Na última quinta-feira (24), um perfil no Twitter fez uma postagem alegando que Garo (2005), série tokusatsu disponível na Amazon Prime Video, faz uso de legendas feitas por fãs, trazendo imagens de supostas provas do caso.
Abaixo você confere as comparações feitas pelo perfil, que credita a autoria das legendas (que teriam inclusive os mesmos erros) ao grupo de legendagem JapaSubs Brazil Fansubs.
https://twitter.com/conteseuscrimes/status/1309201787375816704
Um pouco mais tarde, o mesmo usuário postou mais imagens, dessa vez para um filme da série, Garo: A Flauta Secreta, que teriam legendas fruto do trabalho do Disco Removível Z:
https://twitter.com/conteseuscrimes/status/1309277678244110343
O JapaSubs se manifestou também pelo Twitter, alegando que a plataforma de streaming usa as legendas feitas pelos fãs:
Prime Vídeo está usando nossa legenda indevidamente em Garo!!!!!!
— JapaSubs (@japasubs) September 24, 2020
Para entender o ocorrido, o JBox procurou a Japasubs, mas até o fechamento da matéria, não obtivemos retorno. Não localizamos contato do grupo Disco Removível Z, mas estamos abertos a mais informações de ambos.
Entramos em contato com a empresa licenciante da série e dos filmes de Garo, a Sato Company, que alegou estar verificando o ocorrido e contar com o trabalho de terceiros para tradução, legendagem e revisão de suas séries. Também reiterou ser uma empresa séria com mais de 35 anos de experiência no mercado.
Essa não é a primeira vez que uma produção de Garo acaba envolvida em polêmicas. No ano passado, o grupo Studioycthus se pronunciou sobre uma fandublagem sua para o filme Kiba: A História do Cavaleiro Negro utilizada sem autorização. A Sato Company, licenciante da obra no Brasil, se pronunciou, alegando erro interno, e retirou o longa dublado da Prime Video.
Assim que tivermos mais informações em relação ao caso, atualizaremos esta publicação.
ATUALIZAÇÃO
1º de outubro, 14h30: Em contato com o JBox, Victor Hugo, um representante do grupo JapaSubs Brazil Fansubs, afirmou que as legendas feitas por eles são sem fins lucrativos, com o objetivo de compartilhar as séries entre os fãs e, por isso, disponíveis para uso gratuito. Afirma também que o material oficial (de uso comercial pela Sato Company) está idêntico ao feito por eles, com exceção de pequenas alterações.
Apesar do uso livre, eles alegam ainda que gostariam ao menos de serem creditados quando terceiros usassem suas legendas. Mas, como a exibição agora tem fins comerciais, para eles o ideal seria que as legendas fossem refeitas de forma profissional.
Fonte: @conteseuscrimes e Sato Company
Já da pra fazer um site com um contador e os dizeres: Sato Company esta a X dias sem fazer besteira.
E cara como o mundo do Tokustsu Br tá movimentado nesses ultimos tempo, pena q as vezes é por motivos chatos (pra n falar algo pior) como esse.
0 dias sem acidentes kkkk
Sato fazendo besteira a 35 anos, tudo normal.
Tá na hora de também investigarem uma certa dublagem de Diabolik Lovers, ao que parece pegaram tradução de fansub pra dublar isso também…
Sabe o mais engraçado, tudo isso vai ficar como campanha na internet por justiça.
O caso da fandub poderia ter consequências legais contra a Sato Co, mas utilização de legendas de fansubs só trará má fama mesmo, caso os fãs legendadores entrem com um processo legal contra a Sato Co. além de perderem o caso, pois tecnicamente eles não tinham direitos legais para criar e disponibilizar legendas na internet, ainda poderiam ser processados por pirataria pela Sato Co (além das empresas japonesas) que é a detentora dos direitos. Além de “fansub” poder ser considerada uma pratica anti-mercado, pois está prejudicando a cadeia produtiva tradutores profissionais, fora licenciadores etc.
Poderiam alegar que era trabalho voluntário, sem fins lucrativos e que a Sato utilizou as legendas sem autorização, mas possivelmente os procuradores questionariam quem da empresa detentora dos direitos dos vídeos (no Brasil, Japão, EUA ou EU) autorizou a criação de legendas usando o vídeo ou áudio original; assim o processo se viraria contra os fansubbers e a Sato ainda poderia se apoderar das legendas sem pagar nada.
Isso é só uma suposição pelo que conheço de jurisprudência, mas acho possível caso tudo vá a julgamento.
Entretanto, acho que a Sato vai tirar tudo pacificamente para não ter problemas com os fãs. Boicote é o que ela mesmo precisa agora.
Imagina os fãs boicotarem os filmes de BNHA?
PS: Vocês considerariam fansub uma luta por justiça social cultural para todos assistirem (socialismo)? Ou como uma coisa para abrir novos mercados dando visibilidade as obras (pré-liberalismo)?
Se escolherem a primeira opção, estão do lado das fansubs, se escolherem a segunda estão do lado da Sato. Simples assim.
fandub, caso elcio sodre e agora fansub e os problemas de picaretagem da sato só aumentando.
é nessas questões que a sato tá tirando vantagem sobre as pessoas, pois acredita que ngm irá denunciar por medo de serem presos.
Caramba, até isso!?
E a sato o que fazer.
A sato fazendo M nada de anormal aqui.
Sato e Tokusatsu não combinam
Picaretagem rolando solta.
Depois ainda tem gente que defende a Sato e condena dublador que busca por seus direitos…
Tô vendo que se dependermos só dessa empresa para termos acesso a séries de tokusatsu de maneira oficial aqui no Brasil estamos é ferrados, queria eu que Funimation, Crunchyroll, Amazon Prime e mesmo Netflix percebessem o desamparo dos fãs brasileiros dessas produções e fizessem o mínimo para promover grandes franquias como a família Ultra e Kamen Rider, já que a Hasbro parece estar em dificuldades até para promover os seus Power Rangers por aqui…
Vão botar culpa nos estagiários de novo kkkk
Nem um, nem o outro. Se fosse o primeiro caso, eles não teriam o trabalho de legendar séries que já tem lançamento confirmado no brasil. Só iriam ripar e jogar o torrent na internet. Se fosse o segundo caso, quando uma série é lançada oficialmente no Brasil, eles iriam para de traduzir em respeito a empresa.
Como Nigo-Senpai da JapaSubs Brazil Fansubs desde 2005, eu me envergonho do acontecimento, não se trata apenas de usurpar material que é feito com todo amor e carinho para os fãs, e sim se aproveitar do que é feito sem fins lucrativos, e ganhar com isso, é 2x errado! Podiam se dar o trabalho de maquear ao menos, mais foi na cara dura mesmo!