A série clássica de Sailor Moon está voltando ao Brasil em sua versão em alta definição! Os planos para o retorno da série foram revelados pelo diretor de licenciamento da Toei Animation, Daniel Castaneda, em entrevista exclusiva ao JBox (confira no vídeo abaixo).
Segundo Daniel, a previsão é que a série clássica seja exibida em uma emissora de TV aberta a partir do 1º trimestre do ano que vem. Com a exibição do anime completo, espera-se que em seguida seja exibida a versão mais recente, Sailor Moon Crystal – mas tudo depende do êxito da primeira.
O diretor relembra que Sailor Moon (em sua versão remasterizada) foi exibido com sucesso este ano no México, pela TV Azteca, o que motivou a exibição de Crystal em seguida.
Outro item muito importante quando se fala de Sailor Moon no Brasil é a sua dublagem. Em 1996, quando estreou na Rede Manchete, Sailor Moon foi dublado pela Gota Mágica. Quando retornou no 2000 pelo Cartoon Network (tendo uma passagem também na TV Record em seguida), a partir da temporada Sailor Moon R, a série foi dublada na BKS com um elenco totalmente diferente, que se seguiu até o último episódio da fase Sailor Moon Stars.
Daniel afirma que será feita uma redublagem da série e o elenco escolhido tende a ser o mesmo da BKS, que foi quem dublou a maior parte dos episódios.
Mais detalhes como a emissora que deve veicular a série no Brasil devem ser revelados em breve.
Sailor Moon foi criado como um mangá por Naoko Takeuchi no final de 1991, nas páginas da revista japonesa Nakayoshi, sendo finalizado em 1997 (originalmente com 18 volumes). Em 1992, virou uma série animada pela Toei Animation, encerrada em 1997.
Na história, Serena Tsukino (Usagi Tsukino) é uma estudante de 14 anos, chorona e que não vai muito bem na escola. Um dia ela se encontra com uma gata falante e recebe poderes para se transformar em Sailor Moon, uma heroína que luta pela justiça. Outras Sailors, com poderes inspirados nos planetas do sistema solar, juntam-se com o tempo, formando uma equipe de guerreiras.
A série estreou no Brasil em 1996, pela extinta Rede Manchete. Retornou à TV em 2000, pelo Cartoon Network, a partir da temporada Sailor Moon R. Todas as fases seguintes, nomeadas como S, Super S e Stars, foram exibidas pela emissora paga. Sailor Moon R também teve uma rápida passagem pela TV Record, sendo exibido dentro do infantil Eliana & Alegria. Alguns episódios das fases R e S foram lançados em DVD, enquanto a primeira temporada teve alguns episódios lançados em VHS.
Após mais de 10 anos de negociação, a Editora JBC publicou o mangá original por aqui a partir de 2014. Foi usada como base uma reedição fechada em 12 volumes. A empresa também lançou os 2 volumes de Sailor Moon: Short Stories e de Sailor V, história que deu origem a Sailor Moon.
Em 2014, a Toei Animation produziu Sailor Moon Crystal, um remake animado mais próximo à história do mangá. A série foi exibida por aqui via Crunchyroll, com legendas em português.
Só espero que quando dizem TV aberta não estejam falando da Rede Brasil, porque além de ser limitada a sua disponibilidade, ela tem uma audiência baixíssima e não vai aumentar tanto assim por causa de Sailor Moon. E acho a estratégia arriscada, porque não trazer o novo logo, oferecer para um CN, para um SBT, não acho que o Clássico vai gerar tanto interesse assim dos canais tendo uma versão nova e fiel ao mangá à disposição!
Bem, ficamos felizes com a volta da série, mas apreensivos pela insistencia em certas coisas. Primeiro: Na tv aberta? Teremos algum canal disposto a isso? Será Rede Tv? mas cdz e DB deram retorno comercial tao grande assim?
Segundo: As benditas dublagens. Poxa redublem tudo com um elenco mesclado (gota mágica e BKS). Como digo, O TRUNFO DO RETORNO DA MARCA ESTA AI, pensa na divulgação: “Sailor Moon remasterizado e com nova dublagem”. Afinal que fã não vai querer rever as fases pra ouvir a Marli de volta como Serena ( se for o caso) ou para ouvir as dubladoras das inners atuando juntas. Só pegar como parametro os vídeos do SOS com as redublagens.
O distribuidor deveria pensar muito bem neste ponto.
E ainda acho que tv aberta não rola, o canal seria via streaming ou box para colecionador.
