Quando surge uma notícia aqui ou outra ali de um anime chegando ao Brasil a gente logo pensa nos canais pagos como Cartoon Network, Disney XD e outros. Dias vem, dias vão, e ou o assunto simplesmente morre ou a série vai parar em uma Netflix da vida.
Ah, a TV paga! Bons tempos onde após o sucesso da Manchete, canais por assinatura se espelharam na iniciativa e começaram a apresentar blocos temáticos com animações japonesas. Toonami, Invasão Anime, e até o Slam da Nickelodeon… e o que dizer com a chegada do Animax, em 2005? A solução definitivamente estava nessa variável da indústria televisiva: os mercados segmentados e pagos.
Estava. Não está mais.
Quando surgiu na década passada, a TV por assinatura tinha como proposta oferecer a públicos diferenciados e nichos programações em seus estilos favoritos. Sem, inicialmente, se preocupar com audiência, os canais sobreviveriam pelas taxas repassadas pelas operadoras do serviço aos grupos.
Antes de seguir precisamos contextualizar: a TC por assinatura em 2001 acumulava 3,4 milhões de assinantes. Entre 2008 e 2011 os números aumentaram consideravelmente, e os contratos já passavam de 11 milhões. Já expressivo – por conseguir penetração em 11 milhões de lares e ter um público aproximado de 30 milhões de brasileiros – o mercado conseguiu a façanha de quase dobrar o novo número em 2014, quando a ANATEL divulga que o meio já tem 19,4 milhões de assinaturas e fornece seus serviços a mais de 58 milhões de brasileiros.
Os números são tão expressivos que o Discovery Kids, infantil da rede Discovery, consegue a façanha de ter mais audiência que canais abertos como RedeTV! e Band. Claro, estamos falando sobre audiência no universo da TV Paga, onde, acreditem se quiser, os canais mais assistidos são Globo, Record, e SBT.
Mas, o que isso quer dizer?
Os canais abertos sempre foram os mais assistidos entre os assinantes de TV por assinatura. Salvo alguns eventos esporádicos – como abertura de sinal da Rede Telecine para alguma estreia ou eventos esportivos como a Copa do Mundo – esse cenário não muda. E como eles são os canais mais assistidos até entre quem paga pra assistir TV, eles obviamente tem mais anunciantes, e com isso mais dinheiro.
As taxas repassadas aos canais fechados não são pagas para os canais abertos, que inclusive estão planejando pressionar as operadoras em 2015 para que recebam repasses também. Globo e muitos outros sobrevivem facilmente sem esse somatório, mas os números de audiência os deixam em condições favoráveis de fazer exigências. Os canais pagos até recebem publicidade também, principalmente os infantis. Mas as quantias são substancialmente menores, pois tudo está relacionado com quantas pessoas você consegue atingir.
A título de comparação, a Globo hoje cobra valores entre 350 e 450 mil por uma inserção de 30 segundos nos intervalos do Jornal Nacional. Os canais premium Telecine até o ano passado cobravam aproximadamente 10 mil pelo mesmo tempo em seu melhor horário. A maior audiência do Cartoon Network há alguns anos atrás, Pica-Pau, exibido na faixa da manhã e na faixa noturna, tinha publicidades no intervalo custando menos de 30 mil.
Algumas programadoras (empresas donas de redes de canais) começaram a se incomodar com esse tipo de situação. Como toda boa empresa inserida na indústria do capitalismo, quanto mais lucro, melhor. Então, como elas tentam, até hoje, ganhar mais em cima da gente?
1° – Matando o mercado segmentado.
Um canal dedicado a exibir 24 horas por dia de animações japonesas com certeza tem um público mais reduzido em comparação a um canal que exibe séries de comédia, drama, filmes, programas de auditório e musicais. Se eu tenho um público menor, eu recebo menos pra vender espaços comerciais que aquele canal mais abrangente. Então vamos matar esse canal e lançar algo com uma roupagem de novo e exclusivo. Temos que trabalhar bem o marketing. Ninguém pode desconfiar que queremos simplesmente migrar a nossa proposta para algo que faça mais sucesso comercialmente.
2° – Volume menor de investimento
Oras, se eu quero uma fórmula onde eu possa ganhar mais dinheiro, seria bom se eu começasse a economizar nos investimentos também. Vamos criar no mercado algo chamado horário nobre. Nessa faixa diluiremos nosso material inédito durante toda a semana, a modo de parecer que temos bastante a oferecer. No restante do dia, oferecemos reprises fazendo parecer que nos preocupamos com os horários que a audiência tem disponível. Se tiver horário alternativo demais, na faixa da manhã a gente exibe algumas comédias ou dramas da década passada que estão no nosso acervo ainda. O povo gosta de nostalgia.
