Kikai Sentai Zenkaiger será a 45ª série Super Sentai, portanto, deverá celebrar o aniversário da franquia dos esquadrões multicoloridos que deram origem aos Power Rangers. O nome foi registrado recentemente pela Toei e publicado pelo perfil Trademark Bot no Twitter nesta terça (22) – quarta (23) pelo horário de Tóquio.
Como de costume, as primeiras informações oficiais sobre a nova série (como visual, enredo, elenco e data de lançamento) deverão ser divulgadas em dezembro. Ou seja, qualquer informação antes deste mês será mera especulação. A estreia deverá acontecer entre fevereiro e março de 2021.
Veja o tuite:
東映株式会社により「機界戦隊ゼンカイジャー / KIKAISENTAI ZENKAIGER」が商標登録出願されていることが、公開商標公報から明らかになりました。出願番号は2020-111525~2020-111546です。 pic.twitter.com/6BnsgtpAEb
— 商標速報bot (@trademark_bot) September 22, 2020
Curiosamente: “Kikai” (機械) significa “máquina” em japonês.
Fonte: Trademark Bot (via Twitter)
Séries comemorativas
Antes de qualquer coisa, temos que considerar que as séries Super Sentai começaram originalmente em 1979, com Battle Fever J. Esta foi a segunda série produzida em parceria entre a Toei Company e a Marvel, sendo que a primeira foi Spider-Man (famosa versão japonesa do Homem-Aranha). Seu título original seria Captain Japan e seria uma versão japonesa do Capitão América, onde o herói teria um nave mãe chamada Captain Baser que se converteria no robô gigante Nelson. Captain Japan ainda contaria com a ajuda de Miss America (contraparte de Miss Marvel). O projeto acabou incluindo mais três heróis, formando assim um quinteto de dançarinos e cada um representando uma nação. O sucesso rendeu outras duas produções: Denziman (1980) e Sun Vulcan (1981).
Após o fim do contrato com a Marvel, a Toei já havia firmado o conceito dos super esquadrões com seus respectivos robôs gigantes. Dentre eles estavam Goggle Five (1982), Changeman (1985), Flashman (1986) e Maskman (1987), que foram lançados no Brasil entre 1988 e 1991. Liveman (1988) foi a 10ª série Super Sentai e as comemorações continuaram com Turboranger, cujo seu primeiro episódio reuniu todos os dez esquadrões anteriores.
Em 1995, numa provável estratégia de antecipar o aniversário de Super Sentai, a Toei anunciou Ohranger como uma série comemorativa de 20 anos. Com isso, Gorenger (1975) e JAKQ (1977) – ambas criadas pelo lendário mangaká Shotaro Ishinomori, o pai dos Kamen Riders – foram incluídas como as séries pioneiras da franquia. Curiosamente, nenhuma delas possuíam robôs gigantes. Vários roteiristas de séries anteriores voltaram para trabalhar no então novo projeto. Os cinco heróis de Ohranger teriam personalidades parecidas com os heróis da primeira equipe, além de ter Hiroshi Miyauchi (Ao Ranger de Gorenger e Big One de JAKQ) fazendo o papel de mentor da equipe. Mas o terremoto de Kobe e os ataques com gás sarin ao Metrô de Tóquio (ocorridos naquele ano) fizeram com que os roteiristas deixassem os personagens com caráteres mais leves. Embora houvesse queda de audiência, os produtos da série foram um sucesso de vendas.
Desde Gaoranger (2001), as séries Super Sentai tiveram comemorações de acordo com a numeração ordinal. Esta era a 25ª série e celebrou os 25 anos da franquia, com direito a um filme que apresentou um Dream Sentai (quinteto formado por membros de diferentes equipes), além de reunir todos os heróis vermelhos. Boukenger (2006) celebrou o 30º aniversário e teve um filme com outros veteranos que formaram um Dream Sentai. Isso sem contar com a introdução de Aka Red, um misterioso herói que representa todos os guerreiros vermelhos.
Em 2011, Gokaiger celebrou os 35 anos da franquia e homenageou todas as séries anteriores, utilizando os poderes das antigas equipes e até mesmo contando com a ajuda de alguns heróis do passado. Em 2016, Zyuohger celebrou os 40 anos, também reunindo todas as equipes em um filme especial.
Eles juntaram o ki (機) de kikai (機械) com o kai (界) de sekai (世界). Seria um mundo de máquinas? 🤔
Com esse trocadilho de Kikai/Sekai, tá com cara de ser um sentai de artes marciais com motif de androides pros mechas
Esse conceito de máquinas,androides e afins me fez lembrar de Kikaider,Hakaider,Metalder, KR Drive (Roimundes), Zi-O (que tinha um Mirai Rider chamado KR Kikai) e Zero-One (Humangears)….
Eu Fiz uma Teoria Maluca sobre o Nome do Sentai…
Muitos Sites (Ex. HeroShock) apontam como um Sentai de Andróides (Kikai) Mundais (Seikai) a Ponto de Bala (Zenkai), com carros (FullThrottle, referência à Drive).
Mas, e se não for nada disso, mas, sim, um sentai de “Artes Marciais”, ou, até mesmo de “Esportes”?
O Motivo se dá pelo nome:
“Kikai Sentai Zenkaiger”
Se Separarmos as Sílabas das Palavras KiKai e Zenkai, Formam-se as Palavras “Ki” (Energia Vital), “Kai” (Escola Marcial) e “Zen” (Completude). Juntos daria um sentido como “Esquadrão da Escola da Energia Vital Rangers da Escola da Completude”.
E Sabemos que “Zenkai” tem referência no Jogo para Fliperama “Dragon Ball Zenkai Battle Royale” , de Luta.
Além disso, temos fenômenos como “The God of High Scholl” (Crunchyroll), a Franquia “Baki” (Netflix) e o seriado “Cobra Kai” (Continuação da Trilogia Original Karate Kid), mostram um possível retorno das Artes Marciais ao Auge.
Sem Contar que faz um Tempão que não temos uma Série “Super Sentai” focado nas Artes Marciais desde “Ninninger” (ou “Gekiranger”, talvez). E Mesmo sendo uma Temática bastante arriscada pelo perigo do Baixo Retorno Financeiro (da Venda de Brinquedos) em Detrimento à Excelência da Trama, poderia ser um novo frescor e, ao mesmo tempo, um presente de aniversário surpreendente para a franquia.
Mas, caso seja de Esporte, mesmo o “Kai” significando Escola Marcial, mas que pode ter o sentido de Escola Mesmo, seria um Retorno Considerável de Muitos Anos e um Excelente Timing para os “Jogos Olímpicos de 2021 de Tokyo”, uma vez que cada “Zenkaiger” terá as cores de cada Círculo da Bandeira Olímpica e Representaria Diferentes Esportes Presentes nos Jogos Olímpicos da Capital Japonesa.
Mas, posso estar errado com tudo isso…
As sílabas romanizadas podem dar margem a essas interpretações, mas o significado dos caracteres que eles usaram não deixam dúvidas. O “ki” que eles usaram não é o 気 (energia vital), mas sim o 機 (máquina).
Assim como o kai que eles usaram (界) significa mundo (o mesmo que usam pra escrever makai, reikai etc).