de outros países( me refiro ao Japão, EUA e boa parte da Europa).
Esse box me deixou animado em adquirir: fico sempre com pé atrás nas coisas da Focus.
Realmente o mercado Home Vídeo nacional é um cocô: até as grandes dão suas cagadas.
Algo que não entendo muito.
Tudo bem, os japas cobram uma fortuna pelo direito dos seus produtos. Mas, convenhamos, o mercado não consome apenas DVD e Blu-rays.
Cavaleiros do Zodíaco estreou de graça na Manchete em troca da cessão do horário para comercialização dos bonecos. Sim, eu imagino que isso não tenha partido diretamente do Japão, mas a impressão que tenho é que o mercado japonês é completamente cego ao Brasil.
Em eventos de animes são vendidos todos os tipos de tranqueiras, de camisas a bonecos, passando por chaveiros, toucas, pelúcias e toda parafernália que se imaginar. Eu era igreja quando tive um apontador com a cabeça dos Changemans. Máquinas de Pokémons vivem ficando vazias.
Mercado consumidor nós temos, não necessariamente da mídia digital. Acho que falta é vontade dos empresários de irem além dos DVD e Blu-Rays, porque animes vendem qualquer coisa.
Quando Naruto passava no SBT, o público dos eventos deu uma bela crescida, formou-se um novo grupo fã de animes.
Talvez o que falte seja uma estratégia maior. Passar um anime, mesmo que infantil, pokémon ou digimon da vida, para cativar um novo público consumidor. Poderão não comprar o dvd, mas adquirirão camisas, chinelos, meias, lancheiras, bonecos e tudo mais que o mercado possa imaginar.
Pokémon, por exemplo, tem tanto mercado, ou até mais, que Ben 10.
Se Fullmetal Alchemist for relançado com as correções nos discos referentes ao antigo box 4, é certa a compra. Só espero que mantenham os menus e as artes anteriores que são excelentes.
Mercado brasileiro? Isso não existe. Desde 2008 importo todos meus dvds e blu-rays de anime.
Eu comprei todos os box de tokusatsu e agora tenho que comprar de novo Jiraya? Tenho mais de 30 anos, sou fanzasso do gênero, mas não vou comprar. Meu dinheiro não dá em árvore para pagar duas vezes pelo mesmo produto! É como se te vendessem um carro com duas rodas e depois lançassem um novo carro com quatro rodas e vc tivesse que comprar um novo veiculo.
Quero que todas as empresas de home-vídeo no BR afundem! Assim como eles não ligam para o consumidor. Fã NENHUM tem obrigação de comprar, mas as empresas sim, tem SEMPRE a obrigação de lançar um bom produto no mercado. Se sempre fizessem isso a pirataria não teria forças.
Pirataria se combate com material oficial de boa qualidade, simples assim.
Eu vi esse problema no DVD de locação e não tive coragem de me arriscar a encomendar o Blu-ray sem ter uma confirmação de que o problema tinha sido corrigido.
Só que até agora eu não encontrei ninguém que se fez de cobaia pra tirar essa dúvida. =/
E além desse problema do filme de Kenshin, o DVD de Yu-Gi-Oh! 5Ds também apresenta problemas de mixagem.
No primeiro episódio do disco 3, o áudio está com a dublagem brasileira e americana tocando juntas, durante o episódio inteiro.
Tentei contato com nosso amigo Fucci, mas ao contrário do problema no Blu-ray de Akira uns anos atrás (que ele conseguiu resolver), dessa vez não recebi nenhum sinal de vida. =/
Aí é outro problema, essas bugigangas, quase certamente são bootlegs e se alguma empresa for lançar as mesmas coisas com licença oficial, o custo seria maior e a chance de o povo deixar mofar nas prateleiras pra optar pelos bootlegs em eventos são grandes (e eu não consigo imaginar tais eventos proibindo a venda de material não licenciado, pois isso afetaria diretamente os rendimentos deles).
Sim, esse é um dos maiores problemas nos releases nacionais, porque quando não se é dubtitle, os caras resolvem traduzir as legendas a partir da dublagem (extremamente adaptada) em inglês, como no Blu-ray de GitS.
Sobre fazer “parceria” com fansubber (algum grupo em si), acho desnecessário, pois basta contratar uma pessoa que seja capacitada, que ela mesma já pode formar sua equipe pra fazer o serviço.
O que talvez fosse interessante, era que os grupos (por exemplo a equipe “principal” do Crunchyroll, que cuida dos anime Uchuu Kyoudai, Gin no Saji, etc, que claramente possuem uma legendagem melhor que os de títulos “inferiores” no próprio cr) fosse vender o seu peixe nas empresas de autoração geralmente usadas por essas minors, como a ETC por exemplo, para mostrar as vantagens de uma tradução e legendagem feita corretamente e oferecessem seu serviço para os conteúdos orientais (apesar de ainda assim ser uma questão de que copiar as falas da dublagem ainda sair mais barato, mas aí vai da mediocridade da empresa).
A depender do preço irei comprar novamente. Espero o kamen rider black ansiosamente algum dia em dvd além do ultraseven!
O Problema é que as empresas que se interessam em lançar séries tokusatsu demoram uma eternidade para lançar algo e qdo lançam sai
super esculachado ou com preço absurdo aí o fã fica bolado e baixa na net por não achar que o material tem qualidade suficiente! A coisa sempre se resume nisso! A não ser com raras exceções! Tipo o box do Jaspion,Jiban e os filmes do Ultraman que ficaram bons! A solução é
simples se lançarem produtos com qualidade e preços razoáveis eu acho que aí a coisa funciona!
A galera não compra né, não compramos porque não somos idiotas. Não compramos porque não jogamos dinheiro no lixo e valorizamos cada centavo que trabalhamos pra conseguir.
