Continuando a série de vídeos gravados durante a Comic Con Experience, nessa segunda edição do JBox In Loco demos uma parada no QG da editora JBC para conversar com Cassius Medauar, gerente de conteúdo da empresa.
Ele respondeu algumas perguntas que levamos, esclarecendo os vários problemas de negociação com os japoneses, a situação do mercado de mangás no Brasil, algumas novidades para 2015, dentre outros assuntos.
Assista à entrevista no vídeo e não deixe de comentar, pois sua opinião é sempre importante pra gente (e uma zoeira de vez em quando também).
No próximo e último vídeo da CCXP: um papo com os autores de Starmind, uma das obras vencedoras do Brazil Mangá Awards. Curta e se inscreva no canal para não perder ;)
Não viu o primeiro? Confira aqui.
esse cara é mo marrento,quando levar um soco na cara,aprende a ser humilde
viu o proprio cassius disse q one piece ñ vendia muito,ou seja os brasileiros tem mais consciencia q os japas
obs.:amo one piece:laughing:
o mercado brasileiro de mangas ñ é um dos maiores do mundo?
fairy tail é outro manga horrivel,copia de one piece
de pois disso e só ter fé na net mangas na net pela a mão dos fãs unico jeito ter seus mangás favorito :crying:
não achei ele este monstro todo, pelo menos não nesta situação…
Muito legal. Parabéns pela entrevista :smile:.
Uma pena não ter conseguido tirar um relançamento ou um lançamento deke kkkkkk.
Aguardando a última parte dessa tua jornada pelo mundo nerd na ccxp
Homi, só lance Konjiki no Gash Bell…. :wink:
Talvez vai ter mais novas partes do evento , em que o JBOX entrevistando aos dubs brasileiros(a) que esteve na mesma comic con de SP.
Sobre a entrevsita do video dos mangás acho que as editoras jbc, panini, nova sampa em geral de outras empresas de edição, é minha ideia interessante podia deixar nos balões dos diálogos a escrita dos kanjis em japonês mais o significado do diagrama oriental japa acima com letras minusculas ocidentais ditos na fonética em japonês e separado ao meios de cada balões junto com tradução escrita em português-BR.
Fazendo isso ficaria mais interessante a publicação nacional do brasil, pra o pessoal brasileiro(a) aprender mais facilmente com tempo em ler e falar fluentemente o japonês. Em pouco tempo o pessoal do brasil aprendia assistir ao anime sem precisar de ler legendas em português.
E as vendas importação aumentaria mais caso alguém que morar no japão, compra edição brasileira pra ter o hobby de aprender facilmente idioma estrangeiro no caso do brasil.
O seja as vendas de tais editoras de mangás aumenta mais se faz dessa maneira, seja qualquer for o titulo escolhido.
Faltou dizer esse assunto importante pra ao pessoal da JBC.
Ainda dá tempo fala no site oficial, na sede do lugar da editora, com as todas editoras de mangás do brasil pra está uma nova versão de tradução em 2 idiomas em japonês e português.
^
^
ja vi ideia bosta, mas essa aí se superou :wassat:
Um dos mais consolidados talvez, maior? Nem perto, a media de livro por brasileiro é muito pouca, se não me engano é um por ano, além de não tem boa educação, baixo incentivo a leitura, boa parte da população do Brasil, não tem conhecimento desse mercado, principalmente por falta de informação, tanto por parte das editora como por vários motivos(nessa situação acredito que a editoras são as que menos tem culpa, pois o público que me retrato é o brasileiro em geral). O Cassius disse em uma entrevista que eu assisti, que a JBC solta de 10 mil a 15 mil copias de mangás por mês, e devemos supor que as outras editoras também fazem o mesmo, enquanto no Japão, a tiragem costuma variar de 30, 50 , 100 a 500 mil dependendo do mangá, nos EUA a mesma coisa.