3° – Locação de horário
Já que matamos o mercado segmentado, economizamos nas aquisições, deve ser justo vendermos faixas da nossa programação para empresas de joias, por exemplo. Elas nos pagam, preenchemos um pouco da grade com isso, e vem mais para nossos cofres. É um excelente negócio! Se reclamarem, a gente justifica dizendo que é para ter mais capital para as aquisições.
4° – Apenas as nossas produções
Nossa matriz americana está produzindo vários novos live-actions e séries animadas! Isso é excelente, pois como somos pertencentes a eles, isso vem de graça. A gente gasta alguns trocados dublando, mas valerá a pena! Inclusive isso nos poupa esforços de investir em material de produtoras independentes, ou de incentivar a indústria do audiovisual local. Nossos programas, nossos realities, eles não precisam de uma versão brasileira, afinal.
Nos tópicos acima, o nosso convidado especial, Sr.Empresário, mostrou porque ele e vários amigos mudaram tanto o formato da TV paga, e com isso, como ela se perdeu na sua proposta.
Ao longo dos últimos anos vimos a TV por assinatura perder grandes ícones da sua história: o Bio, um canal dedicado a tratar 24 horas por dia de biografias e nada além disso, cedeu espaço para o segundo History Channel. O Animax, esse que dispensa descrições, morreu para a proposta teen do Sony Spin, que por sua vez morreu para a proposta life-style do Lifetime.
Em casos mais recentes, a Vh1 Megahits morreu para o retorno da MTV como canal pago. A Vh1 morre agora, sexta-feira, para mais um canal de filmes. A MGM, que também é um canal de filmes, mas para um público mais cult, abrirá espaço em 2015 para a versão brasileira da AMC.
O que todos os exemplos citados têm em comum? Eles abriram espaço para canais mais abrangentes, com mais variedade de programação, mostrando que o público como consumidor a ser atendido vem sim deixando de ser prioridade para ser interpretado como número, não é apenas teoria.
Com isso lançado, quem consegue ter esperança que um Cartoon Network vai investir novamente em algo caro – e de nicho – como animes? Com essa tendência em prática, por que o Disney XD sairia do seu conforto de trazer as produções do estúdio americano para cá e gastar dinheiro com algo que comercialmente renderia menos que suas séries teen?
Pokémon, Beyblade, e alguns outros gatos pingados ainda estão no ar porque são casos raros onde os produtos relacionados vendem bastante, e por isso são oferecidos por uma bagatela aos canais. As licenciantes só precisam que essas séries continuem na mídia, então flexibilizam os contratos. O último anime do SBT, que ilustra bem isso mesmo sendo canal de rede aberta, Blue Dragon, foi oferecido de graça em troca das cifras que esperavam ser arrecadas nos intervalos comerciais. Como recusar?
É errado que os canais pagos hoje pensem dessa forma? Sim. Nós pagamos para que tenhamos uma programação alternativa ao que vemos na rede aberta, mas não é o que vemos na prática. Porém não há medidas regulamentadas que assegurem certas condutas. Cada programadora age como bem entende nesse mercado onde apenas as cotas de programação nacional são critério para que os canais sigam no ar.
A TV por assinatura sentiu o sabor, gostou, e agora não irá largar o osso. A esperança mais próxima está ali, nos streamings. Favor embarcar enquanto pelo menos lá ainda está bom.
Bom artigo cara, bem esclarecedor. Eu não tenho esperança nenhuma em relação à TV fechada para animes ou qualquer outra programação de nicho. Me satisfaço com o CR que toda temporada trás pelo menos 2 ou 3 animes em simulcast que me interesso realmente e mesmo só legendado, fico bem feliz (sei que eles tem seus problemas e nem sei se o negócio deles tá sendo comercialmente viável no Brasil, mas por enquanto me sinto bem servido). Acho que o resto da programação vai seguir um caminho semelhante no futuro(por mim só pagava HBO e assistia na internet mesmo :P), dificil ver os animes voltarem atrás, mesmo se alguma regulamentação ou controle mudar no conteúdo da TV fechada.
Streaming é a solução e o futuro do mercado.
Não que a TV Paga vá morrer imediatamente, ela vai sobreviver alguns anos, pode até aparecer alguma coisa nova aqui e ali, mas o futuro dela é esse mesmo.
Já perdi as esperanças de animes voltarem pra tv(porém la no fundo torço pelo sucesso da Playtv), e não sinto falta da tv a cabo, o único canal que realmente sinto falta é a Fox(Playtv nunca tive, então não faz diferença de agora), tirando isso já me sinto bem servido com Crunchyroll e Netflix e meu bolso agradece, tenho minha programação por menos de 30 reais.
Falaram tudo que deveria ser falado, agora é ver se esses iludidos entendem.
