O texto a seguir é desenvolvido com uso da opinião pessoal do seu autor. Não há intenção de impor uma verdade absoluta, mas sim fomentar uma discussão. Estejam abertos ao debate!
Você já sabe que Os Cavaleiros do Zodíaco foram uma febre sem precedentes no Brasil em meados dos anos 1990. Uma fama que colocou a grife como uma das poucas representantes japonesas, quando se trata de marcas realmente relevantes comercialmente na cultura pop por aqui. Grande parte do público da série está no saudosista, que cresceu com ela e a carrega consigo com carinho. Esse mesmo público também aprendeu a criticar aquilo que tanto ama, em muitos pontos com razão, mas essa “porrada nos Cavaleiros” chegou à uma chacota eterna afrontando o principal responsável por tudo isso, um senhorzinho chamado Masami Kurumada.
O criador dos Cavaleiros desenha mal. Dificilmente você verá uma afirmação diferente, isso é quase um consenso. Dirão que há problemas de anatomia, que a arte é feia – o que pode até estar certo. Mas eu te responderei que não, ele não desenha mal. Digamos que ele apenas desenhe “diferente” daquilo que é comummente agradável para você e isso, meu amigo, não é exatamente desenhar mal. Soa quase absurdo que a maior empresa do segmento de mangás, a Shueisha, pagasse semanalmente para um cara que desenha mal em uma revista de enorme apelo comercial (a Shonen Jump, casa não só dos Cavaleiros como de Dragon Ball, Rurouni Kenshin, Naruto, Yu Yu Hakusho e outros tantos hits) e mais absurdo ainda que tantos outros desenhistas de mangás apontem o mesmo senhor como inspiração. Tem algo errado e injusto nisso aí.
Estava martelando essa ideia desde o caso do pôster oficial da última Comic Con Experience. Os organizadores do evento tiveram a honra de conseguir um desenho de nada menos que Frank Miller, uma das maiores lendas-vivas dos quadrinhos a nível mundial, responsável por clássicos e reviravoltas no segmento, reinventando o Batman e salvando o Demolidor. E o público caiu em cima na arte (uma representação da Mulher Maravilha) com adjetivos que vão do nível de “bosta” para baixo. E veja bem, você tem todo direito de ver a arte e não gostar, mas daí a dizer que o trabalho de alguém que está há décadas no mercado, contribuindo para o enriquecimento dessa cultura é uma bosta só porque não te agrada? Pera lá… Parece que o público se acostumou a venerar como boa arte aquela que segue um padrão estético, de curvas harmoniosas, ou que imite o realismo. Frank Miller tem uma estética única, você bate a cara e sabe que aquela é uma obra dele e isso tudo porque, com certeza, ele trabalhou bastante para se desvencilhar do comum. É uma arte por vezes exagerada (os excessos agressivos no corpo da Mulher Maravilha no pôster não nasceram ali, está enraizado na arte do cara há anos) e que pode ser feia pra quem associa o belo a um determinado padrão estético, mas longe de ser ruim.
E onde isso chega no Kurumada? O público que aprendeu a amar seus Cavaleiros no Brasil o aprendeu por conta da versão animada. O design dos personagens do anime foi responsabilidade do falecido artista Shingo Araki, que redefiniu a estética para o que a TV dos anos 1980 no Japão pedia – muito próximo do visual do “glam rock” da época. São desenhos mais suaves, totalmente contrários às linhas grossas e movimentos “duros” da arte dos quadrinhos originais. Os fãs brasileiros da série foram conhecer essa versão muito depois (o anime estreou na extinta Rede Manchete em 1994, enquanto o mangá foi publicado pela primeira vez no Brasil em 2000), o que pode ter sido um choque no primeiro momento: “é sério que essa coisa feia aqui?”
Mas dizer que Kurumada desenha mal é praticamente concordar que grande parte dos artistas dos anos 1960/1970 no Japão também eram profissionais ruins. O grande “problema” (bem entre aspas mesmo) nos desenhos do criador dos Cavaleiros está no fato que eles moram na época errada. Pegue um mangá de Go Nagai, ou de Takao Saito, ou mesmo Gen, Pés Descalços, obra da vida de Keiji Nakazawa, se for algo mais acessível. O jeito de desenhar mangá era assim mesmo, com movimentos mais duros (que pode se confundir com anatomia esquisita), traços grossos, muito diferente do que vemos hoje. Esses desenhistas criaram o conceito de mangá de toda uma época e influenciaram gerações, fonte que o Kurumada bebe.
