Na última terça-feira (19/2) a Band exibiu o episódio 78 de Super Onze (Inazuma Eleven), último do pacote distribuído no Ocidente pela empresa Televix. Com isso, nesta quarta (20/2), a emissora optou por iniciar uma reprise desde o 1º episódio, dentro do bloco Verão Animado.
Se você esperava por uma continuidade, inédita no Brasil, pode baixar a bola. A própria reprise não deve chegar ao fim, já que a sessão de desenhos (que sempre teve vida útil curta pré-determinada, vide o seu título) deve dar lugar a noticiários no próximo mês de março.
Além disso, novos episódios de Super Onze dependeriam de duas hipóteses: a Televix se mexer para ir atrás do restante e bancar uma cara dublagem, o que ela não fez em anos e dificilmente faria agora; a própria Band negociar direto no Japão, o que é completamente inviável, ainda mais com o orçamento atual da emissora e o retorno quase nulo de uma investida dessas.
Nessa que pode ser sua reta final, o Verão Animado vem exibindo também reprises de Beyblade Burst e B-Daman Crossfire. Esse último iniciou uma 3ª reprise na terça, depois de regressar de onde havia parado no início de fevereiro. Acontece que o anime das bolinhas encapetadas foi resgatado às pressas depois que Doraemon (única atração que não era da Televix, mas sim da Sato Company) foi retirado após um mês de exibição. Completam a grade outros desenhos infantis do catálogo da distribuidora, Rob, o Robô e Pac-Man e as Aventuras Fantasmagóricas.
O Verão Animado é exibido de segunda a sexta de 9h às 11h, com uma edição alternativa aos domingos, ao meio-dia. Os episódios exibidos na TV ficam disponíveis por uma semana também via streaming em uma página no site da Band – acesse aqui.
[Via Programação]
Foi longe
A iniciativa de exibir desenhos animados nas manhãs foi uma medida barata de emergência na Band, que vem passando por uma crise pesada. O Verão Animado substituiu duas atrações canceladas da emissora e manteve índices de audiência girando em torno de menos de 1 ponto, registrando décimos a mais com sorte.
No entanto, é sabido que a programação infantil não gera lucro hoje em dia, e não vale a pena para nenhuma emissora. Leis rígidas restringem a publicidade para crianças na TV aberta, e não faz sentido investir em um programa que não dá retorno financeiro nenhum. Os casos do SBT e da TV Cultura são exceções bastante específicas, sendo que o primeiro insiste por conta de uma decisão maior de seu dono (que pode até bancar o prejuízo e entende a manutenção de desenhos animados nas manhãs como forma de fidelizar seu público desde criança).
A surpresa que fica é que, comparado a iniciativas semelhantes, o Verão Animado durou mais que a perspectiva mais otimista. Exibiu três animes completos (dentro de suas possibilidades), sendo dois deles inéditos e mais frescos ao gosto de crianças de hoje (Beyblade Burst é daqueles que dá até pros pequenos encontrarem produtos nas lojas). Melhor até que outras exibições da própria Band no passado.
Sobre Super Onze
Super Onze (Inazuma Eleven) é uma série animada baseada no RPG de futebol desenvolvido pela Level-5 originalmente em 2008, para o Nintendo DS. A história começa nos apresentando Endo, um garoto apaixonado por futebol. Ele é capaz de fazer de tudo para reanimar seus companheiros de time, abatidos e sem muita vontade de jogar. Ao presenciar um chute fantástico do novo aluno da Raimon, sua escola, o garoto fica mais empolgado com a chance de tê-lo no grupo, mas parece que ele abandonou totalmente o esporte por um acontecimento do passado. Ao ser chamado pela mesa diretora, Endo fica sabendo que a escola pretende acabar com o seu time, impondo uma última chance pra que isso não aconteça: o grupo teria que vencer uma partida contra o Instituto Imperial, um dos melhores times da região. A partir daí, o garoto começa uma saga atrás de novos atletas que topem participar do jogo, a fim de completar e salvar o futebol da Raimon.
