O Toei Tokusatsu World Official está oficialmente no ar. Como iniciativa de expansão global do estúdio, o canal via YouTube foi inaugurado à 0h desta segunda (6) pelo horário de Tóquio. Ou melhor, ao meio-dia de domingo (5) pelo horário de Brasília. Lá estão disponíveis, até o momento, os dois primeiros episódios de várias séries tokusatsu e animês produzidos pela Toei das décadas de 1960 a 1990.
Originalmente, são 70 séries (140 episódios) lançados nesta semana inicial e grande parte com legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). É possível assistir séries exibidas no Brasil como Gavan, Sharivan, Winspector, Solbrain, Machineman, Bicrossers e Patrine, além de títulos inéditos como o filme Shin Kamen Rider e séries como Exceedraft, Janperson, Blue SWAT, Ninja Captor, Changéríon, etc. Isso sem contar animês do estilo mecha como Combattler V, Albegas, Voltes V, Laserion, entre outros. A título de curiosidade, vários clássicos do mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998) estão disponíveis no catálogo como Kikaider, Robot Keiji, Inazuman, Henshin Ninja Arashi, Zubat, Daitetsujin 17 e tantos outros.
Mas nem tudo são flores. No Brasil, algumas séries foram bloqueadas. É o caso de National Kid, Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraiya e Jiban, que atualmente são licenciadas pela Sato Company. O mesmo vale para todas da franquia Super Sentai, além de Shaider, Metalder, Spielvan, B-Fighter e B-Fighter Kabuto, que são controlados pela Hasbro e sofreram adaptações no Ocidente para Power Rangers, VR Troopers e Beetleborgs. Portanto, atualmente temos 55 séries (110 episódios) disponíveis e mais um filme. Nos EUA, além das séries que foram ocidentalizadas, também estão bloqueadas Jaspion, Message from Space e Voltes V, por serem licenciadas no país pela Discotek Media.
Outro problema é que alguns episódios foram estranhamente derrubados pelo bot do YouTube, com a alegação de reivindicação dos direitos autorais pela (vejam vocês) própria Toei. A conta do canal chegou a ser encerrada no início da noite de domingo, mas retornou em menos de duas horas. Os devotos de São Ishinomori agradecem e respiram aliviados.
Disponíveis no Brasil
Kamen Rider:
- Masked Rider Shin* (filme de 1992)
Metal Hero:
- Space Cop Gavan (1982~83)
- Space Cop Sharivan (1983~84)
- Winspector (1990~91)
- Solbrain (1991~92)
- Exceedraft (1992~93)
- Janperson (1993~94)
- Blue SWAT (1994~95)
- Kabutack (1997~98)
- Robotack (1998~99)
Toei Fushigi Comedy Series:
- Robot 8-chan* (1981~82)
- Batten Robomaru* (1982~83)
- Pettonton* (1983~84)
- Nemulin* (1984~85)
- Kamitaman* (1985~86)
- Hard Gumi* (1987)
- Marin Gumi* (1988)
- Magical Girl Chukana Paipai* (1989)
- Magical Girl Chukana Ipanema!* (1989)
- Poitrine* (Patrine, 1990)
- Thutmose* (1991)
- Utau! Dairyugujou* (1992)
Outras séries de tokusatsu:
- Captain Ultra (1967)
- Yojutsu Bugeicho (1969)
- Suki Suki Majo Sensei* (1971~72)
- Henshin Ninja Arashi* (1972~73)
- Kikaider* (1972~73)
- Kikaider 01* (1973~74)
- Robot Detective* (Robot Keiji, 1973)
- Inazuman* (1973~74)
- Inazuman F* (Flash, 1974)
- Dear Robottie* (Ganbare!! Robocon, 1974~77)
- Akumaizer 3* (1975~76)
- The Kagestar (1976)
- 5 Nen 3 Kumi Mahougumi (1976~77)
- Space Irorman Kyodain* (1976~77)
- Ninja Captor (1976~77)
- Chojin Bibyun* (1976~77)
- Guruguru Medaman (1976~77)
- Robot 110-Ban* (1977)
- Kaiketsu Zubat* (1977)
- Daitetsujin 17* (One Seven, 1977)
- Ganbare! Red Vickies* (1978)
- Message from Space* (1978~79)
- Machineman* (1984)
- Bicrosser* (Bicrossers, 1985)
- Changéríon (1996)
- Go! Robottie* (Moero!! Robocon, 1999~2000)
Animês (mecha)
- Combattler V (1976~77)
- Voltes V (1977~78)
- Guy Slugger* (1977)
- Daimos (1978~79)
- Daltanious (1979~80)
- God Sigma (1980~81)
- Albegas (1983~84)
- Laserion (1984~85)
*Obras de Shotaro Ishinomori
Programação regular
A partir da semana que vem, o canal Toei Tokusatsu World Official seguirá uma linha com dois episódios de cada série em determinados dias da semana. Confira a programação da primeira rodada dos títulos disponíveis para o Brasil:
- 14 de abril: Episódios 3 e 4 de Suki Suki Majo Sensei (novos episódios às terças-feiras);
- 15 de abril: Episódios 3 e 4 de Robot 8-chan (novos episódios às quartas-feiras);
- 16 de abril: Episódios 3 e 4 de Space Cop Gavan (novos episódios às quintas-feiras);
- 17 de abril: Episódios 3 e 4 de Hard Gumi (novos episódios às sextas-feiras);
- 18 de abril: Episódios 3 e 4 de Winspector e Magical Girl Chukana Paipai (novos episódios aos sábados);
- 19 de abril: Episódios 3 e 4 de Combattler V (novos episódios aos domingos).