Diferente de artistas que se permitem atualizar o traço ao longo das diferentes épocas, o pai do Seiya preferiu continuar se situando no padrão antiquado, que acabou tornando sua marca. Você pode dizer que suas obras tem muitos personagens idênticos entre si (o protagonista é sempre o Seiya), sem muita variação, mas esse é o jeito dele e ter uma característica própria nessa selva de autores de mangá é mérito de um mestre sim! Pense que por anos esse cara teve que desenhar semanalmente uma história com esquemas de armaduras que foram ficando mais complexas ao longo dos capítulos, uma rotina extremamente cansativa que só pode ser assumida por um profissional que, primeiramente saiba desenhar e que não surte no meio desse ritmo.
Com seu próprio estilo, Masami Kurumada criou uma marca que lhe permite o luxo de que hoje, aos 62 anos, desenhe se lhe der vontade – ou beba uma ou outra garrafinha de saquê. Ele pode não ter os roteiros mais fantásticos do mundo, sua arte pode não ser agradável pra muita gente, mas ele é sim um mestre mangaká e não, ele não desenha mal.
O nome dessa série de matérias nunca foi tão pertinente… Masami cachaceiro :tongue:
Mas sério, quem tem coragem de dizer que esse desenho da Mulher-Maravilha é ruim? Arte é algo bem subjetivo mesmo…
De acordo
Concordo plenamente, penso que tudo se resolve com o quanto você lê a obra, sempre que eu tentava ler o Cavaleiros das Trevas de Frank Miller, eu parava pois achava sua arte muito feia, mas quando eu peguei para ler tudo mesmo eu me acostumei e acabei gostando da arte dele e hoje não tenho problema nenhum, posso dizer que prefiro mais a HQ do que a recente adaptação do Cavaleiro das Trevas só por causa da arte dele.
E penso que para quem já leu Devilman, CDZ não é nada feio…
Sim, ele não desenha “mal”, mas o traço é limitado DEMAIS; além de quê “estilo” não é desculpa para não refinar a arte- vide os trabalhos iniciais e atuais de kia Asamia e Masamune Shirow ( se bem que este produz num ritmo que permite apuros)…
até que fim esse site fez justiça..:)
Concordo, só tem que deixar de ser preguiço e terminar logo saint seiya.
Esse estilo de repetir visual de personagem se chama “star system”,e ja era usada por Ozamu Tezuka. Kurumada não é preguiçoso, na verdade ele ta sempre trabalhando,como disse a materia hoje ele pode se dar ao luxo de desenhar o que quiser.desde que começou o next dimension ele se envolveu em varios projetos alguns de cdz outros não.ele esteve diretamente envolvido com a lenda do santuario,retomou dois mangas antigos que ninguem pediu,mas que ele curte :Otokozaka e Raimei no Zaji e outras historias curtas.Mostrando que é um cara fiel a sua obra e eu acho isso bacana. E mesmo assim desde o inicio ND tem a periodicidade de 2 volumes por ano, o hiato foi pra desenhar Otokozaka,acho que esse ano volta ao “normal.”
Os tiozinho do fracasso e não lembrando Animax, zoando vcs do site e principalmente o autor da matéria. https://www.facebook.com/groups/animaxmagazine/permalink/351491221641501/
Para quem não sabe/entende o que é o Star System que o Kurumada usa, leiam essa matéria muito bem feita que explica um pouco sobre essa “tecnica” de uso de personagens:
http://kurumadalegends.blogspot.com.br/2016/03/materia-1-kurumada-e-o-star-system.html
Todos são livres pra discordar do pensamento exposto na matéria. Como dito no parágrafo de abertura, não há verdade absoluta aqui, vamos debater ;)
Bom, concordo em partes. Ok, ele não desenha mal, o traço de é de época, super setentista (essa palavra existe?) e ele não se preocupou em atualizá-lo. Por isso, por padrão da época, ele desenha bem.
