O mês de julho com certeza foi um dos mais movimentados do mercado nacional de mangás. Não só pelos lançamentos (como Kuroko e Assassination Classroom), mas – principalmente – pelas palestras das editoras no Anime Friends.
Nas redes sociais, muito se comentou sobre o desempenhos das empresas em suas respectivas apresentações (umas repletas de anúncios, outras nem tanto). Mas ainda fica a pergunta: afinal, quem mais se destacou?
Pensando nisso, resolvemos apontar tudo o que foi anunciado pelas 4 maiores editoras (Panini, JBC, NewPOP e Nova Sampa) durante os 8 dias de evento e deixar na mão de vocês, leitores, a decisão final.
Afinal, quem se saiu melhor na E3 otaca?
Editora JBC
Comandada por Cassius Medauar (gerente de conteúdos) e Tiago Nojiri (tradutor-chefe), a JBC se apresentou no dia 19 com um público muito significativo no local. A editora anunciou um total de 3 títulos: o “survival” Rabbit Doubt, o esperado Soul Eater NOT! e o belíssimo Hoshi Mamoru Inu – ou O Cão Que Guarda As Estrelas, que será o nome da obra no Brasil.
Todos os lançamentos estão previstos para esse ano e é bem provável que Mamoru Inu seja o primeiro da lista, já que teve a capa divulgada nesta semana e, segundo Cassius, era um dos possíveis nomes para a Bienal do Livro (só não será lançado na feira pois o material original foi enviado depois do esperado).
Pegando todos de surpresa, a editora anunciou também que irá inaugurar um novo selo, em breve. O Ink Comics será destinado a publicações especiais, como o Henshin Mangá (que vai compilar os vencedores do BMA), e a quadrinhos nacionais, como é o caso de Combo Rangers (que também virá pelo selo).
Além de todos esses anúncios, Cassius e Tiago ainda comentaram sobre mangás recém-publicados e outros já anunciados que ainda estão por vir (Tsumitsuki, Tom Sawyer, Yu Yu Hakusho, Magi etc). Sobre Yu Yu, aquilo que todos imaginavam: Não será em kazenban, mas terá acabamento caprichado semelhante ao de Rurouni Kenshin. Sobre Magi, falaram sobre a tradução e adaptação da obra (explicando o porque de alguns termos traduzidos e outros mantidos).
Geral
- Anúncio de Rabbit Doubt – shonen de 4 volumes;
- Anúncio de Soul Eater NOT! – shonen de 2 volumes (em andamento);
- Anúncio de Hoshi Mamoru Inu: O Cão que Guarda as Estrelas – seinen de volume único;
- Anúncio do selo Ink Comics, destinado a publicações específicas e material nacional;
- Discussão sobre as adaptações de Magi: O Labirinto da Magia;
- Estande de assinaturas presente no evento. Infelizmente, não havia mangás para compra.
[poll id=”39″]
Nova Sampa
Marcelo Del Greco foi responsável por deixar muita gente boquiaberta durante e depois da palestra da Nova Sampa. Com nada mais, nada menos do que 6 anúncios, a editora surpreendeu todo mundo que achou que não teríamos algo muito grande vindo de uma empresa tão nova (no ramo dos mangás).
É claro que não são 6 títulos de peso, mas todos foram bem selecionados, mostrando o interesse da Sampa de agradar todos os públicos. Os shoujos Hakuouki e Dawn – Tsumetai Te, os shonens Variante e Muv-Luv Unlimited e os seinens Koroshiya-San: The Hired Gun e Queen’s Blade: Rurou no Senshi são esses 6 novos mangás.
Apesar dessa enxurrada de anúncios no decorrer da palestra, a editora fez questão de fechar com chave de ouro – anunciando que relançará o grandioso Slam Dunk em um formato próximo ao kanzenban. Mesmo que Del Greco tenha dito que a vinda deste depende do sucesso de Vagabond (que não está indo tão bem), é quase improvável que a série de basquete não seja relançada, já que seria uma enorme frustração – não apenas para os fãs, mas para a própria Nova Sampa.
