Um relatório da License Global traz as 150 maiores licenciantes do mundo durante o ano de 2019. A Sanrio, dona de personagens como Hello Kitty e Aggretsuko, é a única empresa japonesa no Top 10, ficando exatamente na décima posição.
Também estão entre as 10 maiores a Hasbro, dona da franquia Power Rangers e Transformers (entre muitas outras) e a ViacomCBS, conglomerado de comunicação dono de canais como Nickelodeon e a vindoura (no Brasil) PlutoTV. O ranqueamento leva em conta a venda de todos os tipos de produtos licenciados no varejo.
Ranking
- The Walt Disney Company – 54,7 bilhões (dólares)
- Meredith Corporation – 26,5 bilhões
- Authentic Brands Group – 12,3 bilhões
- WarnerMedia – 11 bilhões
- PVH Corp. – 10,6 bilhões
- Universal Brand Developer – 7,1 bilhões
- Hasbro – 6,9 bilhões
- ViacomCBS – 5,8 bilhões
- General Motors – 4,62 bilhões
- Sanrio – 4,4 bilhões
Dignas de nota
No relatório completo ao qual o JBox teve acesso, a Pokémon Company e a Toei Animation não ficaram muito atrás, nas 11ª e 14ª posições, respectivamente. Mas ainda há mais empresas ligadas a animês, mangás e games japoneses: a Spin Master, dona de Bakugan junto com a Sega Toys, ficou 39ª posição, e o grupo japonês TOHO fica na 79ª colocação. As licenciantes americanas de mangás e/ou animê, 4K Media (Konami), VIZ Media, Funimation e Crunchyroll também estão no ranking, respectivamente, nas posições, #89 #90, #110 e #122. A SEGA of America aparece na 146ª colocação, quase fechando a lista.
O relatório traz ainda informações muito interessantes, como a prevalência de Power Rangers como o programa live-action favorito das crianças americanas entre 2 e 11 anos, além do sucesso dos quadrinhos lançados em parceria com o BOOM! Studios. Há menções a animês como um dos mercados quentes para licenciamento e uma leve homenagem aos 60 anos da SEGA.
O documento também destaca o aumento do consumo de videogames durante a pandemia, com aumento de 2h no tempo médio que americanos passam jogando em relação aos números de 2018. Segundo os dados coletados, 6% dos jogadores disseram ter começado a usar novos dispositivos para jogar devido à pandemia e 35% afirmam estarem jogando mais durante a situação atual.
Fonte: License Global
Hasbro no TOP 10 e Mattel não. Eita! Mas não tenho culpa se eles vivem só de boneca agora. Sanrio bem que podia apostar mais nas suas marcas no ocidente e mandar dublar os animes deles, só Hello Kitty e Retsuko é pouco.
A Mattel está na posição #34, com 2 bilhões de dólares (e a LEGO fica na 35, com 1,98). A Hasbro trabalha com números maiores mesmo, até porque vai pra outros ramos e licencia bastante coisa, a Mattel fica muito mais na produção de brinquedos. Mas também estamos falando em licenciamento, por exemplo, os lucros da LEGO são bem maiores que os da Mattel e da Hasbro (somados inclusive), embora esteja atrás em licenciamento.
Interessante.🍦
O problema é que Mattel nos dias de hoje só quer saber de boneca e mais boneca, como se não fosse suficiente eles abusarem demais da Barbie e da Polly criam mais marcas para meninas e correm atrás de comprar coisas super-infantilizadas como Thomas, enquanto os meninos e o público mais velho fica com nada.
É, se tivessem ter criado mais bonecos de ação desde o lançamento dos GI Joe/comandos em ação nos anos 60 talvez teriam atraido bem mais atenção dos meninos.