Já dá minha opinião pessoal, a única coisa feia que acho dele são os personagens mesmo. O cenário é ótimo e as armaduras são um show a parte, sem falar que o cara é um gênio por fazer aqueles objects formados de partes da armadura e ainda os esquemas de como montá-los. Genial. Ele pode ter uma anatomia estranha pros personagens (o Okada, de Episódio G, também tem, mais eu gosto do traço dele), mas todo o resto continua tão bom quanto sempre foi.
Por último, uma sugestão: já que entramos nessa, que tal uma matéria do traço do Megumo Okada, autor de “Cavaleiros do Zodíaco: Episódio G”?
Concordo que Kuramada não desenha mal e sim de maneira antiga.
Mas acho equivocada esse paralelo com Frank Miller, pode ter sido que ele tenha grande contribuição salvando o Demolidor do limbo, ou suas obras mais famosas com o Batman (Cavaleiro das Trevas e Ano Um), ou ainda seu trabalho com a Elektra e os primeiros volumes de Sin City são sensacionais. Mas basta comparar por exemplo Cavaleiro das Trevas 1 com 2 e verá o início da decadência de Miller, aquilo não dá pra ler, não conheço vivalma que tenha gostado de Cavaleiro das Trevas 2. Tenta ler Holy Terror também e veja se gosta.
A arte de Miller da Wonder Woman pode estar bonita cortada dessa forma, mas experimenta postar ela na integra, aí ela está cortada da cintura pra cima. Ou então seria interessante postar a arte do Superman que o Miller fez para Cavaleiro das Trevas 3.
Miller pra mim é um engodo, perdeu a criatividade a séculos atrás e hoje vive do prestígio conquistado no passado, empurra goela abaixo das pessoas sua arte ruim porque antigamente era relevante para a cena HQ, como se dissesse eu fiz Cavaleiro das Trevas, então engulam tudo que faço e fiquem felizes.
Por que a arte desproporcional de Miller é aceitável mas por exemplo todo mundo cai de pau em cima do Rob Leifield (não, eu não gosto dele)?
Pra mim Miller FOI fantástico um dia e fez coisas que pouca gente vai conseguir chegar aos pés, mas sorry essas artes que ele anda despejando por aí e seus quadrinhos racistas (Holy Terror, me refiro à você) não engulo só por levar a grife Frank Miller no nome.
Vim pensando que ia ser mais um muro de lamentações, mas acabei topando com um ponto de vista coerente. Parabéns, Jiback! ;)
Concordo contigo, ele não é um mau desenhista. O estilo dele é fruto da sua época e ele não quis mudar por decisão própria. Fora que não dá pra chamar de preguiçoso quem mantém duas séries (Next Dimension e Otokozaka) fora alguma coisa a mais aqui e ali (raimei no zaji, ai no jida) com certa regularidade E tem mais de sessenta anos de vida.
Pô, tem mangaká que só faz um título mas que é muito mais irregular do que o ND ou OZ.
Star System foi o nome que o Tezuka deu, mas outros autores estrangeiros fazem o mesmo, como o Howard Chaykin
Os otakus tem essa tendência de desprezar tudo que não é moda
no momento. Acho que fui a única pessoa jovem que assiste Naruto e Bleach
a comprar dvds de A Princesa e o Cavaleiro para mim mesmo.
:smile: eu gosto muito do traço dele.
Só não concordava que ele desenhava mal pois tenho um Volume da saga de Hades. Lá estava as poses padrão/mecânicas mas os desenho eram caprichados e tinham mais movimento. Só que se você olhar o trabalho dele atualmente em Next Dimension. Deve-se admitir que o cara piorou mesmo.
Kurumada desenha mal e escreve pior ainda. Apesar de muitos brasileiros amarem uma de suas criações, isso não o eleva ao status de bom ilustrador ou roteirista. DIferente do Frank Miller, por exemplo, que escreve muito bem, mas quando desenha…
Na minha opinião ele desenha mal. E essa situação dele manter um estilo próprio não se aplica, tendo em vista que em Poseidon e Hades a qualidade é uma, boa por sinal,e em Next Dimension é aquela coisa vergonhosa, especialmente se considerarmos que ele é o autor original da obra, devendo ser um espelho, e avaliarmos que Kuori e Shiori, duas mangakas que fazem parte da franquia, põem ele no chinelo.