Não compramos porque não queremos produto de qualidade horrivel. Não compramos porque não queremos esses mpeg desgraçados, de pessíma qualidade. Não compramos porque exigimos o minimo de qualidade do vídeo. Tinha uns lançamentos regados a pixels, todo pixelado, não queremos copias de vhs.
Não adinta reclamar, podem chorar, espernear, mas se não trouxerem produtos de qualidade. Não vai ter jeito, ninguém vai comprar e vocês da Porcus ou qualquer outra “empresa especializada” vão tomar prejuizo. O brasileiro cansou de pagar caro por lixo, já somos lesados com os preços abusivos que pagamos em carroças (carros), roupas, sapatos, alimentos, etc.
Mais uma coisa, a versão anterior de Jiraiya parecia ter sido feita por qualquer vagabundo que nunca mexeu com autoração, edição, de vídeo e/ou imagem. Os caras querem reclamar ainda, sério? Se achama no direito de reclamar que as pessoas não compram? Porra, erros fuleiros de portugues, audio cagado e uma imagem desgraçadamente ruim. Querem o que? Que peçamos por favor também?:tongue:
Texto muito bem escrito Larc. Bom mesmo.
Achei ótimo esse valor de R$100,00 box por uma série completa de 50 episódios. Eu não pensei que ia gastar mais com DVDs, mas pensando que um Blu-ray de Jiraiya não teria melhora alguma na imagem, e que todos os episódios estão em ótima qualidade, comprarei com certeza esse box.
cara que escroto, você já admitiu que prefere aquela versão anterior toda porca e malfeita.
Os Tokusatsus já estão extintos no Brasil.
O problema eh fã fresco de mais! Pow da licença! Um box é sempre maravilhoso (desde que tenha os dvds funcionando e com os episódios corretos) pq de resto, podia ter a arte em paint mas contendo os episódios então é um tesouro! Meu box do jiraiya eu tenho ate medo de por a mão pra não riscar ou cair…pq pra mim eh o teaouro de pahku!
Eu não prefiro aquela primeira versão porca, mas não tenho dinheiro para comprar novamente outro box. Se você tem, parabéns, vá lá, compre e continue dando força para esse mercado completamente errado de home-vídeo onde o consumidor é incrivelmente prejudicado.
Minha opinião é que a cada dia que passa o material físico (caixa, disco, etc) irá ficar para uma pequena parte de consumidores que como eu paga mais por um material impresso com boa arte, disco prensado e preferencialmente com conteúdo de qualidade.
Vai ser igual o mercado de CDs e LPs que vendem para colecionadores nostálgicos, geralmente mais velhos que ainda se divertem tendo que trocar de disco.
Para a geração atual em diante, o serviço de streaming esta cada vez mais popular e o material encontrado de graça para baixar na internet cada vez mais profissional, vai ser o foco. Com um pen drive, cartão SD, ou melhor, HD externo, pode-se ver muitos filmes ou séries sem trocar de mídia. No streaming nem mídia para ocupar espaço tem.
Então empresas que investem nestes materiais devem focar uma fatia de consumidores específicos e infelizmente não tão grande, assim como as empresas que trabalham com LPs por exemplo. A questão é que custo de investimento X retorno aqui no Brasil é covarde.
Eu comprei recentemente o Box dos Flashman com 10 DVDs e gostei bastante, só senti falta da caixa igual as embalagens de 5 discos.
Estou indicando para colecionadores que tem algum interesse nestas séries estes novos Box com a série completa.
O valor de R$99 é interessante por uma série completa, mas se conseguissem vez que outra com as lojas que o material entrasse em promoções com preços menores e sendo divulgados, poderia conquistar a atenção daquele cara de uns 30 anos que foi comprar um filme recente ou um seriado americano recente e vendo o Box sentiu uma nostalgia e como o valor esta em conta, resolve investir no Box.
Enquanto isso, temos empresas como a Cult Classic (que percebesse que tem colecionadores dirigindo) que lançam o mesmo material ou melhorado dos encontrados na net, porém com uma embalagem mais apresentável focando no nicho dos colecionadores que pagam pela embalagem tanta quanto pelo material contido nos discos. Lembrando que como o nome já diz, esta empresa dificilmente irá lançar algo inédito ou mais recente aqui pq seu “Focus” são produções antigas clássicas que já foram exibidas aqui.
Conheço colecionadores que como eu já tinha as séries do Jaspion, Changeman, Pirata do Espaço, etc, mas quando souberam do Box com embalagem bem feita e qualidade do material aceitável, fizeram o investimento de adquirir estes itens nas lojas.
Em resumo as empresas que forem trabalhar com estes materiais deve ter muito cuidado com a produção dos mesmos e precisam pensar em um mercado limitado e exigente, isso pode gerar materiais com preços elevados e infelizmente dificultar ainda mais a venda, se não houver divulgação, vai ser ainda pior.
Outra coisa que acho desnecessário são os comentários dos “fãs” que já optaram por pegar de graça na internet ficarem com críticas destrutivas em cada anúncio de lançamento de algum produto. Deixem os comentários apenas para os fãs que realmente têm interesse e investem dinheiro adquirindo estes produtos. Que as críticas sejam construtivas e inteligentes fazendo com que as empresas procurem melhorar cada vez mais seus produtos.
Estendi-me demais no texto! Obrigado pelo espaço para colocar nossa opinião!
Tinha parado de postar no JBox (e até reduzi drasticamente minhas visitas a página) desde aquela matéria endeusando o lixo que é a CR.
Mas me sinto obrigado a postar elogiando esta postagem. O trabalho das empresas brasileiras é tão porco que de maneira alguma eu compraria deles e assino embaixo a parte de “edição de colecionador”. Paguei 200 reais no meu Blu-ray japonês de Fate/Stay Night – Unlimited Blade Works edição especial limitada de colecionador (primeira impressão da fábrica) e pagaria tranquilamente em qualquer outro disco que me interessasse.