Seria mais sensato se fizessem uma votação para selecionar o elenco dos personagens. Isso aí não foi lá uma ideia muito boa.
Bom…
Já que vão manter o Elenco da BKS (incluindo a Dani “Sakura” Piquet, no papel da Usagi), que pelo menos, usem os termos tradicionais da gota mágica e da tradução da JBC (Mangá Sailor Moon).
E segundo, não sei se a “Dubbing House” (a BKS) ainda estaria na ativa, então aconselharia a “Unidub” (o Estúdio do nosso Wendell) para executar os trabalhos.
E Terceiro: Melhor um acordo com alguma rede de Streaming (Lookie, Netflix, Globo Play ou Crunchyroll) para relançar o Anime, sem algum percalço. Mas, se for escolher uma emissora de TV, que seja a “REDE BRASIL” e o “CARTOON NETWORK” (que passou a Fase R).
Excelente noticia, irei acompanhar a série mesmo já tendo assistido tudo, espero que faça sucesso (apesar de a TV aberta ser complicado) e que, em seguida, tragam o crystal.
Sim, o streaming seria muito melhor, não ficaríamos presos a 1 horário apenas e os episódios poderiam passar sem censura alguma, mas creio que ainda insistem na TV aberta pelo alcance que ela possui (mesmo que esse alcance esteja diminuindo pouco a pouco), a rede Brasil é uma candidata a passar o anime.
A Marli precisa fazer a Usagui, pelo o menos ela…
Jiback será que tu não consegues um contato dos fãs c a Toei pra eles saberem os nossos desejos?
Mas a Daniela Piquet não dubla mais, estava estudando no exterior (a ultima vez que soube dela). Provavelmente escolherão uma dubladora nova e mais jovem.
JBox deveria ter falado da polêmica desta dublagem da Bks que estragou a serie no Brasil. E quanto as dubladoras o quanto, a maior parte os fãs do Classic, gostariam de vê as originais dublando novamente. Arquivos na internet é o que não faltam!
Elenco BKS? Ahhh não…
Que bom que será com o segundo elenco (BKS)! As meninas tinham vozes que condiziam com a idade das personagens, e nao pareciam muito mais velhas, como aconteceu com a primeira dublagem.
Os filmes de SM podia ser incluídos juntos aos episodios na midia que for lançado e estreia na tv, stream , home video . Fizeram algo com DB e DBZ na tv aberta e tv paga do brasil com quase todos filmes transmitidos.
Marli Bortoletto deveria dublar a Moon. Elenco 100% BKS vai ser tiro no pé
mas seria o retorno de todas as temporadas antigas ou somente a primeira? Eu só assisti a primeira temporada mesmo.
A BKS está na ativa até hoje.
Ela voltou pro Brasil recentemente e dublou algumas coisas desde então.
Queremos Sailor Moon na Unidub ou na Vox Mundi, pois assim poderia manter o elenco e chama a Marli Bortoletto e a Melissa Garcia na Sailor Mercúrio e na Usagi
Espero que One Piece e Sailor Moon venha primeiro via Netflix onde seria praticamente certo a Redublagem na Vox Mundi com o elenco possível.
Mas ela só dubla na BKS ou em estúdios parceiros (como o da Disney), sem falar que na ultima entrevista que ela deu disse que não conseguia mais fazer a voz da Serena. :-/
A princípio seriam todas as temporadas da série clássica. Se for bem recebido exibirão a nova série Crystal.
O problema é a Toei insistir e jogar Sailor Moon na bks ,vai fazer a ira total dos moonies, se a Toei Animation tiver bom senso vai mandar Sailor Moon e One Piece para Unidub ou Vox Mundi caso venham pela Netflix e Cruncyroll.
Peguem a porcaria da dublagem que já existe e exibam de novo com ela. É mais barato e funciona bem. Agora peguem o novo anime e dublem direito com outro elenco. Fácil assim.
Vida real: bom, talvez não tão fácil porque a dublagem da Manchete deve estar deteriorada e sob processos judiciais até hoje. Se a intenção é exibir a série toda, temos um problema. Mas aí seria só questão de redublar os primeiros com o elenco da BKS. A menos que a dublagem da BKS também tenha se perdido.
A Toei não mandaria terceiros para dublar isso. A dublagem seria a mesma seja em TV ou streaming.
A Daniela dublou uma das protagonistas em Robozuna da Netflix.
A maioria dos moonies quer e exige a volta da Marli Bortoletto para a fazer a voz da Usagi
Se a dublagem for bem feita e sem erros vai valer a pena.
Quando envolve Sailor Moon e Daniela Piquet Na mesma frase, é tipo. O terror de todo fã.