No Brasil o mercado de mangás é só conhecido por um nicho, pra fazer frente a outros mercados, tem que ser consumido por um público geral, se não ele não vai pra frente, e os fãs tem que parar de ter esse preconceito com pessoas que tem outros gostos bem diferentes do seu. Na época do dia das bruxas esse ano, vi uma foto do Luan Santana, com uma roupa do Ezio Auditore de Assassin’s Creed, eu pessoalmente não gosto do cara e odeio as músicas dele, porém levei um susto quando vi a foto, não imaginava que o cara gostava do personagem e nem da série, eu nem imaginava que ele conhecia(bom, é propaganda gratuita pra Ubisoft), achei interessante e tudo mais, saber que existe pessoas entre celebridades que gostam de coisas de nicho como você. Mas é só ir nos comentários pra vê a merda, só tinha comentário de fãs da série e 90% é xingando o cara, “você matou meu personagem favorito”, “você destruiu a franquia inteira”, e por ai vai, só porque o cara é um cantor sertanejo ele não pode gosta de videogame? A cara ta fazendo o favor de divulgar o jogo de graça e pode criar novos consumidores por parte dos fãs, a mesma coisa com o Neymar que as vezes da uma de garoto-propaganda da Sony no Brasil, eu odeio futebol e não vou com a cara dele, mas qual o problema, ele ta vendendo meu console favorito. Uma outra pessoa que queria citar é Rodrigo Lombardi, ator da Globo que no inicio do mês descobri que o cara é nerd, participou da Comic Con e divulgou o evento, além de ter uma coleção gigantesca em casa.
Pra finalizar, os fãs tem que perder esse preconceito que tem de querer as coisas, mas não quer seu mercado vá pra outros públicos, é assim que acontece em outros países e é por isso que os mercados lá são bem maiores, e com essa expansão o crescimento de pessoas que vão entrar de cabeça nesse mercado vai ser enorme, não é ser nerd ou otaku que ta virando modinha, mas sim um mercado em potencial que está crescendo.
PS: levei isso tudo só pra responder uma linha de pergunta, alguém por favor me diz, qual é o meu problema?
Acho que você se enganou falando assim da ideia que citei.
E continuando o meu comentário de antes sobre a traduções de mangás;
Mas podia ter 2 versões em tais titulos dos mangás lançados no brasil.
A tal versão com tradução simultânea escrita ao mesmo tempo nos balões em japonês e português.
E a outra versão só traduzido em português. Pronto pra atende as 2 preferências do pessoal em compra os mangás.
A entrevista ficou bacana. E é legal pra perceber o quanto alguns comentários de internet sobre o assunto são sem noção.
E achei que perguntaria sobre o mangá Jobs.
falou tudo cara,aki no brasil comics vende bem mais q mangas?e no mundo tbm?
O Jiba é certinho demais pra meter o dedo na ferida. :tongue:
Números assim eu não sei dizer, mas o que eu sei que HQs americanas são mais fáceis de trazer, porque la os caras tem uma cabeça mais aberta em querer publicar pra fora, os japoneses são mais cabeças-duras, e tem os contratos que variam bastante de preço, é só isso que eu sei.
O mercado brasileiro de mangás tem alguns títulos que vendem muito. Só que como já falado, apenas alguns títulos. Ou seja, no mercado tem boas vendagens pra um mercado fora do Japão, mas não tem a maior estabilidade que poderia ter. E nos EUA um título geralmente só chega a no máximo 200000 cópias, e depende muito do título.
Ainda vale citar que na época da Conrad, Dragon Ball e Saint Seiya vendiam umas 100000 cópias por volume, até onde algumas informações por aí dizem.
Em todo caso, presumo que os títulos mais populares hoje em vendas sejam Naruto e One Piece(exceptuando-se aí coisas como DB, Sailor Moon, Saint Seiya e mais um ou outro que possuem o fator nostalgia).
Relance Fruit´s Basket (Furuba).
ñ venha qrer comparar mangas fracos como naruto e one piece com dragon ball e cdz,dragon ball e cdz são outro nivel,e são os 2 q mais vende,e ambos tem as marcas mais valiosas de mangas aki no brasil
Acabei de ver a palestras dos representantes das editoras no Ressaca, e não teve nada de mais nos comentários do Cassius, nada que merece-se aquele Editocrítica.