Agora fiquei curioso quanto a esse novo box do Jiraiya. Se realmente ficou bom, devo comprá-lo.
As bandas sobreviveram no mercado de pirataria atual pois os fãs ainda tem que pagar pra ir em seus shows.
Os animes ganharam uma “sobre-vida” a mais graças a serviços de streaming no brasil, portanto eu acho que é mais uma questão de estratégia para as produtoras.
Por exemplo, por que elas não podem fazer um estudo com a crunchyrol ou Netflix e fazer um levantamento dos animes mais assistidos e estudar o lançamento dos mesmos com dual-audio, alguns em blu-ray pois tem resolução em HD nos streamings?
Po ja ta la todo o trabalho pronto é só pensar
Ótima análise, eu sou um dos consumidores que colecionou o Full Metal Alchemist e devido a tremenda decepção do último box,peguei toda a coleção e vendi. Também tentei colecionar o blu-ray dos filmes novos do evangelion,comprei o primeiro e a partir do segundo só lançaram em dvd… outra decepção… comprei Yu Yu Hakusho completo e a triste decepção com censuras nos episódios…. sinceramente a partir dai desisti do mercado nacional e só passei a comprar os piratas bom,bonitos e baratos.
Mas estou disposto a voltar a comprar originais,desde que eu veja seriedade no mercado.
Depois de certas decepções, eu decidi que NUNCA MAIS iria comprar nada no mercado BR, mesmo se eles fazerem algum trabalho excelente (que se acontecer, vai ser extremamente raro).
Mas nem tudo são flores lá fora. Claro, é ainda muito melhor que aqui, mas ainda assim eu constantemente vejo problemas e reclamações nos forums gringos. A última que tá dando o que falar saiu ONTEM. Vou traduzir ela para vocês:
A Viz Media confirmou para o ANN na Sexta Feira que seu lançamento home-video do Nura: Rise of the Yokai Clan: Demon Capital é o censurado que foi transmitido na tv japonesa. Viz Media disse que os licensiadores proveram as maters da transmissão japonesa, e obter as masters do home video japones não foi possível para o lançamento da América do Norte.
Os gringo tão revoltados com isso. É…não tá fácil pra ninguém hahaha.
Achei interessante o artigo e os comentários,,,,mas seja como for o mercado de animes, tokus, etc está um verdadeiro “Walking Dead”…e também não vejo futuro…Off.: Eu só espero é que com uma mudança de Governo (Federal,Estadual,etc) possa melhorar a situação…quem sabe se colocar um Ministro da Cultura que entenda de vários assuntos referentes a mesma…
La no EUA não tem um imposto tão alto, por isso que as pessoas optam por comprar o original, sem falar que pirataria lá é quase nula.
EU, COMPREI E RECOMENDO, JIRAYA VALE A PENA A FOCUS TEM BOA VONTADE MAIS AS VEZES A FALTA DE EXPERIENCIA E GENTE QUALIFICADA Q TRABALHE COM DEDICAÇÃO A OBRA EM QUESTÃO, NÃO SÓ EM FOCO DE LUCRAR COM GANANCIA MAIS SIM TRABALHANDO COM AMOR PRESTANDO ATENÇÃO NOS DETALHES DE TUDO, AINDA ACHO Q A FOCUS DEVERIA CHAMAR OS FANS PARA AJUDAR PARA DAR OPINIÃO SOBRE O TRABALHO EM QUESTÃO, FAZER DIVULGAÇÃO É IMPORTANTE! E FAZER UMA EMBALAGEM DIGNA P O COLECIONADOR GUARDAR O SEU DVD!
FOCUS VC ACERTOU E DIGO DE CONT AO HUNTER VS HUNTER, SUPER CAMPEOES E LANÇEM BLACK KAMEN RIDER EM UM BOX COM 10 DVDS NUMA LUVA BEM BACANA Q VCS VÃO DETONAR!
Acho que titulos cancelados dos home videos mesmo sendo com ou sem censura, é a falta de market nos meios de comunicação da tv que atende todos lares no brasil. E pra saber tem determinados animes excelentes recente e antigos que é só conhecidos nos fansubs e streams do Crunchyroll merecia faz tempo lançamento oficial em video no brasil.
Pra salva o mercado de animes só seguir essa solução, se as distribuidoras e empresas de home video querem lucra com animes que muitas opções de titulos existe a escolher, é fazer o seguinte o distribuidor oferece tais anime gratuitamente só pra as tv aberta com data minima de começa e durante o tempo maximo em passar quantas vezes quiser os tais anime, que em troca de favor de ter seus intervalos comerciais de seus produtos, que pode ser os lançamentos dos dvd, bd com o endereço dos site oficial onde compra, e mais telefone pago pra tais jogos de celular referente aos animes do distribuidor , e outras ideias que tenta conseguir market na midia televisiva e assim vai pode conseguir lucra uns trocados.
Só assim em ter divulgação na tv, já que garanti muita audiência animações japas derrepente chegaria ter maratonas no horario da programação pra manter picos de ibope durante um bom muito tempo e consequentemente mais vezes de patrocinios do distribuidor na tv, qualquer emissora toparia facil exibir anime de grátis sem custo , por condição em troca está naquela tv exibido nos intervalos dos produtos proprios, e assim ser sucesso as vendas do distribuidor com os animes.
E hoje na realidade não tem animes nas midias televisivas brasileiras por culpa principalmente dos donos de tv que não quer pagar a transmissão dos animes e mais outros que são poucos culpados é estudios de animes e distribuidores aqui no brasil infelismente até o momento não concorda oferece de graça os episódios pra midias de tv aberta, pra tenta buscar os lucros no intervalos proprios na tv aberta em divulgando de graça os produtos do distribuidor.
Fica minha dica útil aos atuais e talvez novos empressarios distribuidores em surgir que cuida dos animes no brasil e espero que tenha essas estratégias negociadas pra o bem deles.
