Os fãs de anime costumam sempre torcer o nariz pra qualquer anúncio que envolva a adaptação de uma obra japonesa aos moldes de Hollywood. Mas provavelmente, não existe trauma maior nesse cenário que um filme chamado Dragonball Evolution.
Feito com aval da Fox em 2009, o longa-metragem que converte da forma mais livre possível o mangá de Akira Toriyama para o cinema teve rejeição do próprio criador, além de garantir a pior avaliação de um live-action desse tipo no site Rotten Tomatoes. Sete anos depois do trabalho controverso (que custou por volta de 30 milhões de dólares aos cofres da Fox), o responsável pelo roteiro do filme, Ben Ramsey (que nunca teve trabalhos muito expressivos na categoria, sendo o mais relevante a ação/comédia Tiro e Queda, filme de 1998 com Mark Wahlberg) veio pedir desculpas.
O depoimento onde Ramsey reconhece seu erro foi dado a Derek Padula, roteirista do fã-filme Dragon Ball Z: Light of Hope, sucesso entre os fãs no YouTube. O trecho divulgado pelo próprio Derek faz parte de um livro que ele está escrevendo, intitulado USA DBZ, que conta sobre os bastidores e histórias da passagem da série pelos Estados Unidos. Neste livro, um capítulo especial é dedicado à “história não contada” envolvendo o filme Dragonball Evolution.
Segue depoimento:
Eu eventualmente sabia que esse dia iria chegar. Dragonball Evolution marcou um momento criativo muito doloroso em minha vida. Pra ter algo com o meu nome e ser globalmente insultado como escritor é de revirar o estômago. Receber mensagens de ódio de todo o mundo é de quebrar o coração. Eu passei tantos anos tentando me tirar da culpa, mas no fim do dia tudo se resume à palavra escrita na página e eu assumo toda a responsabilidade para o que foi um enorme desapontamento para tantos fãs. Fiz o melhor que eu podia, mas no fim do dia eu deixei ‘a esfera do dragão cair’.
Eu entrei nesse projeto atrás de um grande cachê, não como um fã da franquia, mas como um cara de negócios assumindo uma responsabilidade. Aprendi que quando você entra em um esforço criativo sem paixão você sai com resultados abaixo do esperado, e por vezes é só lixo. Então eu não vou culpar ninguém por Dragonball além de mim mesmo. Como um ‘fanboy’ de outras séries, eu sei o que é ter algo que você ama e se desapontar.
Para todos os fãs de Dragon Ball por aí, eu sinceramente peço desculpas. Espero que eu possa fazer isso por você, fazendo algo muito legal e divertido que você vai gostar e que também seja algo que eu sou apaixonado. Esse é o único trabalho que faço agora.
A propósito, Dragon Ball Z: Light of Hope foi incrível! Excelente trabalho, Derek. É o que Dragonball Evolution deveria ter sido. – foi tudo o que disse Ben Ramsey ao autor do livro, conforme divulgado pelo mesmo em seu blog.
E aí, já deu pra confortar as mágoas e perdoar este roteirista arrependido?
[Via The Dao of Dragon Ball]
O roteirista está perdoado, já os produtores…
Não, não desculpo. Ninguém nessa produção. Nem o Akira por ter deixado que fizessem tamanha porcaria sem exigir nada.
Pra que pedir desculpas agora se essa porcaria já foi feita.
E nem culpo o roteirista pela cagada q foi esse filme, pois pelo q soube a maior parte dos problemas foram gerenciados pelos próprios Produtores do filme.
Isso também me lembra que esse filme DESTRUIU a carreira do Stephen Chow (Shaolin Soccer e Kung-fu Hustle). Nunca mais ouvi falar dele depois desse filme.
Ele foi um dos produtores de Dragon Ball Evolution.
Como diria Jiraya, o incrível Ninja, “NÃO O PERDÔO!!”
Agora falta o Paul Anderson perdir desculpas também pelo o que ele fez com Resident Evil.
Como fã de DB de longa data, eu não entendo o escarcéu sobre esse filme? Embora o longa tenha sido de fato medíocre para dizer o mínimo, honestamente já vi muita coisa pior. A impressão que tenho é que algumas pessoas parecem gostar de odiar o filme, como uma espécie de ‘vendetta’ pessoal, ao invés de simplesmente ignorá-lo como uma parte remotamente relevante da franquia?
Sem mencionar que baseando-se nesse depoimento o roteirista parece genuinamente arrependido na minha opinião. Deixem o filme cair logo no esquecimento, onde ele realmente pertence.
Quando um filme recente mostrou Superman melancólico e matando bandidos
comuns mesmo que as animações de Bruce Timm , a versão mais popular no início desse século o mostrasse como o exato oposto disso dá para entender como os
executivos dos grandes estúdios não conseguem compreender vagamente personagens como Goku. È melhor que Sailor Moon, Ultraman, Doctor Who, Bleach
e até Jovem Drácula fiquem longe de Hollywood pelo menos até renovarem os
cérebros por lá.
Drácula fiquem longe de
Esperando Deus pedir desculpa pelos fãs de Dragon Ball.
resumindo… vem aí um DB-E 2…
Não vejo necessidade de se desculpar, e olha que eu não gostei tanto assim do filme. (Sendo mais específica, achei sem graça)
Quero dizer, não acho que tentaram criar uma adaptação fiel, mas algo que oferecesse uma abordagem diferente à alguns elementos de Dragon Ball. Um filme que estivesse mais próximo do público jovem ocidental (assim eles pensaram) e que os agradasse de uma maneira peculiar.
Agora, se a obra não vingou, aí já são outros quinhentos. Paciência.
ESPADA OLÍMPICA!!!!!!!! GOLPE FRONTAL!!!!
O Akira até deu ideias, mas foram todas jogadas no lixo.
O filme foi tão horrível que o Akira quis escrever um filme de verdade de Dragon Ball, e assim veio A Batalha dos Deuses. Daí ele se animou tanto que veio o Renascimento de F e agora toda uma nova gama de histórias no Dragon Ball Super!
Ou seja: tudo por causa do Evolution!:laughing:
Perdoado, apesar de eu só ter visto o poster desse filme e já foi o suficiente hahaha
Eu perdoo, quem nunca errou na vida?
Pior mesmo foi The King of Fighters: A Batalha Final.
Na verdade. O proprio Toriyama quis dar idéias e se envolver mais na produção. Mas a opinião dele foi conpletamente ignorada.
O Stephen Chow fez o protagonista, foi diretor e produtor do seu sucesso comercial chamado Kungfusão em 2004!! :smile:
Ele fez o melhor que pode???
O Cara escreveu o Roteiro com a Bunda.
Tá bom…