Agora é hora da despedida do Ninja Olimpíada da programação da Band. Os dois últimos episódios de Jiraiya irão ao ar neste domingo (13), a partir das 11h10 da manhã. Logo após Changeman (10h30) e antes de Jaspion (11h50).
O penúltimo episódio, intitulado no Brasil como “O Último Confronto“, é uma continuação do episódio anterior que revela o paradeiro de Pako, o Tesouro do Século. O herói enfrenta Dell Star pela última vez, mas também terá que encarar a Família de Feiticeiros e as almas de dez ninjas mortos ao longo da trama, revividos pela bruxa Aracnin Morgana. Já em “Adeus, Espada Olímpica“, o episódio final, Deus Jirai trava um duelo contra Dokusai, que se agigantou.
Curiosamente, estes dois episódios foram exibidos no Japão em 15 e 22 de janeiro de 1989, respectivamente, com uma semana de atraso. O motivo foi a morte do Imperador Hirohito em 7 de janeiro daquele ano e a sucessão de seu filho Akihito ao trono no dia seguinte, marcando o início da era Heisei. O fato histórico também adiou em uma semana os episódios de Liveman, Kamen Rider Black RX, Cybercop, além das estreias de Turboranger, Chukana Paipai! e Jiban – que ficou no lugar do Incrível Ninja.
No Brasil, os dois últimos episódios foram reprisados pela última vez em meados de 1991, pela extinta Rede Manchete. Jiraiya voltou à TV brasileira em 7 de dezembro de 1998 e se juntou aos animês Shurato e Yu Yu Hakusho na programação da saudosa emissora carioca, que estava passando pela crise que culminou em sua extinção em 10 de maio de 1999. Até essa data, Jiraiya foi exibido até o episódio 38, com exceção dos episódios 15 e 16. A série ainda passou pela fase experimental da RedeTV! e saiu do ar, junto com esses animês e também a série tokusatsu Maskman, na manhã de 31 de outubro de 1999 – sem direito à conclusão.
Com a mudança de programação para o final de setembro (incluindo a volta do Show do Esporte aos domingos, das 10h às 21h30), o futuro das séries japonesas na emissora do Morumbi ainda é incerto, uma vez que houve a recente suspensão de Kamen Rider Black, pela lei dos direitos conexos de dublagem.
Sobre Jiraiya
Um dos maiores sinônimos dos heróis japoneses em nosso país, Jiraiya, O Incrível Ninja foi a sétima série Metal Hero. Produzida pela Toei Company em 1988, conta as aventuras do jovem Toha Yamashi, aprendiz da arte ninja de Togakure, ensinada por seu pai adotivo Tetsuzan, que representa a 34ª geração do clã. A Família Yamashi é a legítima defensora da inscrição que revela o paradeiro de Pako, uma miraculosa cápsula do espaço originada de uma civilização mais avançada que a Terra. Porém, os Yamashi detém da primeira metade da inscrição. A outra metade foi roubada por Dokusai, chefe da Família de Feiticeiros. Começa assim a disputa por Pako, mas ninjas de vários países também entram nesta guerra pelo tal tesouro.
Entrando no embalo do sucesso de séries tokusatsu como Jaspion, Changeman e Flashman, a distribuidora Top Tape trouxe Jiraiya para o Brasil. A estreia aconteceu no dia 2 de outubro de 1989, junto com Lion Man, no programa Cometa Alegria, da extinta Rede Manchete. Ganhou uma última reprise pela mesma emissora em dezembro de 1998, dando adeus à TV brasileira no final de outubro de 1999 quando a Manchete se encontrava em transição para a RedeTV!. Na ocasião, Jiraiya estava licenciado pela Tikara Filmes.
A série se tornou um cult entre os fãs de tokusatsu. Os atores Takumi Tsutsui (Toha/Jiraiya) e Takumi Hashimoto (Manabu) já estiveram no Brasil para participar de eventos de cultura pop, passando recentemente pelas edições paulista e carioca do Anime Friends.
A série foi lançada em DVD pela Focus Filmes no ano de 2009.
Todos os episódios estão disponíveis pelo Amazon Prime Video.
é uma pena q ele vai acaba, espero q nao seja esquecido da tv .
Acho incrivel ter passado uma semana e a Sato não ter se acertado com o Sodré ainda…
Cara pelo jeito vão levar pros tribunais.
E pensar que tive o prazer de conhecer essa série justamente nessa exibição da Manchete em 98, sem saber que a emissora estava caminhando para a vala na minha inocência de moleque que só queria curtir as aventuras do “Incrível Ninja”.
