A Aniplex, distribuidora dos Blu-rays e DVDs do animê Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, emitiu um comunicado nesta sexta (22) informando que irá suspender os produtos e recolher todas as unidades enviadas às lojas, como também realizará a troca para os compradores que desejarem, após uma série de acusações de insulto à fé islâmica e uso indevido do “adhan“, um chamado para o início das orações dos muçulmanos. Isso porque em uma das faixas do CD bônus – com músicas da trilha sonora – que vinha junto do 4° volume do BD/DVD, é possível ouvir o “adhan“, e isto gerou muitas críticas ao redor do mundo e denúncias de desrespeito à religião.
A faixa controversa é intitulada “竈門炭治郎~次の地へ|鬼滅の刃 (Kamado Tanjiro to the Next Place ou Tanjirou Kamado ~ Continue)”. Ainda é possível ouví-la em canais não-oficiais, no entanto, pode ser futuramente removida após rogação da distribuidora.
https://youtu.be/m3sN-CyTZzs
Em nota, a empresa disse (tradução livre): “A música foi feita usando material de áudio disponível comercialmente e nunca teve a intenção de ferir ou blasfemar contra o Islã e os muçulmanos. Pedimos desculpas pelo desapontamento que fez com que os muçulmanos se sentissem desconfortáveis. Continuaremos a aprofundar nossa compreensão do Islã e de sua cultura, e prestar mais atenção à produção das músicas para que nunca tenhamos uma situação semelhante no futuro”. A editora Shueisha, que publica a obra em mangá, também se pronunciou comunicando que não esteve envolvida no material do CD bônus.
O sample do “adhan” incluído no disco não foi usado na série de animê. Também não há previsão de quando os Blu-rays e DVDs voltarão a ser vendidos no Japão.
[Via Thiago Nojiri, Yahoo! Japan]
A trama de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba se passa no Japão do período Taisho e apresenta a história de Tanjiro Kamado, um garoto de bom coração que vendia carvão para sobreviver, até o dia que seus pais foram cruelmente assassinados por um demônio, que também amaldiçoou sua irmã mais nova, transformando-a num demônio. Embora devastado com tudo que lhe aconteceu, Tanjiro decide tornar-se um “matador de demônios,” procurando aquele que massacrou sua família, enquanto também tenta encontrar um meio que sua irmã volte a ser humana novamente.
O mangá de autoria de Koyoharu Gotoge é publicado na Shonen Jump desde fevereiro de 2016, e tem até o momento 17 volumes encadernados lançados, todos ainda inéditos no Brasil. A versão em animê tem produção do estúdio Ufotable, e é exibida oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português.
Como eu disse em outra página, acho que é frescura dos caras. Mas infelizmente a Aniplex tem que ceder à reclamação deles, senão acabam sendo explodidos.
O mais viavel num seria só trocar a faixa de áudio não, os americanos são craques nesse tipo de coisa
A aniplex já retirou os nlue-rays e CDs das lojas. Baita prejuízo que esses Mohameds deram pra empresa.
Os Japoneses são mais lenientes com essas coisas. Existem altas chances do resto da série não sair por um tempo, mas conhecebdo a Aniplex, eles devem retornar em alguns meses, sem o disco.
Caramba, se o Brasil tivesse uns 10% da sensibilidade japonesa, nós teríamos banido canais como porta dos fundos pois polêmica com cristianismo é o que não falta com eles.
Cristão radical não joga avião em prédio. Tá, ele sai quebrando e vandalizando tudo, mas não explode uma bomba matando uma população inocente.