As demais séries estão na chamada “lista parcial” do canal, aguardando a vez de entrarem na escala regular.
Achei muito legal a atitude da Toei. E não por mal, César, mas acho que logo logo vão pipocar aquela famosa dúvida “e os sentais? e Metalder?” , mesmo lendo que nem eu (no final a gente lê e ignora coisas, desculpa ae)
Fica a sugestão para um futuro tira-dúvidas aqui no JBox também sobre o canal e as licenças. :)
Já assisti:
– Kaiketsu Zubat
– Windspector
– Solbrain
– Japnerson (sugiro vocês verem os primeiros minutinhos do episódio – tá muito “atual”)
– Machine Men
– Changerion
Tem legendado em português?
Não é possível assistir Gavan com legendas em português em celulares ou smart TVs, só pra avisar.
ta na matéria
Eu não uso app do youtube, mas acho que depende do app e de onde vê. Se há a possibilidade de ligar as legendas e usar o “traduzir automaticamente”, aí é possível.
Ou quem consegue assistir via navegador no celular também.
Segunda melhor notícia de 2020 depois da volta dos clássicos na Band!!!
Já tentou configurar a tradução das legendas de inglês para o português?
Só ir na função detalhes e na opção traduzir automaticamente selecionar português.
ONDE CONSIGO BAIXAR AQUELE WALLPAPER ONDE TEM SOLBRAIN E WINSPECTOR E OUTROS
As únicas opções disponíveis para legenda são inglês e japonês, mais nada. Não tem tradução automática nem nada disso. Se for pra assistir, creio que só dê no PC.
Dizem que só a Coreia do Sul tem acesso a todas as séries do canal.
E já deu pra perceber, de cara, que a maioria dos comentários nos videos são de brasileiros (mesmo alguns comentários em inglês ou mesmo japonês).
E parece que tem algumas séries que estão sem legendas (mesmo em inglês).
Ao menos, parece que qualquer um pode contribuir adicionando legendas nos vídeos.
No mais, sem dúvida é uma empreitada interessante, e vejamos se agora a Toei leva mais a sério o mercado internacional (principalmente por estar anos atrasada, bem como essa empreitada, mas enfim).
Os Power Rangers não interferem em nada nos direitos de exibição dos originais no Brasil, isso é lenda. Cadê a lenda agora?
Inomináveis Saudações, César Filho!.
Creio que seria melhor incluir também séries atuais, produzidas de 2000 para cá, a fim de dar um equilíbrio nesse conteúdo do catálogo disponibilizado pela Toei. Nem todos contam com Torrent para baixar Tokusatsus recentes e o YouTube poderia se tornar uma excelente forma de conhecer produções bem mais novas.
Nada contra as antigas, que eu adoro, mas é hora de Fãs antigos do Gênero terem a oportunidade de contato com o que é mais novo.
É provavel que a lista aumente. Pois colocaram a playlist series 60, 70, 80, 90 ou seja pode muita coisa entrar. series que foram feitas nesse período. Em especial kamen riders e henshin heros da era showa. alias nao sei porque nao colocaram gekko kamen de 1958.
na verdade a coisa piorou com a hasbro. Antes da Hasbro. apenas as series pos jetman tinham sido adiquiridas. Mas depois que a Hasbro adiquiriu todos os super sentai no mundo todo com exceçao da coreia do sul passou a ser dela. e alem disso manteve os direitos das series metalder, bee fighter, kamen rider black rx e etc…
alias so que entrou de serie ate agora é maior que o numero de series que vimos durante toda a historia na tv. na tv passou 34 series e nesse contando as ineditas sao 41 series toku. que a toei disponibilizou no brasil.