Eu me sentiria envergonhado, sinceramente.
Isso eu sei, é que já fazem 30 anos e não termina a serie logo, e ele já tem 62 anos corremos o risco de nunca ver o final de SS.
Belo artigo Jiback, eu mesmo sempre me pego pensando nisso (toda vez que ouço as velhas piadas do “Kurumada desenha mal”) e você trouxe um ótimo argumento: traço pessoal.
Eu pessoalmente não gosto do traço de Frida Kahlo ou Gustav Klint, mas reconheço que são sim grandes artistas (com um estilo e estética únicos). Acho que a analogia cabe perfeitamente na discussão, também prefiro o traço mais “limpo”, “suave” e moderno da Shiori Teshirogi, mas isso não desmerece o traço do Kurumada.
Vamos lá, nunca ouço ninguém reclamar do traço do Osamu Tezuka ou do Go Nagai, mas quem já leu o bastante dos dois (e de vários outros artistas da época) já se deparou com desproporções, traços bizarros e grosseiros. Também seria interessante comentar as desproporções em Elfen Lied ou como Yu Yu Hakusho parece ser um outro mangá, do primeiro ao último volume, em relação ao traço (sem falar nos rascunhos na saga dos Três Reis do Inferno… pô Togashi, tava muito ocupado jogando Dragon Quest?). Por que essa perseguição toda ao Kurumada? Sem falar que é muito comum o anime ter um traço mais estável e confortável que o mangá que está adaptando.
Claro, eu não posso desculpar os ocasionais “pés de pato” do Shiryu (será a Cólera do Dragão tão poderosa que achata seus pés?), alguns problemas de perspectiva quanto a buracos por exemplo, ou a mansão Kido (tipo, quem foi que projetou aquilo? É a mais bizarra mistura de arquitetura grega e européia que eu já vi), mas se ela cumpre seu papel de ser o veículo da história contada, qual o problema? Se traço definisse completamente uma obra “Jogo do Rei” seria o melhor mangá já feito (só para deixar claro: É UMA PORCARIA) e Peanuts (Charlie Brown e Snoopy) seria lixo.
Por sinal, gosto da originalidade do estilo, você sempre sabe que foi desenhado pelo Kurumada, diferente de alguns estilos mais limpos porém genéricos que você parece ver em três mangás diferentes (poderia citar alguns shojos…), e isso faz toda a diferença. Além de que o estilo pessoal dele consegue passar todo o peso emocional e poético de algumas sequências, o que define Cavaleiros como Cavaleiros.
Obrigado change cerberus, eu ia citar também o star system. O que acontece é que a piadinha “o Seiya é o protagonista de todos os mangás do Kurumada” só é usada para o Kurumada, nunca ouvi ninguém reclamar dos Astros, Rockys e outros mais nos trabalhos do Tezuka.
(Mas só uma coisa, “ritmo de 2 volumes por ano” é ser bonzinho, pois ND atrasa muito…)
O exemplo do Frank Miller foi meio complicado, considerando os trabalhos atuais dele. Mas o que entra aqui é apenas a arte dele mesmo e seu estilo único. (It’s too much goddamn Batman…)
Agora, dizer que o estilo do Kurumada (ou de qualquer um) é “antigo” é meio complicado porque denota uma “validade” de estilo. Sim, existem traços e estilos datados, muito comuns em certa década, mas nunca existe extinção ou limitação de estilo artístico. Quero dizer, não acho que esse tipo de estilo deva deixar de ser usado hoje em dia, apenas que a moda ou tendência atual é diferente da daquela época.
Ótimo texto, sempre curti o estilo do kurumada, não vou mentir , quando peguei o mangá a primeira vez senti uma enorme diferença, mais quer queira quer não eles estão ali para você olhar e se sentir nostálgico .
:laughing:
… E no entanto, desenha mal, ponto.