Dudu na sua opinião ou previsão apocaliptica você acha que os streamings podem acontecer a mesma coisa que a tv aberta e tv paga?
Eu ia inclusive brevemente introduzir esse tópico no artigo, mas achei que fugiria um pouco. Eu acredito que possa acontecer um pouco disso sim. Os streamings passam pela mesma burocracia de mercado que os canais fechados. Nada no Netflix, por exemplo, ainda é tão rapidamente disponibilizado como um The Pirate Bay, e isso quando é disponibilizado. Mas não acho que existirá um poço tão profundo como o da tv paga não. Todo mundo precisa de consumidor, e o da tv é mais fácil porque é cultural. Streaming é diferente, ainda é tratado como novidade por muitos, e muita gente pode viver sem. Gera menor dependência.
MGM é ruim, lá spo curti uns 2 meses quando passava filmes chineses dos anos 70 da Shaw Brothers…
Não digo um canal inteiro segmentado para um tema especifico, mas faixas de horários para programas segmentados sim seria muito bom, mas assim como a TV aberta a paga é extremamente repetitiva e pouco criativa. Ainda que se tenha uma lei obrigando uma parcela de programação nacional, os enlatados (muitos de péssima qualidade, que as vezes quando, pelo menos, recebem dublagem, correm o risco de ser de uma dubladora de santos, campinas ou de míami…
TV paga melhor que TV aberta, mas tem que garimpar, infelizmente sou velho e como o Murdock falou, a minha geração tem preguiça de fazer a própria programação (no meu caso é TDAH mesmo), mas assim que sair as séries da Marvel no Netflix vou ceder ao novo sistema.
O futuro está no YouTube! Programação gratuita de nicho completamente gratuita em troca de audiência! No dia que um estúdio/produtor de renome tiver culhão de lançar um filme de verdade direto no YouTube, bomba, tudo que conhecemos hoje irá mudar!
Parabéns por essa Aula de Realidade Comercial, Dudu.
Finalmente entendemos a lógica de como funciona a TV
Tomara
O dia em que lançarem cartões pré-pagos pro Crunchyroll ou Netflix a gente conversa.
Streaming por streaming, sou mais o Youtube!
Mas o preconceito com animes e desenhos
similares é uma coisa nojenta que demonstra
bem a ignorância brasileira. È triste constatar
que o único filme de família recente que não
teve seu trailer exibido em canal algum foi
justamente Saint Seiya , mesmo feito explicitamente
para o público da Disney. A band exibe Simpsons
como principal atração “infantil”, mas mantém no
freezer Korra , um desenho ocidental sem sangue,
mortes na tela ou vícios, simplesmente por quê
imita bem os perigosos animes. È comum os pais
proibirem as garotinhas de verem Pokemon, mas
também é comum as levarem para ver filmes
românticos com um pouco de sexo e drogas.
È estupidez demais pra um país só.
TV? O que é isso? Já faz anos que não ligo a minha TV tubão que está num canto da casa. Até o PS3 é ligado no monitor que tem duas entradas HDMI. Não gosto de streaming também (e a CR é um lixo), prefiro pegar tudo via outras maneiras conhecidas.
Cara você perdeu a chance de ficar calado, é muito mais fácil assinar um Crunchyroll ou Netflix da vida do que qualquer operadora de TV a cabo.
Nossa cara, nunca ouviu falar de boleto bancário?
A meu ver tanto o canal fechado, quanto o canal aberto estão com os dias contados (principalmente a Rede Bobo que virou a nova Gazeta)…de que adianta pagar mais de R$100, 00 por reprises, bizarrices, telemarketing, telecultos, informerciais,futuramente o horário político e ainda não exibirem os seus programas favoritos (como desenhos, animes e afins) …prefiro usar minha tv como monitor para jogar videogame e ficar na web…
Concordo um pouco só sobre matando os canais seguimentados. Que era pra existi regra pra isso, o que vejo dezenas de canais de diversos gêneros, com filmes de 2 horas durando mais ou menos 3 horas por causa do tempo de mais de 5 minutos de diversos intervalos seguidos. E e tem mais as vendas de horários a inforcomerciais , aquele lei de por programação nacional brasileira independendo seja boa e na maiorias das vezes é fraca o que é produzido no nosso brasil que e é sofrimento quem assinar a tv paga.
E os filmes era pra tá só nos canais de filmes e não em canais de animes, cartoons , series e outros generos. Assim o mesmo vale pra series e outros que estão no canal de genêro errado. E mais outras causas.
Apesar que diversos animes tem boa parte aceitação do publico, mas o canal animax ficava em pacotes caros e não ajudava ter alto ibope dos canais básicos pra conquista anunciantes.
