Uma nova editora iniciou suas atividades no mercado brasileiro: a Editora Hanabi.
A empresa, que possui sede em Brasília, está trabalhando para disponibilizar até Julho (previsão) seu primeiro lançamento: a Graphic Novel “Godzilla: O Despertar” – o prelúdio do recente filme do lendário monstro japonês.
O que chama atenção para este lançamento é o formato adotado pela editora: a história estará disponível online.
Batemos um papo com o responsável pela editora, e trazemos pra vocês algumas novidades acerca do lançamento e os planos da editora:
Jbox – Bem… A editora foi aberta oficialmente neste semestre, certo? A marca e o nome imediatamente remetem ao Japão… Gosto pessoal ou interesse de trabalhar com mangás no país?
Hanabi – A editora foi aberta esse semestre, em março de 2014, mas já estamos pesquisando o mercado a cerca de 2 anos. A marca e o nome são um gosto pessoal e pretendemos trabalhar com quadrinhos independente do país de origem ou temática.
Hanabi (花火) significa Fogos-de-Artifício e é escrito com os ideogramas de Flor (花) e Fogo (火). Originalmente era usado no japão para manter os espíritos malignos afastados, não tendo o costume de soltar fogos no ano novo, os Hanabi são bastante populares nos festivais de verão (que dura de Julho até agosto no Japão), chegando a arrastar multidões para vê-los – como por exemplo no Sumidagawa Hanabi Taikai e o Wakakusa Yamayaki.
Jbox – Godzilla foi o primeiro título anunciado. Como será a forma das pessoas terem acesso ao material?
Hanabi – Primeiramente de forma digital, pois achamos que e a melhor maneira de lançar o mesmo devido ao lançamento do filme. Acreditamos que as pessoas vão querer esse material agora, e logico que sendo digital isso pode ser realizado de maneira mais rápida.
Jbox – Já está disponível?
Hanabi – Ainda não, estamos em fase de aprovação da capa.
Jbox – Mas a intenção é lançar posteriormente em versão imprensa?
Hanabi – Sim, exatamente; Pretendemos trabalhar com ambos os formatos, sendo a versão física realmente voltada para o público que deseja colecionar.
Jbox – Como será o acesso?
Hanabi – Será lançado primeiramente no site da editora em PDF via DRM free.
Jbox – Alem desse formato, estará disponível via Apple Store, Google Play…?
Hanabi – Ainda estamos estudando isso, mas por enquanto estará disponível apenas através do Kobo.
Jbox – Algo definido em torno do preço?
Hanabi – Sim, o preço fica a R$ 2,20.
Jbox – *_*
Jbox – É uma edição única? Quantas páginas serão?
Hanabi – Graphic Novel, edição única, 80 páginas, full color e com extras!
Jbox – Pra terminar: já rola negociação com outros títulos? Algum mangá?
Hanabi – No momento não estamos cotando o lançamento de mangás. A pirataria de mangás na internet brasileira é muito grande e os japoneses são muito restritos quanto a publicação online. O lançamento de Godzilla, além dos demais títulos, servirá como um passo importante para mudança deste cenário.
Jbox – Você mencionou “demais títulos”. Poderia nos dar alguma informação sobre eles?
Hanabi – Posso adiantar que estamos negociando com duas das maiores editoras dos Estados Unidos, sendo que a negociação de ambos esta em fase avançada. O sobrenatural é um elemento muito presente nos enredos, porem cada um possui um estilo único e um público alvo diferente. No futuro acredito que seria interessante investir nos gêneros sci-fi ou comédia, porem ainda não temos um quarto título definido.
Jbox – Voltando aos mangas, estão anotando sugestões e há interesse no futuro?
Hanabi – Sim, temos anotadas todas as sugestões e evidentemente que temos grande interesse.
Jbox – Agradecemos a atenção e desejamos sucesso nesta empreitada!
Deixem sugestões de títulos (mangás ou não) nos comentários ;).
Queria saber se é verdade o
boato sobre uma cena pos-creditos
com Mothra exclusiva pra Asia,
além dos rumores sobre uma
criatura parecida com King Guidorah
aparecendo no meio dos ovos de
Muto destruidos !
Natsume Yuujinchou
Oyasumi Punpun
Watashitachi no Shiawase na Jikan (É só um volume)
Estes seriam mangás que eu adoraria ver sendo lançados no país, mas se teriam potencial financeiro eu já não sei.
Se não me engano respondi ao uma pesquisa dessa editora. apesar de não gostar desse tipo de conteúdo no formato digital, assim como respondi na pesquisa estarei comprando para ajudar pois achei o preço bastante acessível.
Sugiro para lançamento Hokuto No Ken. Dizem, o último manga com atitude e testosterona.
Abração
Eu sugeriria títulos disney clássicos (Tio Patinhas, Pato Donald, etc) para o formato digital, mas não sei se estariam disponíveis, considerando que a editora Abril ainda publica os gibis impressos no Brasil.