Ainda foi dito que a relação com Takehiko Inoue (Vagabond e Slam Dunk) é bem amistosa e outros títulos do autor podem pintar por aqui em breve (Real é o mais pedido).
Geral
- Anúncio de Variante – shonen de 4 volumes;
- Anúncio de Muv-luv: Unlimited – shonen de 4 volumes;
- Anúncio de Hakuouki – shoujo de 4 volumes;
- Anúncio de Dawn – Tsumetai Te – shoujo de 6 volumes;
- Anúncio de Koroshiya-san: The Hired Gun(4 koma) – seinen de 4 volumes (em andamento);
- Anúncio de Queen’s Blade: Rurou no Senshi – seinen de 3 volumes;
- Anúncio de Slam Dunk – shonen de 24 volumes (kanzenban).
- Editora revelou ter conquistado uma boa relação com Takehiko Inoue, o que pode trazer mais obras do autor para cá.
- Mangás com desconto no estande da editora.
[poll id=”40″]
NewPOP
Assim como a JBC, a NewPOP revelou 3 novos títulos e um material nacional em sua palestra: Battle Royale: Angel’s Border, Madoka Magica – The Different Story, Croquis e Dead Zone (nacional). O spin-off Angel’s Border marca o retorno de uma série já consagrada no Brasil, Madoka continua sendo um dos planos principais da empresa, Croquis vem para dar seguimento aos yaois e Dead Zone é uma aposta para expandir os horizontes de mangás brasileiros.
O grande diferencial foi o ótimo número de lançamentos da editora no evento. Tivemos 1 novel e 4 mangás inéditos disponíveis: Usagi Drop, Cosplay Kanojo, Azumanga Daioh, Helena (adaptação do grande clássico da literatura nacional de mesmo nome, de Machado de Assis) e Madoka Magica – The Novel. Até Loveless, que tinha sofrido problemas com a gráfica e teve de ser recolhido das bancas, já estava no estande da editora. Sem contar, é claro, as demais séries que estavam à venda por lá – todas com desconto.
Voltando para a palestra, o Studio Seasons também teve seu espaço e palestrou junto ao Júnior Fonseca (diretor da NewPOP). Além de contar todos os detalhes de Helena, o Seasons não escondeu o interesse em adaptar mais obras literárias. Então é bem provável que adaptações de outros clássicos da nossa literatura sejam anunciados nos próximos meses.
Geral
- Anúncio de Battle Royale: Angel’s Border – spin-off de Battle Royale de volume único;
- Anúncio de Croquis – yaoi de volume único;
- Anúncio de Madoka Magica: The Different Story – seinen de 3 volumes;
- Anúncio de Dead Zone – mangá nacional de volume único;
- Lançamento de 4 mangás no evento: Usagi Drop, Azumanga Daioh, Cosplay Kanojo e Helena;
- Lançamento de 1 novel: Madoka Magica – The Novel;
- Possíveis novas adaptações literárias pela editora, em parceria ao Studio Seasons;
- Estande de mangás com descontos.
[poll id=”41″]
Panini
Representada pelos editores Bruno Zago, Diego Rodeguero e Beth Kodama, a Panini foi a última a se apresentar no evento. A editora teve seu tempo de palestra dividido – na primeira metade falou de mangás, na segunda de HQs. Mesmo assim (com pouco tempo), a italiana nos reservou um total de 3 anúncios: Highschool DxD, Sword Art Online: Aincrad e Hideout, que foi a maior surpresa.
Highschool DxD já era esperado por aqui há um bom tempo, já que tem uma fanbase bastante significativa. Sword Art Online então, nem se fala. O anime exibido em 2012 deu muita fama à série e, embora não seja a novel (que é o material original), o público ficou animado com Aincrad (visto que qualquer material de SAO é bem-vindo por aqui).