O que impede de não ser exibidos atualmente na tv seja aberta e paga é o custo caro na exibição das produções de estúdios de animes e de outros distribuidores. O animax brasil , locomotion , cartoon network, fox kids e outros canais desistiu dos animes , não compensava paga caro a simples exibição de tv aos animes no brasil com muitos , poucos ou sem anunciantes do intervalo, e os lucros do licenciador e produtores dos animes fica com alta grana da televisão mais que o dono da tv que não conseguiu lucrar, só obteve gastos estando com a porcentagem negativo.
E o canal obteve dificuldades de entra nas operadoras quando o canal passava o dia inteiro de animes em 2005 só ficando na sky e tva. Não entrou nas operadoras por culpa das operadoras net, claro, oi e outras por que cobravam caro por um canal. Quando entrou depois 2008 a emissora animax nas outras operadoras por que o canal de animes já estava descaterizado com live action de filmes , series , reality shows americanos, latinos por ser barato esse tipo de programação.
Tem vários outros exemplos pra citar , mas vou citar uma das provas que anime é caro que até o canal de tv da funimation dos eua que tem seus animes distribuídos dublados na tv em inglês e segundo audio tecla sap japonês com mais de 10 anos de existência até hoje não conseguiu entra as grandes operadoras de tv paga americanas como a directv e a dish. Por que será , talvez a ganancia dos donos da funimation e produtores dos animes em ter pedido de muito dinheiro pra está com o canal de tv no line up em determinadas operadoras mais ricas. O dono dessas operadoras não quer saber de pagar 1 canal de gênero anime por valor igual de mais de 2 , 3 e mais canais de outros gêneros.
Só que até o momento restritos nas operadoras média e pequenas de tv por assinatura que paga caro um pouco menos, por causa de poucos assinantes nessas operadoras menores. E cadê que a funimation não faliu por isso em não tá nas grandes operadoras, por tem gente lá dos eua que compra seus produtos distribuídos pela funimation dos animes lançados em dvd/bd e stream de video pago da emissora dos animes nos eua e mais recebe verbas financeiras que são um poucos caras das pequenas e médias operadoras de tv paga dos eua.
Algo que o animax brasil daqui nunca foi distribuidor aqui de quase todos titulos animes que passou pela emissora, e o que pagou caro pelos direitos autorias por outros distribuidores diferentes , a sony no brasil e em países da america latina e europa que faltou acontecer desde a estreia da emissora de animes da sony em 2005 por aqui, devia arranja um jeito de tenta seguir os mesmos passos de planos da funimation. Só assim desse jeito em virar distribuidor seja qualquer rede de televisão , pra lucrar com o anime na tv aberta e paga, netflix e mais outros sites streams de video, dvd/bd com os fãs , mesmo independendo com poucos , muitos e sem anunciantes na tv das empresas de carro, perfume e etc…
O mercado está mudando, isso é fato. Cada vez mais gente prefere escolher o que quer consumir, do que depender de programações engessadas como é na televisão, e os serviços de stream só evidenciam isso.
Eu não creio no YouTube como o futuro, pois seu modelo de negócios incomoda muita gente: Não se paga diretamente pelo serviço, sendo compensado com litros de propaganda. É como dizem por aí, “Não existe almoço grátis”.
E Vlad, corta essa. Eu sei, muita gente olha torto para mangás, mas não fale como se o público fosse composta de 100% de crianças cuja liberdade de mídia fosse controlada a mão de ferro pelos pais. Animes são japoneses, e tudo q é japonês tende ao bizarro, por isso essa estranheza. Mas animes e mangás tem seu público mesmo assim, e no fim das contas, se importar com gente leiga é perda de tempo. Damos boas vindas aos espectadores novatos, mas só falo uma coisa pra essa gente de fora, que critica sem fundamento algum: “We don’t give a shit”.
Faço das minhas as palavras do Dudu, só vou complementar uma coisinha. A Netflix( e por obséquio o Crunchyroll ) tambem ”vivem” de ”audiência”, O Netflix por exemplo escolhe quais séries/filmes vão continuar( ou adicionar ) na grade deles pelo numero de ”visualizações” que ela teve, se muita gente assistiu e avaliou bem a série/filme/documentarios eles renovam o contrato de exibição da mesma, se foi muito pouco vista e má avaliada normalmente eles não renovam o contrato, as vezes uma série/filme que é muito bem vista e elogiada sai tambem para poderem colocar outra coisa no lugar. MAS há uma exceção, série e filmes exclusivos do Netflix( ou seja…que foram feitos para serem exibidos só nele ) não correm esse risco, ja que o programa é deles mesmo eles não tem que renovar contrato ou coisa do tipo.
Realmente é triste de se ver oq aconteceu com a tv e parece que a cada dia aó piora. Pokémon só ñ saiu até hj, por que eles querendo ou não faz muito sucesso, além dos demais produtos, por mais que eles já tenham tentado matar movendo pra outros horários.