Em formato impresso, acho que seria muito bom Haruhi Suzumiya. (Tanto mangás, quanto light novels).
De fato, Hokuto no Ken demorou mesmo pra vir!
Mas como ele é uma mangá de 28 volumes – se não me engano – penso se uma editora que está começando se interessaria num título meio longo… Espero que eles não vejam problema!
De qualquer forma, é sempre muito bem vinda uma nova editora pra diversificar o mercado! Fiquei com a impressão da empreitada ser séria e apoiarei!
Como já temos um mercado de pouco mais de 10 anos, já é possível uma editora começar sem muitos erros inspirada no que já é lançado.
Enfim, sucesso e vida longa! :laughing:
Apesar da pirataria dos mangás estarem presente, muita gente ainda prefere ler em mãos. Pois comentam que ler no PC cansa muito e não é a mesma coisa em ler em mãos que é muito mais prazeroso.
Eu já sugiro Vampire Hunter D, pois como tem interesse em títulos sobrenaturais esse é altamente recomendado, pois esse mangá inspirou a seríe de games Castlevania.
Recomendo também que dê-em sequencia com os títulos cancelados pela Panini, pois tem muita gente que acompanhava e ficaram frustrados com o cancelamento principalmente com o Guin Saga que cancelou faltando 1 volume pra terminar, além de outros que cancelou devido os inueros títulos anunciados e cancelou os menos populares afirmando que o bolso do consumidor não aguenta. Prefiro 1000 x terminar de colecionar Trinity Blood do que colecionar os titulos anunciados da Panini.
Ótima notícia!
Estava querendo muito que “Godzilla Awakening” fosse lançado no Brasil!
Comprarei com certeza quando for lançada a versão impressa!
O rumor do Mothra parece que é só boato, mas vai que sai algo no Blu-ray!
Já do King Ghidorah eu nem sabia sobre isso?
Por acaso chega a aparecer nas cópias exibidas aqui ou só nas cópias exibidas na ásia?
Sempre quis ver Kojiko no Gash Bell e Detective Conan publicados por essas bandas, porem pra começar é melhor apostar em séries mais curtas. O responsavel pela editora demonstrou um interesse no gênero sci-fi na entrevista, uma boa pedida seria publicar os quadrinhos da série britânica Doctor Who. Essa série provou ter um publico fiel por aqui ao conseguir no ano passado com que o especial de 50 anos do seriado fosse exibido aqui simultaneametne com o resto do mundo, não só pela tv na bbc (canal que produz o programa) local, como tambem pelo cinema, na rede cinemark. Esse feito permitiu que no começo do ano a editora Suma de Letras publicasse um livro da série, sendo que outro já foi anunciado para julho, e a editora Rocco vem publicando aos poucos uma coleção de 11 e-books que devem depois ser compilados em uma versão impressa. Os quadrinhos da série são inéditos por nossas bandas e eram publicados no exterior pela IDW e agora saem pela Titan Comics.
queria que eles lançassem o mangá do yu-gi-oh gx e digimon já q nunca foi lançado no brasil ambos :smile:
Gostaria que de ver esses mangas sendo lançado. Astro boy , akira em versao de luxo , fly o pequeno guerreiro , e hokuto no ken esse manga e classico.
Não empolgou, poderiam inovar e publicarem coisas diferenciadas. Poderiam pegar uma “vibe” na crescente dos mangás no mercado brasileiro no entanto os cras apostarão num título cujo publico consumidor – nicho – é extremamente restrito. Sim, Godzilla no Brasil é restrito e pouquissimas pessoas comprariam um título desses. Sim, se custasse 1,99 e ao meu ver parece que a “pesquisa de mercado” foi bem, mas bem superficial.
“Queria saber se é verdade o
boato sobre uma cena pos-creditos
com Mothra exclusiva pra Asia,
além dos rumores sobre uma
criatura parecida com King Guidorah
aparecendo no meio dos ovos de
Muto destruidos !”
Cara pelo que eu ENTENDI a cena do Mothra chegou a ser gravada sim mas não foi exibida em nehuma região. acredito que os produtores nao esperavam o sucesso do filme.
Gostaria muito que alguma editora lançasse Konjiki No Gash Bell ( Zatch Bell ) no Brasil e tem vários fãs que também estão aguardando, então, fica a sugestão. :wink:
Massa :)
A Editora tem site?
Site não encontrei, mas tem facebook https://www.facebook.com/editorahanabi, existe também um twitter, é só pesquisar no google editora hanabi que acha.
Dando minhas sugestões, como a editora está começando, não podem começar com algo grande pois sairia muito caro, lançar quadrinhos de volume único ou com no máximo 4, 5 ou 6 volumes já seria uma boa. Outra recomendação seria quadrinhos coreanos, já li alguns muito bons que queria vê-los por aqui, como Wake Up Deadman em que a scan que traduzia deixou ele nos capítulos 30 e poucos e atualmente acho que já passa dos 80(última vez que vi tava nos 72 ou 3). Muito feliz por ter mais uma editora de quadrinhos no mercado, comprarei Godzilla com certeza, até para ajudar a editora nesse começo e principalmente por ser fã do monstro japonês(inclusive estava babando na figure que anunciaram dele), dou meus parabéns a essa nova editora que está entrando no mercado.