Se tivesse legenda…
Mas tem! No PC/notebook você precisa ativar as legendas em inglês e selecionar a tradução automática para Português. Explore a ícone de engrenagem no seu player!
Pois é, e tem fã de Power Rangers que dizia que era teoria da conspiração. E agora vemos que, além do problema ser real, ele piorou. Não sei como a Sato ainda consegue segurar os direitos de Changeman e Flashman.
Principalmente se considerarmos que de Super Sentai só foi adicionado até Dynaman, e só 1 filme de Kamen Rider foi disponibilizado.
Aliás, Shaider e Spielvan foram realmente adicionados? Não os encontrei nem usando VPN da Coréia do Sul (obviamente sem estar logado).
É ruim a legenda do youtube…
Para os que querem assistir às séries bloqueadas, basta instalar este VPN como uma extensão do Google Chrome (Hola free VPN), com o uso dele, mudar o país para Coreia do Norte (não é a tradução do program,a mas sim o uso do país em que você estaria, similar ao se forçar o uso de países como Europa, Japão e EUA em emuladores de videogames), e todas as séries estarão liberadas! Espalhem essa informação o mais que puderem!
Para se poder assistir a todas a séries sem restrições, vejam o meu comentário acima…
PS: Também admito que achava que as adaptações nipo americanas não interfeririam em nada, mas pelo visto, me enganei…
O chato é que já fui ofendido de tudo qualquer maneira por fã de Power Ranger que ficava dizendo que não tem nada a ver esse negócio da versão americana impedir a versão japonesa. Paciência, faz parte…
Um adendo: a quem tiver interessado nessa aventura, é só esperar a hora e a vez do PC ser invadido. É por conta e risco.
Se isso fosse teoria da conspiração, não tinha Sentai adaptado pra Power Rangers em DVD nos States. O fato é que a Hasbro tem políticas mais rígidas quanto à franquia Super Sentai. É esperar pra ver como será no futuro. Mas sabe qual a “boa e velha” teoria? É a defunta lenda urbana que apontava Haim Saban como o grande satã, que proibia só e somente o Brasil de passar tokusatsu. Só quem acredita em Papai Noel ainda cai nessa balela.
na verdade não é rigidez e sim que a hasbro adquiriu todas as series antes jetman. por isso não tem nenhum sentai fora da coreia do sul. Na epoca da saban tinham adquirido a partir de zyuranger. A hasbro já adquiriu a franquia inteira.
nao adicionou shaider e spielvan nao. Super Sentai deve adicionar poucas series ja que é exclusivo da coreia do sul. ja kamen rider provavel que adicionem os kamen rider da era showa o que daria num total de 7 series.
Ué, mas isso também não é rigidez?
Um sistema de VPN apenas mascara seu IP, não há indício algum de que isos possa facilitar uma invesão, pelo contrário, e até protege seu Ip de ataquees de hackers pelo qeu tenho visto. E instalei o meu atraés de meu próprio antivirus, e os caras não iriam ser doidos a ponto de permitir algo desse tipo… o próprio Angry videogame Nerd recomenda um VPN chamado de Express VPN Network, e sendo alguém tão famoso assim, não recomendaria algo potencialmente perigoso e que ele mesmo usa…
Fonte: Vozes da minha cabeça.
é verdade. ao menos espero que a Hasbro ja que adiquiriu as series comecem a utilizar as roupas dos outros super sentai antigos em power rangers assim como fez com fiveman.
nao shaider e spielvan nao foram adiiconados por enquanto. mas devem ser adicionados. quanto a kamen rider creio que vao adicionar mais conteudo da franquai. vamos ter um pouquinho de paciencia.
Dá uma lida nisso: https://manualdousuario.net/melhor-vpn/
O analista da Kaspersky diz que falhas na implementação, como a ausência
do mecanismo HSTS, que faz com que o servidor obrigue o navegador a
lidar apenas com conteúdo criptografado no acesso a um site, abrem
brechas para vários ataques difíceis de detectar, mas perigosos
infelizmente das séries disponíveis , somente os 2 1º epis estão disponíveis legendas… Uma pena isso! Ja pedi inúmeras vezes pra porem legendas mas nunca atenderam :(
é bom, mas alegria dura pouco qdo eles só põe os 2 prim epis legendados , os outros são só c leg em japonês :( já mandei msg pedindo leg em ingles pelo menos mas nada :(