Tenho um pouco de esperança com a PlayTv agora, esperar se vai dar certo agora.
acho que um outro ponto que não foi colocado é a questão da censura, animes mais violentos são colocados em horários ruins, e com isso pouca gente consegue ver, ai fica aquela coisa paga caro na serie e não tem retorno, mas sinceramente hoje na era da internet eu nem ligo mais, se estiver passando um anime na tv paga e eu gostar, vou procurar na internet aonde eu faço meus horarios, e não fico presso na grade de horario da emissora, tv paga hoje em dia pra mim é só pra fugir um pouco da tv aberta nos poucos horários que tenho disponível para assistir tv.
Dudu, em sua opinião, você acha que existe a possibilidade das empresas de streaming lançarem suas séries de mais audiência pro mercado de home-video como blu-ray/DVD?
Assim é a TV:laughing::laughing:
:crying: Dudu o que mais tem me decepcionado com o Netflix é a falta de Dublagem dos titulos de anime que eles anunciam , ficam querendo trazer tudo as pressas e nos obriga a ter duas opções ou assiste Dublado em Ingles ou atura aquelas legendas horriveis amarelas , isso se tiver saco para querer assistir legendado………….. e a coisa que mais atrairia o publico que é Dublagem Brasileira esta ausente e muitas vezes teremos de esperar anos para poder assistir um Magi , Madoka , Fate Zero , Blue Exorcist , HunterXHunter 2011 Dublado no nosso idioma. Isso é chato e me pareçe sim um Descaso da Netflix para com o publico consumidor, tinha a esperança de o netflix seria um novo animax ofereçendo animes nunca antes vistos com dublagem brasileira e infelsimente foi uma grande decepção com a maioria dos titulos tudo chegando legendados …… sério queria que isso mude algum dia no streaming
JBox me explique essa censura, como vocês aprovam um comentário como o acima e não o meu? Na boa vocês depois dessa se rebaixaram ao nível do ANMTV, perderam toda e qualquer moral de falar do povo que comenta lá.
Pare de xingar os demais aqui e assim aprovaremos todos os seus comentários ;) O comentário acima declara repúdio ao Crunchyroll, mas não denigre ninguém diretamente. Simples assim.
Bom Canais de Assinaturas ou nao Nunca serão como a rede manchete principalmente os abertos que estraga os animes faz ser mais infantil do que é :sad:!!!
Infelizmente é essa a realidade. Logo teremos a tv por assinatura dividida em torno de três segmentos abrangentes apenas, com varios canais apenas servindo uma variedade do mesmo.
Muito bom texto!
A última esperança é o pessoal da RedeBrasil comprar uns DVD’s de animes mais atuais e exibir legendado mesmo.
Sempre dentro da legalidade, é claro…
Excelente texto.
Quanto ao streaming, que acabou vindo nos comentários – lembremos que os canais de streaming paga os vídeos pela audiência consolidada. Por exemplo, vou assistir “Sword Art” no Crunchyroll. Do valor da mensalidade que paguei, parte já paga o que assiti e vai para a produtora/autor. Streaming é muito mais fácil pagar de forma mensurada, pois basta ter um bom programa para consolidar audiência.
Na TV por assinatura ou aberta, apenas existe as ferramentas do Ibope e do novo sistema alemão. E eles são sistemas de pesquisa localizados e pouco abrangente. Não verifica todas as tvs ligadas, mas sim apenas os equipamentos onde o aparelho de mensuração está ligado.
Para um produtor de TV cobrar a propaganda, e com isso cobrir as produções exibidas, ele tem que tentar saber quantas pessoas assistiram o canal para poder dar ao anunciante a abrangência de pessoas que podem ver a propaganda na qual foi comprado o espaço de divulgação. Fora Ibope e GFK, hoje é possível medir a audiência pela relevância de conversas em redes sociais também. Mesmo assim, quem trabalha com dinheiro quer números, não só palavras.
Que nada, tem Dragon Ball Kai, Digimon clássico e
Dats, CDZ Lost Canvas e Omega, e até Super
Campeões pra rede Brasil “adquirir “(é só brincadeira
mas a situação atual é ridícula mesmo ).
Há um tempo atrás surgiu a notícia que a Rede tv voltaria a investir no tv kids após a copa, a falta que sinto de épocas de ouro dos animes no Brasil chegou a tal ponto que quando sai uma notícia como essa a esperança cresce só para chegar a data e descobrir que tudo não passou de mais um boato.
