O recente interesse da editora Alto Astral e o retorno da Abril ao ramo dos mangás demonstra que esse é um mercado que está bastante aquecido nos últimos anos.
Não só isso, vemos que hoje as editoras estão seguras ao ponto de arriscarem publicações não-típicas. A JBC há tempos vem investindo em suspenses (Senhor dos Espinhos, Jogo do Rei, Profecy), e no futuro teremos Jobs. Enquanto a Panini trouxe o ousado Tiger & Bunny Anthology, e hoje tenta emplacar o boys-love Fullmoon.
Já a NewPOP participa trazendo o josei Loveless.
O mercado está crescendo, e indícios disso foram dados quando a JBC resolveu publicar dois grandes hits que eram febre na internet: Mirai Nikki e Another.
Criando um novo modelo, a editora testou e viu que era possível acompanhar as tendências pela internet ao invés da TV.
Se no passado saía em mangá o que era popularizado por algum anime na tv brasileira, hoje as editoras estão mais seguras com publicações sem esse vínculo e dispostas a ouvir o público que migrou dos canais para os streamings (Magi e Kuroko’s Basketball) e a sair da “zona de segurança”, investindo em nichos dentro desse grande nicho.
Surpresa
Sem ter sido anunciado no checklist, o databook de One Piece estará já neste mês nas bancas. Ao preço de R$17,90, o título não foi parar na lista pois, segundo a editora, não se trata de um mangá.
Reajuste
Na última semana comentamos sobre um possível reajuste no preço de capa de Naruto. Ainda sem data para ocorrer, o aumento deverá ser questão de tempo. Títulos como Dragon Ball e One Piece já sofreram um tímido reajuste para R$11,50.
Sobe
A Versátil Video, que recentemente renovou sua parceria com a Livraria Cultura e já garantiu o segundo box da coletânea da Ghibli. O acabamento físico do box 1 ficou muito bom, assim como a impressão nos discos.
Desce
A péssima exibição de Digimon Fusion pelo Cartoon Network. Limitada a um horário por semana, e ainda jogado nas tardes de quinta-feira, o anime não tem um comercial veiculado para divulgar sua veiculação.
Desce 2
O Sailor Day já deu o que tinha que dar. A campanha, que tem o objetivo de transformar as quintas-feiras em dias com novidades acerca de Sailor Moon, começou interessante, mas agora se limita a divulgar data de lançamento dos encadernados ou páginas editadas dos próximos volumes.
“Desce
A péssima exibição de Digimon Fusion pelo Cartoon Network. Limitada a um horário por semana, e ainda jogado nas tardes de quinta-feira, o anime não tem um comercial veiculado para divulgar sua veiculação.”
E eu me pergunto: O que isso tem a ver com mangás?
Tio Cloud: e quem disse que a coluna é só sobre mangás? =P
Tem tudo, pois se trata de uma mesma indústria :P
Huashuashuaashshhuasss
Acho que a Cartoon só pegou Digimon por obrigação contratuais com a Saban,ela só queria mesmo os Power Rangers. É uma vergonha o tratamento dado ao anime,esse canal deve ter algum ódio por animações japonesas,só pode
Concordo PLENAMENTE com vcs sobre o triste DESCASO com Digimon Fusion FOI UM ABSURDO QUE A LIXO DA CN FEZ COM ANIME, trazem a versão americana… dublagem meia boca para nao dizer outra coisa …………….. Outro ponto que vou CRITICAR DURAMENTE a versatil por trazer alguns ótimos filmes apenas Legendados e sem dublagem Brasileira , achei isso muito RUIM , afinal legendado tem-se na net uma dublagem atrairia muito mais publico para comprar estes DVDs do que apenas méras Legendas…….. Acho que tanto Laputa quanto Totoro mereçem sim ser Relançados com uma inédita Dublagem:crying:
só quero que lancem konjiki no gash bell
O que não gostei mesmo é esta empresa versatil nao mandar dublar os Inéditos Laputa e Meu amigo Totoro digo inédito por que haveria de ser redublado … Só irei comprar estes DVDs quando eu puder asistir todos os Filmes Inéditos com Dublagem Brasileira, Desculpe a Birra , mas eu defendo muito a nossa dublagem e acho que ela mereçe ser valorizada e a Netflix e a Versatil deveriam pensar melhor sobre esse assunto e disponibilizar os próximos filmes com Dublagem e os Animes
A dublagem ta boa, e o fato de ser a versão americana não foi culpa necessariamente do canal.
Sua intenção de crítica é até válida, mas com essa escrita e “xiitismo” não vai a lugar algum.
Sobre o bom momento do mercado de mangás é aquela coisa que tinha comentado a tempos. É bem melhor investir em mangás, pois o povo ultimamente não tem tempo de ver animes e os mangás vc tem o privilégio de ler em qualquer lugar. Fora que ler no PC é horrivel, na mão é muito melhor.
Até entendo você e outras pessoas que reclamam da falta de dublagem, eu mesmo queria que houvesse dublagem desses filmes, mas eu garanto que mandar dublar um filme deve ser bem mais caro do que só mandar legendar. E além disso algumas pessoas, eu pelo menos, gostam de simplesmente ter o DVD na prateleira de casa, principalmente com essa capas lindas… :smile:
Também né sendo exibido em versão Saban Crá Crá quem vai querer ver?
Cara se eu fosse você pararia de dizer besteira até porque leitura digital está à toda nos livros e logo mais chegará aos mangás.
Mas vamos ver se ela será capaz de substituir os mangás. Fora que a leitura digital por tablets tem um fator preocupante que assim vai crescer a pirataria. Mas ainda sim prefiro ler no papel por um único motivo. Vou ter pra sempre!
Sumir não vai. Veja que na música ainda existem os CDs e até vinis. Nenhuma mídia nasce pra matar outra, pois se fosse assim, teríamos abandonado o papel faz tempo.
Tudo é uma questão de demanda. Eu não substituiria minha coleção de mangás por uma 100% digital, mas eu também adoraria um serviço de mangás digitais custando uma assinatura (algo como a Marvel faz com seu Marvel Now), coisa que eu acho que o Crunchyroll está planejando fazer em breve.
Quanto mais concorrência melhor, pena que os preços não estão baixando. Parece que está acontecendo justamente o contrário.
Pela qualidade oferecida por algumas editoras (seja de tradução, edição, papel, periodicidade, preço, cancelamento), é melhor ler digitalmente.
Melhor momento já passou a muito tempo. Hoje é o pior momento, ainda mais depois da JBC transformar em fase 2 o Brasil inteiro, descontando apenas duas cidades (São Paulo e Rio de Janeiro).
Cada título é um caso diferente… Da panini só tenho coragem e vontade de comprar o que gosto, e mesmo assim sendo megas sucessos… Não arisco nenhum outro mangá, depois de Otomen, Eden, Arata e outros… É jogar dinheiro no lixo.
Da JBC pego os mangás sem medo nenhum, mais somente o que acho interessante e indispensável ao extremo, até porque tem muita coisa mensal e meu bolso não aguenta todos os títulos que gostaria.
Da NewPop, compro todos os que quero, mesmo demorando ela me dá a confiança por não ter cancelado nada…
Da nova sampa é mais complicado, porque os mangás vivem esperando chegar novo material do japão e quebra o ritmo de leitura. Ai é foda demais. Mais ainda não cancelou nada, ganhando crédito nessa parte. Mais o material físico é ruim pra caramba, o pior atualmente, mesmo as demais usando papel jornal também.
Das novas alto astral e abril, no ramo mangás, dispenso, pois os materiais estão saindo muito caro com qualidade baixa.
De todas essas editoras a pior no tratamento ao cliente, disparado e com uma carga negativa de anos atrás até os dias de hoje (o limbo do descaso é infinito, com os mangás lançados e largado de lado), pois não mudou quase nada da postura foda-se você leitor, é a panini… Essa eu aconselho mil vezes alguém a ariscar algo fora dos hits de vendas e popularidade.
O momento para mangás no Brasil está muito bom. Vários títulos excelentes sendo publicados, como Monster e 20th Century Boys (que venha Pluto). E a Panini até anunciou Pokemon!
É pra deixar os otakus felizões!
:smile::smile::smile:
Só ignorar o Sailor day se não gosta. Eu to curtindo eles até hj. Acho bacana a estratégia da editora. Pq não revelar novas capas a imagens num dia específico da semana?