Público BR esta acostumado com o padrão americano de ilustrações de HQ, onde a anatomia é mais próxima da real e não existe tantas estilizações como nos traços japoneses. Outro ponto é que a maioria de HQ’s americanas tem diferentes artistas para ilustrações, mesmo muitas vezes o criador da historia ser o mesmo, para os mangakas, é tudo eles, com um ou dois assistentes.
Kurumada começou a carreira nos anos 70/80 onde o padrão era outro, e se for analisar, quase todos os mangakas dessa época mantem o traço próprio até hoje. Sobre toda obra dele o protagonista ser a cara do Seiya, acontece o mesmo com Rumiko Takahashi e suas criações, InuYasha é a cara do Ranma, como a Kagome a cara da Akane. Não se vale comprar as animações, porque o esquema de animação é diferente de mangá, existe toda uma outra linguagem, e mesmo assim, nem o Shingo Araki cometia esse mesmo pecado de não mudar o traço. Quem assiste Versailles no Bara (Lady Oscar) se sente familiar com todos os personagens, já que eles tem o mesmo traço dos CDZ, mesmo tendo vindo antes, Oscar é a cara do Afrodite, mesmo em outras outras animações do estúdio, vc sempre encontra um “Seiya”.
Kurumada não quis evoluir, ok opção dele, mas não acho a arte dele feia, mas com certeza tem melhores. A exemplo a Chimaki Kuori, que esta desenhando Saintia Sho, e as vezes aparecem personagens clássicos de Saint Seiya que no traço dela ganham outra vida.
Eu acho que o mestre Masami Kurumada desenha muito! Eu gosto muito do estilo dele… Cada mangaká tem seu próprio estilo e traço, por exemplo, eu levei um choque tremendo quando vi o mangá do One Piece pela primeira vez, achei o traço bem esquisito no começo por que não estava acostumado, depois de um tempo acompanhando, agora acho o estilo do Eiichiro Oda muito loko também!
Quem critica a arte de mestre Kuramada provavelmente é uma pessoa extremamente limitada no que diz respeito ao seu gosto e diversidade de mangás que leu ou conheceu de alguma forma , lembrando também de outro grande mestre Mitsuri Adachi que utiliza traços bem únicos em seus trabalhos e costuma repetir seus protagonistas e mesmo assim cria sempre excelentes historias e ótimos personagens :wink:
No começo ele desenhava muito mal mesmo,mas e daí?
O verdadeiro problema é a falta de originalidade dele.
Eu acho que é o estilo dele e fica legal, assim como Toriyama, mas aquele Deathtoll parecendo ter poderes de Luffy decepcionou. Ossos quebrados ou um homem de borracha?
“Mas eu te responderei que não, ele não desenha mal.”
Parei de lê aqui.
Alguém poderia me dizer o nome dos mangás dos anos 70 da terceira imagem? (o terceiro eu sei que é Gen – Pés Descalços)
tem uma enorme diferença entre gosto e estética, a estética humana geralmente aceita como bonito e aceitável uma arte simétrica e proporcional, oque falta em kuromada oque causa sim o estranhamento
tu tem uma cara de baitola sjw
Belo texto, concordo com tudo.
Perdeu uns bons argumentos.
Falta de originalidade?
Não
Kurumada tem um problema na mão
Não fala merda cara.
Problema em umas das mãos
O Peixoto é muito babaca.
Excelente!!!!!!!
Arte ruim leva a mah fama e dai escala pra difamaçao.
Eh o justo preço a se pagar pelo sucesso efemero e fama e fortuna temporarias?
Depende muito dos antecedentes pois cada caso ou eh um causo ou um acaso ou ateh mesmo um ocaso.
Kurumales preenche todos estes rekisitos portanto sim ele merece toda critica ki Francalhada erudita endinheirada ou fandom sul americano empoderado lhe dirige afinal foram eles muito mais do ki seus conterraneos japas ki o sustentaram e seus parças Toriyama e Familia Jumpiece Toei por decadas enkuanto ele vivia explorando seus assistentes, amaldiçoando os novatos mais talentosos, as turras com seus familiares Toei e as voltas com seus caprichos repetitivos nekketsu(sangue rekentado) de Boxe Sumo Ring ni Kakero e os fans das coisas melhores como Seiya, BtX ou Silent Knight Juu sempre pagando a conta no melhor ou no pior.