Existem mangás que a fala em português mal cabe no balão e vc quer manter o original e colocar a tradução? Já olhou algum mangá em japonês? Fazendo isso só teria texto, porque as imagens seriam engolidas pela sua ideia brilhante –‘
E se a pessoa quer aprender japonês/português que compre um livro sobre isso ou faça um curso! Eu quero ler o mangá pela história e não para aprender uma segunda língua.
Cara… menos.
Vc não entende nada de mangás, né? Principalmente o que faz sucesso ou não. Não confunda fazer sucesso com gosto pessoal. Os mangás mais vendidos SÃO naruto, one piece, fairy tail e dragon ball. Não é uma questão de gosto. Eles simplesmente são vendidos. Marcas valiosas? Pfft. Marca valiosa sem produtos oficiais lançando? Pfft. Não temos nenhuma marca valiosa entre os mangás no Brasil ou vc vê esses produtos em lojas não-otakus?
Em parte, o Fiori falou o que tem que ser falado.
Mas há um ponto a se citar:
Depende do que é “Loja não Otaku”. Em diversas lojas de Action Figures de forma geral e games é possível encontrar produtos de One Piece, DBZ, Naruto e Saint Seiya, Fairy Tail nem tanto. Mas claro, depende do que for “Loja não-otaku”.
Com marcas valiosas você provavelmente quer dizer que faz sucesso no Brasil, esse foi um ponto que esqueci de falar no meu comentário gigante, nos outros países de mercado maior, existem os animes que passam na tv que divulgam gratuitamente os mangás pras editoras, coisa que não acontece mais no Brasil. Como o SaintARMOR disse, na época da Conrad as vendas chegavam até 100 mil, isso no final dos anos 90 e inicio de 2000, época em que comunicações e divulgações não eram como hoje(eu por exemplo só fui saber o que era mangá há uns 5/6 anos por causa de Naruto, eu vivia nas bancas e nem sabia que vendiam isso lá). E como não temos mais os animes para divulgar seus respectivos mangás resultamos em vendas de no máximo 15 mil unidades para um público de nicho, enquanto lá fora isso pode chegar a 200 mil.
vc q ñ entende,vc quer comparar o q cdz lucra aki no brasil,com o q naruto e one piece lucra?cdz é o unico anime a ter tudo lançado aki no brasil,o proprio cassius ja disse q cdz era o manga mais vendido em 2000,é a serie mais famosa do brasil,é o anime q tem mais fãs no pais,one piece e naruto NUNCA,NUNCA E NUNCA chegara perto do q cdz é no pais
e one piece e naruto no momento só é o mais vendido pelo fato q cdz ñ esta tendo lançamento no momento
só o q cdz vende com os cloth myth no pais,é 10 x mais do q a panini lucra com naruto e one piece juntos
Cara, ngm comparou nada, só falaram que os mangás mais vendidos hoje em dia no brasil são aqueles. Larga a mão de ser cri-cri.
o cara,quis dizer q one piece e naruto são mais famosos q cdz,sendo q isso é impossivel aki no brasil
Olha, no final de 2012 a Superinteressante publicou o seu melhores do ano e, no quesito HQ, o especialista convidado reconheceu que aqui no Brasil os mangás já haviam superado os comics há muito, perdendo apenas para os eternos Mônica & Disney…De lá para cá, com mais lançamentos, acho que não mudou muito não.
Quem vai em lojas de Action Figures? Pessoas que gostam da cultura nerd. E mangás/animes fazem parte dessa cultura. Lojas não-otaku seriam lojas tradicionais de brinquedos, lojas de presentes, etc. Se vc vai numa loja de brinquedos vc tem uma seção inteira só pro batman, mas procura algo de anime/manga. Com sorte vc encontra algo de naruto. Infelizmente vc encontra esses produtos apenas em lojas especializadas.
Marcas valiosas para mim são batman, thor, super-homem, etc. Não temos nenhuma marca dessas no Brasil nos mangás/animes. Uma pena animes não passar mais na tv. Saudades de acordar cedo e assistir dragonball.
Meu caro Seiya. Cdz lucraVA. Cdz pode ter sido o abre-alas no Brasil, mas endeusar ele já é demais. Com que base vc diz que ele é o que mais dá lucro atualmente? Os dados que as editoras não passam para o publico?
