A decisão de reduzir o horário das séries tokusatsu no domingo da Band durou só uma semana. Segundo informa o perfil TokuDoc, a partir do próximo domingo, dia 21 de junho, Changeman e Jiraiya voltam a ser apresentados com dois episódios cada, assim como Jaspion.
Para quem não entendeu a bagunça, vamos explicar. Na semana passada, a Band resolveu mexer na programação de domingo, que contou com um pocket show da cantora Claudia Leitte pela tarde. Essa mudança afetou a grade dos seriados japoneses (sem conhecimento da distribuidora Sato Company), e havia sido informado que Jaspion, Jiraiya e Changeman teriam apenas um episódio de cada apresentado. Na grade efetivamente veiculada do dia 14, Changeman e Jiraiya de fato tiveram apenas 1 episódio exibido, mas Jaspion acabou indo ao ar com dois episódios, como sempre.
Ao contrário do que tinha sido informado pela Band ao TokuDoc na semana passada, a mudança não foi definitiva. Tudo volta como estava ao longa de mais de 10 semanas: Changeman entra às 10h30, puxando a sequência de dois episódios com Jiraiya e Jaspion, encerrando a grade às 12h30 (ou um pouco depois). Isso, claro, se a emissora não resolver mudar tudo de novo.
As séries tokusatsu são apresentadas pela Band desde 22 de março no bloco Mundo Animado, com uma ótima audiência para os padrões do canal, garantindo o 4º lugar. O que pode ser uma preocupação para os fãs é a falta de anunciantes, que garantem a sustentação de qualquer projeto na televisão.
Fonte: TokuDoc
Sobre Jaspion
Produzida em 1985 pela Toei Company, a série O Fantástico Jaspion foi o 4º segmento da franquia conhecida como Metal Hero, inaugurada com a trilogia dos policiais do espaço Gavan (1982), Sharivan (1983) e Shaider (1984). Narra a saga do órfão Jaspion, que recebe a missão de lutar contra o império do temido Satan Goss. Ao lado da androide Anri e da monstrinha Miya, Jaspion chega à Terra para procurar as crianças que possuem o poder de encontrar o Pássaro Dourado, um ser mítico que teria a chave para a vitória contra o mal.
Em 22 de fevereiro de 1988 a série estrearia na programação da extinta Rede Manchete, iniciando ao lado de Changeman um verdadeiro “boom” de heróis japoneses na TV brasileira. Ícone de uma geração, virou referência do tokusatsu por aqui, sendo sem dúvidas o maior sucesso comercial do gênero no país.
Atualmente, é possível assistir a todos os episódios pelas plataformas de streaming PlayPlus e Amazon Prime Video.
Um mangá brasileiro oficial será publicado pela Editora JBC este semestre.
Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.
Sobre Changeman
Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman) é a nona série da franquia Super Sentai, produzida em 1985 pela Toei Company. Quando o Império Gozma, liderado pelo comandante Giluke em nome de Bazoo, ameaça a Terra, uma lendária energia chamada de “força terrestre” se manifesta. Há tempos em um treinamento militar, os jovens Tsurugi, Hayate, Ozora, Sayaka e Mai são banhados por essa energia, transformando-se em Changeman para lutar pela paz do planeta.
Por intermédio da Everest Video, Changeman chegou ao Brasil inicialmente em VHS, juntamente com Jaspion, em meados de 1987. No dia 22 de fevereiro de 1988, o quinteto colorido estreava no programa Clube da Criança, da Rede Manchete, tornando-se um fenômeno ao lado do herói metálico, abrindo portas para dezenas de séries tokusatsu em nossa TV. Vendeu vários produtos licenciados e chegou até a virar história em quadrinhos oficial desenhada no Brasil.
Nos anos 1990, Changeman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2009, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD – que trouxe alguns problemas, como episódios aleatórios com imagem capturada do canal japonês Toei Channel.
Todos os episódios estão disponíveis pelo Amazon Prime Video.
Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.
