Segundo a edição desta quinta (4) da coluna P de Pop, do jornalista Rodrigo Fonseca, do jornal Estadão, Kamen Rider Black voltará ao Brasil via streaming, pelo Amazon Prime Video. Exibido pela extinta Rede Manchete entre 1991 e 1994, o clássico de Shotaro Ishinomori está sendo adquirido pela Sato Company.
No último dia 10 de maio, Nelson Sato, presidente distribuidora, realizou uma live onde havia comentado sobre a possibilidade de licenciar duas séries Kamen Rider, de acordo com a escolha do público (leia mais aqui).
Por enquanto, não há previsão de lançamento para a plataforma. Tampouco se sabe ainda se haverá exibição na TV brasileira. O que se sabe até o momento é que a dublagem original, realizada pelo extinto estúdio Álamo, está sendo resgatada. O último episódio de Black jamais foi exibido no Brasil e o caso gerou algumas lendas urbanas no fandom de tokusatsu, sobre a possibilidade da dublagem ter acontecido ou não.
Kamen Rider Black foi exibido pela emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema). Sendo a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, a proposta inicial era ser um “marco zero”. Ou seja, um novo começo e sem relação com seus antecessores (mas essa ideia logo foi descartada). A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom. O nascimento de Shadow Moon marca o início da fase final da série, marcada pela morte e ressurreição do “homem mutante”.
Em 1995, a Manchete exibiu sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988). Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis. Durante a trama, RX ganha duas formas: Robo Rider e Bio Rider. Black RX foi adaptado nos EUA para o bizarro Saban’s Masked Rider, que foi exibido no Brasil pelo extinto canal pago Fox Kids, ao mesmo tempo que a versão original era exibida na TV aberta. Atualmente os direitos de Black RX estão expirados desde quando a Disney era a detentora de Power Rangers, VR Troopers e Beetleborgs na década de 2000.
Atuando desde meados dos anos 1980, a Sato Company foi a primeira empresa a licenciar filmes da Toei Animation para o formato de home-video (na época sob o nome de Brazil Home Video). Com o tempo, aventurou-se também no licenciamento para a TV (como com o sucesso Cybercop, na extinta Rede Manchete) e cinema – quando bancou a exibição de Akira, um animê no idioma original, com legendas, em uma época em que só animações infantis da Disney iam para a telona. Na última década, destacou-se como agregadora de conteúdos em serviços on demand, como Netflix e Prime Video.
Fonte: Estadão
Essa é pra glorificar de pé, igreja!! 👏🏻 https://media2.giphy.com/media/ZbUIi5RuPahtCN90OL/giphy.gif
Black e Build é a escolha du publico, falta a dublagem se confirmar na UniDub ou Centauro.
Será que desta vez vamos ter a oportunidade de ver dublado o desfecho desta série, coisa que a Manchete nunca fez?
Só falta anunciarem o Kamen Rider Build.^ ^
Prime vídeo devia liberar o resto de Inuyasha…
Seria o substituto ideal para Jaspion nas manhãs de Domingo da Band, quando a série terminar.
Também acho, tem gente que quer logo o Black na Band, mas eu não tenho pressa Jaspion, Jiraiya e Changeman estão consolidando o novo espaço do tokusatsu na TV brasileira, deixas as 3 terminarem e depois sim entra Flashman no lugar de Changeman, Jiban no lugar do Jiraiya e o Black no lugar do Jaspion, seria perfeito.
Só que pode mudar o dia e o horario de exibição por causa do futebol.
Se não me falha a memória, Cybercops e Jiban também não tiveram os finais exibidos na TV, certo? Nesse caso tomara que compensem agora.
O melhor Tokusatsu da década de 80s está voltando e com a definição em HD o seriado ganha um belo visual para as TVs atuais.
Agora só falta a Band colocar no ar essa série emocionante em trilha sonora, ação e figurino.
Se não me engano, a Focus Filmes tinha planos na época que estavam se metendo com DVDs de tokusatsu de dublar os episódios finais de Jiban, mas nem sei se foram para frente, pois sequer lembro de DVDs dessa série entre os que eles haviam lançado, e muito menos qual dublador estava cotado para substituir o protagonista da série, já que o Carlos Laranjeira (Naoto/Jiban) faleceu ainda em 93.
Chegou a lançar por completo. Os 2 últimos eps foi dublado na Dubrasil e Figueira Júnior substituiu Carlos Laranjeira
https://uploads.disquscdn.com/images/5f3b15f15e65264f17e6c6aa74200fa43050841770d0abcf52c3c6ab6a54b198.jpg
Que vá pro Sábado, onde o Band Kids está sendo desnecessário.
Se for mesmo é capaz de ir dublado apenas onde foi e o final sair legendado.