Como todo animê que estreia no Amazon Prime Video, chegaram sem alarde à plataforma na última semana duas animações com o título de Street Fighter Alpha. Uma delas é o filme do ano 2000, chamado simploriamente de Street Fighter Alpha – O Filme, e a segunda é o Street Fighter Alpha: Generations, média-metragem de 2005. As produções não têm necessariamente ligação entre si.
Ambos os animês trazem apenas áudios dublados, em inglês, espanhol e português. Porém, não é necessário muitos minutos para perceber que “algo de errado não está certo” na versão do nosso idioma. Não temos informações de onde o trabalho foi realizado, mas soa como uma dublagem feita fora do Brasil (interpretação a desejar, vozes mal escaladas e etc). Há também legendas em português e espanhol.
Street Fighter Alpha – O Filme (Street Fighter Zero, no original) foi produzido diretamente para o mercado de vídeo japonês em 2000, não tendo nenhuma relação com o animê Street Fighter II Victory, exibido por aqui pelo SBT e também disponível no Prime Video e pela Netflix. A direção é de Shigeyasu Yamauchi, responsável pela saga de Majin Buu em Dragon Ball Z e pelo filme Prólogo do Céu d’Os Cavaleiros do Zodíaco.
Sinopse pelo Prime Video:
Os mestres das artes marciais, Ken e Ryu, se unem por causa da morte misteriosa de seu mestre, mas agora os dois guerreiros devem superar um desafio que jamais enfrentaram antes.
Acesse a página de Street Fighter Alpha: O Filme no Prime Video clicando aqui.
Apesar de ser uma produção japonesa, Street Fighter Alpha: Generations (Street Fighter Zero Generations) foi produzido para o mercado norte-americano, estreando por lá em outubro de 2005. O animê só chegou ao mercado nipônico em 2009, como um bônus no DVD do filme live-action Street Fighter: A Lenda de Chun-li (que, por acaso, também está disponível no Prime Video e que chegou a ser exibido pela Rede TV! em 2012). A direção deste ficou por conta de Ikuo Kuwana, diretor de animação do filme de 2019 da série City Hunter.
Sinopse pelo Prime Video:
Quando Ryu retorna para seu falecido mentor, Gouken, ele é atormentado por lembranças perturbadoras do assassino do mestre. Na busca para virar um verdadeiro mestre das artes marciais, Ryu decide aprimorar suas habilidades na luta de rua.
Acesse a página de Street Fighter Alpha: Generations no Prime Video clicando aqui.
O jogo Street Fighter Alpha foi desenvolvido como um spin-off da série de luta Street Fighter, sendo lançado pela Capcom no Japão em 1995, inicialmente para arcades. Foi sucedido por Street Fighter Alpha 2, em 1996, e Street Fighter Alpha 3, em 1998.
O título também gerou uma adaptação em mangá, escrita por Masahiko Nakahira para a revista Gamest entre 1995 e 1996. A série gerou dois volumes encadernados e foi sucedida por Street Fighter: Sakura Ganbaru!, também fechada em dois volumes. Ambas as obras de Nakahira foram lançadas no Brasil pela NewPOP Editora.
Fonte: Amazon Prime Video
Mangás de Street Fighter Alpha na Amazon:
Esse diretor do filme de street fighter Alpha é bom então, vou conferir mas não com dublagem made in Miami.
Se não vão pagar por uma dublagem decente, lancem sem dublagem.
Sem audio em japones…aff vou baixar q é melhor
A Lenda de Chun-Li também passou na Band. Inclusive passou em março desse ano.
Pra sua sorte, a dublagem não foi feita em Miami! Mas pra sua infelicidade, aparentemente ela foi feita em Buenos Aires.
Nani?????? Buenos Aires dubla em português brasileiro??????
Tem alguns filmes e séries da Netflix que foram dublados lá. Ouví falar de programas da History e ds Discovey que também foram dublados lá. É bem recente. Acho que começaram a dublar pra Português em meados de 2015 ou 2017.
É o cúmulo hein, deve ser por essa e outras que estrangeiros ignorantes ( no bom sentido, tipo que não sabe nada ou quase nada do Brasil) vão continuar achando que a capital do Brasil é Buenos Aires.
Miami atualmente tem Fernanda Crispim, Júlia Castro, Fabíola Giardino, Luiz Laffey e outros dubladores de peso. Nem toda dublagem feita sem vozes conhecidas foi necessariamente feita lá, e se tivesse sido feita lá, no mínimo o Cartman ou esses dubladores cujos nomes eu citei estariam presentes no elenco. Foi em Buenos Aires que esses filmes de Street Fighter foram dublados.
Um exemplar de dublagem de Buenos Aires é este aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=t27m1Hbr7MY
A dublagem e a falta do áudio original é algo que me deixou triste. Ao menos eles estão cientes, visto que responderam um tweet que fiz reclamando. Resta esperar e ver se algo será feito.
Enquanto isso…
https://uploads.disquscdn.com/images/1e6203df4800d4c51bfd4700e7717b74d6bd578e7d83f18ec9b4262b9d9c77aa.jpg
Não deixaram meu comentário entrar
Oi, Felipe. Comentários que contêm links são automaticamente retidos pelo sistema de controle de spam. Foi liberado manualmente.
Tranquilo, muito obrigado por responder. Se quiserem conferir nossa fandub de curiosidade, ficaria muito feliz, inclusive temos alguns dubladores convidados que participaram mas que não são conhecidos a nível popular ainda. Mas que fizeram um trabalho excelente.