Apesar de uma audiência satisfatória para os padrões da Band, as séries tokusatsu perdem um pouco do seu espaço na grade a partir do próximo domingo, dia 14 de junho. O bloco Mundo Animado continuará indo ao ar a partir de 10h30, porém agora com apenas um episódio de cada série.
A sequência segue a mesma, com Changeman às 10h30, seguido por Jiraiya às 11h e Jaspion às 11h30. Por mais de dez semanas, foram exibidos sempre dois episódios de cada série, mas quase não se via anunciantes nos intervalos comerciais (fator até mais importante que a audiência para manter um programa no ar). A novidade que mudou a grade, aparentemente é a faixa Música na Band, que exibe neste domingo um pocket show da cantora Claudia Leitte.
Segundo informações divulgadas pelo perfil do TokuDoc no Instagram, essa mudança não é pontual, permanecerá pelas próximas semanas e pegou até a própria Sato Company (distribuidora do material) de surpresa. Vamos ver agora por quanto tempo Jaspion e companhia seguram a peteca sem uma nova alteração.
Fonte: Programação da Band via TokuDoc
Sobre Jaspion
Produzida em 1985 pela Toei Company, a série O Fantástico Jaspion foi o 4º segmento da franquia conhecida como Metal Hero, inaugurada com a trilogia dos policiais do espaço Gavan (1982), Sharivan (1983) e Shaider (1984). Narra a saga do órfão Jaspion, que recebe a missão de lutar contra o império do temido Satan Goss. Ao lado da androide Anri e da monstrinha Miya, Jaspion chega à Terra para procurar as crianças que possuem o poder de encontrar o Pássaro Dourado, um ser mítico que teria a chave para a vitória contra o mal.
Em 22 de fevereiro de 1988 a série estrearia na programação da extinta Rede Manchete, iniciando ao lado de Changeman um verdadeiro “boom” de heróis japoneses na TV brasileira. Ícone de uma geração, virou referência do tokusatsu por aqui, sendo sem dúvidas o maior sucesso comercial do gênero no país.
Atualmente, é possível assistir a todos os episódios pelas plataformas de streaming PlayPlus e Amazon Prime Video.
Um mangá brasileiro oficial será publicado pela Editora JBC este semestre.
Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.
Sobre Changeman
Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman) é a nona série da franquia Super Sentai, produzida em 1985 pela Toei Company. Quando o Império Gozma, liderado pelo comandante Giluke em nome de Bazoo, ameaça a Terra, uma lendária energia chamada de “força terrestre” se manifesta. Há tempos em um treinamento militar, os jovens Tsurugi, Hayate, Ozora, Sayaka e Mai são banhados por essa energia, transformando-se em Changeman para lutar pela paz do planeta.
Por intermédio da Everest Video, Changeman chegou ao Brasil inicialmente em VHS, juntamente com Jaspion, em meados de 1987. No dia 22 de fevereiro de 1988, o quinteto colorido estreava no programa Clube da Criança, da Rede Manchete, tornando-se um fenômeno ao lado do herói metálico, abrindo portas para dezenas de séries tokusatsu em nossa TV. Vendeu vários produtos licenciados e chegou até a virar história em quadrinhos oficial desenhada no Brasil.
Nos anos 1990, Changeman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2009, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD – que trouxe alguns problemas, como episódios aleatórios com imagem capturada do canal japonês Toei Channel.
Todos os episódios estão disponíveis pelo Amazon Prime Video.
Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.
Sobre Jiraiya
Um dos maiores sinônimos dos heróis japoneses em nosso país, Jiraiya, O Incrível Ninja foi a sétima série Metal Hero. Produzida pela Toei Company em 1988, conta as aventuras do jovem Toha Yamashi, aprendiz da arte ninja de Togakure, ensinada por seu pai adotivo Tetsuzan, que representa a 34ª geração do clã. A Família Yamashi é a legítima defensora da inscrição que revela o paradeiro de Pako, uma miraculosa cápsula do espaço originada de uma civilização mais avançada que a Terra. Porém, os Yamashi detém da primeira metade da inscrição. A outra metade foi roubada por Dokusai, chefe da Família de Feiticeiros. Começa assim a disputa por Pako, mas ninjas de vários países também entram nesta guerra pelo tal tesouro.
Entrando no embalo do sucesso de séries tokusatsu como Jaspion, Changeman e Flashman, a distribuidora Top Tape trouxe Jiraiya para o Brasil. A estreia aconteceu no dia 2 de outubro de 1989, junto com Lion Man, no programa Cometa Alegria, da extinta Rede Manchete. Ganhou uma última reprise pela mesma emissora em dezembro de 1998, dando adeus à TV brasileira no final de outubro de 1999 quando a Manchete se encontrava em transição para a RedeTV!. Na ocasião, Jiraiya estava licenciado pela Tikara Filmes.
A série se tornou um cult entre os fãs de tokusatsu. Os atores Takumi Tsutsui (Toha/Jiraiya) e Takumi Hashimoto (Manabu) já estiveram no Brasil para participar de eventos de cultura pop, passando recentemente pelas edições paulista e carioca do Anime Friends.
A série foi lançada em DVD pela Focus Filmes no ano de 2009.
Todos os episódios estão disponíveis pelo Amazon Prime Video.