Devo dizer que não comprei o box anterior do Jiraiya por falta de grana, mas, se esse tá refeito e melhor, eu compraria numa boa (suponho que v^cs não dirão o site).
O mercado de DVDs em geral é muito afetado pelos milhares de sites de downloads de filmes que existem (e vários fazem um serviço muito do porco), mas eu realmente preferia juntar uma grana pra comprar um DVD de qualidade ao invés de algo que azarasse meu aparelho ou que tivesse uma resolução meia-boca.
Sim, eu estou disposto a comprar esse box do Jiraiya (fazer o quê, sou da época em que ninja que usava espada lazer, pistola lazer e armadura colorida era bem mais legal do que hoje em dia). E se lançarem o de Black Kamen Rider, melhor ainda (melhor aproveitar enquanto o Élcio Sodré e o Hélio Brêtas ainda estão no ramo pra reprisar os papéis no último episódio).
Que bom, finalmente vou poder comprar o box oficial de Jiraiya para fazer companhia aos de Jaspion, Flashman e Jiban na minha estante. Agora falta consertar os dois episódios do primeiro box de Changeman que estão com imagem do Toei Channel. E lançar Kamen Rider Black.
Recebi hoje de manhã, finalmente, e do que eu já vi, posso dizer que vale a pena comprar este box novo do Jiraiya!
Otima materia pessoal do jbox. Ta pra nasce uma empresa que saiba trabalha com esse mercado. Nao sei ainda como que essas empresas ainda existe ja que trabalha com esse mercado e dificil.
Muito do cacete essa matéria! Esse é sempre o meu assunto favorito. Por isso que leio esse site diariamente. Praticamente tudo dito nessa matéria sobre a situação do Home-video no Brasil, eu já tinha dito a mim mesmo, ou comentado com amigos, ou em sites. É triste ser uma das poucas pessoas a comprar as coisas.
Galera, quem puder me ajudar(pode ser o Larc), eu agradeço muito. Tenho uma dúvida, até mandei um e-mail para o Sr. Afonso Fucci perguntando isso, mas sempre recebo uma mensagem de falha no envio, como se o domínio de e-mail da Five Star não existisse mais, ou algo desse tipo. Enfim, gostaria de saber o seguinte: Algo mudou nos discos desses novos boxes(volumes únicos de coleções completas, com Digistaks sem luvas) de Jaspion, Jiban, Changeman, Flashman, e National Kid(este último só fui descobrir que foi relançado agora, porque o Larc comentou), se comparados aos discos lançados nas latas, e nos boxes digistaks Vol.2?? Essa dúvida está me consumindo tanto, que eu quase comprava os boxes só pra ver, mas é muito dinheiro pra arriscar comprar os mesmos discos de antes.
Espero que a Focus volte a fabricar Full Metal Alchemist, consertando o box 4. Changeman tem imagem sebosa em dois episódios, Flashman tem legendas “hardsub” em um episódio. Só relembrando mesmo.
Já comprei o meu Jiraiya novo, que acho que só tem na Livraria Cultura até agora, mas ainda não chegou. Nem o BD e DVD de Samurai X, que também comprei e aguardo. Alguém aí achou pra vender o DVD de Appleseed? Eu só achei um cara no mercado livre, cobrando um absurdo(preço de DVD raro num DVD lançamento), mas não encontrei em nenhuma loja. Mandei um e-mail para a empresa, e eles disseram que já foi lançado no fim do mês passado, mas não sei onde que tem.
A gente podia fazer um site com um contador de quantas pessoas querem que “tal” título seja lançado pela Focus. Como: Kamen Rider Black, Patrine(eu quero!), FMA, Shurato, e outros. Só pra eles verem mesmo o quanto a gente quer comprar esses DVDs(ou se sonharmos um pouco mais, em Blu-ray também). Deu saudades de comprar mais latas de edições especiais.
Não sabia que os DVDs brasileiros de Yu Yu Hakusho são censurados. Pois é a única coisa na minha lista que ainda não tenho, e já estava “catando” em várias lojas pra comprar todos os volumes avulsos, já que perdi a época dos boxes. Mas agora que você falou isso dos cortes, vou repensar.
Seria bom se existisse um blog brasileiro, só sobre análise de DVDs e BDs de mídia japonesa aqui do Brasil. Eu até penso em fazer um se ninguém fizer, e se eu arranjar tempo.
V6 esqueceram de citar a europa kids, que lançaram alguns filmes de animes.
Por falar na Europa, Larc, que fim levou Appleseed? Não era pra sair em fevereiro?
E você continua traduzindo pelo cu. O Crunchyroll melhorou muito com o tempo, já você no seu fansub de merda, não.
Volte para a sua pokébola.
Só pra avisar quem ainda está na idade da pedra… A “Five Stars” não existe mais. Pra não fechar as portas, por sucessivos tiros no pé, ela se juntou com a Discovery, e agora a empresa que tem os selos Focus e Flashstar chama-se “Rio Negro Audiovisual”. E podem tirar o cavalinho da chuva pensando que ela vai lançar Black Kamen Rider e outras séries grandes. Eles vão ficar nos filminhos básicos, e olhe lá… Quem quiser saber mais, corra atrás dos telefones e e-mails atuais e confirmem, principalmente esses fãs que são mela-cueca e querem tudo na mão, vão atrás de saber…
Tio CLoud: na verdade se juntou à Europa Filmes / Vinny.
