Os fãs de tokusatsu tiveram uma surpresa na noite desta quarta (7). Kamen Rider Black (1987~88) e Kamen Rider Zi-O (2018~19) já aparecem no catálogo da plataforma de streaming Amazon Prime Video.

Na tarde do mesmo dia, a Sato Company anunciou a estreia de Zi-O para o próximo sábado, 10 de outubro. Como uma espécie de “degustação”, os primeiros dois episódios estão no ar com áudio original e legendas em português. Inclusise, com direito a um logo oficial brasileiro que aparece na abertura.

Acesse a página de Kamen Rider Zi-O no Prime Video clicando aqui.

 

Quanto ao Black, estão disponíveis os primeiros 10 episódios, apenas com áudio original e legendas em português e espanhol. Isso mesmo. Sem a dublagem clássica realizada pela Álamo em 1991. Isso se deve à suspensão feita pela lei dos direitos conexos. Em 30 de agosto passado, o clássico teve seus dois primeiros episódios exibidos pela Band e teve que ser cancelado no dia 3 de setembro, sendo substituído por Jaspion no dia 6 do mesmo mês. Atualmente, as séries tokusatsu estão fora da programação da Band desde o último dia 13.

Acesse a página de Kamen Rider Black no Prime Video clicando aqui.


Ctrl C + Ctrl V?

No final de setembro, você viu aqui sobre a repercussão de um perfil no Twitter que vem expondo a suposta utilização de legendas feitas por fãs em exibição no Prime Video. Inicialmente, o mesmo fez uma comparação das legendas de Garo que estão na plataforma de streaming com as que foram realizadas por fansubs. Na ocasião, entramos em contato com a Sato Company, que alegou estar verificando o ocorrido e contar com o trabalho de terceiros para tradução, legendagem e revisão de suas séries.

Logo nos primeiros minutos desta quinta (8), o mesmo perfil fez uma thread comparando as legendas de Black, creditando o grupo de legendagem Tokushare.

https://twitter.com/conteseuscrimes/status/1314039593939988481

Quanto ao Zi-O, aparentemente não há utilização de legendas de fãs brasileiros. Porém, seria uma adaptação das legendas em inglês feitas pelo grupo estrangeiro Over-Time.

https://twitter.com/conteseuscrimes/status/1314071865447636997

Até o momento, a Sato Company não se manifestou sobre as novas acusações. Em caso de mais informações sobre o caso, esta publicação será devidamente atualizada.


Fonte: Prime Vídeo


Sobre Kamen Rider Black

Kamen Rider Black foi exibido pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema). Sendo a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, a proposta inicial era ser um “marco zero”. Ou seja, um novo começo e sem relação com seus antecessores (mas essa ideia logo foi descartada). A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom. O nascimento de Shadow Moon marca o início da fase final da série, marcada pela morte e ressurreição do “homem mutante”.

Em 1995, a Manchete exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988). Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis. Durante a trama, RX ganha duas formas: Robo Rider e Bio Rider. Black RX foi adaptado nos EUA para o bizarro Saban’s Masked Rider, que foi exibido no Brasil pelo extinto canal pago Fox Kids, ao mesmo tempo que a versão original era exibida na TV aberta. Atualmente os direitos de Black RX estão expirados desde quando a Disney era a detentora de Power RangersVR Troopers e Beetleborgs na década de 2000.


Sobre Kamen Rider Zi-O

 

Kamen Rider Zi-O foi a vigésima série da franquia na era Heisei, celebrando o fim do período que começou em 1989 e foi sucedido pela atual era Reiwa em 1º de maio de 2019. Foi exibido nas manhãs de domingo da TV Asahi entre 2 de setembro de 2018 e 25 de agosto de 2019, totalizando 49 episódios para a TV e três filmes para o cinema.

Sogo Tokiwa é um jovem de 18 anos (nascido no ano 2000) que tem um sonho de se tornar um rei. Um dia, ele conhece uma garota chamada Tsukuyomi, que veio do ano de 2068 para dar o seguinte aviso: “Você se tornará o Kamen Rider Zi-O, o Rei do Tempo, o demônio destinado a governar o mundo.” 

Sogo aceita se tornar Kamen Rider Zi-O para salvar o contínuo espaço-tempo dos Time Jackers, vilões que visam alterar a história dos Kamen Rider da era Heisei. Sogo e Tsukuyomi são auxiliados por Geiz Myokoin, que é o herói secundário Kamen Rider Geiz, que inicialmente tinha a intenção de matar Sogo, antes que ele se torne o tirano Ohma Zi-O. Para ajudá-los, também aparece o misterioso profeta Woz que acompanha Sogo em suas viagens no tempo.

Com produção de Shinichiro Shirakura, direção de Ryuta Tasaki (Kamen Rider Den-ODrive) e roteiro principal de Kento Shimoyama (de Ninninger), Kamen Rider Zi-O conta com participações especiais de boa parte dos atores das antigas séries da era Heisei, homenageando Kuuga até Build.