ATUALIZAÇÃO 09/05, às 18h12:
Pegando todos de surpresa, a RedeTV! reestreou Pokémon nessa quarta, 09/05, às 18h, a partir do episódio 42 “Duelo na Cidade Sombria”. A série foi retirada do horário da manhã no mesmo dia, como informa o texto abaixo.
——
Pouca gente estava sabendo, mas a 1ª temporada de Pokémon ainda era exibida pela RedeTV! em algumas regiões na parte da manhã. Era, porque o anime saiu do ar definitivamente da grade diária essa semana, sem perspectiva de retorno.
Pokémon estava sendo exibido dentro do Turma da Pakaraka, um programa infantil de palhaços produzido pela UltraFarma às 9h, desde o dia 19 de março. A atração era exibida para São Paulo e poucas regiões do Brasil, fora que o índice de audiência sempre foi péssimo, e por diversas vezes registrou o número 0. Em seu lugar, entrou outro programa da própria rede de farmácias, o “Calculadora UltraFarma”.
Nessa reestreia, Pokémon e os palhaços chegaram em dois horários, sendo o segundo às 18h, com a exibição de dois episódios. Não durou muito: após três semanas, com audiência inferior à faixa comprada por uma Igreja que vinha logo atrás, o horário das 18h foi assumido por reprises de pegadinhas do Te Peguei.
O Turma da Pakaraka permanece com um espaço na grade de domingo da RedeTV!, às 7h, mas Pokémon não deve fazer parte dessa exibição.
Pokémon via streaming
Ainda é possível assistir ao começo da jornada infinita de Ash e Pikachu através da Netflix, que disponibiliza os 52 episódios do pacote oficial da 1ª temporada. A primeira saga, no entanto, termina na 2ª temporada, que no momento dessa postagem não possui meios oficiais de visualização. A Netflix também possui a série XY e alguns filmes.
Já o Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, tem em seu catálogo os 40 primeiros episódios de Pokémon Advance, a 6ª temporada da série. Boa parte dos filmes também podem ser alugados pelo GooglePlay ou pelo YouTube.
Episódios selecionados de várias temporadas encontram-se gratuitamente pelo site oficial da franquia, www.pokemon.com/br e no aplicativo oficial Pokémon TV.
Tudo indicava que era questão de tempo até isso acontecer, mesmo.
O mais lamentável é que, depois dessa, dificilmente a RedeTV! veiculará animes novamente na sua programação, e o TV Kids acabará sendo definitivamente enterrado no passado da emissora de Osasco.
E com isso, lá se vai mais uma opção de emissora de TV Aberta para exibir animes.
E era a melhor opção, já que não se podia contar com Globo (que já não tem mais programação infanto-juvenil), SBT (que não vem demonstrando interesse para com esse tipo de conteúdo), Record (que só se interessa em manter o Pica-Pau, e olhe lá) e Band (que poderia ser uma esperança se não fosse tão descompromissada na exibição de “enlatados”).
Agora dá pra dizer que só sobrou a Rede Brasil, mesmo.
E olhe lá!
O pior é que isso atrapalha demais a vinda de novos animes com dublagem pro Brasil, e mesmo os que chegaram por outros meios (TV Fechada ou streaming) perdem a oportunidade de chamar a atenção de um público mais abrangente, e alcançar o verdadeiro sucesso (que títulos das décadas passadas conseguiram, muito graças a TV Aberta).
É por isso que as “Igrejas Evangélicas” e os “Jogos de Caça-Níquel” estão exterminando os animes da programação, e logo a Igreja Plenitude vai desconfigurar toda a grade da RBTV, ferrando com os Otakus.
Igreja não dá audiência pra nenhum canal.
Desenhos animados não dão mais audiência em emissoras pequenas hj em dia, como os Simpsons na Band que mal chega a 1 ponto hoje em dia
Muita calma nessa hora, Rafael Jiback:
https://twitter.com/RedeTV/status/994305321647726594
Me surpreende alguém ainda esperar alguma coisa de qualquer emissora de tv, se não tem lucro não há o porque exibir, tem horas que a maioria das emissoras só passam programas religiosos e jogos de azar por telefone, que até hoje não entendo o porque isso não é crime, já que foi comprovado que ninguém ganha nada…enfim, tudo isso já era mais do que previsível, streaming está aí pra todos, tv pública já é um meio de comunicação defasado.
Já está comprovado realmente que anime hoje só daria certo em dois canais: SBT na TV Aberta, e Cartoon Network na TV Fechada.
E olhe lá!
Mas não é que a TV é um meio defasado. E sim que o público está mais exigente, e já não tem os costumes que se tinha até a década passada (como o de assistir animes na televisão).
O melhor é que agora Pokémon foi ao ar dentro do TV Kids mesmo, sem Turma da Pakaraka antecedendo os episódios. Nem intervalo comercial teve.
Se pelo menos desse mais que 0.4 pontos (que deu no dia 08/05, às 9h) ou mesmo superasse os 0.9 pontos do Te Peguei, que estava no horário no dia 08/05…
cara serio o problema da redetv é o mesmo q muitas emissoras tem… desrepeito e falta de profissionalismo, tv é 100% habito mudanças de horario sem aviso previo impede a criação de um habito, eu decido acompanhar um programa/ou começo a gostar/ou crio o habito de assistir algo e espero q seja sempre exibido nesse dia e nesse horario então se vai acontecer uma mudança eu tenho q ser informado com antecedência para que eu mantenha o habito de acompanhar! falta de profissionalismo e desrepeito com quem acompanha ñ informar e esperar q a pessoa descubra so! apos isso tenho certeza q pokemon é um tapa buraco!
Quem ainda defende animes em TV paga e aberta só pode ser defasado mentalmente.
Talvez Pokemon ainda conseguisse algum sucesso no sbt mas hoje a progamação está nas mãos da mulher que acha que Digimon e Power Rangers são mau exempo,mas tudo bem colocar funk nas novelas infantis…então a tv aberta está oficialmente fechada para animes,vamos se a Toei ainda vai ser ingênua de tentar vender alguma coisa para o Sistema Brega de Tv ou a decadente Band!
Não é questão de defender porque a TV é a melhor mídia existente para animes no Brasil, porque é sabido que de longe é assim.
E sim porque a TV ainda é uma mídia facilmente acessível, e entende-se que o potencial de chamar a atenção de um público não muito familiarizado com animes não pode ser ignorado.
Sem a TV, os animes dificilmente agregarão um novo público, dificultará a chegada de novos títulos, títulos ainda pendentes tendem a permanecer pendentes, e a cultura otaku tenderá a ser prejudicada por causa disso.
Logo, o público que gosta de animes só tende a perder sem a TV ajudando a propagá-los.
Complicado, já que o SBT não exibe Pokémon desde 2015, quando o 7º filme deu as caras na surdina e em um péssimo horário, e que certamente ela só exibiu por obrigação, talvez para agradar a distribuidora.
É um panorama lamentável que o Brasil passa com relação a animes, enquanto os nossos vizinhos na América Latina (especialmente Chile e México) ou mesmo Portugal seguem exibindo mais e novos animes com dublagem na TV à todo o vapor.