Essa é uma boa idéia e que já funcionou no passado no caso dos Cavaleiros do Zodíaco, onde o anime foi adquirido de graça pela Tv Manchete em troca dos intervalos dados pela tv gratuitamente para divulgação dos produtos relacionados ao anime. A questão é que hoje em dia existe na tv a classificação indicativa, onde os programas são classificados por faixa etária, e os animes japoneses na sua maioria são classificados como “recomendados para maiores de 12 anos”, e esses programas com essa classificação só podem ser exibidos á partir das 9 horas da noite, um horário ruim para exibição de animes. Isso faz com que as emissoras percam o interesse por comprar animes já que apenas poderiam ser exibidos nesses horários
Creio que o pensamento de que as empresas trabalham porcamente por falta de quem compre algo de boa qualidade é algo ultrapassado. O exemplo estão nos relançamentos dos mangás clássicos. Eu por exemplo, compro os relançamentos: Love Hina, Guerreiras Mágicas, High School (full color, tinha o preto e branco) e Death Note. Eles não são baratos, mas eu não ligo, já que a qualidade é boa. Creio que o mercado hoje não sobreviverá com baixa qualidade ou amadorismo. Na minha infância eu adorava comprar picolés que eram vendidos na rua o preço sempre foi convidativos, hoje por questão de higiene e qualidade, prefiro pagar o triplo por um de qualidade. Acho que todo fã quer ver a sua série bem cuidada, se a qualidade existe, isso naturalmente atrairá! A nostalgia atrai, porque as crianças de hoje cresceram e muitos deles tem ótimas recordações da época, desta forma todos tem um carinho a mais.
Participem amigose fas do jiraiya no grupo do facebook
https://www.facebook.com/groups/331214536964176/ :smile:
Cara, a parada toda da exibição na TV poderia ser resolvido de boas… Por exemplo, boa parte desses animes antigos (CDZ, DBZ, entre outros) eram exibidos às 6 da tarde até as 6:30 ou 7 da noite, e rolava sangue pra todo lado dependendo do anime! Mas mesmo nesses rolava algum tipo de censura diretamente do material original, tipo os Cells Juniores que explodiam quando eram mortos no anime, enquanto no mangá eles se desmontavam e os órgãos internos deles ficavam espalhados pelo chão. Sem contar que no horário nobre a gente vê coisa pior nos noticiários! E esses passam no finalzinho da tarde!!!
Pra animes que são mais pesados tem como exibir sim na faixa das 8 horas no mínimo, se bem que lembro de uma época em que a Band exibia seus animes lá pras 9 da noite. Há tanta besteira na TV que dá dó de assistir… Aposto que se tivesse passando um Street Fighter no SBT nesse horário ia ter uma audiência legal ao invés de exibir Casos de Família por exemplo. Tudo é questão de organização e estudo. Existem animes que podem ser exibidos na faixa da manhã que não são tão pesados (tanto pelo seu conteúdo quanto pela censura que possa ter), como por exemplo Pokémon, Sakura Card Captors e qualquer série da franquia Yu-Gi-Oh! já que é altamente censurada aqui no Ocidente. E essas coisas dão lucro! Vide RedeTv!, que conseguia manter uma audiência boa quando exibia Pokémon na faixa das 6 da tarde, sem contar as outras séries que passavam como Fullmetal Alchemist e Hunter X Hunter que também davam alguma audiência. Tudo é questão de organização…
Eu apostaria ferrenhamente na Band nesse assunto, já que ela sabe que se investido de maneira certa dá audiência. Se fosse acontecer algo do tipo, aconteceria na Band… Mas sabemos que atualmente ela só exibe esse tipo de coisa em certas partes do Brasil. É realmente uma pena… Gostava de ver Dragon Ball GT de tarde.
Há muito tempo não opinava – há pessoas jovens que estão começando a encarar a vida agora mas com trato muito ríspido e amargo para com os outros, prefiro manter-me em silêncio -, pelos comentários que li os pensamentos estão mais elaborados e ponderados.
Darei minha opinião sobre o assunto: QUALIDADE !!! Como já foi falado, o segredo está na qualidade do material a ser lançado.
Há tempos comprei “CRÔNICAS DA GUERRA DE LODOSS”, e até onde eu saiba – não tenho como comparar o box lançado pela Devir Livraria com equivalentes estrangeiros – o material é de ótima qualidade.
Box lindo, com um belo mapa com a ilha de Lodoss impresso no interior da embalagem, imagem bonita e som legal, enfim um produto bom, bonito e que vale a pena ter em casa.
Imaginem se um trabalho semelhante fosse feito com as seguintes séries: SHURATO, STREET FIGHTER VICTORY, YAWARA, SAMURAI X, etc. Tenho quase certeza que, como mencionado anteriormente, os COLECIONADORES irão comprar. Eu estarei entre os futuros compradores.
O cliente é fiel se houver uma contrapartida da empresa, estejam certos disso.
Espero que invistam mais em animes. Colecionadores há; falta visão de mercado da empresa.
Assino embaixo. As empresas não querem investir em comunicação visual e utilizam artes fracas e soluções muito simplórias. A divulgação, pasmem, fica restrita ao segmento de locadoras em publicações do gênero ignorando toda massa de potencial compradores que utiliza a internet como meio de expressão e interação. É como se dinossauros administrassem as empresas e as mesmas pouco se lixassem para se atualizar para o mundo contemporâneo.
Saiu, mas apenas para locadoras. Já estamos apurando o lançamento sell thru (direto para o consumidos).
bom… eu passei hj na livraria cultura do lado ali da sociedade esportiva palmeiras e eu tive que encomendar o dvd do jiraiya e do samurai x pq eles ñ haviam chegado (ai a culpa neste caso ñ é da saraiva como foi citado aqui e sim da distribuidora que é a msm do samurai x e do jiraiya) e tomara msm que tudo tenha sido resolvido em relação ao jiraiya e como foi citado na materia… se vai ficar “requentando” os titulos pq ñ lançamm black kamen rider e pra que “requentar” estes titulos se eles ñ vendem nd segunda a propria focus filmes disse no final de 2013 em realção a kamen rider black quando ele foi adiado???
jiraiya e national kid eu tiro da lista pqambos teriam que ter seus recalls feitos(changeman tbm sera que tera o seu recall?) masss e os outros titulos???
pra que isso focus filmes???
