Segundo o colunista Flávio Ricco, a exibição do trio Changeman, Jiraiya e Jaspion na Band registrou média de 2,3, com pico de 2,9 no Ibope. A emissora do Morumbi está bastante animada com o resultado e estaria estudando a possibilidade de estender os conteúdos “importados” para a faixa vespertina dos domingos.
Em meio à quarentena, o Band Esporte Clube pode sair do ar já no próximo domingo (5). Esse não é o único motivo. A atração comandada por Paloma Tocci perdeu 30 minutos no último dia 29 e começou às 12h30, por causa da expansão dos heróis japoneses na programação (leia mais aqui). A edição do programa esportivo desta semana começou com 3 pontos, mas caiu para 1,4 após dez minutos de exibição. O Band Esporte Clube também passa por dificuldades de comercial e geração de conteúdo, devido à pandemia do novo coronavírus.
A intenção da Band seria tirar o terceiro lugar da Record TV. Atualmente, Changeman, Jiraiya e Jaspion perdem para a maratona do sitcom americano Todo Mundo Odeia o Chris (Everybody Hates Chris, 2005~2009), que vai ao ar das 10h às 13h30. Caso a mudança aconteça, nossos heróis terão que bater de frente com o enfadonho Domingo Show.
Apesar das desnecessárias esticadas na imagem e cortes de algumas cenas, Changeman, Jiraiya e Jaspion foram mais uma vez os assuntos mais comentados nos trending topics do Twitter. Segundo a página oficial da Band, o volume de menções dos heróis “cresceu 25 vezes na internet“. Essa é mais uma prova da força dos clássicos exibidos na extinta Rede Manchete em pleno 2020. Veja alguns tuítes:
O monstro do episódio de #ChangemanNaBand é basicamente o logo da emissora. pic.twitter.com/KRfdvdrcPl
— Wellington (@macgaren) March 29, 2020
Até jaspion luta contra o coronavírus #JaspionNaBand pic.twitter.com/C3eLKjsgGQ
— RDCTV COMUNITARIA (@RDtvcomunitaria) March 29, 2020
Os próximos episódios previstos para domingo que vem são estes:
Esquadrão Relâmpago Changeman
#4 – O Desaparecimento de Togo
#5 – O Mistério do Cristal X
Jiraiya – O Incrivel Ninja
#4 – A Retomada da Inscrição
#5 – O Roubo da Espada Olímpica
O Fantástico Jaspion
#5 – O Enigma da Flauta
#6 – Gordon em Busca da Mãe
Fonte:Flávio Ricco do UOL e Band
Sobre Jaspion
Produzida em 1985 pela Toei Company, a série O Fantástico Jaspion foi o 4º segmento da franquia conhecida como Metal Hero, inaugurada com a trilogia dos policiais do espaço Gavan (1982), Sharivan (1983) e Shaider (1984). Narra a saga do órfão Jaspion, que recebe a missão de lutar contra o império do temido Satan Goss. Ao lado da androide Anri e da monstrinha Miya, Jaspion chega à Terra para procurar as crianças que possuem o poder de encontrar o Pássaro Dourado, um ser mítico que teria a chave para a vitória contra o mal.
Em 22 de fevereiro de 1988 a série estrearia na programação da extinta Rede Manchete, iniciando ao lado de Changeman um verdadeiro “boom” de heróis japoneses na TV brasileira. Ícone de uma geração, virou referência do tokusatsu por aqui, sendo sem dúvidas o maior sucesso comercial do gênero no país.
Atualmente, é possível assistir a todos os episódios pelas plataformas de streaming PlayPlus e Amazon Prime Video.
Um mangá brasileiro oficial será publicado pela Editora JBC este semestre.
Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.
Sobre Changeman
Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman) é a nona série da franquia Super Sentai, produzida em 1985 pela Toei Company. Quando o Império Gozma, liderado pelo comandante Giluke em nome de Bazoo, ameaça a Terra, uma lendária energia chamada de “força terrestre” se manifesta. Há tempos em um treinamento militar, os jovens Tsurugi, Hayate, Ozora, Sayaka e Mai são banhados por essa energia, transformando-se em Changeman para lutar pela paz do planeta.
Por intermédio da Everest Video, Changeman chegou ao Brasil inicialmente em VHS, juntamente com Jaspion, em meados de 1987. No dia 22 de fevereiro de 1988, o quinteto colorido estreava no programa Clube da Criança, da Rede Manchete, tornando-se um fenômeno ao lado do herói metálico, abrindo portas para dezenas de séries tokusatsu em nossa TV. Vendeu vários produtos licenciados e chegou até a virar história em quadrinhos oficial desenhada no Brasil.