Hideout é o mais alternativo (talvez o mais interessante) de todos. O seinen de volume único teve sua narrativa comparada a obras de Stephen King – grande ícone da literatura internacional – e por isso deixou muita gente curiosa.
Além de todos esses anúncios, ainda tivemos discussões sobre Pokémon: Black & White e Berserk – que são os próximos grandes lançamentos da editora. Bruno Zago contou do esforço feito para manter o nome “Black & White” e de outros casos sobre a adaptação do mangá. Também revelou detalhes de Berserk, que você pode conferir clicando aqui.
No final, durante a rodada de perguntas da plateia, Beth Kodama respondeu a um leitor que um “shoujo certeiro” está engatilhado, mas que só deve chegar em 2015. Segundo ela, virá algo de peso, provavelmente para substituir Kimi ni Todoke, mas que ainda não pode ser divulgado por não ter nenhum contrato assinado.
Geral
- Anúncio de Highschool DxD – shonen de 6 volumes (em andamento);
- Anúncio de Sword Art Online: Aincrad – shonen de 2 volumes;
- Anúncio de Hideout – seinen de volume único;
- Detalhes sobre tradução e adaptação de Pokémon: editora optou por não traduzir “Black & White” pois os fãs da franquia são mais familiarizados com o título em inglês;
- Detalhes sobre Berserk – mangá poderá ter plano de assinatura;
- Editora revelou que um shoujo certeiro está a caminho – seria Aoharaido?;
- Lançamento de Kuroko no Basket e Assassination Classroom no evento – Kuroko #1 foi, provavelmente, o encadernado mais vendido do evento;
- Estande de mangás com descontos – também havia assinaturas disponíveis.
[poll id=”42″]
Agora é com você! Vote na editora que mais te agradou no Anime Friends:
[poll id=”38″]
O resultado sai em breve, aqui no JBox.
Meu Ranking:
1º Nova Sampa :laughing:
2º JBC e Panini empatados :tongue:
3º New Pop :sad:
As HQs nacionais (assim como animações e games) só estão começando a crescer de verdade agora, portanto qualquer incentivo que seja é sempre bom para o mercado, por conta disso acho que a JBC venceu dessa vez, tenho grande expectativa para o que pode vir do selo Ink Comics! :smile:
Realmente quem impressionou mais foi a nova Sampa, ninguém esperava que eles dariam a cartada de Slam Dunk.
Jbc e Panini pra mim foi mais do mesmo, muitos títulos que já sabíamos outros até que chamam a atenção.
A New Pop vem naquela de sempre promete muito, você nunca tem certeza se vai sair, obras pra pessoas muito especificas. Sei lá já faz um tempo que me pergunto qual a definição da New Pop dentro do mercado, eles possuem obras muito boas, mas poderiam arrisca em obras mais abrangentes.
só espero que a Nova Sampa não esqueça de Ikkitousen e Gurren Lagann.E tomara que a New Pop continue trazendo mais Madoka Magica,só acho que deveria ter trazido Kazumi Magica antes do Different Story.
O pecado que a JBC cometeu no AF foi a falta de um estande para vende os seus mangás com desconto, como as outras editoras fizeram.
Para mim o Ranking das palestras das editores ficou assim :
1° NewPOP
2°JBC e New Sampa
3° Panini
Eu já contava com o lançamento de títulos pequenos, diversos e pouco conhecidos, geralmente grandes lançamentos são feitos no inicio do ano(não que isso seja uma regra, mas é o que está acontecendo ultimamente), porém estou satisfeito com todos os anúncios, assim estimula as pessoas a lerem algo mais diversificado e expandir o leque de opções, que ultimamente estava sendo generalizado.
Na minha opinião Panini e jcb empatadas, seguidas de new pop e por ultimo nova sampa. Slam Dank não me empougou nem um pouco pq acho ele meio, meh… Mas fico feliz por quem estava aguardando.