Kim lacerda seria otimo se o sbt exibice street fights no lugar de casos de familia. Conserteza a audiencia seria muito boa. Mas fazer o que ne o donos de tv nao tem visao.
Larc, responde o que eu te perguntei anteriormente, se puder. Eu agradeço! E valeu por acobertar essa área do home video brasileiro, aqui é o único site que fala disso(o BJC fala pouco do mercado japonês no Brasil).
Eu não sabia que Appleseed estava disponível em locadoras. Eu nem sabia que locadoras ainda existiam(brincadeira). Vou procurar na locadora perto de casa. Espero que saia para consumidores comuns.
Excelente texto! Qualidade deveria ser a regra do mercado, mas por enquanto ainda é exceção.
Já que a distribuidora do anime dos CDZ fez sucesso de vendas com acessórios, brinquedos e bonecos por causa do anime na tv manchete.
Uma simulação minha acredito se nessa época passada de aproximadamente em 1994 caso os aparelhos e midias de dvd fosse populares a mais o umenos 5 anos e o VHS extinto faz tempo nesse ano de 1994. Pode ter certeza que a distribuidora dos CDZ que era a Samtoy quando passaca o anime na tv manchete, a distribuidora lançaria os dvds com todos episódios de CDZ com a dub da gota mágica, seria mais outro novo sucesso de vendas no mercado home video.
Sobre o caso da infelismente censura dos animes na televisão atualmente e mcertos horarios, talvez se passa cedo de manhã e tarde com a censura na tv, o material disponível em home video vem sem censura pra pessoal compra o produto oficial.
E quanto a censura tenho duvidas já vi atrações estrangeiras passando passando bem cedo sem cortes como os casos recentes da ulbratv, rbtv e outras emissoras nacionais um pouco pequenas. E fora os jornais mostrando sangue de verdade nas medias e grandes emissoras, mesmo não gostando desse gênero, até a tv faz um pouco de sua parte um pouco ajudando a população e as vitimas no jornalismo.
E mais o horario com classificação 12 anos que não haveria cortez de aproximadamente 9 , 8 da noite é considerado horario que quase todo mundo tá em casa chegado do trabalho que tenha mais visibilidade maior. Se for passando o anime com mais de 12 , 14 e 16 anos na tv por volta de aproximadamente mais ou menos meia noite e 1 uma da manhã melhor ainda já tá todo mundo em casa chegando da faculdade e escola do turno da noite e estava passando sem censura no hoirario.
E mais os animes infantis existe muitos titulos estão sem distribuição no Brasil, podia passar em qualquer horario livre na tv, que aposto também obtiver facil uma audiência no minimo boa para tv, colocaria mais espaço de horarios.
Do que o que passar atualmente na tv tá uma audiência fraca, por que saturam demais a programação com reprises desnecessarias quase sem fim de determinadas filmes e series do eua, novelas mexicanas, cartons independendo mesmo se for de ruim até excelente essas atrações, e mais programas nacionais com formulas super repetitivas tipo de fofocas, e outros casos envolvendo só besteirol dos sempre mesmos artistas anônimos e conhecidos em grande maioria são uns sem talentos.
Sobre o caso que tv não tem espaço pra animes, é mentira, só ver grade fraca de programação dos demais canais de rede nacional nesse site do vc faz tem muitos horários vagos, e que temos mais de 10 emissoras em rede nacional nos todos estados tanto com afiliadas no analogico e digital terrestre e mais o sinal nas parabólicas e nas tvs por assinaturas com lei de tem que obrigar a ter canais abertos no line up das operadoras;
http://www.vcfaz.tv/guia.php
Oferece que graça os animes na portad de cada uma dessas tvs abertas, que o dono da tv aceita facilmente as propostas por troca de intervalos próprios do distribuidor do anime. Já que quando tais atrações dá no minimo boa e até excelente audiência, tem anunciantes em geral interessados em está nos intervalos da atração pra seu produtos ser mais visiveis aos telespectadores.
Eu não acho que a CD&DVD Factory tenha toda a culpa do fracasso do DVD de Sailor Moon no Brasil. Eles tiveram algumas atitudes respeitosas em relação aos fãs, como por exemplo mudar a capa do DVD que o pessoal não havia gostado.
Agora, este produto já estava fadado ao fracasso principalmente pelo descaso do licenciador e também pela distribuidora ter focado seus ouvidos no SOS Sailor Moon que de maneira parcial e no afobamento para ter qualquer coisa do anime lançada do Brasil, não se posicionou de maneira adequada e aceitou um dvd a partir da terceira temporada e sem redublagem.
Eles mesmos haviam feito uma pesquisa que mostrava claramente rejeição á dublagem da BKS e anseios por uma nova dublagem com o elenco original da Gota Mágica de volta aos personagens. Foi um conjunto de fatores. Os fãs são culpados também, porque em momentos cruciais, ninguém quer se unir pra levantar uma bandeira e defender uma opinião comum. Vai o SOS, vai o CavZodiaco. Deixa que eles fazem que a gente tem mais o que fazer. Aí depois quando dá besteira, tá todo mundo livre de culpa. A culpa é da Naoko, é da CD&DVD é do Angelotti e por aí vai.
Eu fui contra o lançamento desse DVD desde o começo porque eu sabia que ia afundar. Já tínhamos o exemplo de Sailor Moon R da FlashStar que foram lançados só dois discos. Se dependesse de mim, eu teria dito à CD&DVD Factory, não lance. Não vai dar certo, se quiser lançar, lança desde o começo, temporada Classic, episódio 1, com nova dublagem. Não tem recurso pra dublagem? Então não lança, não vai dar certo. Mesmo assim eles lançaram e eu comprei, tá aqui na minha prateleira. Comprei pra apoiar.