Recentemente bi uma entrevista dela no YouTube, e ela fala que seria um enorme prazer dublar a Serena Novamente que ela iria fazer com mais atenção ainda e carinho!!!
O elenco da BKS é ruim (fora a Saolor Mercury). Escapem o elenco da Gota Mágica (alternando a Amy e a Rei).
concordo e outro ponto negativo é que eles vivem cagando nos dias e horarios de exibição dos animes tanto deles como da crunchyroll todo dia quando eu ligo a tv pra assistir algo la eu fico com duvida se sera exibido
Essa redublagem gasta nos muitos episodios, em troca podia dubla os filmes e oavs de SM e mais os episodios da nova versão recente de SM Cristal . O maximo podia só redublar a primeira temporada classica de SM com quase todo elenco da bks.
Diferente do original o remake não é “child-friendly”, quase não tem humor e é bem tenso e dramático, acho que se fossem colocar o remake primeiro teria muita censura e talvez não ia dar tão certo. O original é mais agradável de assistir e menos tenso, a não ser que coloquem a versão nova em outra plataforma de streaming ao invés da tv aberta
Já da até medo de ouvir nas falas ” Sou uma Sailor Moon ”. Era melhor deixar a ferida que a BKS deixou nas 2 – 5 temporada e seguir com o Crystal.
A RBTV com animes sem cortes.
Eu assisti todos os episódios e acho as duas dublagens ótimas, mas, particularmente, prefiro a segunda da BKS, embora tenham ocorrido muitos erros, as vozes eram muito boas e combinavam muito com as personagens.
Até que em e fim 🤗
Jbox, vocês tavam na cara do gol, porque voces nao falaram pra ele quando ele disse que ia dublar com o elenco da BKS que não é isso que os fãs querem? Meu deus esse homem vai seguir adiante com essa loucura, vocês podiam ter encontrado uma maneira educada de comunicar a ele, porque nao fizeram isso? Ele vai seguir com essa ideia errada e isso provavelmente vai acabar com as chances de trazer Crystal. Vai ocorrer rejeição outra vez. Não quero dizer que a culpa é de vocês, a culpa vai ser dele por fazer isso errado de novo, mas você podiam ter dado um toque, poxa.
pensando aqui…é que tem aquele lance das sailors lesbicas e os homens que viram mulheres na ultima fase….claro que nao vai passar isso na tv hoje em dia….mas se nao tivesse problemas,eu indicaria a tv cultura pra exibir o anime,pois winx club que foi inspirado pela sailor moon ja foram exibidos por la…
Se o distribuidor pedir a manutenção do nome original da Usagi, posso ver um fio de esperança.
Quero muito que o SBT compre, que seja exibido a meia noite(única hora que posso ver) xD *meu sonho* *-*
Já afirmaram que ia ter a redublagem de Onde Piece, agora vai ser Sailon Moon? E a Rede Brasil se não me engano terminou sua parceria com a Toei, então creio que seja outro canal.
Acho que o elenco da BKS funcionaria muito bem hoje em dia, as dubladoras estão mais experientes
na época é que foi ruim
Espero que seja na Tv Cultura
Inclusive dublaram Sailor Moon R com vozes mistas. Só não sei o estúdio
Eu quero que a Cultura compre
Rafael Jiback, e o filme da fase R que foi dublado? Foi dublado na BKS? Você comentou que foram utilizadas vozes mistas dos dois estúdios. https://uploads.disquscdn.com/images/5903998eaeebe05d992803943067cbdd0860f884ad141edfe3a635e6e5adf0c6.jpg
anja, o problema é que a dublagem que já existe, é extremamente escrotas… Eles simplesmente pegavam uma imagem boa, e em hd e cagavam pra dublagem.
kkkk é capaz de passar sim. Mas deveriam por na netflix e nn em canal fechado. Já que iria existir um monte de censura tanto nas falas e nas cenas… Mas se for para netflix nn iria existir entende ?
Não voltou.
Que venha no Cartoon Network de uma vez! Amei os dois elencos, mas tendo a preferir o da BKS, já que a maior parte da série seguiu com esse elenco. É claro que esperamos uma tradução superior, e ainda que seja legal imaginar os animes voltando para a TV aberta, vamos combinar que ninguém acredita que uma SBT vai ser fiel a horários, uma Record a continuidade e uma Globo vai aguentar não exigir aquela censura básica. Gostaria de ver o Band Kids denovo, mas com compromisso com os fãs. Para a segurança seria mesmo Netflix ou Cartoon.