O quarto episódio da série em live-action de Death Note deixou as coisas em um clima ainda mais agitado. O andamento da série está realmente melhor do que o esperado. A progressão do ritmo dos acontecimentos está em um bom nível e isso está deveras impressionante. Temos um L mais próximo e focado em Light e também temos finalmente o segundo Kira agindo. A batalha entre as diferentes formas de justiças está para explodir.
Finalmente tivemos a presença frente a frente entre L e Light. O olhar, o toque, as jogadas de cabelo e até tomaram banho juntinhos. Só faltou rolar beijinho porque o clima entre os dois estava puramente de algum renomado boys love. Bom, o importante é que L só tem olhos em Light e suspeita ao máximo que o rapaz seja Kira.
Todos nós que acompanhamos a série e/ou o clássico anime/mangá sabemos que o detetive está certo. Será que veremos mais abertamente a descoberta do caso Kira pelas investigações de L ou teremos mais um pouco de fidelidade à história original? Disso ainda não sabemos, mas realmente seria interessante ver um desfecho diferente de alguma forma.
Bom, como ainda é cedo pra falar sobre isso, falemos sobre o episódio. L instalou câmeras na casa da família de Light e de um superintendente na polícia. As suspeitas dele estão concentradas aí. Claro, o grupo de investigação da polícia japonesa foi contra porque ele já estava indo longe demais e o blá blá blá de sempre, mas o jovem detetive mal ligou e deixou assim mesmo. O pior disso é que o caso ter chegado a tal ponto quase acabou com as suspeitas de L dentro das famílias, porém ele mostrou porque é um dos maiores detetives do mundo novamente e decidiu investigar o caso Kira bem de perto (bem perto mesmo!).
Misa Amane foi outra que colocou as garrinhas pra funcionar e está começando a causar confusões na mente dos dois protagonistas da série. A garota tem uma forma extremamente direta de agir e isso pode colocar Light em apuros ou confundir totalmente a cabeça de L. No próximo episódio acho que teremos mais de como essa intervenção súbita irá afetar o clima geral dos acontecimentos.
Near mostrou mais uma presença de poucos segundos como todas que ocorreram até aqui, mas é interessante notar a questão de dupla personalidade implantada na garota. Está cada vez mais notável que Near e Mello são a mesma pessoa na série e isso parece ser apenas uma bomba que pode estar prestes a explodir. O envolvimento da garota diretamente no caso Kira pode causar uma enorme reviravolta, ainda mais com essa dupla personalidade.
Sobre o desenvolvimento de Light em sua paranoia, tivemos alguns momentos que provaram que ele realmente está desenvolvendo um estado em que vai perder a parte humana que foi abrangida na série. Remu conversando com Misa falou que o Death Note leva à loucura e parece que também já há sinais da vontade de Kira criar um novo mundo. A partir daí veremos ou não como o rapaz ficará sob toda a pressão que lhe está sendo imposta.
Conclusão
Devo dizer que o resultado do drama de Death Note está impressionando, ao menos em questões de ritmo de narrativa. Claro que questões como a interpretação dos atores ainda incomoda, mas isso parece que é algo intrínseco no Japão há muito tempo, então não há exatamente muito o que fazer. Acho que podemos realmente aguardar um bom conteúdo saindo da série, no fim das contas.
Nota: 3,0/5
Death Note está sendo exibido pelo Crunchyroll. Os episódios saem três dias depois do Japão no site aqui no Brasil, ou seja, pelas quartas-feiras, às 23h30min.
Confira o review dos demais episódios:
- Episódio 1
- Episódio 2
- Episódio 3
- Episódio 5
- Episódio 6
- Episódio 7
- Episódio 8
- Episódio 9
- Episódio 10
- Episódio 11
Essa série está incrível. O mais legal é ela não ser tão fiel ao Mangá e isso é tão bom que eu gostaria que saísse ainda mais do roteiro original (obviamente de uma maneira bem feita). A atuação está deixando a desejar, principalmente da Misa, mas isso não tem o que fazer. Agora a coisa que mais gostei foi o Ryuuku, PQP! Que filho da puta! Ele parece satanás tentando Light em todos os momentos, fazendo com que ele mude de uma pessoa pacifica, pra um demônio, lembrando que esse Light da série não tinha tantas convicções como o Light do mangá. Tá muito legal mesmo!
Realmente, eu só estou acompanhando justamente por causa do roteiro não estar sendo fiel ao mangá (o que é curioso, pois o normal seria eu odiar o fato de mudarem o roteiro).
Eu diria que pra quem nunca viu nenhuma das versões de Death Note (filme e animê, o mangá eu não li), a melhor opção com certeza é o animê. Mas, pra quem, como eu, já viu as duas versões, ver uma história “alternativa” a original até que está sendo interessante.
Quanto a atuação dos atores, todo dorama que assisti, eu sempre tive a impressão que seiyuus atuam muuuito melhor que os atores de doramas. Vocês podem dizer que é forçado comparar a atuação em um dorama e em um animê. Mas, acho que o problema da atuação ruim está justamente no fato deles estarem tentando agir como se fossem personagens 2D de animê.
A série está excelente e quanto a questão da atuação, creio que seja o mesmo que em novela mexicana, é o estilo da dramaturgia do país, não tem como criticarmos.
E eu não quero fidelidade não, já conheço a história, espero que ela se diferencie cada vez mais do mangá, está ficando cada vez melhor e o final do episódio foi sensacional.
Bom, sobre a cena do banho (yaoi? LOL) creio que não seja estranho, pelo que eu sei é normal jogadores de futebol, esportistas, o banheiro ser meio que misturado mesmo.
Pelo menos de uma coisa é certa – Ryuk está menos irritante neste episódio, mas os Shinigamis estão bem “bonecos de Olinda”…
Quem como eu assiste comparando as séries, provavelmente está se divertindo da forma que a coisas acontecem a cada passagem, e como certas coisas da animação acabam servindo de ponte e aceleradora durante a série live-action.
PS: Legenda da foto do banheiro:
– Ei, Light, de-duro o Kira comigo?
– …