Quanto à Focus Filmes, eu comprei MUITO produto deles. Eu comprei O Melhor de She-Ra, She-Ra 1a temporada Volumes 1 e 2. He-Man 1a temporada Volume 1, He-Man e She-Ra Especial de Natal, Jaspion, Changeman, Flashman, Jiban, vários filmes do Ultraman. Só que aí caímos no problema da união dos fãs de novo. Eu quis juntar um pessoal pra mostrar para a Focus que nós compramos os produtos deles, porque eles dizem que eles lançam e o fã não compra.
Olha só o que eu ouvi: Capaz deles te darem um tapinha no ombro e falar Muito Obrigado. Ou seja, tá todo mundo hagando pra todo mundo. Se eles lançarem, ótimo, a gente vai lá e compra, senão, eles que se danem. Então como é que um fã/consumidor preguiçoso desse quer exigir qualquer coisa que seja se uma empresa promete um lançamento, exemplo Kamen Rider Black e depois não cumpre? Não tem nem como. Ninguém quer fazer nada, ninguém quer mexer a bunda. É um vem a mim interminável e na minha opinião é outro motivo pelo qual o mercado de Home Video não decola. As pessoas são acomodadas.
Interessante esse lance de animes ser exibido de graça na tv pra anuncia os produtos da distribuidora , é uma excelente ideia pra fortalece ainda mais as vendas em home video em bd e dvd de tais animes.
Exceto o caso raro distribuidor do CDZ na tv manchete que exibui sem custo algum, que até momento por quase todos distribuidores e licenciadores não foi feito, que isso depende primeiro dos estúdios dos animes no japão concorda com distribuidor envolvido no brasil sem ter o aumento só na aquisição da dsitribuidora, e liberar os episódios de graça pra tv aberta pra ter suas propagandas, e distribuidor nacional trabalhar os lucros só no mercado home video com a ajuda da divulgação na tv.
Os estudios do japão tem que pensa diferente, e aceita esse tipo de propostas e deixa nos contratos passar de graça nas tvs brasileiras , já que faz tempo não ser ver animes na tv brasileira por que cobram valores caros as nossas tvs daqui no brasil e assim donos de tvs desinteressam a pagar fortunas a animes, com isso só tem perde os japoneses e os distribuidores de animes.
A culpa mesmo é do comprador.
Os fãs de hoje estão acostumados com facilidade. O mais engraçado é que reclamam de dublagem, tradução e essas coisas… mas os fansubs de hoje traduzem tudo do INGLÊS.
Não é como um ShinSeiki da vida, que o cara tinha até proficiência em Japonês.
Aí já diz que não vai comprar porque vai vir ruim e tal.
Só que não dá pra fazer um comentário completo sem saber do outro lado. Por exemplo, devem ter um motivo (será?) para coisas como poucos episódios num disco e tal.
Mas eu diria que 90% da culpa são dos fãs. Não o fã que compra, mas o fã que é o público alvo dos mangás da JBC e Panini.
Esses reclamam em todos os lugares, menos nos canais abertos a isso.
Alguém sabe o preço do box do Jiraya?
Galera, eu comprei esse “box” novo, tudo ok, menu lindo, qualidade dos episódios 100%, vale muito a pena ter, só não gostei do estilo digipack duplo, ou seja, dois dvds por página. Mas tudo bem, comprei na saraiva e chegou super rápido!
Já foi citado aqui nos comentáios 99,90, Série completa :wink:
elanio
este box do jiriaya que saiu (em tese) dia 26/02/2014 e ainda ñ chegou de fato as lojas fisicas e virtuais (ate nisso a focus filmes da bola fora… meldelsss) custa R$ 99,90
Já topei com todos os box de 10 discos que a Focus lançou na Livraria Saraiva! É interessante ligar para as lojas antes para saber qual delas tem em estoque o item que procura.
:wink:
Pelas as opiniões citados nos comentários, sobre o distribuidor de anime no brasil está ligados ao home video em ser transmitidos os episódios e movies e oavs de animes , e mais tokus e doramas de graça em troca estando suas propagandas onde tem os materiais da distribuidora seja dvd e bd na web , lojas e outros ítens , concordo e ajudaria o mercado oficial ser super divulgado nas tvs.
Em tempos de hoje com downloads e camêlos. Os distribuidores estando autorizados pelos estúdio de animes, deveria ter bom senso e compartilhar de graça seus episódios pra aos donos de tv e estando com seus merchans das vendas do home vide e outros produtos nas emissoras e assim chamar atenção de seus clientes.
Que o brasil falta mais seguir e não ficar parado só em um único caso com cavaleiros do zodiaco em 1994 quando a tv manchete e qualquer emissoras toparia facil transmissão de graça por causa distribuidor permitiu é o que tem mais mérito e conseguiu seu sucesso nas vendas dos produtos do anime, que deveria ter chance de muitos casos de muitos outros titulos de animes ficando de graça na tv.
E só pra ter ideia, existe varios exemplos lá fora acho que em alguns países da europa principalmente mais na frança, italia, espanha e alemanha na época passada, no inicio dos anos de planejamento dos distribuidores de animes locais a entrada dos animes as tv abertas internacionais nesses países se devem por que a distribuidora do anime autorizou está de graça em troca das propagandas dos dvd e bd na tv e outros produtos.
E devido o começo de sucesso fez na tv aberta no exterior pela divulgação de seus produtos, atualmente tem até hoje lançamentos em home video de diversos animes antigos e recentes e com lucros alguns distribuidores conseguiu sua emissora propria de animes na tv paga em certos países da europa, que não chega a comparar o péssimo mercado brasileiro que infelizmente tem planejamentos de negocios egoístas que só vevi dependendo da missão quase impossível de tal televisão no brasil ter a coragem de fazer o pagamento os direitos de exibição que nunca vai acontecer que já sabe donos de tv são pão duros e com passar dos anos o distribuidor do anime perder os direitos de licença no brasil, e fica com resultado negativo, e perdendo tudo.