Portanto eh justo e direito sagrado dos fans descerem a lenha nele sempre ki ficarem incomodados.
Motivos ele nunca deixou de dar.
A Toei ateh pode fazer as pazes com ele pois sao tudo farinha do mesmo sacu mas o fandom nao.
Cacildis meu,
Estas tuas comparaçoes com podreiras como traço do Frank Milho e Diaboman do demonio do manga Nergal Gore foram direto ao ponto pra ilustrar o quao podre eh o traço do Masalame Kurumales.
Falou volumes de horrores de verdade nua e crua por mais desagradavel e ofensiva ki soe pros puxa sacu passa panos.
Mais nada do ki disseste eh mais intragavel ki ter ki pagar por arte tao teimosa preguiçoso e vagabunda e ainda aturar ela ser elogiada.
Soh os Franceses entendem tao bem quanto alguns de nohs o ki eh isso.
Por isso tomaram a frente em diversas ocasioes como Hades, cgi Soldiers Soul fanimes e agora oficialmente com lindos mangas coloridos como Radiant e Time Odysset.
Sei ki manga num passa dum rascunho do anime, mas putzgrila, tb num precisa ser tao podreira assim.
Deixe de ser repetitivo e preguiçoso ou invejoso e deixa mais gente como Shiori Lost Canvas e Okada e o frances Jerome assumir e aposenta esta tralha de Next Dimension de vez.
Exato,
Melhor debater com outros do ki se debater de raiva e dar murro em ponta de faca e bater com a cabeça na parede.
Coisas ki acontecem ou dao vontade quanto mais vc gasta tempo & preciosa grana(e vice versa) com este lixo de rascunho chamado mangah por nao ter paciencia de esperar o anime ou bom senso de procurar outro anime.
Caraio veio,
Mas ki chatice esta bosta de Star System.
Isso soh devia valer pro mundo real onde jah eh um sacu ver o mesmo cara ki fez o Thanos fazendo o Cable, mesmo com o DedPulha tirando sarro dele dos fans e do estudio por isso!!
Essa bosta jah enchia o sacu desde o Tezuka passando pelo Leigo Matsumoto ateh chegar a gente fina como o Johji Manabe doujinka alem de mangaka(da hora).
Pior eh ki num fica soh no rosto dos galalaus dos protas nao.
Num para ateh chegar em tudo, roteiro, cenas, mechas, vestes, golpes,l locais.
Eh muita reprise e isso enche o sacu.
Pior, ateh emburrece e estimula a preguiça.
Quando melhora eh por causa dos raladores escravos assistentes a quem raramente ele elogia se for bem submisso como Saintia Sho e Megumu Okada.
Agora se brilhar mais do ki ele ai o egoTrump desperta o lado Lemur de Saga dele e nao Tem Integra nem Kanon ki resolva.
Ironicu ki soh as moças por nao se submeterem ao KuruMaus conseguem realizar Maravilhas num mercado claramente Machista.
Justiça Punhetica.
Ao mencionar o Jumpiece of Shit puxa sacu do Toriyama vc acabou inadivertidamente dando força pra mim e todos ki concordam ki o Masami eh Kurumaus de traço e sabe-se os Franceses o ki males extras.
One piece of shit assim como one punch merda sao lixo interminavel por serem garotos propaganda da Shoninha Jumpiece of shit ou petate de merde como dizem muito bem os Franças.
E o hilario nisto tudo eh ki os Japas sao tao Anglofilos e veneradores da Europa ki chega a ser pateticu como sao tratados feito viralatas por lah.
Tragicomicu.
Ele refinou a arte dele na década de 90 e esse estilo dele, algo similar do que era visto nos anos 60/70.
Não tem nada a ver esse negócio de preguiça.
Kkkkkkkkkkkkkk
Meu Deus kkkkkkkkkkkkk
Obg por essá matéria, por conta dela, eu resolvi ler o mangá de CDZ e comecei a prestar mt mais atenção na arte do Kurumada e passei a gostar MT dela