Com um futebol literalmente “de outro mundo”, essa primeira série de Super Onze durou 127 episódios, exibidos entre 2008 e 2011 na TV japonesa. A animação é do estúdio OLM (o mesmo de Pokémon), com direção de Katsuhito Akiyama (Beyblade Burst).
O anime estreou no Brasil pela RedeTV! em junho de 2010, como parte do bloco TV Kids. Distribuída pela empresa Televix, somente 78 episódios da série foram trazidos ao Ocidente, com dublagem realizada no estúdio Centauro. Parte dos episódios também foi exibida pela Netflix, que chegou a disponibilizar por um tempo também o primeiro filme derivado. 13 episódios foram lançados em um box de DVDs pela Flashstar Home Video.
Uma adaptação em mangá foi publicada pela Editora JBC.
Bom, eu era um dos otimistas com a volta de animes para a tv aberta, mas essa experiência mostrou o quão inviável é recentemente, no máximo as crianças(que não tem internet) vão ter de se contentar com transmissões (duvidosas) de canais locais, como o caso da TV aracati, que traz até avatar na programação. Mas como dito na materia o verão animado foi até longe e deve ter divertido muitas criancas, diferente do retorno de pokemon na rede TV.
Acho que a maior possibilidade de Super Onze ter seus últimos episódios dublados foi quando ainda estavam no catálogo da Netflix, mas saiu do catálogo e não tivemos o restante dublado… Agora mesmo que não iria pra Band do jeito que ela estar cheia de dividas
O jeito é torcer que volte para o catálogo da Netflix futuramente e dessa vez ganhe dublagem pelos episodios restantes
É triste ver que mesmo em sua segunda tentativa de emplacar no Brasil e de mesmo em algum momento ter estado no auge, tanto Doraemon quanto Super Onze sofreram com a falta de esforço das próprias distribuidoras para fazerem essas séries terem algum êxito comercial por aqui ou terem feito mais sucesso do que fizeram e terminarem como simples tapas buracos de programação de uma emissora que hoje parece estar à beira da falência. Para variar, aposto que para ter conseguido no máximo UM mísero ponto de audiência, nem as viúvas irritantes que choram até hoje a morte da TV Globinho em redes sociais devem ter ajudado com isso.
Isso me faz pensar será que Sailor Moon vai mesmo aparecer em algum canal aberto no 1º trimestre? O_o
Já era óbvio que iria flopar. Ao menos Doraemon provavelmente ficou mais conhecido no país do que era antes.
Mudando de assunto, sabem de algo à respeito das especuladas dublagens em português da Sentai Filmworks que estariam correndo em sigilo atualmente?
Bom, pelo menos minha parte já fiz, tentando ajudar os animes da Band a terem mais audiência. Já que não deu certo, paciência! :(
Não sabemos, mas se soubermos provavelmente não poderemos dizer nada…
Po man, q pena q ñ deu certo, msm q alguns dias os ep’s d super onze marcavam d variaçoes d 1.0 a 1.6, mas na moral eu quero q a band fali, porq ela traz os desenhos so para tapar buraco e trazem esperanaças cheias d luz para os fas d animes no brasil, ex: dragon ball z kai e gt, aff… agr é so depender para a netflix dublar algum dia os ep’s faltando d super onze, q pena um anime tao fantastico ser considerado como nada pelas televisoes e outros tmb!!!
Quantos episódios passaram de Doraemon?
Não temos certeza, mas aparentemente todos os 52 da Sato (26 duplas).
Como é essa história ? Ouvi dizer que uma empresa chilena de dublagem vazou informações sobre supostas dublagens em português de alguns animes da Sentai Filmworks.
Salvo engano, a Band não exibiu os episódios 51, 52 e 53 de super onze…
JBox, vocês saberiam me dizer por que a Televix não licenciou todos os episódio de Super Onze?
