Foi divulgada hoje (22/01) a lista com os indicados ao Oscar 2019. Nela, 3 produções com o dedo japonês estão indicadas: Ilha dos Cachorros, Mirai e Assunto de Família. A cerimônia de entrega dos prêmios vai ao ar no dia 24 de fevereiro.
Selecionado para a categoria de Melhor Animação, Ilha dos Cachorros, stop-motion dirigido pelo cineasta Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste, O Fantástico Sr. Raposo), tem sua história ambientada num Japão futurista, contando com um elenco nipônico de vozes em conjunto com o americano. Confira nossa crítica aqui. Premiado nos recentes festivais de Berlim, SXSW, dentre outros eventos, o filme disputa também o título principal entre longa-metragens no 46º Annie Awards.
Nessa mesma categoria, está Mirai, animação totalmente nipônica, dirigida por Mamoru Hosoda através do Studio Chizu (Wolf Children, O Rapaz e o Monstro). O par de longas concorre na categoria com Os Incríveis 2 (Brad Bird, Pixar), WiFi Ralph: Quebrando a Internet (Rich Moore, Phil Johnston, Disney) e Homem Aranha no Aranhaverso (Peter Ramsey, Bob Persichetti, Rodney Rothman, Sony Pictures Animation).
Ilha dos Cachorros também foi indicado a Melhor Trilha Sonora Original, concorrendo com Pantera Negra, Infiltrado na Klan, Se a Rua Beale Falasse e O Retorno de Mary Poppins.
Por fim, Assunto de Família concorre na categoria de Melhor Filme em Língua estrangeira. Dirigido pelo cineasta Hirokazu Kore-eda, ele conta a história de uma família de ladrões pobres que abrigam uma menininha sem teto. Exibido ano passado durante o Festival do Rio, o longa estreou nacionalmente no último dia 10 de janeiro – confira aqui a nossa resenha. Os concorrentes são Capernaum (Líbano), Guerra Fria (Polônia), Never Look Away (Alemanha) e Roma (México).
[Via Oscars]
A chance de ganhar é ZERO.
O lobby dos concorrentes é maior $$$$$$.
Se Aranhaverso ganhar não terei do que reclamar
lobby
Mas ser indicado já é algo digno.