Pra quem acompanha o moribundo mercado de home-video nacional, isso não é nenhuma novidade. Existem várias distribuidoras “menores” que tomam a frente de alguns títulos mais antigos, ou que nenhuma empresa grande lançou oficialmente por aqui, e fazem o seu produto, distribuído inclusive em lojas virtuais de renome.
A legalidade desses títulos sempre é uma questão nebulosa, mas não é preciso nenhuma investigação super apurada pra notar que “algo de errado não está certo”. Quem adquiriu, por exemplo, os DVDs de Don Drácula lançados anos atrás talvez tenha se deparado com créditos de fansuber ao final da legenda em inglês.
Na última semana, algumas pessoas nos enviaram links do que seria um novo lançamento da série O Fantástico Jaspion em DVD, o box pode ser encontrado em pré-venda em algumas lojas como a Saraiva. Estranhamos de cara.
A distribuidora em questão é responsável por vários daqueles títulos de procedência duvidosa. Fora isso, Jaspion atualmente possui os direitos de distribuição pela Sato Company, que além de disponibilizar semanalmente os episódios em um canal no YouTube, anunciou recentemente que irá produzir um filme do herói, devidamente acompanhado pela Toei Company – a produtora original da série. Desse novo lançamento em DVD, nenhuma palavra nas redes da Sato.
Entramos em contato com a própria Sato Company, que confirmou o que tá na cara: os novos DVDs do Jaspion são piratas, sem nenhuma autorização da distribuidora ou da Toei. Os únicos DVDs oficiais de Jaspion no Brasil são aqueles que levam o selo da Focus Filmes, lançados pela primeira vez em 2009 (junto daquele boneco “histórico”) e relançados anos depois em um único digipack.
Tá certo que pouca gente liga pra esse mercado por aqui hoje em dia, pra tristeza dos colecionadores, mas a cara de pau tem limite, né? Faturar uns trocados em cima de um produto que, embora seja antigo, está em evidência na mídia e não é nem um pouco difícil de se saber quem são os donos é um tiro no próprio pé. Ainda não sabemos quais os procedimentos que a Sato Company irá tomar no caso, mas não se assuste se esses DVDs não passarem da pré-venda. E às grandes lojas: que tal termos uma curadoria mais atenta?
Sem contar que não tem nada de “remasterizado”, porque essa mesma empresa lançou os dvds dos Thundercats e além de constar um extra que sequer existe, as imagens são duvidosas e nada de remasterização.
O Blog do Jotacê fez um podcast há alguns anos falando sobre essas distribuidoras obscuras, inclusive com a participação de um ex-funcionário da Continental, que já fazia esses ‘esquemas’ desde a época do VHS. O cara explicou todo o processo de ‘produção’. Vale a pena procurar, acho que ainda está no ar.
Um fato curioso é que a Rede Brasil continua com a maioria de suas séries adquiridas de forma “suspeita”,mas foi só começarem a passar CDZ e DBZ oficialmente que as exibições “suspeitas” de Sailor Moon e tokusatsu da Toei pararam…
Acho que ela ainda exibe Street Fighter II Victory e Speed Racer de forma clandestina, pois além do primeiro ser exibido sem a abertura (tal como no SBT, em 1995), já cheguei a ver no início de algum episódio uma legenda “ripado por”.
Curiosamente (e se eu não me engano), essas duas séries são distribuídas pela Sato Company também, né?!
Até mesmo vários dos tokusatstus da Toei Company que oficialmente estão com a Sato a RBTV exibiu clandestinamente por vários anos. Jaspion inclusive foi a última dessas séries que a RBTV adquiriu.
DE NOVO ISSO???
NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE VEMOS ESTE TIPO DE COISA DESDE 2009 QUANDO OS DVDS SIARAM DE FORMA OFICIAL NO BRASIL DO JASPION
Speed Racer no Brasil atualmente tem distribuidora nenhuma pois desde quando a Tatsunoko recuperou a série ela vem vendendo a versão original sem cortes e retirou de circulação a versão tesourada da Translux, tanto que atualmente nos EUA é distribuida pela Funimation.
pelo menos essa capa é bem mais bonita que a da Focus
Street Fighter II V tinha a distribuição da Columbia Tri-Star, atualmente pertencente à Sony. A mesma distribuição para Kenshin e Death Note.
Tenho todos os tokusatsus lançados pela focus, menos o jaspion, aí vi esse box do jaspion na saraiva, e pensei que se tratasse de um relançamento, mesmo vendo que não era da focus, mas pensei: não é possível que uma loja que nem a saraiva venda dvds ou produtos “duvidosos”, e comprei o box, quão foi minha frustração ao colocar o dvd na bandeja e testar, menu “caseiro”, imagem de qualidade péssima, fora que parece que a tela fica em zoom out o tempo todo, com os quatro cantos da tela escurecidos, só se salvou a arte dos discos e a capa, porque o conteúdo consegue empatar com o primeiro box de jiraiya da focus
Caraca, quase que eu comprei esse box, me safei, então!