Na última terça-feira, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista de pré-indicados a melhor longa de animação para o Oscar do ano que vem.
Abaixo de um dos grandes favoritos, Big Hero 6 (adaptação de um quadrinho da Marvel com influências orientais), encontramos duas produções genuinamente japonesas.
A primeira delas é Kaguyahime no Monogatari (O Conto da Princesa Kaguya), filme do Studio Ghibli dirigido por Isao Takahata (O Túmulo dos Vagalumes). A outra é Giovanni’s Island, da Production I.G, filme dirigido por Mizuho Nishibuko que traz um drama baseado em fatos reais do pós-guerra no Japão.
Abaixo você confere a lista completa dos 20 candidatos. Os 5 escolhidos serão divulgados no dia 15 de janeiro do ano que vem, enquanto a 87ª premiação ocorre no dia 22 de fevereiro.
“Big Hero 6”
“The Book of Life”
“The Boxtrolls”
“Cheatin’”
“Giovanni’s Island”
“Henry & Me”
“The Hero of Color City”
“How to Train Your Dragon 2”
“Jack and the Cuckoo-Clock Heart”
“Legends of Oz: Dorothy’s Return”
“The Lego Movie”
“Minuscule – Valley of the Lost Ants”
“Mr. Peabody & Sherman”
“Penguins of Madagascar”
“The Pirate Fairy”
“Planes: Fire & Rescue”
“Rio 2”
“Rocks in My Pockets”
“Song of the Sea”
“The Tale of the Princess Kaguya”
Oscar Honorário a Miyazaki
Falando em Oscar, neste dia 8 de novembro, a Academia fará uma homenagem especial a quatro nomes do cinema: Maureen O’Hara, Jean-Claude Carrière, Harry Belafonte e nosso bem conhecido Hayao Miyazaki.
O diretor do premiado A Viagem de Chihiro receberá um Oscar “honorário”, em referência a toda sua carreira. O reconhecimento se dará em uma festa no Hollywood & Highland Center, em Los Angeles.
“Kaguyahime no Monogatari” é genial, é poético, já nasceu clássico. Mereceria muito ficar no Top 5.
Pois é, mas sabemos que The Lego Movie tem mais chances de ganhar do que os animês japoneses.
Nem ele ganhará, com certeza será mais um da Disney já que a academia é completamente vendida.