Olha, não duvido que títulos como Naruto e One Piece, sem dúvida, 2 do mais vendidos hoje, graças a Internet e afins possam chegar a algo próximo de 100000 cópias por volume.
Agora, esses títulos menores de fato batem a casa das 10000, 15000 cópias e olhe lá.
Nenhum mangá hoje chega a 1/4 de 100 mil cópias vendidas. Nenhum. Os tempos são outros.
cdz é o q mais lucra,a prova disso q o unico anime q a playart lança no brasil tudo q lança é cdz,claro q no momento o manga mais vendido ñ é ele,afinal ele só lança next dimension de 1 em 1 ano,quanto ao relançamento da jbc,pode ñ ter vendido igual one piece pel ofato de ja ter sido o 3° relançamento,agora quando foi lançado pela primeira vez,chegou a vender 100 á 200 mil volumes por edição,vc quer comparar isso com os 20 mil vendidos por naruto e one piece?só o lucro dos cloth myth e dos dvds é muito,muito,muito(eu acho q disse poucos muitos,então vamos continuar)muito,muito,muito,muito superior ao q qualquer outro anime e manga lucra no brasil,e se vc ta duvidando é pq ñ sabe d nada,pois qualquer pessoa sabe q o principal titulo japones no brasil é cdz,e para terminar,ñ é só pq one piece e naruto são os primeiros nas listas de mais vistos na internet q vai comparar a cdz,pois os q gostam de one piece e naruto ve pela internet e quem gosta de cdz compra os produtos
um cara q quer bancar o espertão,falando uma besteira dessas,one piece e naruto é famoso na net pq?pelo fato de ser visto na net,normalmente quem ve na net ñ compra os mangas
Não, ele disse que acha que os que mais vendem são aqueles, por serem as mais famosas hoje em dia na interwebz. Em nenhum momento comparou essas duas obras com a sua preferidinha.
Obrigado pelo esclarecimento.
Uma pena que a venda dos mangás não cheguem mais perto das cem mil unidades.
1/4? Porque o Maurício de Souza citou uma vez que, o mangá mais famoso no Brasil vendia 4 vezes menos que a Turma da Mônica por mês, que senão me engano chega a 200000 tiragens.
Isso daria uns 50000 por mês.
Se já tivesse chegado, muitos mangás que são pedidos e que não vieram pro Brasil ainda, já teria chegado, e poderíamos até conseguir um reconhecimento maior com os japoneses, e isso poderia melhorar tanto o mercado de mangás quanto o de animes.
A verdade nua e crua.
E em que época o Mauricio disse isso? Tem que se levar em conta que na época de CDZ e Dragon Ball eles eram praticamente os únicos mangás em bancas, sendo também títulos muito populares na TV. DBZ mesmo, teve reimpressão do primeiro volume 2 vezes porque esgotou a tiragem.
Hoje temos 40 títulos em bancas. A informação que soltei aqui de 25.000 cópias ser o máximo é otimista em relação a um comentário do próprio Cassius no último Ressaca Friends. Segundo o próprio, um mangá “top” vende 15 mil e olhe lá.
Mas já chegaram a 100000, há tempos atrás quando DBZ e outros eram prósperos na TV.
Se não me engano foi recente, já depois de Turma da Mônica Jovem. Não deve ter mais que 3 ou 4 anos essa afirmação dele.
Furubaaaaa! <3 :laughing:
A título de curiosidade, no canal Warner vez ou outra passa uns “mini-documentários” sobre “Cultura Pop no Brasil”, a produção é de 2013 ou 2014 senão me engano.
Enfim, um desses episódios é sobre o Maurício e suas obras, onde é afirmado que Turma da Mônica Jovem é a revista mais vendida do continente, superando qualquer título da Marvel e DC.
Ainda que queiram considerar Turma da Mônica Jovem como um mangá, é uma óbvia exceção do mercado.
Quando vai ter outro vídeo??
Tivemos um probleminha com a terceira e última parte, mas deve sair até o fim de semana que vem. ;)