Mais de 11 mil seguidores, mais de 10 anos de publicações, de repente… Apagados. O Twitter original do JBox não existe mais.
Em 17 de março de 2020, a conta @jboxbr foi suspensa por um erro. Na inocência de querer deixar o nosso cadastro mais “completo”, resolvemos registrar a data de inauguração do site (2004), e a plataforma entendeu que, quando nossa conta do Twitter foi criada, o usuário teria menos de 13 anos – o que não é permitido. Suspensão na hora.
Na mesma data em que a conta saiu do ar, enviamos documentação para a análise, que nunca ocorreu. Enquanto isso, usamos a conta @jboxpedia (que havia sido criada apenas para registrar as atualizações dessa seção do site) como nosso perfil principal provisório. Nesse meio tempo, buscamos outras alternativas de pressão junto à plataforma, que prometeu revisão do caso mais de uma vez (a última cobrança de nossa parte foi na semana passada). Em 11 de maio chegou a resposta que não esperávamos: a conta foi apagada no dia 17 de abril, não havendo mais chances de recuperação, o que teria sido avisado (mas não foi). O Twitter, como qualquer empresa em meio à pandemia, enfrenta problemas para dar suporte a toda demanda.
Com isso, perdemos todos os nossos seguidores e conteúdos de anos. Com nosso antigo nome de usuário disponível novamente, resolvemos renomear a conta @jboxjpedia para @jboxbr. Dessa forma, estamos praticamente recomeçando no Twitter. Agradecemos a todos que nos apoiaram neste momento e buscaram alguma forma de ajudar. Seguimos em frente! A lição disso tudo é: se você tem um perfil de uma empresa com menos de 30 anos, não cadastre a data de nascimento dela.
Rafael Brito
Editor-chefe do site JBox
Achei que seria uma história mais emocionante, tipo alguma postagem polêmica ou coisas do tipo. Mas a pós-verdade tá aí pras imaginações mais férteis.
É uma idiotice tremenda por parte do Twitter. Digo, ok, tudo bem que foi um mal-entendido da parte deles, mas ao meu ver a conta deveria ter sido só suspensa, mesmo, durante um tempo até que o Twitter pudesse entender a data de “nascimento”, e não simplesmente APAGAR a conta arbitrariamente.
De qualquer forma, é uma pena que a conta apagada não foi a @jbox, porque aí pelo menos daria para usar um nome de usuário melhor ainda, se essa ficasse disponível. E não, não tentem entrar nessa conta. Fui cometer o erro de entrar para ver se existia e… certas coisas eu preferia desver.
Adoraria ajudar vocês a reerguer essa conta no Twitter, mas odeio com todas as minhas forças o que essa plataforma se tornou, e portanto, não faço nenhuma questão de aderir a essa rede, mas boa sorte para vocês.
Não foi só com vocês essa palhaçada do Twitter, tive minha conta suspensa dia 22 de março deste ano e até hoje ela ainda está parcialmente bloqueada.(embora tenha liberado algumas poucas funções)
Só porque critiquei um usuário por conta de sua preferência política e não usei palavras de baixo calão!
O que ocorreu com o JBOX se deve também a uma lei federal dos Estados Unidos, que proíbe a coleta de dados de menores de 13 anos, ou seja, proibe a participação de pessoas dessa faixa etária nas redes sociais.(a lei não é totalmente ruim só é um pouco exagerada.)
Twitter atualmente é um lixo!
Perfis de bots eles não apagam
Verdade…
Realmente foi lastimável o que aconteceu com o twitter original de vocês. :(
Já estou seguindo a nova conta desde que estavam usando ela como reserva e espero continuar apoiando no que puder.
E continuem com o excelente trabalho! Nos informando e trazendo aqueles tweets comemorativos de aniversário de determinado lançamento de anime no Brasil!