Nos anos 1990, Changeman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2009, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD – que trouxe alguns problemas, como episódios aleatórios com imagem capturada do canal japonês Toei Channel.
Todos os episódios estão disponíveis pelo Amazon Prime Video.
Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.
Sobre Jiraiya
Um dos maiores sinônimos dos heróis japoneses em nosso país, Jiraiya, O Incrível Ninja foi a sétima série Metal Hero. Produzida pela Toei Company em 1988, conta as aventuras do jovem Toha Yamashi, aprendiz da arte ninja de Togakure, ensinada por seu pai adotivo Tetsuzan, que representa a 34ª geração do clã. A Família Yamashi é a legítima defensora da inscrição que revela o paradeiro de Pako, uma miraculosa cápsula do espaço originada de uma civilização mais avançada que a Terra. Porém, os Yamashi detém da primeira metade da inscrição. A outra metade foi roubada por Dokusai, chefe da Família de Feiticeiros. Começa assim a disputa por Pako, mas ninjas de vários países também entram nesta guerra pelo tal tesouro.
Entrando no embalo do sucesso de séries tokusatsu como Jaspion, Changeman e Flashman, a distribuidora Top Tape trouxe Jiraiya para o Brasil. A estreia aconteceu no dia 2 de outubro de 1989, junto com Lion Man, no programa Cometa Alegria, da extinta Rede Manchete. Ganhou uma última reprise pela mesma emissora em dezembro de 1998, dando adeus à TV brasileira no final de outubro de 1999 quando a Manchete se encontrava em transição para a RedeTV!. Na ocasião, Jiraiya estava licenciado pela Tikara Filmes.
A série se tornou um cult entre os fãs de tokusatsu. Os atores Takumi Tsutsui (Toha/Jiraiya) e Takumi Hashimoto (Manabu) já estiveram no Brasil para participar de eventos de cultura pop, passando recentemente pelas edições paulista e carioca do Anime Friends.
A série foi lançada em DVD pela Focus Filmes no ano de 2009.
Todos os episódios estão disponíveis pelo Amazon Prime Video.
E isso porque teve “blogueirinha” esses dias escrevendo carta de “uma ex-namorada” para os fãs de tokusatsus empolgados com a Band e da “lua-de-mel” que estão tendo com a emissora, ainda por cima amparada por um bando de babões no twitter, porque onde “ela” postou o texto, decidiu fechar os comentários por talvez não ter mais saco para opiniões contrárias…
Agora, sendo muito honesto, é claro que atrações desse tipo não terão o mesmo impacto cultural e de IBOPE que nos anos 80, ou que agora que a Band começou e viu que dá alguma audiência, firmou um casamento “até que a morte os separe” com o público. Uma série de fatores estão favorecendo a exibição desses programas (de quarentena da pandemia à ausência de conteúdos esportivos patrocinados ao menos pelos próximos três meses), e enquanto durar, que tanto o público quanto a emissora aproveitem. Ter essas séries no DVD ou em streaming, é prático, e maravilhoso, mas ainda há alguma emoção em ter a chance de ver esse conteúdo na TV, mesmo sendo um veículo de comunicação ultrapassado e cheio de limitações, é como ligar o rádio e perceber que uma de suas músicas favoritas está tocando ali, naquele fatídico momento.
O povo quer saber: é verdade ou não que a Band quer passar Kamen Rider Black e ainda mandar dublador o ep 51? :D
até o momento nenhuma informação oficial, acho mais fácil isso aí ser rumor de blog caça cliques.
Concordo plenamente, acredito que o próprio Jbox já teria noticiado
Primeiro o que sabemos e que a série está sendo negociada novamente outra que já está conformado (acredito que só sobre uma possível dublagem do capítulo 51 com os dubladores originais) se realmente for vender a série novamente vai ter que mandar dublar o capítulo 51
Não existe nenhum contrato assinado neste momento em relação a Kamen Rider Black.
Os episódios finais de Black e Black Rx já vazaram no YT já algum tempo, assim como os de Spielvan e outros….Off.: O que posso dizer é que adoro quando personagens clássicos como Kotaro Minami/Black/Black Rx e outros aparecem como convidados em filmes e outros seriados como foi no seriado e nos filmes do KR Decade e no filme do KR Drive….Off.: Eu li num site que Tetsuo Kurata andou trocando idéias com o ator que interpreta o KR Zero One, seria interessante ver o Black/Rx , Ichigo ou outros legendary riders novamente ao lado do Zero One
Abre o olho Band vamos arrebentar as outras emissoras, com esse conteúdo você vai muito longe. O povo tá cansado dessas porcarias de domingo.