Panini na maior parte das vezas dando de olé na JBC
1° New Sampa
2°JBC e New Pop
3° Panini
para mim foi a Nova Sampa so ta medo que ela deixa muito na mao por lançado o vagabond e nao termina e ouutro titulo mas tem que se a risca mas a New Pop tambem traze titulo com nome ainda ma suns titulos de todos tipo e gostos como essa lista eu leio tudo pela net mas ia ama compra eles New Sampa , Until Death Do Us Part , To LOVE-Ru Darkness , Terra Formars , Sun-ken Rock , Shijou Saikyou no Deshi Kenichi , Kiss x Sis , King of Hell , Karate Shoukoushi Kohinata Minoru , Dance in the Vampire Bund , Blood Alone , Zetman , Yaotsukumo , Koe no Katachi e um bem especial Hajime no Ippo mas esse so um editora com coragem e maluca para lança ja que tem mais de 100 manga takabo mas para traze esse ia de que lança dois por meses sonha não mata ne ^^:tongue:
Te tudo ai só gosto de yu yu hakusho.
Realmente foi uma grande ideia da Nova Sampa, imagina uma versão definitiva de Slam Dunk, com capa dura e tudo. Sonhar não custa caro. kkkk
Esperava muito da Panini e só decepções. Highschool DxD que poderia ser interessante é o mangá, e não a novel. Se é para ficar com uma adaptação do material original, fico com o anime.
JBC e Nova Sampa = nada que me interesse. E quanto mais eu poder evitar a JBC, melhor.
New Pop trouxe Usagi Drop e Azumanga Daioh que comprarei. Embora a segunda metade do Usagi Drop seja extremamente criticada (e a aclamada primeira metade ganhou uma excelente adaptação em anime), estou curioso para ver.
É, mas ver este sonho realizado custa, kkk! Tomara que dê certo!!
Pra mim quanto mais editoras melhor pra gente.:laughing:
As melhores pra mim foram a JBC e Nova Sampa.
Mas parece que o mercado de mangás aqui no Brasil foi preparado para que a partir de agora as editoras possam tirar um pouco o foco de shonens de peso para prestar mais atenção no quesito qualidade e títulos seinen.
Eu sempre digo que as pessoas que acompanharam o nascimento da JBC com os meio tankos de rurouni kenshin, love hina, sakura e yu yu, a epoca de ouro da falecida conrad, já cresceram e se interessam mais por titulos seinen e material com qualidade de verdade.
A JBC percebeu isso e começou com o death note black edition, titulos pra livrarias etc. A Nova sampa mesmo com a qualidade porca começou de cara com otimos titulos e ainda retomou vagabond! Por mais caro que seja ele não é mensal entao da pra comprar tranquilamente.
Eu meio que sinto falta da “coragem” das editoras em arriscar por titulos mais inusitados como qunaod eu ia na banca e via titulos como Love Junkies, Delivery Service, enfim~~~~
Os mangas estão ficando cada vez mais caros no Brasil, daqui pra frente só pego one shot e com papel-offset \o/
Ninguém te perguntou.
Não comparem esse lixo de evento com a E3, é uma ofensa à E3.
nova sampa,panini eu odiei por trazer essa imitação de slamdunk para transsexual
Meu salário ñ ta aguentando tanta novidade boa, por mim eu votava em todas, mas como a Panini trouxe Pokémon que eu sonho a decadas eu fico com ela.:smile:
A Panini se saiu melhor pra mim. Mais títulos que me agradam na verdade, seguindo da JBC :wink: MAs as outras estão de parabéns, ótimos projetos.
muito melhor q kurobosta ñ é basket
Achei todas as Editoras muito bem preparadas, trabalhando sério e com vontade. Meu voto pra todas elas foi BOM, menos pra NewPop.
Votei regular na Newpop pois uma boa parte de seu material é mal traduzido e revisado, vide madoka, Street Fighter Alpha e Figure Maker (PQP o que foi aquilo?), com erros grosseiros de concordância e letras trocadas.
Todos esses lançamentos.. Mas cadê Hokuto no Ken? Esse é único no momento que compraria.. Só compro mesmo Azimanga Daioh…:angry: