img1

O recente interesse da editora Alto Astral e o retorno da Abril ao ramo dos mangás demonstra que esse é um mercado que está bastante aquecido nos últimos anos.

Não só isso, vemos que hoje as editoras estão seguras ao ponto de arriscarem publicações não-típicas. A JBC há tempos vem investindo em suspenses (Senhor dos Espinhos, Jogo do Rei, Profecy), e no futuro teremos Jobs. Enquanto a Panini trouxe o ousado Tiger & Bunny Anthology, e hoje tenta emplacar o boys-love Fullmoon.

Já a NewPOP participa trazendo o josei Loveless.

O mercado está crescendo, e indícios disso foram dados quando a JBC resolveu publicar dois grandes hits que eram febre na internet: Mirai Nikki e Another.

Criando um novo modelo, a editora testou e viu que era possível acompanhar as tendências pela internet ao invés da TV.

Se no passado saía em mangá o que era popularizado por algum anime na tv brasileira, hoje as editoras estão mais seguras com publicações sem esse vínculo e dispostas a ouvir o público que migrou dos canais para os streamings (Magi e Kuroko’s Basketball) e a sair da “zona de segurança”, investindo em nichos dentro desse grande nicho.

Surpresa
Sem ter sido anunciado no checklist, o databook de One Piece estará já neste mês nas bancas. Ao preço de R$17,90, o título não foi parar na lista pois, segundo a editora, não se trata de um mangá.

Reajuste
Na última semana comentamos sobre um possível reajuste no preço de capa de Naruto. Ainda sem data para ocorrer, o aumento deverá ser questão de tempo. Títulos como Dragon Ball e One Piece já sofreram um tímido reajuste para R$11,50.

Sobe
A Versátil Video, que recentemente renovou sua parceria com a Livraria Cultura e já garantiu o segundo box da coletânea da Ghibli. O acabamento físico do box 1 ficou muito bom, assim como a impressão nos discos.

Desce
A péssima exibição de Digimon Fusion pelo Cartoon Network. Limitada a um horário por semana, e ainda jogado nas tardes de quinta-feira, o anime não tem um comercial veiculado para divulgar sua veiculação.

Desce 2
O Sailor Day já deu o que tinha que dar. A campanha, que tem o objetivo de transformar as quintas-feiras em dias com novidades acerca de Sailor Moon, começou interessante, mas agora se limita a divulgar data de lançamento dos encadernados ou páginas editadas dos próximos volumes.