astroboyreboot-banner

Um dos maiores clássicos da animação japonesa está de volta. Tetsuwan Atom, ou Astro Boy, como conhecemos do lado de cá, cria do “deus do mangá” Osamu Tezuka, ganhará uma nova série para TV em breve.

A nova empreitada ganhou o título de “Astro Boy Reboot” e já tem garantidos 26 episódios de meia hora. A produção une a própria Tezuka Productions com mais duas empresas europeias: a Caribara Animation, da França e a filial da Shibuya Productions de Mônaco.

A ideia é atingir os pequenos telespectadores na faixa dos 8 aos 12 anos, misturando histórias do mangá original (que durou de 1952 a 1968) com roteiros e personagens inéditos. A animação também deve misturar técnicas de modelagem 3D ao tradicional 2D (tipo de mistura que sabemos bem o quão é difícil de se acertar…). O primeiro teaser será liberado em setembro.

A primeira série de Astro Boy, datada de 1963 e inédita por aqui, é considerada o primeiro anime no formato de programa comercial de meia hora para TV. No Brasil, assistimos pela Record nos anos 80 a O Menino Biônico, uma versão genérica do Astro, criada pelo próprio Tezuka junto à Toei Animation. Em 2003, tivemos um remake do herói original, que passou aqui pelo Cartoon Network e pela Rede Globo, além de ter sido lançado completo em DVD.

Em 2009 foi lançada uma versão em CG para os cinemas, sob responsabilidade do estúdio Imagi, de Hong Kong (que também fez aquele longa animado das Tartarugas Ninja). O filme era a grande aposta da Imagi para garantir sua sobrevivência e concluir outro projeto, um longa CG baseado no clássico Gatchaman. Infelizmente a bilheteria foi baixa e o estúdio fechou as portas no ano seguinte.