Uma pena e até agora não consegui assistir esse bloco pois sempre acordo 13:00 kkkk.😋🍦
So nao viu essa vindo quem não quis
Lixo de Cláudia leite
começou a palhaçada vai tomar o mesmo rumo que cavaleiros quando estava em seu poder na primeira exibição
O pior que com essa redução na exibição, algumas pessoas comentaram que caso as séries sigam indo ao ar até o final nesse esquema, Jaspion e Jiraiya só terminariam em Novembro, e Changeman em JANEIRO do ano que vem, o que diminui ainda mais a possibilidade de novidades relacionadas na grade da Bandeirantes, como a substituição das atuais séries por Flashman, Jiban e Kamen Rider Black, ou mesmo a entrada de Ryukendo no bloco.
Outro detalhe, andei conferindo aqui, e os animes e desenhos da Televix rodaram de vez da grade também, tanto nos sábados onde eram exibidos localmente, quanto nos Domingos onde antecediam as séries japonesas. Foram substituídos por outros programas aparentemente independentes ou mais baratos produzidos pela própria Band, mas esses já eram uns tapas buracos ainda mais descarados mesmo
Porque a Band não volta com o bloco dentro da semana de segunda a sexta? Daria mais visibilidade do que só aos domingos, principalmente nesse tempo de quarentena em que tá todo mundo em casa.
mas eles gastariam bastante, pois seria exibido 5 eps d cada serie durante um semana, e assim acabaria mais rapido, e tmb n tem anunciantes, provavelmente o aqui na band tem anunciantes, mas so chega a 1 ponto de audiencia e olhe la
A quarentena já está sendo “reduzida” e já tem gente saindo de casa desesperada para
se infectartrabalhar, fora que já tentaram exibir animes até recentes durante a semana, e as viúvas da TV Globinho que tanto ficam de choradeira nas redes sociais, não foram capazes de fazer a emissora vencer sequer a TV Aparecida e a Gazeta.Esquecem a tv aberta, quando for lançar a tv por streaming a Pluto TV todo mundo vai esquecer que existe a tv aberta, lá vai ter canal que só vai exibir animes 24 horas por dia e tudo de graça, a plataforma já entrou na América Látina aqui no Brasil apenas no final do ano. E não sei se vai ter canal pra Tokusatsus, seria ótima idéia o senhor Sato negociar um canal dentro da plataforma, seria mais viável, dai trazia mais patrocinadores.
Se a band exibisse de segunda a sexta as 10 com certeza seria uma boa opcao para derruba a audiência daquela Fátima Bernardes q so fala de sexo pra crianças na globo lixo em horário apropriado pra um programa pra todos os público
Poxa, perde até pra TV Gazeta é fim de carreira mesmo.
Engraçado que antes reclamavam dos desenhos e animes violentos, eu acho que falar de sexo do jeito que a Fátima Gramsci Bernardes faz, é pior que anime violento.
Gente, só olhar como a Band tratou os animes e o bloco Band kids dela: ela vai acabar com esse bloco de tokusatsu no meio da exibição ou não terminar de passar todos os episódios, porque se nem CDZ que é um dos animes mais populares do Brasil (ainda mais nós anos 2 mil) ela tratou de forma porca, imagina com tokusatsus mais velhos? Fora que não tá dando anunciante….chuto mais um mês de vida pra esses tokusatsus.
Até há alguns anunciantes minúsculos regionais, mas a audiência em seu maior êxito desde a estreia e as primeiras semanas de exibição, alcançou no máximo 2,5 pontos com Jaspion.
No site, o Band Kids ainda consta nos sábados e domingos, mas no sábado, entrou um infomercial no meio do bloco, diferente das outras semanas.
O Flávio Ricco já avisou na sua antiga coluna no UOL em 23/05/2020 que a Band estava planejando mudanças na programação entre Julho e Agosto.
E quem leu o texto do blog Mais de 8 Mil sobre essa iniciativa da Band já deve (ou deveria) estar vacinado em relação ao futuro.
Isso supondo que as séries atualmente em exibição chegarão a ser concluídas.
Mais uma vez o seu Nelson Sato sendo passado para trás por uma emissora de TV Aberta.
Já não basta o “Let’s & GO” no SBT, em 2006…
Mas como você mesmo disse, entre JULHO e Agosto, ainda estamos no começo de Junho, e tais mudanças já estão acontecendo e sem aviso prévio.
Já não ia com a cara dela, depois dessa então… 😂
Essas mudanças talvez ainda sejam pontuais, e bem dizer, não mudou drasticamente como a programação estava antes.
O que pode acontecer entre Julho e Agosto pode ser algo mais drástico.
Pauta pra Mara kkkkkk
E como quem n era mancheteiro maluco previu: acabou a brincadeira. Yahahahaha!!!
Mas já tem esses tokusatsus nos streaming. A Sato tem eles até de graça no youtube, galera q é invocada com esse negocio de tv pra reviver passado.
Já dúzia o Mestre Ancião: “O pior Shiryu é aquele q n quer ver”… n, pera…
Sim, porque li essa matéria do blog mais de oito mil, e relembrando como a Band não exibiu CDZ completo e o Band kids que vi em 2009, a Band não é confiável.
Tapa, ruim, leite, música, buraco.
Forme uma fase:
Isso, ainda que indiretamente, é efeito da proibição da publicidade voltada às crianças pelo Conanda e STJ…
Amazon Prime tem Flashman, Jiban, Jaspion, National Kid, Changeman, Ultraman Orb e vários animes também.
Aqui mesmo no Jbox menciona a possiblidade de se exibir Black Kamen Rider também no Prime.