Pra princípio de conversa, a seção de comentários daquele artigo sequer foi aberto, e na verdade, isso atinge todas as postagens daquele blog desde o final de 2019. O próprio editor do blog prefere interagir no Twitter ao invés da seção de comentários do blog, onde ele já não interagia ainda quando a seção era aberta.
Quando a carta em questão, ela não deveria ser vista simplesmente como uma crítica (e ainda dessa forma, quem leu viu que não foi uma crítica vazia e sem embasamento), mas sim como um alerta a quem está entusiasmado com essa iniciativa da Band.
Eu não duvido nada que quando voltar os campeonatos esportivos, a prioridade da Band será esses campeonatos sem pensar duas vezes, assim como a RedeTV! fazia com o TV Kids quando tinha a disposição a UEFA Europa League e o Campeonato Italiano, em 2010.
Quem gosta da iniciativa da Band deveria aproveitar apenas o momento, domingo a domingo, sem se preocupar muito com as possibilidades de séries e tals, porque não há nada assegurando que a exibição das séries atualmente no ar será concluída.
De fato, Flashman e Jiban são as próximas na fila, e eu coloco até Ryukendo na lista, por causa da parceria que a Band também mantém com a Televix. Mas saber disso não vai mudar nada a curto ou médio prazo.
Faço da minha opinião sobre o êxito desses programas na Band um trecho de uma conhecida música dos Titãs que até virou tema de novela: “Eu sei que é para sempre enquanto durar”, pois ao menos eu nem de longe estou esperando um longo “namoro” com essa emissora, que é no máximo um “contatinho”.
Ha? Spielvan não tem completo dublado nem o capitulo 51 de black onde é que tem esses episódios?
Isso com certeza é muito positivo pra gente, porém acredito que o horário como está é o melhor, acho que ficar aumentando o horário e colocar muitos eps pode vir a desgastar mais rápido as séries, eu assistiria vários eps seguidos tranquilo, porém sei que a maioria não, a não ser que entre junto Jaspion e Flashman já no lugar junto com as 3 em exibição, mas colocar 3 eps ou 4 eps de cada já iria desgastar rápido. Uma outra idéia que me surgiu foi iniciar o Mundo Animado as 10:30 com os animes que colocaram só para SP, e depois vir os tokusatsus ‘com 2 eps cada no máximo’ tomando espaço do band esporte clube, porém também se deve analisar com cuidado pra não derrubar a audiencia, porque o público dos tokusatsus é um publico de nostalgia, e o dos animes em exibição já é mais novo, não sei se daria pra misturar, talvez colocando os animes pra depois do Jaspion no lugar do programa de esportes também é outra idéia, mas o ideal mesmo seria colocar Flashman e Jaspion junto e correr atrás de mais tokusatsu nostálgico e um ou outro mais recente.
o retorno de RYUKENDO ou a aquisição de mais um ou outro anime famosinho da Televix com algum apelo nostálgico a uma geração um pouco mais nova, como Shaman King e Naruto cairiam bem para essa situação.
Na minha humilde opinião, assim como aconteceu nos anos 80 e 90 grande sucesso dessas séries, outras emissoras vão aderir esse meio velho bom e barato ,daqui a pouco a redetv ,SBT ,Record , começam a exibir tokusatus TB pq nós brasileiros estamos cansados de ver no Brasil oq faz sucesso na tv as outras emissoras cópia kkkk…..quem lembra globo exibindo Shaider ,Gaban,etc ….nas tardes e logo depois esconderam na Madruga kkkkk eu era criança e ainda me lembro ….
Sucesso no canal errado.
Poxa, eu só queria os cybercops, é pedir muito?
Se colocar animes, aí é gg. Um horário pra otakus. Ou poderiam resgatar filmes clássicos anos 80 e 90,incluindo filmes B,C e D. Aí poderia entrar aqueles filmes da época de lutas como Retrocer Nunca,Render-se Jamais,Garras de Tigre e por aí vai. O Cine Trash também poderia voltar não só com os filmes da época mas também os mais “recentes”,final dos 90, 2000 à 2010. Ou apenas filmes e séries atuais. Poxa,tantas possibilidades. Eles esquecem que o povo quer entretenimento,sem custo,se possível. Não ficar vendo programas de auditório,culinária,fofoca ou que quer seja.Só assistem porque não tem outra opção. Sim,vai ter alguém que vai falar que dá pra ver isso tudo na net. Mas a questão é não precisar de internet pra isso ou saber mexer com tecnologia,independente de ter plano ou não de internet,canal pago. É só ligar e assistir.