A tv brasileira nunca ficou tão órfã de anime como hoje, acompanho esse site há alguns anos e cada vez que surge uma notícia dizendo que tal anime vem para o Brasil se ve nos comentários as palavras de esperança de gente como eu, que sonha em ver novos animes por aqui, e os comentários são sempre os mesmos nessas horas: ‘A globo cancelou a tv globinho, esse anime deve ir pra band, sbt, rede tv, play tv, cn’ e acabando não vai pra lugar nenhum, o assunto morre, e se vai para alguma emissora, é como tapa buracos ou cai no horário só para SP.
Será que é pedir muito para uma emissora mandar dublar e exibir dignamente animes em sua grade diária?
E por favor não venha otaku me dizer que anime dublado não presta porque ninguém aqui nasceu falando japonês, se não fosse os animes dublados que marcaram a infância de vocês, provavelmente jamais teriam se apaixonado por essas produções, talvez teriam sequer conhecido elas, pois criança não quer ver coisa com legendas, não quer ter que ler, e duvido muito que algum dos otakus nascidos nos anos 90 tenha começado a ver anime legendado. E eu sou assim até hoje, não suporto ficar lendo enquanto vejo anime.
Eu sou contra cesura em animes, sou contra os cortes, contra troca de aberturas mas não contra dublagem, aí já é demais, quando chega um anime no Brasil os que se consideram otakus deveriam apoiar, o que fortaleceria as chances de novos animes aparecerem, ao invés disso, a maioria dos otakus atacam pedras, como foi o caso de naruto que reclamavam de tudo, inclusive dublagem, mas lembrem-se, foi assistindo naruto que a tv fez nascer a última geração de otakus no Brasil, assim como Jaspion, CDZ e DBZ fizeram nascer otakus na infancia das décadas passadas, agora a próx geração não vai ter anime na tv e muito menos procurar legendado sem indicação de alguém, ou seja, Acabou.
Entendam que dublagem é questão de costume, a primeira vez que vi a voz de Goku no original achei horrível, hoje não vejo nada de mais.
Digo que esse costume que vem desde os anos 80 de ver anime, de se considerar fã dessas produções, morre com o último grande anime que passou no Brasil inteiro, o já citado Naruto, provavelmente ali nasceram os últimos que vão crescer e ir em eventos, depois disso acabou, talvez Pokémon leve alguns pra esse caminho mas é isso, nos próximos anos os eventos vão ter cada vez menos público, bem como já está acontecendo em muitos lugares como aqui onde moro, minha cidade tinha 3 eventos por ano até 2010, hoje com a diminuição de público só tem 1 evento e esse único evento está bem fraco, as outras cidades aqui perto não estão tão diferentes e como eu disse, nos próximos anos tende a piorar já que não tem mais anime para popularizar essas coisas.
Eu mesmo, só pago tv por assinatura (e pago caro) porque minha familia ainda prefere este formato. Se não fosse por eles, eu já me sustentaria 100% com Crunchyroll+Netflix+Torrent.
É uma pena o CR não conseguir disponibilizar toda a programação japonesa. Eu pago mais como “apoio”, do que como conforto. A grande vantagem do CR é ser mais facil dar uma conferida em certos animês desconhecidos, justamente por não termos o trabalho de baixar e ficar de seed. Hitsugi no Chaika mesmo, eu não sei se iria acompanhar se não tivesse no CR. Mas, sinceramente, até fico meio constrangido em pagar o CR, já que vários animês eu tenho que continuar baixando via torrent. Sem falar daqueles que tem no CR, mas que demoram tanto pra serem traduzidos para o PT-BR, que acabo baixando via torrent mesmo, como é o caso de Sword Art Online, One Piece e Hitsugi no Chaika, que dificilmente são traduzidos no mesmo dia (alias, uma das vantagens do CR seria a tradução 1h depois que foi exibido no Japão, o que não esta acontecendo). Como sei que o serviço ainda está “acelerando”, eu continuo pagando. Começaram a colocar alguns animês dublados e tals. Mas, já estou quase desistindo de continuar pagando, especialmente, se o problema da demora na tradução continuar acontecendo.
Se os streaming estão bom e um dia substituíram a TV então irão dublar todo seu conteúdo, mas logicamente não será a curto prazo.
Nossa, vocês estão falando hoje de coisas tenho falado desde – pelo menos – 2010… Bem, antes tarde do que nunca, né… :tongue::tongue::tongue:
Sandra Monte
http://www.papodebudega.com – editora-chefe
Não sou Dudu, mas posso responder…
Não são as empresas de streaming quem decidem isso. São os próprios distribuidores. Por exemplo. O filme de Dragon Ball está – ou estava – no Netflix.
Mas, não foi o Netflix quem vendeu para DVD, mas sim a própria Toei. As empresas streaming (Netflix, Crunchyroll) são como TVs. Elas podem exibir, mas não são donas dos títulos.
OK?