Lançar em formato digital é uma iniciativa super-válida. Apoio bastante. Já li minhas HQs através do Comixology no tablet e é uma experiência fantástica.
Desejo sucesso pra empresa. Pelo menos estão indo no caminho certo pois o formato digital é muito atrativo tanto pela praticidade quanto pelo preço.
Muito sabio disponibilizar na internet, ainda mas considerando que nem todas as cidades brasileiras tem um banca de revista.
Minha sugestão é: Mushrambo.
É um mangá de apenas 2 volumes.
Excelente pra uma editora que está começando. :smile:
Apesar de não curti muito o formato digital, comprarei tanto pelo preço, apoiar a editora e principalmente pq curto Godzilla e curti o filme.
Se não me engano foi dela q vcs publicaram uma pesquisa gigantesca a uns tempos atrás, certo?
Será q teremos light novels por parte dessa editora, se sim, queria muito ler as séries Monogatari, Hyouka, Durarara!!! e Baccano.
De mangá eu queria muito ler Oyasumi Punpun e Hajime no Ippo (nunca é demais sonhar né? kkkkkk’ também não acho q uma editora iniciante começaria com mangás longos e sem previsã de termino, por isso não peço Jojo, Gin no Saji e Nanatsu no Taizai ):wink:
Gosto muito da ideia de publicação online, algo que diminui consideravelmente o preço e tem uma abrangência maior.
Já havia comentado a respeito dessa editora aqui no JBox…
A escolha por esse título e esse formato me decepcionaram mas vou ficar de olho para ver se eles publicam os títulos de mangás que sugeri e HQ’s do continente africano, que foram as minhas sugestões na época que respondi ao questionário.
A única certeza é que a Legendary já
possui direitos sobre os principais
montros da Toho, é esperar pra ver
o que acontece !
A única certeza é que a Legendary já
possui direitos sobre os principais
montros da Toho, é esperar pra ver
o que acontece !
Akira
Putz, odeio ler coisa e jogar no computador. Se bem que agora eu tenho tablet, que é muito melhor pra ler as coisas, até livro digital eu já comprei.
Detetive Conan é ótima pedida, se bem que ele não se encaixa nem um pouco no quesito obras curtas, ahueha. Se a editora for se focar em graphic novels, talvez seria interessante lançar algumas light novels também.
Foi exatamente o que quis dizer, gostaria muito de ter Detective Conan publicado por aqui mas não é uma boa idéia pra começar, por ser uma série bem extensa. E concordo que light novels são uma boa aposta. (Hanabi, se ligaram que já são dois querendo Conan né? :wink: )
Eu respondi aquela pesquisa e expressaram mesmo interesse em publicar light novels, até sugeri uma que o amigo Tiago citou certa vez, Kore wa zombie desu ka…Suas sugestões também são excelentes!
Seria muito bom se lançassem Gash Bell!!, Haruhi, Toradora e Detective Conan… Eu os aguardo faz muito tempo >.<
Tem uma parte no filme, a 1ª vez que eles voltam para a casa que está na zona proibida, tem um aquario em 1º plano que tem um adesivo escrito Mothra. Sem nada dentro.
Prefiro versão impressa.
Espero que venham alguns dos KAMEN RIDERS e dos Ultras.
Outros novels seriam bem vindos
como Sword Art Online
e Toradora
famosos, mas ninguém investiu
Bem lembrado , quando vi o filme também notei esta “homenagem” na cena, e considerei que no universo ficcional apresentado o garoto devia curtir o gênero kaiju eiga (afinal, eles moravam no Japão…) e tivesse uma mariposa á qual batizara Mothra (que é uma corruptela do japonês “Mosura”, mariposa). Até pensei que se ela tivesse sido bombardeada pela radiação poderia virar um monstro, mas felizmente os roteiristas preferiram evitar esta forçação de barra. Ao menos esta…Mas não se melindrem, eu amei este filme; foi a realização de um sonho de infância, ver o nosso amado Godzilla com efeitos de primeira hollywoodianos!
E foi anunciado que Pacific Rim
vai ganhar uma sequencia em
2017 e uma serie animada ! È
o efeito Godzilla !
Olá!
Bom, como sugestão, peço que pensem em um publico a muito esquecido: o Yaoi e Yuri, procurem trazer estes gêneros também, eu e muitos fã, acredito, comprariam mesmo se fosse formato digital :wink:
Procurem a equipe do Blyme, eles a pouco realizaram uma pesquisa que mostra como é esse publico no BR.
JBox, vocês perguntaram pra a editora Editora Hanabi, se talvez tem planos pra está no mercado home video dvd/bd por aqui no Brasil.