Prometida desde 2016, a negociação para a republicação de InuYasha pela JBC enfim teve um desfecho positivo. Em transmissão ao vivo pelo Instagram na última sexta-feira (22), a editora confirmou que a edição especial já está formalizada, com expectativa de chegar às lojas em 2021.
Um dos grandes problemas em meio ao acúmulo de crises que vivemos atualmente (dólar alto, pandemia, crise editorial…) era o número grande de volumes da série. Originalmente, no Japão, InuYasha foi encerrado com 56 volumes, mas a JBC encontrou um meio de ao menos reduzir esse trajeto para o comprador interessado. Optou-se então pela versão chamada de wideban, que traz mais páginas por encadernado, fechando a obra em 30 volumes. Essa versão foi lançada em território japonês em 2013, comemorando os 35 anos de carreira da autora Rumiko Takahashi.
Claro que, mesmo com menos volumes, o fã de InuYasha já pode esperar por um valor alto de investimento na coleção. Sendo uma edição especial, o acabamento deve ser especial e, inclusive, esta versão wideban possui algumas páginas coloridas, sobrecapa, dentre outros mimos.
InuYasha foi publicado no Brasil pela primeira vez em 2002, quando a JBC ainda começava no mercado de mangás. Na época, o comum era dividir os volumes originais japoneses em 2 edições, como forma de levar um produto mais barato para o leitor de bancas. Sendo assim, os 56 volumes se tornaram 112 aqui no Brasil, em uma publicação encerrada somente em 2009.
Em 2016, a editora fez uma enquete de popularidade com seus leitores, de modo a identificar qual obra publicada pela JBC merecia uma nova edição caprichada. InuYasha acabou saindo vitoriosa, o que de certa forma se tornou um “problema” – como arriscar uma republicação de algo tão longo? Em 2019, durante o Anime Friends, entrevistamos o supervisor de conteúdo Marcelo Del Greco, que comentou sobre o status ainda desfavorável para o retorno da obra, que agora, enfim, ganhou uma luz em toda essa novela.
Fonte: Instagram da Editora JBC via Blog BBM
InuYasha é mais uma criação da autora Rumiko Takashi, famosa por sucessos como Urusei Yatsura (Turma do Barulho no Brasil) e Ranma 1/2. Seriado nas páginas da revista Shonen Sunday entre 1996 e 2008, a série rendeu um total de 56 volumes encadernados, acompanhando a jornada da jovem Kagome, que viaja sem querer para o Japão feudal e liberta um meio-youkai chamado InuYasha, com quem deve se aliar para procurar os fragmentos da Joia de Quatro Almas.
A série animada estreou no Japão em 2000, com produção do estúdio Sunrise, sendo finalizada com 167 episódios em 2004. Anos mais tarde, em 2009, mais 26 episódios foram lançados na temporada conhecida como InuYasha: Kanketsu-hen (ou The Final Act), que finalizou a saga do meio-youkai e da garota que veio do futuro.
Uma continuação intitulada Hanyou o Yashahime foi anunciada recentemente.
No Brasil, o mangá foi publicado pela Editora JBC a partir de 2002 em formato meio-tanko (totalizando 112 volumes). Já o animê estreou via Cartoon Network também em 2002 e fez sucesso junto ao público – mesmo sofrendo com cortes e censuras promovidos pela distribuidora Televix. 30 episódios chegaram a ser exibidos também em TV aberta pela Rede Globo e os filmes estrearam por aqui pela Netflix – disponíveis atualmente pelo Amazon Prime Video.
A série Kanketsu-hen permanece inédita oficialmente no Brasil.
A JBC chegou a falar alguma coisa do mangá de Ultraman essa live?
Interessante, nunca vi nem li essa obra mas o preço disso vai ser o mesmo de fruits basket colecionador uns + – 50 conto se não for mais caro,então fazendo as contas 50×30=1500 conto sem contar frete e outros barulhos claro que com as promoções da amazon vai dar pra comprar por um preço menor e mais o formato que vão fazer vai ficar fod# então vale a pena pagar.
Demorou tanto que deviam lançar Shaman King também como forma de “desculpas” já q ele ficou em segundo lugar na votação com pouca diferença
Deseja toda força pros guerreiros e guerreiras q toparem essa empreitada. Pq pelo jeito q tá o preço desse mangá n vai ser barato. O dólar tá muito alto e n tem sinal q vá ficar baixo, acho q até por isso n vai sair agora.
Sem falar da crise econômica pós-pandemia.
Até gostaria, mas vão ter de negociar com outra editora e pelo andar da carruagem lançar coisa nova agora é complicado.
Siim
O volume 11 e 12 estão com os arquivos prontos, as não foi e nem vai por enquanto pra gráfica por causa da situação atual
Já topei. Meu segundo mangá favorito. :D
Fiquei MUITO FELIZ com essa notícia. Inuyasha é um mangá incrível! Só espero que venha sem sobrecapa. Acho isso inútil.
As editoras pisando em ovos pra não darem um passo maior que a perna e quebrar durante essa nossa nova – e lastimável – realidade econômica pós-pandemia, e a JBC querendo se aventurar, caramba… Preocupante.
Quem dera, kkk.
Muito obrigado, Vinicius
Demorou tanto a relançar que quem queria ou já perdeu o interesse ou nem pode mais
Seria meu sonho… Mas se InuYasha demorou tanto assim, Shaman king só vai sair daqui uns 10 anos…
Não perdi o interesse de jeito nenhum
Sensacional! Pena que pelo dolar vai vir beeeeeem caro. Mas feliz por essa coleção ganhar vida. Atualmente só to colecionado Dr. Slump que já vai acabar, falta 1 volume, DBS que demora pra sair novos volumes, Jagaaan e Gigant, todos demoram pra sair volumes. Acredito que até lá de pra pega esse.
Mesmo caso do Sakura Wars, muito provável que estavam segurando e resolveram soltar aproveitando o anime novo.
Tenho os 112 volumes e na época foi uma aventura acha-los pelos sebos aqui de Curitiba, sempre gosto dos relançamentos nos formatos originais ou especiais, mas dessa vez preferia uma obra nova da Rumiko-sensei como Maison Ikkoku, seria muito bom.
Minha alegria de ir às bancas vai voltar
Nem eu perdi o interesse, tenho minha coleção incompleta mas tá firme e guardada, só não tenho muito tempo como antes mas quero ter por amor à obra