Pior que eh o canal apoiado pelo partido comunista chinês.
Que pena, de todo mundo #fikdik dona Band :D
Episódios deste que citei só legendados, mas isto já faz tempo porque a Toei a esta altura os removeu….eu pude assistir os episódios de Black,Black Rx, Jiban (legendado), sendo que o final deste último me decepcionou….Off.: Concordo com vocês, é só esta pandemia passar pro Jaspion e cia voltarem pra geladeira, a não ser que mudem de idéia….Off.: O último tokusatsu que assisti na tv foi Ryukendo e assisti várias vezes enquanto era exibido….a parte chata era aguentar a Insônia Caixão até dar o horário, depois disso só acompanho via web….Off.: Quando sites valorosos como o 100grana,Jbox e outros fecharam, procurei outros e descobri sites estrangeiros e fiquei muito feliz quando o JBox retornou, pois a concorrência se dedica mais a CN e outros do que aos animes e afins….tanto que mal vejo matérias a respeito de Kimarangers e KR Zero One….
Naruto é muito caro a Band só vai querer saber de comprar animes baratinhos :/
Parece que a Band tirou da Rede Tv! o cargo de melhor canal da tv aberta…
a band podia muito bem por o datena pra fora e colocar os tokusatsus todos os dias no horario da tarde ai sim sua audiencia iria subir la em cima ate o topo que ai a sua exibição seria nacional com todas as afiladas da band em todas as regioes do brasil que ai vai te uma audiencia bem forte capaz de esmagar de uma vez a globo lixo
Não tem nem perigo disso acontecer, esse programa do Datena chega a dar 8 pontos no IBOPE e ainda deve dar faturamento.
Coloque animes descentes junto as essas séries, isso beneficiaria ainda mais a audiência, nem que sejam apenas dois animes, um Dragon Ball Super no meio seria interessante, ou até mesmo testar exibindo o filme de My Hero Academia que pertence a Sato Company usar a estratégia para que algum dia possa exibir o anime.
Dragon Ball Super tbm é a cara da Band. E lembrando que a Sato Company tem os direitos do filme de My Hero Academia, se a Band quiser ela pode exibir.
Dragon Ball Super é caro a Band não vai adquiri-lo e outra a Band não quer saber mais de Dragon Ball desde 2018 ano em que eles não renovaram os direitos de Dragon Ball Z Kai
Se a Band tirasse o Brasil Urgente do ar ela estaria pedindo pra perder audiencia
Não entendo como é que o povo brasileiro ainda dá tanta atenção pra trocentas reprises de uma porcaria como Todo Mundo Odeia o Chris.
Brasileiro adora um repeteco de comédia, é Chaves, é Eu, a patroa e as crianças, é Todo Mundo Odeia o Chris, e por aí vai. Eu até gosto dessa série, assim como Chaves, mas só reassistiria na falta realmente de algo melhor para assistir, ou mesmo fazer.
É mas a Record está a mais de uma década só nessa série e nenhuma outra.
Eles resolveram fazer dessa série o “Chaves” deles assim como antes era Pica Pau. Acho realmente uma pena que essa emissora não tenha ousadia para investir em novos conteúdos há anos, com a audiência e relevância que eles ainda tem (mais do que a Band) poderiam ser capazes de vencer o SBT e talvez até mesmo a Globo em alguns horários dependendo do que exibissem e como exibissem, como esses tokusatsus requintados da Sato.
Só aguardando adicionarem Cybercops na programação.
Nem Chaves chegou nesse ponto de ser o único e barrar qualquer novidade do canal. A Record é superestimada demais.
Um Grupo Chinês comprou parte da Band agora ela tem dinheiro pra investir, se pesquisar no google vc vai achar, ou seja os chineses viraram sócios pois a Band estava quase falida, e o Dória que aceitou essa compra dizendo que é parceria, mas compraram mesmo. Agora não tem desculpa que a Band não tem dinheiro. Dragon Ball Super não é mais caro pois já foi exibido na cartoon network e faz 4 anos que lançou o anime, e isso desvaloriza é algo que não é mais inédito, apesar que My Hero Academia é mas caro que Dragon Ball por ser inédito em todas as mídias televisivas brasileiras.
Falando nisso me surpreende ver que tem gente que diz que a Band é a favor do comunismo só porque ela tem parceria com um canal chinês no caso a CCTV
A Band só adquiriria Dragon Ball Super por meio de parceria igual os Tokusatusus da Sato