Sobre Jiraiya
Um dos maiores sinônimos dos heróis japoneses em nosso país, Jiraiya, O Incrível Ninja foi a sétima série Metal Hero. Produzida pela Toei Company em 1988, conta as aventuras do jovem Toha Yamashi, aprendiz da arte ninja de Togakure, ensinada por seu pai adotivo Tetsuzan, que representa a 34ª geração do clã. A Família Yamashi é a legítima defensora da inscrição que revela o paradeiro de Pako, uma miraculosa cápsula do espaço originada de uma civilização mais avançada que a Terra. Porém, os Yamashi detém da primeira metade da inscrição. A outra metade foi roubada por Dokusai, chefe da Família de Feiticeiros. Começa assim a disputa por Pako, mas ninjas de vários países também entram nesta guerra pelo tal tesouro.
Entrando no embalo do sucesso de séries tokusatsu como Jaspion, Changeman e Flashman, a distribuidora Top Tape trouxe Jiraiya para o Brasil. A estreia aconteceu no dia 2 de outubro de 1989, junto com Lion Man, no programa Cometa Alegria, da extinta Rede Manchete. Ganhou uma última reprise pela mesma emissora em dezembro de 1998, dando adeus à TV brasileira no final de outubro de 1999 quando a Manchete se encontrava em transição para a RedeTV!. Na ocasião, Jiraiya estava licenciado pela Tikara Filmes.
A série se tornou um cult entre os fãs de tokusatsu. Os atores Takumi Tsutsui (Toha/Jiraiya) e Takumi Hashimoto (Manabu) já estiveram no Brasil para participar de eventos de cultura pop, passando recentemente pelas edições paulista e carioca do Anime Friends.
A série foi lançada em DVD pela Focus Filmes no ano de 2009.
Todos os episódios estão disponíveis pelo Amazon Prime Video.
“Bota casaco, tira casaco!”
Eu queria saber o que c@%$#! esses dinossauros do meio televisivo e publicitário tem na cabeça para insistir em patrocinar e anunciar em programas de baixa audiência ao invés de transformar um programa que já dá uma audiência alta ou razoável, como esses tokusatsus antigos, em algo rentável para a emissora que resolveu exibi-los só como um tapa buraco qualquer na grade. É tão difícil assim pesquisar e pensar em algo parecido com o que foram blocos como a antiga Sessão Super Herois da TV Manchete? Que chegava a ter até o patrocínio da antiga revista Heroi??
Infelizmente eu acho que a maioria desses anunciantes não entendem do mundo otaku-nerd, a esperança é daqui uns 20-30 anos com mais empresários otakus-nerds que valorizem a cultura pop japonesa, no meio editorial e de alguns licenciadores de animes eu percebi que eles fazem mais é por amor e insistência, e não lucro normal ou grande senão já teriam desistido disso no Brasil.
Sem ofensa, mas não há muitos novos seriados tokusatsus no Japão como antigamente feitos por outras empresas como a Toei.
Bem feito pra claudia leitte ficou com 0.8 de audiencia isso prova pra Band que jaspion, changeman e jiraiya sao as verdadeiras estrelas da BAND e que sao dignas de valorização e respeito. bora la mais um domingo rumo ao ultimo episodio das series.
Não precisa achar que está sendo “ofensivo” por pensar assim, e sim, poucas atrações do tipo vão ao ar por ano no Japão, mas é só as distribuidoras no Brasil não cometerem os mesmos erros que culminaram na saturação desse tipo de atração nos anos 80, onde enquanto no Japão iam ao ar no máximo três ou quatro séries, aqui 16 programas chegavam a ir ao ar simultaneamente em todos os canais para saciar a fome por lucros de distribuidoras da época pelo filão.
Pow band. Coloca o black kamen rider tambem. Pooor favooooor !!!!!
Só vi aqui pra ver os caras falar q voltoy atrás pela força dos fãs reclamando e n pq a Band n tem o q passar. Yahahahah!!!
As séries deram média de 2 pontos assim como o Mundo Animal. Aí o show da cantora deu meio ponto de média enquanto que os jogos históricos deram 2,4 de audiência.
Ou seja, música não tem vez.
Idiota
Pare de racismo