Sandra Monte
http://www.papodebudega.com – editora-chefe
É uma boa ideia, em completando mais seu assunto. E você talvez quis dizer a RBTV compra equipamentos de uma nova empresa de dvd/bd e fazer divulgação em comerciais e transmitir os episódios dos animes e própria tv distribuir a venda de lançamento home video de animes.
Que creio se faz isso obtendo gasto de direitos autorais, a tv lançaria tanto legendado e dublado com audios Português e japonês. Só não sei quais dubs brasileiros escolheria seja esses estúdio de dublagens tradicionais de RJ e SP que se escuta tais vozes repetidas nas tvs pagas e abertas.
Ou a RBTV contrataria seu proprios funcionários com elenco dubladores(a) novatos dublando em estúdio da sede da emissora pra dublar seus animes distribuídos propriamente pelo brasil. E por ser tv aberta chamaria muito atenção do pessoal em geral pra compra os BDs DVDs dos animes .
Seria interessante alguém dos internautas dá esse recado aos donos da emissora se topa citando comentarios em email e sites oficiais deles . Mas acho por exibir atualmente programações estrangeiras piratas de series, filmes animações e outros que a tv fica sem tirar nenhum centavo pra outros distribuidores e licenciadores das obras. Por isso acho que a RBTV seria pão duro de pagar a animes inéditos.
Lembrando que condições o dono da rede brasile de televisão deve ter , por que paga aluguel carissimo nos satelites de tv pra manter o canal aberto em SDTV e HDTV , e com varias afiliadas regionais digitais e analógicas em alguns lugares das cidades e estados brasileiros.
Como falei Christian até o serviços de streaming tem falhado com o publico , o certo seria o Netflix demorar digamos um pouco para estreiar um Anime Inédito tipo Fairy Tail, HunterXHunter e depois disponibilizar esses 2 titulos com Dublagem Brasileira, Audio Original para os Xiitas e Legendas, pronto agradaria a todos, mas a realidade do netflix tem se mostrado cruél para os fãns de curtem animes Dublados, pois 90% das estréias de Animes infelismente só chegam Legendadas e com a dublagem em ingles, o que sim eu considero um descaso, desrespeito para com o Publico Brasileiro, afinal estamos pagando para assistir animes legendados …………? é lamentável a atitude tanto da Toei , Funimation e Aniplex de não autorizar que seus titulos sejam dublados no Brasil. Continuarei ferrenhamente a reclamar no serviço ao cliente, ligarei , farei o possivel para que essa MALDITA REALIDADE LEGENDADA do Netflix Mude até 2015. Os titulos Dublados chegam a conta gotas no catalogo da Netflix e isso é muito triste, pois acho que a maioria dos Otakus que curtiam o animax tinham a esperança que o Netflix colocaria todas suas estréias de Animes Dublados em Portugues e foi uma Decepção TOTAL. Temos Sidonia e agora Bleach mas é pouco deveria ter mais titulos no minimo 4 animes dublados inéditos por mes seria o ideal e compensaria o preço que pagamos para o Netflix. Insatisfeito com muitas coisas no streaming atual , mas tem chances de melhorar no Futuro creio eu ……………..
:angry:
Além do Crunchyroll e Netflix , é culpa também os licenciadores dos animes que aceita não dublar em português . O seja não quer gasta grana pra dublar.
Acho esse lance pra tal titulo de anime receber dublagem brasileira os fãs brasileiros(a) deveria conversa por email , site , facebook oficiais com responsáveis de licenças seja os estúdios do japão, distribuidores no ocidente é convencer os donos dos direitos autorias fazer em ter cadastro site de doação on line que aceita pagamento por cartão e boleto e só pra o custo da dublagem, que acho deve no mínimo custa aproximadamente 4 mil reais pra dublar 13 episódios, por exemplo.
E pronto os responsáveis aceitava por esse método de ter dublagem em PT-BR. Que se não acontecer isso. Vai ser sempre chegando animes disponíveis legendados nos sites de stream.
Exatamente, com a netflix é possível colocar tudo dublado e legendado no original.
Mas não sei se vai melhorar muito, talvez sim, talvez não, em relação a tokusatsu acho que já era pro Brasil, mas por exemplo, hoje aqui no jbox saiu que bleach está disponível dublado e legendado no netflix, aos poucos como está indo até 2016 talvez tenhamos outros 2 títulos no netflix, é assim as mudanças, vai ser lento.
Quem sabe até 2016 não tenha fairy tail, eu vi pouco, só uns 15 eps só pra conhecer do que se trata, mas gostei bastante, eu continuaria vendo dublado com certeza, a op e o ed também são bem legais, até o eps que ví não mostrou sangue, violência severa ou nudez, corrija se eu estiver errado mas se for assim todo eps, acho que até poderia tranquilo passar no CN, playtv, Disney xd ou mesmo no SBT sem cortes e faria um mega sucesso.
