O Twitter oficial da Toei Animation divulgou hoje que os 13 episódios dublados de Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro estão disponíveis digitalmente na loja da Microsoft do Brasil. É possível comprar os episódios individualmente, por R$8,90 cada, ou a série inteira, por R$108,99 (um pouquinho mais barato que a soma dos preços dos episódios). Aparentemente, apenas a versão dublada está disponível.
A série foi lançada em 2015 para serviços de streaming e foi exibida com legendas em português na Crunchyroll e no extinto Daisuki. A história se passa concomitantemente à saga de Hades, quando, logo após se sacrificarem no Muro das Lamentações, os Cavaleiros de Ouro revivem em Asgard, onde há um novo perigo representado por Andreas Lise, que ocupa o cargo de Hilda enquanto a mesma está doente.
A PlayArte lançou recentemente a série em home-vídeo, com idioma original em japonês e também dublagem em português. Antes do lançamento, a empresa organizou uma exibição nos cinemas. De acordo com o site da Microsoft, é possível assistir à série no Xbox 360, Xbox ONE, celular, computador e HoloLens.
Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa Weekly Shonen Jump em dezembro de 1985. De autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, que marcou época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.
A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.
Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon Network, Band, Play TV, e teve passagem recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão. A Crunchyroll também disponibiliza a série por streaming, com dublagem. Foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que atualmente produz a versão em Blu-ray.
O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publica atualmente uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban.
Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás, os títulos Episódio G (Conrad), Lost Canvas, Next Dimension e Saintia Shô (JBC) foram publicados no Brasil. Entre os animes, Os Cavaleiros do Zodíaco Hades (2002), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015, apenas legendado) e Saintia Shô (2018) também foram exibidos. Em julho de 2019, foi lançada a 1ª parte do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco. Você pode conferir um pouco mais da história da série no Brasil no nosso TriviaBox.
Embora eu prefira a versão dublada acho absurdo não ter áudio original disponível. O Crunchyroll também só tem a série clássica dublada.
Bacana