A tal empresa chilena chama-se AEDEA, e estava cotada para fazer a dublagem em português dos animes em questão. Porém, acabaram sendo preteridos por um estúdio mais barato e até então desconhecido. Valendo destacar que a mesma empresa foi cotada para produzir a dublagem de Megalobox no Brasil com um estúdio de São Paulo, mas acabou que a Bravo Estúdios fez um preço mais barateiro terceirizando a gravação das vozes com um estúdio mineiro, e levou a melhor.
como é possivel que esses animes estao durando mais que pokemon durou na rede tv ? tao reprisando demais. e mesmo assim continuam no ar. a rede tv deveria aprender com a band . so acho q a band ja passo da hora de coloca novos animes, esses ai ja enjoaram.
tv aracati ta exibindo jojo, cdz hades, dragon ball z kai, sharivan, chaves,chapolin,familia dinossauros
A continuidade de Super Onze seria uma boa pedida para o projeto do financiamento coletivo , só que acho que este anime merece um estudio melhor de São Paulo como TV Group Digital, Grupo Macias, Vox Mundi ou Unidub e um outro cantor para os futuros temas musicais .. Sem Nill Bernardes já estaria ótimo
Ou a Woodvídeo talvez?
Ela não vai colocar…
Também penso nisso…
Sou saudosista da TV Globinho e assisti o Verão Animado até agora…
Você é de São Paulo e tem algum aparelho de medição de audiência do IBOPE na sua casa? Porque infelizmente se não for o caso, mesmo que tenha assistido até agora isso não contribui para os números que a emissora quer e que justifiquem novos investimentos no bloco.
Sim seria uma boa
Temos que aceitar que anime em redes abertas no nosso pais e um bagulho complicado. Cada vez a internet evolui, o que antigamente dava lucro hoje,ja nao vale mais a pena para as redes de televisão.Se em redes pagas ja e bem escasso, Pokemon e dragon ball se pa ainda rodam por ai. Ah e eu nao tenho tv paga pra sabe. Mais ai alguem sabe se ainda passa anime na Tv play? Mais ainda sonho com o resto da dublagem de super onze
Mano num foi a televix, foi q a droga da redetv dormiu no ponto e esqueceu d ir a procura d + episodios (msm dando um estouro d audiencia), mas a redetv prefere programas d mulheres dos donos do q animes que dao audiencia!!!
eu acho q ñ passa mais, eu acho o ultimo anime a passar no tv paly foi Yu gi Oh ou Naruto Shippuden
Pena que essas emissoras só se interessam pela audiência de São Paulo…
Por que a RedeTV não mandou dublar todos os episódios de Super Onze?
Vdd man, la no nordeste (Fortalez, Ceara, entre outros) a audiencia do bloco é entre 3.0 a 3.5 man, se fosse assim em SP a band investiria bastante!!!
ñ sei qual é o motivo concreto desse assunto, mas como disse é q a redetv ”esqueceu” ”durmiu no ponto” e ñ procurou a televix, e nem a televix procurou a redetv, e deu nisso ai ou talvez a redetv teria procurado a televix mas talvez ela num tinha todos os ep’s licensiados para dar para a redetv e ñ quis ir a procura d +!!!
Ainda assim, a Band só tem olhos(sem trocadilho) para SP…
Pode ser uma dessas alternativas…
A PlayTV não conseguiu renovar os direitos de exibição dos animes:
https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2018/04/apos-tres-anos-canal-playtv-deixara-de-exibir-animes-na-programacao-yu-gi-oh-e-bleach-saem-do-ar
Ai hj (sabado 02/03) passou verao animado, e olha, marcou 1.0 d audiencia, essa band ñ olha para o q presta, e sim para oq ñ presta!!! Mas ñ, vai tirar o bloco e colocar mais uma ediçao do datena e do filinho dele!!!
Eu adorava muito assistir, uns dos meus mais favoritos era o desenho super onze, mas agora que terminou eu fiquei triste, pois eu me animava quando começava o desenho super onze. E uma pena que terminou, tomara que ano que vem tenha de novo. Mas poderia ter o desenho pokemon, super onze e ilha dos desafios que nem uma vez que já passou mas era na TV kids.