preindicadosocar205-banner

Na última terça-feira, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista de pré-indicados a melhor longa de animação para o Oscar do ano que vem.

Abaixo de um dos grandes favoritos, Big Hero 6 (adaptação de um quadrinho da Marvel com influências orientais), encontramos duas produções genuinamente japonesas.

A primeira delas é Kaguyahime no Monogatari (O Conto da Princesa Kaguya), filme do Studio Ghibli dirigido por Isao Takahata (O Túmulo dos Vagalumes). A outra é Giovanni’s Island, da Production I.G, filme dirigido por Mizuho Nishibuko que traz um drama baseado em fatos reais do pós-guerra no Japão.

Abaixo você confere a lista completa dos 20 candidatos. Os 5 escolhidos serão divulgados no dia 15 de janeiro do ano que vem, enquanto a 87ª premiação ocorre no dia 22 de fevereiro.

“Big Hero 6”
“The Book of Life”
“The Boxtrolls”
“Cheatin’”
“Giovanni’s Island”
“Henry & Me”
“The Hero of Color City”
“How to Train Your Dragon 2”
“Jack and the Cuckoo-Clock Heart”
“Legends of Oz: Dorothy’s Return”
“The Lego Movie”
“Minuscule – Valley of the Lost Ants”
“Mr. Peabody & Sherman”
“Penguins of Madagascar”
“The Pirate Fairy”
“Planes: Fire & Rescue”
“Rio 2”
“Rocks in My Pockets”
“Song of the Sea”
“The Tale of the Princess Kaguya”

Oscar Honorário a Miyazaki

Falando em Oscar, neste dia 8 de novembro, a Academia fará uma homenagem especial a quatro nomes do cinema: Maureen O’Hara, Jean-Claude Carrière, Harry Belafonte e nosso bem conhecido Hayao Miyazaki.

O diretor do premiado A Viagem de Chihiro receberá um Oscar “honorário”, em referência a toda sua carreira. O reconhecimento se dará em uma festa no Hollywood & Highland Center, em Los Angeles.