Gostei da matéria, mas acho que o autor esqueceu de um ponto: a lei de incentivo de programação nacional que obriga todos os canais a terem programação nacional, isso também acaba matando a identidade que o canal pago tinha em parte.
Quanto aos animes acho que falta as produtoras japonesas enxergarem mais o mercado mundial tanto de suas produções existentes quanto de novas produções. Tudo fica meio a Deus dará por eles tudo fica na mão de distribuidoras ocidentais, não pode dormir no ponto hoje em dia com produtos de potencial. Ainda mais com internet. Eu vejo uma falta de mudança de postura dos amarelos quanto a isto.
Agora o serviço de Streaming veio pra ficar mesmo, tanto que o Youtube estuda lançar um serviço pago para assistir vídeos sem propagandas, mas para animes ainda vai ser algo tímido vendo que animações recentes no Netflix são postas com legendas, acho que dublagem é um meio de se popularizar ainda mais o produto, mesmo que muitos não gostem.
Vai sonhando , sem acontece de verdade em espera primeiro alguma emissora de tv aberta e paga brasileira dublar os anime é algo que só ficou no passado. Hoje em dia não funciona mais.
Atualmente todos donos emissoras no brasil seja ela paga e aberta é pão duros de pagar caros em animes.
O melhor jeito e fazer doação em site pra dublagem brasileira feito pelo estúdio do anime responsável. E ter obrigação de lança os episódios de animes dublados no site da netflix, e outros serviços de streams pagos e gratuitos.
Infelizmente mercado Brasileiro também ..
TV aberta perdendo mercado ..
http://www.exorbeo.com/2014/01/tv-aberta-perdendo-mercado.html?replytocom=12714
O fim dos programas infantis e animes na TV aberta..
http://www.exorbeo.com/2014/09/o-fim-dos-programas-infantis-e-animes-na-tv-aberta.html
Cantei essa pedra por aqui há uns anos atrás e me tacharam de “pirateiro”.
Muito boa a matéria, mostra bem a realidade da coisa.
Eu que sou um azarado, quando finalmente assinei minha tv paga descobri que ela virou essa porcaria.
O negócio é o streaming, para fãs de anime particularmente temos o CR, que pra variar, tem sempre umas bestas pra vir detonar.
Aproveitem enquanto os “porcos capitalistas” ainda não “descobriram” o streaming.
Sempre pergunto para amigos meus o porque de terem tv por assinatura. Pra assistir alguma coisa tem dia e horário específico. Eu falo das vantagens do Netflix e outros como preço e você faz seu próprio horário. Só ainda não contratei o Netflix porque a única opção de banda larga que tenho (velox) não ultrapassa 2 mega de velocidade (há anos eu insisto para aumentar).
Bestas? Reclamar de tradução porca paga é errado?
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Os canais que poderiam exibir animes só passam desenhos toscos que nem meu sobrinho de 3 anos gosta de assistir. Infelizmente acho que anime no Brasil tanto em emissora aberta quanto paga já era.
Ai, ai vamos lá…se a carapuça serviu beleza.
Quando o CR foi oficialmente lançado no Brasil, choveu comentários aqui no Jbox de gente que nem tinha visto a parada funcionando e já estavam detonando. No polêmico post em que vários acéfalos defendiam com todas as forças a pirataria, alguns poucos (como eu) defendiam o material licenciado, se você está pagando você é CLIENTE, e então pode reclamar e exigir a melhora do serviço.
Quando me refiro as bestas, falo das criaturas que na primeira oportunidade que aparece soltam pérolas como “CR lixo”, “CR porca” e outras “amebisses” do tipo. Como se os fansubs fossem o cúmulo da perfeição ¬¬…
Acho que pedir qualidade do serviço deles não está ajudando em nada, já que desde que a CR veio para o BR, o serviço deles é porco e, em alguns casos, igual ao dos piores speedsubs.
Fora tudo que já fiquei sabendo por de trás da parte “administrativa” BR que não é nada bonito.
Não precisamos de animes por TV aberta nem paga… temos os fansubers que tem mostrado mais competência, seriedade e compromisso mesmo não tendo nenhuma obrigação de fazerem nada!
Certo, não pagamos os criadores o seu dinheiro justo, então, na minha opnião, acho que deveriamos ter pequenas ou médias empresas especializadas em trazer os animes para cá (dublagem) e disponibiliza-las de uma forma barata via mídia e internet. Talvez analisar a forma dos fansubers daqui ajudaria a criar uma boa forma de se vender os animes no Brasil para o publico certo.
Acho justo cobrar pelos animes desde que se faça um bom trabalho com eles aqui no Brasil. Eu pessoalmente, em vez de ficar vendo em TV a cabo prefiro comprar de única vez uma boa série ou OVA.