Acho difícil porque enquanto tiver sites e afins postando vídeos e fazendo matérias sobre eles e os demais seriados….Off.:Tempos atrás,quando comecei com a internet vi vários vídeos do Jiraya,Jaspion e outros….ainda tinha Metal Hero wikia com os dados deles…Off.: Os tokus,sentais e afins há muito tempo migraram da Era da Tv pra Era da Web, e como fãs temos o dever de manter tais lembranças de nossos ídolos de infância vivos, independente de emissoras de tvs e afins, não podemos deixar que essas sujeiras dos bastidores maculem nossas lembranças de nossos ídolos….um Black,Black Rx e outros estão acima dessa guerra dubladores Vs Distribuidores/Emissoras de Tv….o que podemos fazer é apoiar o canais nos serviços de vídeo,sites como este ou outros que tenham interesse em divulgar ou preservar a memória deste gênero…..Off.: Jaspion,Changeman e afins quando ouço as músicas ou vejo os episódios me faz chorar de saudades de meu passado,saudades de meus pais já falecidos, isso que eu quero passar pra a nova geração…..Off.:”(…) Jamais irei desisitir,nunca vou me acomodar, eu luto,eu brinco,eu tenho de voltar, quando um grito corta o ar,sinto sanngue pulsar, lá vou eu de novo a ponto de explodir (…)” , será que alguém se lembra ou sabe de qual toku era essa música?
Sato colocar a mão no bolso pra pagar o que deve ao Sodré?? Duvido muito…fora que devem ter outros dubladores na mesma situação que nem prestaram atenção neste detalhe e que devem estar olhando a situação pra ver se tomam a mesma atitude….um sinal que isso é real é se a Band DERRUBAR TODAS AS SÉRIES DE UMA VEZ temendo novos processos.
hoje em dia nao pode passa nada de bom na tv pq tudo pra eles envolve dinheiro como é o caso de kamen rider q foi cancelado por causa de dinheiro q o elcio cobrou da sato
A meu ver a Band iria tira do ar de qualquer forma e se aproveitou da situação….o fato é por causa de “picuinhas” como esta entre dubladores e afins é que o público se ferra, mas pior vai ser pra ele,porque está dando a impressão junto ao público que é uma pessoa encrenqueira,ele sabe que mesmo a tv aberta e fechada estarem em decadência, ainda podem atrair possíveis consumidores em potencial…como já foi dito ficou feio pra ele,pro Sato e afins junto ao público,vamos ver nos eventos envolvendo games,animes,tokus e afins se eles vão ter coragem de aparecer ou serem convidados,porque cedo ou tarde o assunto volta a tona….Off.: como falei,desde que meus pais faleceram deixei a tv de lado,minha diversão são os games,a web e sair e como tenho esperanças de que essa pandemia há de amenizar ou de sair alguma vacina que atenuê os efeitos do vírus….quero ver esses novos consoles nas vitrines,voltar a interagir com o pessoal e deixar essa gananciosa,imunda e afins de lado,gente materialista que só pensa em si mesmo e no dinheiro,gente que não tem empatia pelos outros…..
a band nao presta mesmo so usou esses seriados como tapa buraco por causa da pandemia
Nenhuma emissora presta,pelos seguintes motivos:jogo de interesse, por isso eles podem ou não apoiar um governante;desiformação;manipulação;fanatismo político-religioso;ganância;desrespeito e falta de credibilidade junto ao público e etc…..Off.: Anos atrás, as emissoras de tv tentaram barrar o Netflix e outros serviços de streaming,porém o NF foi esperto e entrou via consoles (vinha como aplicativo no PS3 e X360) e quando viram já era tarde…..Off.: Como dizem:”The Tv is dead”….presente e futuro são os sites de vídeo,serviços de streaming,redes sociais e games….quero ver que vai lembrar que um dia existiu um Faustão,Datena,F.Bernardes e afins da vida, assim como poucos lembram de Xuxa,Angélica,Mara Maravilha e Eliana e seus programas….da mesma forma que vai ser com a Koslovski e afins que vão substituir o bloco de tokus….
Inomináveis Saudações, César Filho!
A própria repercussão, no entanto, foi positiva. O que sobra é assistir os novos e antigos Tokusatsus na Internet.
Mas, quem não tem Internet como fica? Situação complicada, na TV aberta, com um espaço aberto e contando com anunciantes, muitas pessoas teriam acesso. Como não foi assim que ocorreu, foi um belo sonho que acabou.