O The Information soltou na última quarta-feira (12) uma reportagem exclusiva informando que a AT&T (dona da WarnerMedia) teria proposto a venda da Crunchyroll à Sony por 1,5 bilhão de dólares. Esse preço estaria bem acima de outras plataformas de streaming de nicho e a Sony estaria um tanto hesitante em pagá-lo. O site já havia informado há alguns meses que a AT&T estava buscando vender o serviço.
A Crunchyroll recentemente anunciou ter chegado a 3 milhões de assinantes pagos (número relativamente baixo, considerando sua disponibilidade em 22 países). Esse preço colocaria cada usuário premium “valendo” 500 dólares. Anteriormente, a AT&T teria avaliado o serviço ao preço de 400 dólares por assinante.
Segundo a Variety, esse valor realmente é bem mais alto do que a AT&T espera ganhar pelo serviço – é normal, nessas negociações, fazer uma proposta esperando uma contra-proposta mais baixa. Mesmo assim, a expectativa seria vender por pelo menos 1 bilhão de dólares. O conglomerado estaria tentando vender várias propriedades de valor com o objetivo de pagar parte de uma dívida de 151 bilhões de dólares, tendo conversado com vários outros potenciais compradores.
Em uma comparação um tanto rasa, a Netflix hoje possui valor de mercado de 205,92 bilhões de dólares, com 190 milhões de assinantes. Isso colocaria a plataforma mais famosa valendo, pelo menos, 1.083 dólares por assinante, o dobro do valor pedido pela AT&T para um serviço com número de assinantes 60 vezes menor (mas a Netflix não tem usuários gratuitos e possivelmente se venderia por um lance mais alto).
A Sony é também dona da Funimation e, numa eventual compra da Crunchyroll, teria quase monopólio sobre os serviços de streaming com simulcast de animê. A Funimation está vindo ao Brasil, com previsão de chegar no último trimestre do ano. A empresa até chegou a ter uma parceria com a Crunchyroll, de 2016 a 2018, encerrada após a compra da Otter Media (dona da Crunchyroll) pela AT&T.
Fonte: ANN, The Information e Variety
Se a venda acontecer, então os animes originais do Crunchyroll seriam produzidos pelo HBO Max?
Vish, mais títulos sendo dublados em um único estúdio? Que seja apenas boato.
Como é uma empresa de otaku Crunchyroll pode acabar absorvendo suas
empresas acima dela como uma Slime igual ela fez com a Ellation
https://media3.giphy.com/media/A08baPIH02qv6/giphy.gif
Se a Sony comprasse, não duvidaria se a Funimation e a Crunchyroll se fundissem. Por um lado seria bom, pois a pirataria não aumentaria tanto e assistiríamos boa parte do animes num mesmo lugar. Por outro lado, o preço da assinatura seria um pouco maior, fora que ninguém sabe se o modo de assistir de graça da crunchy seria mantido, além da qualidade das dublagens, já que nem sempre a Funimation preza por uma boa qualidade.
Acho que falar que cada usuário premium da CR valeria em torno dos 500 dólares é meio errado, já que o site permite qualquer pessoa assistir parte do seu catálogo com anúncios. Também existe a loja da CR que deve ter render algum lucro. Vai saber
Sobre o fato da Crunchyroll ter somente 3 milhões de assinantes em 22 países, o que culminaria em menos dinheiro do que deveria receber, devido ser um número relativamente menor para a cobertura que eles tem: lembrando que ela deve receber alguma renda das propagandas que exibe no modo gratuíto, só resta saber quantas pessoas assistem por essa opção e o valor recebido.
Por isso a matéria já deixa indicado, na hora de comparar com a Netflix, que a Crunchyroll oferece assinatura grátis.
A matéria do ANN diz que a própria AT&T teria avaliado o serviço em 400 por assinante em abril/maio (e agora pediu um lance mais alto).
Sim, mas não falam sobre os ganhos que essa opção traz para empresa. Na matéria, é colocado que como a Netflix não tem o modo de assistir grátis, possui mais assinantes e consequentemente recebe mais dinheiro, o que não está errado, contudo tal utensílio da Crunchyroll também gera renda para a mesma. Não que eu esteja dizendo que ela recebe mais que a Netflix, mas ainda assim essa informação é um fato a se considerar.
Sim sim, talvez essa diferença seja por conta dos anúncios.
Sim, é um fato a se considerar. Mas uma das fontes da matéria diz que a própria AT&T calcularia o valor considerando apenas os assinantes pagos (o ANN diz que a AT&T teria precificado a Crunchyroll em “400 dólares por assinante pago” em abril/maio).
“Sony seria uma das interessadas em comprar a Crunchyroll”
Aniplex, Funimation e Crunchyroll todas sob o mesmo teto? Seria de longe o catálogo mais forte e muito mais atraente. Se o preço da assinatura não subisse e ainda pudesse assistir de graça, mantendo as dublagens de boa qualidade da CR, e trazendo as dublagens da época da Animax, acho que valeria demais essa fusão.
Mano tô avisando é melhor a Sony comprar do que outra empresa pois vão vender o bagulho pra primeira que quiser e se cair em mãos de empresa que não devia fud#o, sei do ranço com a Sony mas na moral eu prefiro ela do que certas empresas por aí, tem a Netflix também mas não sei precisaria de uma boa gestão que não afetasse o atual modelo da crunchyroll tipo continuar fazendo simulcast etc, tem a Amazon mas acredito que entre Amazon e Netflix mais provável Netflix mesmo, agora se outra empresa comprar aí eu já não sei pois não são muitas que atuam com animes o que pode prejudicado o serviço caso alguma empresa sem experiência nesse mercado pegui.
Vai, que é tua, Disney
clony tá muito lacradora, melhor a nintendo ou a ms comprar
A Nintendo nunca se interessou em investir fora do mercado de games, assim como a Microsoft (por mais bizarro que seja este segundo caso).
Do jeito que ela preza family friendly? Nem ferrando.
Não, por que a HBO Max faz parte da Warner e se essa venda acontecer esses animes originais poderão ser produzidos pela Sony.