Vou ter q discordar, eu tenho quase todos o box de Yuyu Hakusho, infelizmente só falta o primeiro pq a Playarte nunca mais relançou ou repôs o estoque, assisti todos episódios e não vi censura, vi várias cenas com sangue e ainda posso dizer que na minha opinião foi o melhor trabalho que a Playarte fez, excelente redublagem e ótimo acabamentos das capas!!!
Jiback: Os cortes estão justamente no primeiro box, Michael =/ hahaha
Foi comentado por aqui recentemente, nos comentários do post sobre CDZ em Blu-ray no Japão.
Foi uma das cenas que me lembrei de cabeça e fiz uma rápida comparação, mas podem haver mais alterações.
Episódio 11, lá pelos 10 minutos (na esquerda meu BD importado e na direita meu DVD da PlayArte):
http://i.imgur.com/AMq83Fg.jpg
Fizeram umas repetições de cenas pra remover a parte que aparecia o manji do Kazemaru, mas quando não tinha como fazer isso, o vídeo foi editado para apagar o manji da testa dele.
E a propósito, a redublagem em si não foi exclusiva da PlayArte, a exibição no CN em 2004 já contava com essa nova dublagem, mas realmente também gostei do acabamento físico dado pela PlayArte e por ela, de um jeito ou de outro, ter conseguido lançar pelo menos a série de TV inteira (apesar de eu mesmo ter abandonado após o terceiro box).
Gostei dos comentários sobre como trabalha da distribuição o pessoal do jbox tá de parabéns com essa inteligência de planos de varias ideias que falta aos distribuidores sobre evita censura, imagem de pixers quadriculada, poucos episódios em cada volume do dvd, legendas, audios em filmes e episódios recentes em 2.0 era pra ser em 5.1 canais e outras causas.
E mais já citado antes aqui, está com divulgação dos episódios de graça na tv por troca de propagandas nos comerciais da emissoras, também ajuda a massa população se interessar a compra, pelo que fiquie sabendo cada poto no ibope equivale a 60 mil telespectadores só na cidade da retransmissora, imagina se em todas cidades. E como anime dá ibope no minimo depedendo do tamanho de pequena, media e grande emissora tinha aproximadamente entre 6 até mais de 10 pontos da tv na região de cada muitas cidades espanhados no brasil.
Imagina esse pessoal que assisti aproximadamente um terço, metade deles compra as copias orginais em home video. Com os lucros do distribuidor pelas muitas vendas, facilitaria em lança novos titulos de animes.
Jbox sabe se algum representante da distribuição no brasil leu as opiniões, e no deveria fala respeito sobre esses cada assuntos se vai sim ou não ser feito na pratica essas ideias citadas na materia e nos comentarios.
Como pessoal falou ai nos comentários de antes, concordo esse esquema de a tv aberta adquirir do distribuidor a transmissão do episódios na tv de graça em troca de propagandas do anime, tokus, doramas pra os lançamentos em home video.
Já que nos tempos de hoje tá dificil animes está na tv aberta , por que todas emissoras não querem pagar os direitos de exibição pra o distribuidor, que muitas vezes a produção de estudio de anime tem custo mais alto do que a maioria da programas nacionais, series, desenhos, novelas que passar constantemente atualmente na tv do brasil por que os preços são baixos cobrados do distribuidor.
E distribuidor de anime deveria sim parar de cobrar, por que sempre receber um não dos donos de tv e ficam eternamente sem contratos.
Em troca seria mais justo já oferecer de graça a tv que facilmente aceitaria já que garante audiência no minimo satisfatória chegando ao segundo lugar e no máximo ao primeiro lugar dependendo dos horarios de disputa, que fazendo isso muita gente deveria ter retorno com as propagandas de graça do produto pertence oa distribuidor do anime se dvd e bd está sendo muito visto por causa dos numeros altos do ibope.
E pra saber que tv tem força de vendas , outros casos atuais diferentes como polishop, tele joias, tele igrejas, tele gado, tele caça palavras das letras misturadas que essas atrações pagam o aluguel dos horarios pra tv que mesmo com ibope dando poucos pontos e muitas vezes não consegue pontuar e fica no traço desses tipos de programações insuportáveis pra maioria dos telespectadores , e fica muito tempo no ar, por que já que tem pequena porcentagem da população brasileira que é muita, sustentam os custos desses programas injustamente e outros justamente por ter os produtos deles.
É isso que falta acontecer essas ideias aos distribuidores de animes ter espaço de seus horários na televisão com seus patrocínios nos intervalos estando com contrato de exibição dos episódios de graça com a tv, é garantia de muitas vendas.
Verdade eu não tenho o primeiro box, kkkk, mas lembrei-me dessa censura (que é ruim), mas porém aceitável!!! Sobre as informações em geral muito obrigado por me esclarecer!!!
Nos comentários , fiquei sabendo agora que os animes estão em falta na tv aberta, porque os distribuidores cobram das tvs e muito por sinal e ficam sem clientes da televisão.
Jbox seria interessante talvez fazer em breve uma enquete aqui no site se o distribuidor do anime tem que fazer cobrança da transmissão sim e fica sem propaganda do distribuidor ou não conra da tv e troca estando com intervalos do distribuidor na tv, pra ter repercusão e que os distribuidores vão dizer caso tem contatos com eles, que acredito se acontece na pratica o pessoal comprava mais os produtos orignais dos episódios em home video, com a ajuda da divulgação na tv.
Tem vários anime que queria curtir dublado em português. Existe tantos animes de bom até excelentes sem dublagem brasileira faz tempo, e ler legendas por muito tempo cansa minha vista e o celebro pra acompanha as cenas e as letras ao mesmo tempo.
:wassat: e quanto ao changeman que tambem veio todo cagado?
Fiz um review um pouco mais detalhado sobre esse relançamento:
http://falandodedublagem.blogspot.com.br/2014/03/jiraiya-relancamento-review.html
O amigos vamos nos unir pra eles lança black kamen rader