Quando este site nasceu, lá em 2004 (sem contar os projetos antecessores, o JapanX e o ÓrbitaX), tínhamos como missão catalogar tudo de japonês que tinha sido exibido por aqui em TV ou lançado em fitas VHS e DVDs. Era um trabalho arqueológico diretamente inspirado em revistas informativas dos anos 1990, como a Herói e a Animax – de onde também puxamos um jeito mais “irreverente” de tratar desse assunto que tanto gostamos.
As matérias informativas sobre animês e seriados tokusatsu lançados no Brasil foram o DNA do JBox durante muito tempo. E bem, muita coisa também mudou de lá pra cá. O acesso à informação se expandiu, assim também como a forma de consumo desse tipo de produto via plataformas digitais. Imagina querer catalogar tudo numa época que dezenas de séries estreiam a cada trimestre por aqui simultaneamente com o Japão? Aquela vontade do catálogo completo parece ainda mais utópico agora.
Depois de algumas reformulações no site, nossa seção de matérias acabou oficialmente desativada – embora alguns “googladores” ainda conseguissem acessá-las. A ideia era voltar com elas em algum momento em um site mais robusto, com tudo organizadinho e devidamente corrigido – porque sim, muitos erros acabaram se perpetuando em nossos textos, já que a apuração também não era das mais fáceis há mais de dez anos.
Aquele site que idealizamos acabou não saindo do papel (por diversas questões), mas conseguimos tocar em frente essa página que você está acessando. Então matutando diariamente, enfim conseguimos reviver o nosso DNA neste projeto que apelidamos de J-Pédia, claramente pretensioso. Aqui a intenção será de preservar o máximo possível da memória das produções nipônicas que tanto mexeram e mexem como nosso imaginário. Além das MATÉRIAS informativas (devidamente expandidas, atualizadas e corrigidas), resolvemos ampliar o leque do catálogo, trazendo também PERFIS de profissionais ligados a animês e tokusatsu, GUIAS DE EPISÓDIOS e ENTREVISTAS com gente ligada à área.
A J-Pédia ainda está engatinhando, mas esperamos que logo possamos ter um banco bem completo que sirva de consulta para quem ama esse universo tanto quanto a gente. :)
Você pode acessar a J-Pédia no menu principal do JBox ou pelo link www.jbox.com.br/j-pedia. Pelo Twitter, registraremos todas as atualizações pelo perfil @jboxjpedia
É muito bom ver essa ideia voltando com força total, afinal foi através desses textos que eu conheci o site do qual acompanho até hoje. Eu tenho um sonho de, um dia, poder catalogar todas as séries (animes e tokusatsus) que foram exibidos DUBLADOS no Brasil (TV aberta, TV paga, home video e streaming), com o ano de estreia, emissoras, estúdio que dublou, etc, mas infelizmente isso é bem difícil, pois há muita coisa obscura (que durou pouco tempo ou que quase ninguém viu) lançada no país (além de várias informações falsas na internet).
Bom saber que vocês ainda se lembram daquelas matérias que vocês faziam sobre os animes que foram exibidos aqui entre a década de 90 e 2000. Espero que chegue mais novidades a respeito, agora sobre os animes presentes nos streamings ou mesmo em canais como a PlayTV que está aos poucos voltando a exibir séries do gênero.
Ótimo
Legal saber que vocês não esqueceram essa ideia de catalogar e fazer matérias sobre as coisas que marcaram o longínquo tempo em que era realmente difícil ter acesso a esse tipo de material. Fica aqui a nossa torcida para que o retorno gere bons alcances e que o projeto dure bastante (não o abandone de novo! 🙏🏻).
Queria que vcs conseguissem voltar com o canal do Youtube, era tão bom de assistir… :(
As notícias semanais, as matérias e contando a trajetória dos animes no Brasil
Espero q um dia vcs voltem eu amava
Finalmente! Desde o retorno do site eu clamo pelo retorno das maravilhosas matérias que vocês faziam! Estou bastante feliz, pois foram elas que me fizeram ser fã e acompanhar esse site incrível de vocês até hoje. :)
Parabéns pelo trabalho, rapaziada! Acompanho vcs desde os idos de, sei lá, 2006 mais ou menos, e legal demais ver vcs ainda na ativa! Mto respeito
Estava ansioso por isso vcs junto com o cavzodiaco era os sites que eu mais acessava na minha passagem de aborrecente pra vida adulta passei horas lendo essas manterias, me divertindo e rindo pra caramba, e estava ansioso pela volta delas, parabéns e muito sucesso pra todos vcs.
Informações falsas como o 11 de setembro de 2001 ter atrapalhado a transformação do Goku em ssj3, sendo que se tivessem parado DBZ na época, não seria o episódio do ssj3, pararam antes mas nãoooo, é uma conspiração da globosta e jornalistas só pra enganar que um episódio especial foi interrompido no dia de um atentado nunca antes visto contra uma potência.
Eu ainda espero a parte 2 do Band ids com CDZ e tenchi Muyo.
Ótimo, só peço que vocês não apaguem ou modifiquem as matérias antigas, mesmo que vocês tenham vergonha de algumas piadas como o jeito afeminado do Ryonosuke de shaman king, deixem a história de vocês intacta, quando muito façam uma nota que foi feita numa época que a sensibilidade com o outro era menor (embora eu ache particularmente, que piadas doam menos que socos ou xingamentos), ou refaçam a matéria de tal anime/tokusatsu x mas deixem a matéria antiga no ar ainda.
E eu espero pela a história do Animax…
Estava esperando por esse projeto, e aguardando ansiosamente a revisão de algumas matérias como a de “Os Cavaleiros do Zodíaco”, “Gundam Wing”, “Ryukendo”, as 6 primeiras temporadas de “Pokémon”, e torço para que a matéria sobre “Yu-Gi-Oh!” seja revisada com a colaboração do Marcelo “Sahgo” Gouveia, que já contribuiu aqui no site com o review de “Yu-Gi-Oh! O Lado Negro das Dimensões”.
Eu nunca acreditei nesse Efeito Mandela do DBZ, porque eu me lembro perfeitamente do momento em que eu cheguei em casa, da escola, nesse dia. Eu ia para o meu quarto, como eu sempre fazia, mas parei em frente à TV da sala, que só falava do atentado. Então é, não teve DBZ nesse dia, muito menos episódio interrompido, porque ele simplesmente não passou (do contrário, eu teria visto, eu tinha nove anos na época).
Tu lembrou bem do que ocorreu de verdade, eu tinha 4 anos na época (nem tinha noção de nada) mas fui pesquisar depois e nem começou a tv globinho nesse dia, passava até Digimon 02 nessa época junto com a primeira exibição de DBZ na Globo.
Só de ler pokemon e ryukendo já me bateu nostalgia do tv kids ba rede tv sdds dos bons tempos de tv aberta